Autor Tópico: Você acredita no Greenpeace?  (Lida 8434 vezes)

ukrainian

• Visitante
Re: Você acredita no Greenpeace?
« Resposta #25 Online: 27 de Agosto de 2006, 19:14:23 »
Tendo as ongs de preservação do meio abiente razão total ou parcial, sendo o greenpeace radical ou não, uma coisa é certa: o ser humano é uma praga para o ecosistema terrestre. Sem ele o planeta só lucraia, ou alguém aí pode me apontar alguma utilidade para existência humana. Eu posso apontar utilidades até para a existência das abelhas ou dos sapos, mas pro homo "sapiens sapiens" não. Existe coisa mais ridícula e irônica para um ser vivo considerado inteligente, q destruir o própiro ambiente onde vive?
Que baixa auto-estima, hein?
Muitas pessoas me dizem isto, mas ao meu ver nao se trata disto, sou apenas realista, talvez ao extremo, mas realista.
O ser humano possui utilidade no universo

Qual utilidade?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 27 de Agosto de 2006, 19:16:16 »
A humanidade é um câncer, e eu sou a cura!!!

:bandido: :sniper: :sabredeluz: :bash:  :cadeira: :jason: :lasergun:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Agosto de 2006, 19:55:02 »
Tendo as ongs de preservação do meio abiente razão total ou parcial, sendo o greenpeace radical ou não, uma coisa é certa: o ser humano é uma praga para o ecosistema terrestre. Sem ele o planeta só lucraia, ou alguém aí pode me apontar alguma utilidade para existência humana. Eu posso apontar utilidades até para a existência das abelhas ou dos sapos, mas pro homo "sapiens sapiens" não. Existe coisa mais ridícula e irônica para um ser vivo considerado inteligente, q destruir o própiro ambiente onde vive?
Que baixa auto-estima, hein?
Muitas pessoas me dizem isto, mas ao meu ver nao se trata disto, sou apenas realista, talvez ao extremo, mas realista.
O ser humano possui utilidade no universo

Qual utilidade?
Uau! Deve ser a primeira vez que o UK se dirige a mim no fórum, estou até com vergonha de responder.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Agosto de 2006, 20:04:27 »
Existe coisa mais ridícula e irônica para um ser vivo considerado inteligente, q destruir o própiro ambiente onde vive?

Acontece que, na maioria das vezes, o homem não destrói o seu ambiente. Ele destrói o das gerações futuras.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Agosto de 2006, 20:17:06 »
bom, lá vai:

- o ser humano respira O2 e gera CO2 necessário a plantas para a fotossíntesse, assim como todos os animais
 - o ser humano é predador assim como outros animais, e participa também da cadeia alimentar
 - o ser humano faz um montão de outras coisas assim como outros animais, isso pode estar desregrado hoje, mas nem sempre foi assim nem precisa ser
 - além das triviais que outros bichos fazem, podemos apontar coisas que só o ser humano poderá fazer para o bem do planeta, como "detectar antecipadamente e evitar a colisão com corpos do espaço que destruiriam a vida" ou "levar a vida para outros planetas, evitando que ela se extinga caso algo ocorra com a Terra"

Marcelo

• Visitante
« Resposta #30 Online: 27 de Agosto de 2006, 21:24:59 »
Mas o ser humano é essencial para o sistema ecológico? Se nós desaparecêssemos do planeta, de uma hora pra outra, o ecossistema teria algum desequilíbrio importante? Acho q talvez (muito talvez) sim, mas em contrapartida o q o planeta ganharia seria muito maior.

Neste aspecto, uma árvore é muito mais importante q um ser humano. Ela abriga várias outras espécies de seres vivos em si, produz frutos para alimento, a sombra dela dá descanso para os animais etc... A árvore faria uma falta muito maior do q o ser humano, se deixasse de existir.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 21:28:00 por Marcelo »

Marcelo

• Visitante
« Resposta #31 Online: 27 de Agosto de 2006, 21:27:09 »
Existe coisa mais ridícula e irônica para um ser vivo considerado inteligente, q destruir o própiro ambiente onde vive?

Acontece que, na maioria das vezes, o homem não destrói o seu ambiente. Ele destrói o das gerações futuras.
Mas quando me refiro ao homem é como espécie. Ou seja, somos uma espécie q destrói o próprio ambiente onde vive e se reproduz.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:19:29 »

o único ente ameaçado pelos atos humanos é a própria humanidade. que mania de achar que o mundo tem vontade própria e 'não quer' ser modificado, ô la lá...

e as algas e bactérias que modificaram a atmosfera terrestre totalmente? não extinguiram algumas espécies que se davam bastante bem com gás carbônico?

você pode extinguir 99,9% das espécies, os únicos a se importarem seremos nós. o mundo 'não liga'.

sei que é uma questão aparentemente irrelevante, mas ao invés de dizer "estamos destruindo o mundo", é preferível dizer "estamos tornando-no menos adequado para nossa existência". isso tira aquela falsa impressão de altruísmo do discurso ambientalista.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #33 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:25:44 »
Eles mais atrapalham do que ajudam. Usinas nucleares não poluem e transgênicos aumentam a produção sem aumentar a área plantada e não precisam de agrotóxicos (os que são manipulados com esse fim, óbvio), mas eles são contra tudo.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #34 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:28:22 »
sei que é uma questão aparentemente irrelevante, mas ao invés de dizer "estamos destruindo o mundo", é preferível dizer "estamos tornando-no menos adequado para nossa existência". isso tira aquela falsa impressão de altruísmo do discurso ambientalista.
Se estivéssemos tornando o mundo menos adequado somente para nossa espécie, tudo bem, mas estamos acabando com o ambiente de várias espécies também, além de exterminarmos algumas diretamente, com a caça indiscriminada. Quem tem o direito de dizer quem some e quem continua? Nós?!
E o fato de estarmos tornando o planeta menos adequado para a nossa existência, não nos faz menos estúpidos.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 22:38:30 por Marcelo »

Marcelo

• Visitante
« Resposta #35 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:29:52 »
Usinas nucleares não poluem...
Isto foi uma piada né?
 :histeria:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:34:58 »
Se estivéssemos tornando o mundo menos adequado somente para nossa espécie, tudo bem, mas estamos acabando com o ambiente de várias espécies também. Quem tem o direito de dizer quem some e quem continua? Nós?!

sim, nós. direitos são concedidos por e para humanos.
espécies surgem e se extinguem desde o surgimento da vida na terra, e assim vai continuar até o fim dos tempos. se se extinguem por conseqüência de atos humanos ou de oscilações na órbita terrestre, não importa.

então, na medida em que a diversidade biológica é tanto útil para nós como causa um agradável efeito estético, é insensato atentar contra ela.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #37 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:49:56 »
Isto foi uma piada né?

Não. Se você guardar direitinho o lixo nuclear ela é totalmente limpa. Inclusive li numa entrevista com um fundador do Greenpeace que deixou o grupo pelos motivos que citei que todo o lixo nuclear já produzido na Inglaterra caberia numa casa de tamanho normal.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #38 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:10:31 »
Isto foi uma piada né?

Não. Se você guardar direitinho o lixo nuclear ela é totalmente limpa. Inclusive li numa entrevista com um fundador do Greenpeace que deixou o grupo pelos motivos que citei que todo o lixo nuclear já produzido na Inglaterra caberia numa casa de tamanho normal.
Qualquer poluente q vc guardar direitinho não polui. O problema é justamente este, guardar direitinho ou reciclar é o q não acontece.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #39 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:41:39 »
e as algas e bactérias que modificaram a atmosfera terrestre totalmente? não extinguiram algumas espécies que se davam bastante bem com gás carbônico?

Pois é, como se essas algas e bactérias precisassem de algum "direito" para escolher quem some e quem continua. Quem as condenaria pela extinção de uma espécie ou outra? Deus?

O Universo é caótico, destruição é algo tão comum quanto criação... Para a Natureza, o desaparecimento de vida na Terra não seria um evento diferente da primeira aparição. O ser humano é tão destrutivo quanto uma Supernova. Sabendo disso, qual a razão de ser desses movimentos ecológicos?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 23:43:31 por Ukrainian »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #40 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:43:44 »

Que diferença faz se o homem não tem "utilidades".... (aff, isso daria uma discussão enorme entre biólogos). A natureza não é finalista.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #41 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:45:00 »
Mas o ser humano é essencial para o sistema ecológico? Se nós desaparecêssemos do planeta, de uma hora pra outra, o ecossistema teria algum desequilíbrio importante? Acho q talvez (muito talvez) sim, mas em contrapartida o q o planeta ganharia seria muito maior.

Neste aspecto, uma árvore é muito mais importante q um ser humano. Ela abriga várias outras espécies de seres vivos em si, produz frutos para alimento, a sombra dela dá descanso para os animais etc... A árvore faria uma falta muito maior do q o ser humano, se deixasse de existir.

Gente... vocês estão moralizando a natureza!!!! :o
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:45:17 »

Pois é, como se essas algas e bactérias precisassem de algum "direito" para escolher quem some e quem continua. Quem as condenaria pela extinção de uma espécie ou outra? Deus?

O Universo é caótico, destruição é algo tão comum quanto criação... Para a Natureza, o desaparecimento de vida na Terra não seria um evento diferente da primeira aparição. O ser humano é tão destrutivo quanto uma Supernova. Sabendo disso, qual a razão de ser desses movimentos ecológicos?

como eu disse, só têm sentido para a auto-preservação da humanidade.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #43 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:46:46 »
você pode extinguir 99,9% das espécies, os únicos a se importarem seremos nós. o mundo 'não liga'.

Na verdade, 99% da vida surgida na Terra já está extinta.... se arrendondarmos, poderemos dizer que a vida existente é desprezível! :D

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Agosto de 2006, 23:58:29 »

como eu disse, só têm sentido para a auto-preservação da humanidade.
Sim. Movimentos ecológicos são em essência movimentos egoístas. Não se trata de preservar o ecossistema, que vai inevitavelmente desaparecer, mas de garantir que ele não fique inóspito a existência do homem em um futuro imediato.

Toda essa discussão sobre a utilidade do homem para a natureza não tem sentido. Não se trata disso, nunca se tratou, mas sim do oposto, da utilidade da natureza para a existência do homem.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #45 Online: 28 de Agosto de 2006, 00:30:23 »
Isto foi uma piada né?

Qualquer poluente q vc guardar direitinho não polui. O problema é justamente este, guardar direitinho ou reciclar é o q não acontece.
É mais fácil guardar direitinho um quilograma de U do que toneladas de CO2

Marcelo

• Visitante
« Resposta #46 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:11:42 »
Espera aí, deixa ver se eu entendi bem! Vcs estão querendo dizer q como tudo tende a desaparecer um dia, como espécies costumam ser extintas vez ou outra, por cataclismos naturais ou pela ação de outro animal, então dane-se, podemos fazer o q quiser q já estamos justificados para tal? É isso?!
Se for isto, então a consciência ambiental de vcs é muito subdesenvolvida. Vcs estão até tentando procurar precedentes em bactérias, algas e desastres naturais para poderem justificar as cagadas que fazemos atualmente com o meio ambiente. Pessoal, parem pra pensar, vcs estão nos comparando a bactérias! Bactérias (ou outro animal qualquer ou cataclismos naturais) não possuem raciocínio nem inteligência como nós. Bactérias não possuem consciência de si, não podem planejar nem imaginar o futuro, muito menos analisar o passado para fazer projeções para o futuro. Bactérias não tem como desenvolver intencionalmente tecnologias com capacidade de ampla destruição. Acho q vcs só estão tentando arrumar desculpas para poderem tirar as responsabilidades das costas da nossa espécie, para poderem dizer foda-se mais comodamente, sem tanta dor na consciência. Queiram ou não, o fato de sermos os únicos animais pensantes do planeta, nos traz enormes responsabilidades sobre nossas ações. Como diria o tio do Homem Aranha: “grandes poderes nos trazem grandes responsabilidades.” Manipulamos tecnologias de altíssima capacidade de destruição, além de q destruímos o ambiente em várias frentes e em todo o planeta, a coisa não é tão irrisória assim como estão sugerindo. 
E mesmo se estivéssemos tornando o meio ambiente menos habitável somente para nós humanos (o q certamente não acontece), não seriamos menos estúpidos por isto. Como seres inteligentes podem fazer algo assim? É a mesma coisa q alguém começar a destruir a sua própria casa e vender os pedaços dela pq precisa de dinheiro para comer. Resolve no momento, mas a longo prazo o q vai acontecer é q a pessoa acabará sem casa para morar e sem comida para sobreviver, pois com o tempo não vai mais ter nada para vender. Isto não é algo muito inteligente ao meu ver. O ideal seria arrumar uma maneira de sobreviver sem ter q destruir a própria casa.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2006, 15:14:06 por Marcelo »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #47 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:28:29 »
Citação de: Marcelo
O ideal seria arrumar uma maneira de sobreviver sem ter q destruir a própria casa.
Concordo. Mas é preciso ter em mente que o nosso meio ambiente é mutável e que nem toda mudança é maléfica ou causada pelo ser humano.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #48 Online: 28 de Agosto de 2006, 18:55:17 »
Espera aí, deixa ver se eu entendi bem! Vcs estão querendo dizer q como tudo tende a desaparecer um dia, como espécies costumam ser extintas vez ou outra, por cataclismos naturais ou pela ação de outro animal, então dane-se, podemos fazer o q quiser q já estamos justificados para tal? É isso?!
Se for isto, então a consciência ambiental de vcs é muito subdesenvolvida. Vcs estão até tentando procurar precedentes em bactérias, algas e desastres naturais para poderem justificar as cagadas que fazemos atualmente com o meio ambiente. Pessoal, parem pra pensar, vcs estão nos comparando a bactérias! Bactérias (ou outro animal qualquer ou cataclismos naturais) não possuem raciocínio nem inteligência como nós. Bactérias não possuem consciência de si, não podem planejar nem imaginar o futuro, muito menos analisar o passado para fazer projeções para o futuro. Bactérias não tem como desenvolver intencionalmente tecnologias com capacidade de ampla destruição. Acho q vcs só estão tentando arrumar desculpas para poderem tirar as responsabilidades das costas da nossa espécie, para poderem dizer foda-se mais comodamente, sem tanta dor na consciência. Queiram ou não, o fato de sermos os únicos animais pensantes do planeta, nos traz enormes responsabilidades sobre nossas ações. Como diria o tio do Homem Aranha: “grandes poderes nos trazem grandes responsabilidades.” Manipulamos tecnologias de altíssima capacidade de destruição, além de q destruímos o ambiente em várias frentes e em todo o planeta, a coisa não é tão irrisória assim como estão sugerindo. 
E mesmo se estivéssemos tornando o meio ambiente menos habitável somente para nós humanos (o q certamente não acontece), não seriamos menos estúpidos por isto. Como seres inteligentes podem fazer algo assim? É a mesma coisa q alguém começar a destruir a sua própria casa e vender os pedaços dela pq precisa de dinheiro para comer. Resolve no momento, mas a longo prazo o q vai acontecer é q a pessoa acabará sem casa para morar e sem comida para sobreviver, pois com o tempo não vai mais ter nada para vender. Isto não é algo muito inteligente ao meu ver. O ideal seria arrumar uma maneira de sobreviver sem ter q destruir a própria casa.

Dessa vez eu concordo com você.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:36:49 »
Citação de: Marcelo
O ideal seria arrumar uma maneira de sobreviver sem ter q destruir a própria casa.
Concordo. Mas é preciso ter em mente que o nosso meio ambiente é mutável e que nem toda mudança é maléfica ou causada pelo ser humano.

:+1:

Minimizar impactos é o caminho, mas um discurso falacioso não vai resolver a questão da preservação. Melhor jogar limpo com as pessoas e fazer uma educação ambiental realística.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!