Autor Tópico: Poligamia  (Lida 5089 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Poligamia
« Online: 02 de Setembro de 2006, 12:09:22 »
Olá amigos,

Sabemos desde épocas antigas que a poligamia foi uma prática comum entre os humanos, mas depois do advento do cristianismo tal prática foi abolida, mas perdura ainda nos países muçulmanos. Alguns estudiosos dizem que o ser humano é uma espécie poligama, os inumeros e frequentes casos de adultérios corroboram essa informação. Bem, numa sociedade livre, aberta e democrática será que haveria espaço para a poligamia(tanto masculina, quanto feminina) ou isso não passa de um sonho louco? O que os amigos foristas pensam a respeito?

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
Re: Poligamia
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2006, 12:35:45 »
Uma sociedade em que ambos os sexos pudessem ser poligâmicos teria que ser completamente reestruturada (apesar de tudo a poligamia de um só género parece-me socialmente mais viável.)
Imagina o Carlos casado com a Maria, a Joana e a Inês. A Inês por sua vez é casada com o Carlos o Francisco e Manel; e a Maria é casada com o Carlos Pedro e Bruno....confuso não?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2006, 13:07:08 »
é o que a gente chama de "cardinalidade ene para ene" :lol:

Na prática já é assim se você não considerar a variável tempo. Os caras separam e depois casam de novo:  Carlos FOI casado com a Maria, a Joana e a Inês. A Inês por sua vez FOI casada com o Carlos o Francisco e Manel; e a Maria FOI casada com o Carlos Pedro e Bruno

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2006, 13:17:37 »
na verdade, a poligamia não acontece e não é por questões jurídicas. quem quiser ter uma relação poligâmica informal pode. a lei não vai te encher o saco por morar com 5 mulheres e até ter filhos com elas, contanto que não se case formalmente com mais de uma. as pessoas não praticam a poligamia mesmo porque não lhes convém, não é da nossa cultura. quero ver achar 5 mulheres pra serem minhas esposas...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2006, 13:53:51 »
Sabemos desde épocas antigas que a poligamia foi uma prática comum entre os humanos, mas depois do advento do cristianismo tal prática foi abolida
Huh?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2006, 15:30:08 »
Sabemos desde épocas antigas que a poligamia foi uma prática comum entre os humanos, mas depois do advento do cristianismo tal prática foi abolida
Huh?
Pode ver que até no antigo testamento há casos de poligamia, e que até hoje os muçulmanos de alguns países também são poligâmicos. Algo incomum não é.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:33:28 »
O mais difícil em relação à poligamia talvez seja impedir que ela existe de fato.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2006, 17:16:36 »
A poligamia já existe entre os homens.90% dos camaradas entre 15 e 25 anos traem ou já traíram as namoradas.Não estou dizendo que gosto disso, mas que isso é verdade, é.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2006, 18:38:44 »
Poligamia, acho, é ter dois companheiros. Trair é adultério, não poligamia.
E pobre do Huxley que vive em auto-engano, "a poligamia já existe entre os homens". Isso é papo de corno. Não que eu goste de dizer isso, mas que é verdade é. :lol:

A impressão que eu tenho é que ela existe nas culturas em que mulher não é emancipada: a moça aceita dividir seu homem pra garantir seu sustento. Acho até que os islâmicos falam em ter o número de mulheres que se pode sustentar, nestes termos. Os dados que corroboram isso é que, a cada ano que passa, menos mulheres ocidentais com carreira constituem família.
Uma vez que você pode chegar no cara e dizer "ou você faz o que eu quero ou fica NA MÃO", a vida é outra.

O que está na moda é homem dono-de-casa. :lol:

(eu tinha postado aqui de manhã, logo depois do bruno, e meu post sumiu!)

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2006, 23:48:47 »
Aguentar um cônjuge já é difícil, imagine mais...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2006, 01:36:11 »

Duas sogras, aumenta o numero de cunhados.......
Aguentas duas ou mais pessoas de TPM
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2006, 02:17:52 »
Imagina sustentar 5 mulheres.

Nem o tio bill aguenta.

O dinheiro vai tudo em sapatos. hehehe
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2006, 09:15:58 »
A minha sensação é que poligamia propriamente não, mas um modelo de relacionamento em alguns sentidos mais difuso é a tendência geral.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2006, 11:29:42 »
A poligamia já existe entre os homens.90% dos camaradas entre 15 e 25 anos traem ou já traíram as namoradas.Não estou dizendo que gosto disso, mas que isso é verdade, é.

Eu diria que 90% dos homens e mulheres a partir dos 12 anos traem ou já traíram alguma vez o pareciro; Não conheço absolutamente ninguém que nunca tenha traído, nem de ouvir falar...

Offline Atomic Garden

• Nível 18
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2006, 13:48:46 »
Eu diria que 90% dos homens e mulheres a partir dos 12 anos traem ou já traíram alguma vez o pareciro; Não conheço absolutamente ninguém que nunca tenha traído, nem de ouvir falar...

Prazer, Yusanã.

Eu acredito que nós sejamos realmente poligâmicos assim como a maioria dos animais, porém não acho que seja um idéia inteligente liberar ou regularizar a poligamia numa sociedade ocidental. Imagine que homens e mulheres pudessem ter mais de um casamento, as pessoas poderiam ter sua própria casa com um marido/esposa, e dividir outras com outros parceiros.

Primeiro, haveria um limite de cônjuges ou qualquer um poderia ter 10 ou mais? Imaginem a trabalheira para organizar os direitos de cada um desses parceiros. No caso de morte/separação, haveria uma preferência de direitos para o primeiro dos cônjuges ou todos teriam os mesmos direitos?

Não me parece nenhum pouco viável. Talvez os tais "relacionamentos abertos" sejam mais simples e mais possíveis.   

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2006, 21:18:44 »

Se você conhece pessoas evangélicas fervorosas, alguma delas irá te dizer que nunca fez isso.

Bem, não sei se você me entendeu.Eu disse que se você fizer uma pesquisa entre os homens de 15 a 25 anos que namoram, e se eles forem sinceros, 90% dirão..."Já trai minha atual namorada".Para falar a verdade, uma estimativa menos consevadora diria que eles diriam "costumo trair minha namorada".

Agora, se essa estimativa valer para mulher também, então a má fama do homem em relação a fidelidade perde o sentido

E até onde sei, a mulher é menos infiel.Ela geralmente trai "por necessidade" (falta de afeto do parceiro).Já o homem...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2006, 21:23:48 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2006, 23:45:58 »
Se você conhece pessoas evangélicas fervorosas, alguma delas irá te dizer que nunca fez isso.

Bem, não sei se você me entendeu.Eu disse que se você fizer uma pesquisa entre os homens de 15 a 25 anos que namoram, e se eles forem sinceros, 90% dirão..."Já trai minha atual namorada".Para falar a verdade, uma estimativa menos consevadora diria que eles diriam "costumo trair minha namorada".

Agora, se essa estimativa valer para mulher também, então a má fama do homem em relação a fidelidade perde o sentido

E até onde sei, a mulher é menos infiel.Ela geralmente trai "por necessidade" (falta de afeto do parceiro).Já o homem...

Huxley,

Para falar a verdade, estou apenas estimando, por experiência própria - é provável que a maior parte das pessoas que eu conheça sejam "normais".

Como você disse, temos que contar com a "sinceridade" das pessoas nessas questões. E a minha opinião é de que:

Os religiosos não são diferentes - talvez mais hipócritas. Eles "pecam", embora raramente adimitam e estejam sempre a espreita dos "pecados" alheios.

Os homens ainda admitem com mais facilidade, até por uma "satisfação" pessoal, enquanto as mulheres ainda negam mais, também com "certa" satisfação - talvez por uma questão cultural ou natural, quem sabe?

Não posso dizer o que são todos os crentes, todos os homens ou todas as mulheres, a generalização não é boa fórmula para uma análise, mas penso que a realidade é um pouco diferente do que as "pesquisas" apontam e do que a maoria de nós acredita.

É preciso ver as pessoas de perto para acreditar que elas são mais humanas que parecem.

E sinceramente, essa "estória" de necessidade (falta de afeto) me cheira a "inversão do ônus", se é que me entende! O que me admira muito é que esse argumento ainda seja tão convincente.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2006, 23:48:02 por Luz »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2006, 23:55:35 »
Se "necessidade" é "não estar recebendo afeto suficiente para não querer trair", então sempre é por necessidade.  Aliás, talvez algumas pessoas não consigam jamais superar tal necessidade, independentemente das circunstâncias...

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2006, 00:21:38 »
POLIGAMIA E ADULTÉRIO SÃO COISAS DIFEREEENTES.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2006, 08:35:45 »

Eu nunca fiz isso. Ta conhecendo um.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2006, 10:43:35 »

Legal, uma nova experiência. Agora posso dizer que conhecia alguém na Internet que nunca traiu!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 12:22:17 por Luz »

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2006, 12:11:18 »
Hei :!: eu tambem nunca trair minha namorada, acho que ta na hora de abaixar a porcentagem ai  X-D
...

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2006, 12:24:36 »

Dois rapazes de 21 anos, um que nunca traiu e outro que não trai. Será que está no momento de revermos nossos conceitos, Huxley ou será que eles ainda compõem os estimados 10%?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2006, 15:47:10 »
Na boa, eu acho isso machista. Desculpa de homem pra não perdoar a mulher que traiu ele "porque mulher só trai porque gosta do cara que sai" e ainda por cima quer dizer que ele faz isso porque é instintivo, e não pode controlar. Sem contar que isso ainda infla o ego do cara, dizendo que se a mulher tá com ele é porque gosta dele, diferentemente dele, macho dominante, que está com ela por que simplesmente quer transar.

Voltando ao assunto, me parece meio óbvio que o ser humano é poligâmico mas tenta conter isso por - principalmente - pressão cultural. Talvez também porque isso ajuda-o a garantir se como macho dominante, sei lá, falo por mim.

Edit: correção ortográfica  :o ...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2006, 16:48:30 por Oceanos »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2006, 16:08:29 »

Eu ia comentar algo semelhante. Se já é difícil com apenas uma...

:lol:
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!