Autor Tópico: Uma bactéria surpreendente (!?)  (Lida 2993 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Uma bactéria surpreendente (!?)
« Online: 03 de Setembro de 2006, 13:51:47 »
Essa é do Blog do Instituto de Física Teórica da UNESP:
http://blogdoift.blogspot.com/

Procurei mais referências a respeito, mas não encontrei.
Alguém soube algo?  :?:

Fiquei espantado hoje no seminário que ocorre sempre às quartas-feiras no IFT. Tivemos a presença do Dr. Carlos Alexandre Wuensche, atualmente na Divisão de Astrofísica do INPE. O seminário tratou sobre a possibilidade de existência de vida como um fato comum no Universo.

(…)

O que mais me chamou atenção foi a existência entre nós de uma bactéria especial (não me façam lembrar o nome científico) que era capaz de sobreviver mesmo dentro do núcleo de um reator atômico. Segundo o Professor, após a quebra do seu DNA ela conseguia se regenerar num tempo médio de quatro horas. Quer saber o mais impressionante??? Não existem registros de antecedentes dessa bactéria no nosso planeta e nem na ciência, ninguém sabe de onde ela veio e muito menos para onde ela vai.

A única coisa que se sabe é que a genealogia dessa bactéria converge para um ponto muito próximo da genalogia humana. As atuais teorias devaneiam que ela pode ter chegado até nós por algum cometa, asteróide etc. Mais ainda, estes indivíduos tem uma resistência fenomenal às condições mais drásticas do universo, talvez por isso tenham conseguido chegar até nós.
(...)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Uma bactéria surpreendente (!?)
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2006, 18:54:38 »
Deinococcus radiodurans... mas ela não entendi bem essa "ausência de registros na ciência e no planeta". Se não houvesse, como ele saberia da bactéria para começar?

A menos que ele fale de outra que não essa, esteja se aventurando na "criptomicrobiologia" :D

Mas essa pelo menos tem parentes conhecidos, outras bactérias, mas especializadas em resistência ao calor... não se acha que possam ser ETs, mas apenas que talvez indiquem que a contaminação de vida de um planeta a outro possa ser possível, que a vida algumas vezes é bem resistente....

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:43:06 »
Fonte: SciAm
http://www.sciam.com/article.cfm?chanID=sa003&articleID=000CC991-C24A-151A-824A83414B7F0000
2006-10-05 19:20:00

Faz cinqüenta anos os cientistas descobriram um micróbio capaz de resistir à radiação de raios gama dentro de enlatados de carne.
Seu nome: Deinococcus radiodurans.

O microorganismo pode sobreviver a doses de radiação 500 vezes superiores a doses que matariam um humano. Estas doses danificam o DNA do microorganismo, o mesmo que sucederia a um humano, porém o microorganismo pode reparar seu DNA em questão de horas, dependendo da dose.
Investigadores franceses determinaram finalmente como realiza este “truque” a mais resistente das extremófilas. “Descobrimos o mecanismo por meio do qual uma célula clinicamente morta volta à vida”, explica Miroslav Radman do INSERM, uma instituição francesa de investigação biomédica. “Esta resistência à radiação extrema é um efeito secundário de sua seleção para a resistência à desidratação”. Tanto a desidratação como a radiação rompem os cromossomos do D. radiodurans em pequenos fragmentos.

Radman e seus colegas submeteram o micróbio com 1,0 megarad de radiação gama, o suficiente para esterilizar alimentos, porém abaixo do limite de resistência do D. radiodurans. Apesar disso, seus cromossomos se romperam. Durante a hora e meia seguinte, as células pareciam estar mortas, mas passadas três horas, os cromosomas de D. radiodurans estavam reconstruídos e em completo funcionamento.

Uma observação detalhada revelou que a síntese de DNA funcionava perfeitamente. Cada fragmento se estende eliminando os extremos danificados, preenchendo-o com um fragmento que encaixa em parte de sua seqüência de nucleotídeos, tudo isso com a ajuda de uma enzima conhecida como PolA. Ao final o resultado é o DNA reparado de um tamanho 30 vezes mais longo que a mais longa das seqüências repetitivas do DNA do D. radiodurans.

O processo resolve o mistério de como D. radiodurans sobrevive à radiação e repara os danos que esta causa. Os resultados também mostram que o microorganismo sintetiza o DNA em maior velocidade durante a recuperação que durante sua própria replicação normal.
Segue, no entanto, sem resolver-se o mistério de como as enzimas comuns como PolA, funcionam melhor em D. radiodurans que em outros organismos que morrem sob a radiação.

Os cientistas estão agora mais próximos de compreender a extraordinária capacidade deste organismo e assim obter algum beneficio dela. “Dado que Deinococcus pode ‘sobreviver à morte’, posso sonhar que talvez possamos aprender como ressuscitar neurônios mortos”, declara Radman”.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 17:56:29 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:39:54 »
  Extremofilos

An extremophile is an organism, usually unicellular, which thrives in or requires 'extreme' conditions that would exceed optimal conditions for growth and reproduction in the majority of mesophilic terrestrial organisms.
http://en.wikipedia.org/wiki/Extremophile

;-)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:36:41 »
Brudna, o termo "extremófila" está incorreto?

Engraçado!

Também da Wikipédia:

Muitas bactérias vivem em ambientes que são considerados extremos para o homem e são, por isso, denominadas extremófilas, como por exemplo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria

Também no site da UFSC:
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/textil/enzimas.htm

e vários outros.

Pode esclarecer-nos?  :?:

Até onde sei, o radical “fila” varia em gênero.

Como estamos falando de uma bactéria...

« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 18:43:19 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:52:47 »
Valem os dois então, ou tenho de rever meus estudos de gramátida?

Mas deixando de lado isso, uma pergunta de leigo: falar em "voltar à vida" é força de expressão ou pode ser entendido literalmente?
"Por quê?"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2006, 22:35:04 »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2006, 00:18:35 »
A parada é conseguir esse Deinococcus radiodurans e injetar diariamente na veia. Superman Returns hehehehehehehe
Não deseje.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2006, 01:00:36 »
A parada é conseguir esse Deinococcus radiodurans e injetar diariamente na veia. Superman Returns hehehehehehehe
E depois você grita:

Sou incrível!

:P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2006, 02:56:17 »
Valem os dois então, ou tenho de rever meus estudos de gramátida?

Mas deixando de lado isso, uma pergunta de leigo: falar em "voltar à vida" é força de expressão ou pode ser entendido literalmente?

valem os dois... acho que volta a vida literalmente, mas não sei bem, nesse caso, não sabia desse ponto, sabia só que tinha o genoma despedaçado e conseguia se reparar mesmo assim em boa parte da população... mas "voltar a vida" deve ser mais ou menos parecido com a vida latente de sementes, numa analogia talvez meio "homóloga"... elas não estão vivas, não tem metabolismo por um bom tempo... tal como uma célula morta... até que é "ativado" por alguma circunstância ambiental...

(se não me engano)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:33:26 »
Buckaroo, se for isso mesmo, pode até ser viagem minha, ou mesmo exagero, mas me parece que o caráter eminentemente físico-químico da atividade biológica fica altamente reforçado.
"Por quê?"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2006, 07:00:29 »
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/09/28/285876425.asp

Vejam a manchete:

Croata descobre como reverter a morte celular  :no:

Eta, imprensa. Depois dizem que as críticas são perseguições à liberdade de expressão.
"Por quê?"

Chaves

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2006, 07:46:06 »
Essa é do Blog do Instituto de Física Teórica da UNESP:
http://blogdoift.blogspot.com/

Procurei mais referências a respeito, mas não encontrei.
Alguém soube algo?  :?:

Fiquei espantado hoje no seminário que ocorre sempre às quartas-feiras no IFT. Tivemos a presença do Dr. Carlos Alexandre Wuensche, atualmente na Divisão de Astrofísica do INPE. O seminário tratou sobre a possibilidade de existência de vida como um fato comum no Universo.

(…)

O que mais me chamou atenção foi a existência entre nós de uma bactéria especial (não me façam lembrar o nome científico) que era capaz de sobreviver mesmo dentro do núcleo de um reator atômico. Segundo o Professor, após a quebra do seu DNA ela conseguia se regenerar num tempo médio de quatro horas. Quer saber o mais impressionante??? Não existem registros de antecedentes dessa bactéria no nosso planeta e nem na ciência, ninguém sabe de onde ela veio e muito menos para onde ela vai.

A única coisa que se sabe é que a genealogia dessa bactéria converge para um ponto muito próximo da genalogia humana. As atuais teorias devaneiam que ela pode ter chegado até nós por algum cometa, asteróide etc. Mais ainda, estes indivíduos tem uma resistência fenomenal às condições mais drásticas do universo, talvez por isso tenham conseguido chegar até nós.
Foi descoberto pela ciência que a fotossíntese não é algo comum somente entre as plantas e o ser humano. As bactérias também entram neste processo e muitos chegam a afirmar que as bactérias são os salvadores do mundo.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2006, 09:02:00 »
Hein?!!! Homem fazendo fotossintese????

É isso mesmo que eu entendi?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2006, 09:53:12 »
Hein?!!! Homem fazendo fotossintese????É isso mesmo que eu entendi?
Não sei se cometir algum erro de português, mas de uma lida no site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2006, 10:51:18 »
Eu li o link e mesmo assim não entendi o que voce quis dizer com a sua frase.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2006, 10:56:15 »
ACHO que ele quer dizer apenas síntese de alguma forma de energia. Os humanos produzem glicogênio sinteticamente para efetuar contrações musculares, por exemplo. É o mais próximo que consegui chegar disso que ele colocou, também não entendi bulhufas.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2006, 18:01:40 »
ACHO que ele quer dizer apenas síntese de alguma forma de energia. Os humanos produzem glicogênio sinteticamente para efetuar contrações musculares, por exemplo. É o mais próximo que consegui chegar disso que ele colocou, também não entendi bulhufas.

Idem.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Outubro de 2006, 18:07:49 »
Buckaroo, se for isso mesmo, pode até ser viagem minha, ou mesmo exagero, mas me parece que o caráter eminentemente físico-químico da atividade biológica fica altamente reforçado.

acho que hoje não há consideravelmente ninguém dentro de campos de pesquisa da ciência mesmo que ache que a vida tenha algum "algo mais". Só turminhas de esotéricos do tipo dos por trás do filme "what the **** do we know?".

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2007, 14:43:36 »
Os extremófilos são seres que vivem em condições extremas.

Poderiamos dizer que extremófilos também são seres que podem sobreviver a condições extremas, sem viver nesses ambientes?  Por exemplo, ouvi dizer que a barata pode viver 2 semanas sem a cabeça, que pode ser congelada que ela não morre, que sobreviveria a altas doses de radiação, etc. Ela não vive em condições extremas, mas conseguiria viver em algumas; seria ela um extremófilo?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2007, 18:37:14 »
Putzzz...agora que vi esse tópico...que papo é esse de Homem fazendo fotossíntese?! Seria o monstro do pântano??? :D

Moisés que eu saiba é uma denominação restrita à bactérias! Esse papo de barata, muito escuto falar...mas trabalhos científicos que confirnem todos esses grandes atributos desse ortóptero nada!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2007, 20:07:43 »
Os extremófilos são seres que vivem em condições extremas.

Poderiamos dizer que extremófilos também são seres que podem sobreviver a condições extremas, sem viver nesses ambientes?  Por exemplo, ouvi dizer que a barata pode viver 2 semanas sem a cabeça, que pode ser congelada que ela não morre, que sobreviveria a altas doses de radiação, etc. Ela não vive em condições extremas, mas conseguiria viver em algumas; seria ela um extremófilo?

O pessoal do salário mínimo também teria de ser incluído!!!!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Maio de 2007, 10:16:01 »
Na wikipédia dão como extremófilos alguns macroorganismos:

"Additionally, not all extremophiles are unicellular. Examples of extremophilic metazoa are the Pompeii worm, the psychrophilic Grylloblattodea (insects), antarctic krill (crustaceans) and the Tardigrade."

http://en.wikipedia.org/wiki/Extremophile

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!