Autor Tópico: Uma bactéria surpreendente (!?)  (Lida 2994 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Re: Uma bactéria surpreendente (!?)
« Resposta #25 Online: 25 de Maio de 2007, 15:13:07 »
Putzzz…agora que vi esse tópico…que papo é esse de Homem fazendo fotossíntese?! Seria o monstro do pântano??? :D

Moisés que eu saiba é uma denominação restrita à bactérias! Esse papo de barata, muito escuto falar…mas trabalhos científicos que confirnem todos esses grandes atributos desse ortóptero nada!

Isto aqui é lá do RV (sou o Jack Torrance):

Citação de: clara campos
Citação de: Jack Torrance
Os extremófilos são seres que vivem em condições extremas.

Poderiamos dizer que extremófilos também são seres que podem sobreviver a condições extremas, sem viver nesses ambientes?  Por exemplo, ouvi dizer que a barata pode viver 2 semanas sem a cabeça, que pode ser congelada que ela não morre, que sobreviveria a altas doses de radiação, etc. Ela não vive em condições extremas, mas conseguiria viver em algumas; seria ela um extremófilo?
Não.
Os extremófilos são todos seres unicelulares e procariontes, a grande maioria pertencente ao domínio archaeia (embora existam também algumas bactérias) que conseguem sobreviver em ambientes extremos ( de onde a maioria dos biotipos está excluido).

Esta nomemclatura não se usa (que eu tenha conhecimento), para seres eucariontes, porque simplesmente não existem eucariontes com tais características.

Um ser é extremófilo se consegue suportar (viver normalmente, e reproduzir-se) uma das seguintes condições:
-temperaturas superiores a 100/120º (hipertermófilos)
-temperaturas inferiores a 0º - psicrófilos
-salinidade elevada (superior a 9%, sendo que a do mar é em média 3,5%) - halófilos extremos
-ambiente muito ácido (pH inf 3) - acidófilos
-ambiente muito alcalino (pH sup 10) - alcalófilos
-ambiente com elevadas radiações (muito superiores às existentes na terra).

Citação de: Apocaliptica
Insetos não sobrevivem e não se reproduzem à temperaturas inferiores à 0° C? Ou precisam, além de conseguir sobreviver, ser unicelulares e procariontes? As duas condições têm que ser satisfeitas? Porque eu também aprendi ( em algum lugar do passado ), que havia algumas exceções...
Para ser considerado extremófilo não basta que um organismo consiga sobreviver algum tempo em condições extremas.
Ele tem que sobreviver SEMPRE, ou seja, as condições extremas devererão corresponder às condições ideiais ao organismo. E além de conseguir sobreviver, ele tem que conseguir desenvolver-se (se for juvenil) e reproduzir-se (estes dois ultimos processos são mais exigentes ambientalmente do que o simples sobreviver).

Tanto quanto sei não existem macroorganismos que reunam todas estas condições em temperaturas sempre negativas (ou em qualquer uma das condições que mencionem no post anterior).

Citação de: Jolly_Roger
Citação de: Jack Torrance
Os extremófilos são seres que vivem em condições extremas.

Poderiamos dizer que extremófilos também são seres que podem sobreviver a condições extremas, sem viver nesses ambientes?  Por exemplo, ouvi dizer que a barata pode viver 2 semanas sem a cabeça, que pode ser congelada que ela não morre, que sobreviveria a altas doses de radiação, etc. Ela não vive em condições extremas, mas conseguiria viver em algumas; seria ela um extremófilo?
Não.
Os extremófilos são todos seres unicelulares e procariontes, a grande maioria pertencente ao domínio archaeia (embora existam também algumas bactérias) que conseguem sobreviver em ambientes extremos ( de onde a maioria dos biotipos está excluido).

Esta nomemclatura não se usa (que eu tenha conhecimento), para seres eucariontes, porque simplesmente não existem eucariontes com tais características.

Um ser é extremófilo se consegue suportar (viver normalmente, e reproduzir-se) uma das seguintes condições:
-temperaturas superiores a 100/120º (hipertermófilos)
-temperaturas inferiores a 0º - psicrófilos
-salinidade elevada (superior a 9%, sendo que a do mar é em média 3,5%) - halófilos extremos
-ambiente muito ácido (pH inf 3) - acidófilos
-ambiente muito alcalino (pH sup 10) - alcalófilos
-ambiente com elevadas radiações (muito superiores às existentes na terra).

putz ! eu estava lendo hoje mesmo um artigo que falava de um animal primitivo que se enquadra nessa categoria dos "extremófilos" !

ele sobrevive a temperaturas entre - 270 º e 100 ° acima de zero

Proximo da temperatura minima (-270) ou ambiente sem alimento esse animal suspendia o metabolismo, só "ressucitando" em ambiente favorável !
Suporta uma pressão atmosférica 6000 vezes superior a normal !

só não me perguntem o nome do bicho porque eu esqueci !
amanhã eu escrevo o artigo sobre o bicho aqui !
é bastante interessante !

Citação de: o anátema
Uma vez li que há um ou outro ser pluricelular considerado "extremófilo". Uns insetos, um tipo de grilo ou gafanhoto, acho, que vivem em temperaturas baixíssimas. Talvez tundra também... Acho que está ou esteve no artigo da wikipédia. Acho que não é nenhum táxon, nem uma definição nada exatamente formal. Ou se é, deve ter seus graus mais estritos e mais amplos de definição.

O adjetivo mais consensual para seres como baratas e ratos de qualquer forma seria que são simplesmente muito generalistas, ou adatpáveis, bem adaptados a uma ampla variedade de situações, e não especializados.

PS.: baratas náo suportam doses extraordinárias de radiação. Costuma-se dizer que sobreviveriam a uma guerra nuclar náo por isso, mas porque habitam em vastas quantidades os esgotos e subterrâneos, consideravelmente mais protegidos do que a superfície, além de serem muito adaptáveis também. Acho plausível que viva um bocado de tempo sem a cabeça, deve morrer de fome ou comida por alguim outro bicho, porque tanto quanto me lembro a respiração dos insetos é meio como se tivesse os alvéolos pulmonares distribuídos pelo tronco, e também deve ter alguma permeabilidade lá dentro garantindo alguma hidratação através da umidade do ar talvez. Morreria de fome e desidratação mais tarde, mas não faço idéia de quanto duraria. Sobreviver ao congelamento já acho mais improvável, porque as células tem líquido dentro, e o congelamento iria aumentar o volume, arrebentando as membranas celulares... não sei o quão letal isso deve ser, mas não me parece bom.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2007, 15:41:55 »
Pois é, concordo com a Clara, é relativo à Archaea. Já a Wikipedia Danniel, eu sempre fico desconfiada quanto o conteúdo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2007, 16:00:15 »
Eu também, ainda mais sem referência para o parágrafo em questão... de qualquer forma, ainda não acho que seja um termo com definição muito precisa, acho que é um pouco como "carnívoro", que ainda que tenham os seres de "carnivora" (feliformes e caniformes), há muitos outros carnívoros, talvez até mais carnívoros do que alguns ou todos seres de "carnivora"....

mas tanto faz...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #28 Online: 30 de Maio de 2007, 15:02:43 »
Organizando msn vi um detalhe, Danniel...um dos teus endereços...extromófilo!:D Agora entendo a discussão!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!