PORQUE VOTO EM CRISTOVAM BUARQUE PARA PRESIDENTE DO BRASILCarta da professora Cristiane Neder, de Santa Catarina*
Porque li boa parte dos seus livros, entre eles "Os Instrangeiros" e se cada brasileiro tivesse a oportunidade de ler pelo menos uma de suas obras ou textos também votariam nele como eu.
Cristovam faz a diferença como candidato a presidente da República porque me dá uma nova opção de escolha, porque ele não é a esquerda amarga e nem a direita calada e ausente, ele é um homem que realmente é coerente com o que fala e sente e a gente vê nos olhos dele que ele é o que é sem a maquiagem do marketing eleitoral. Um socialista empírico e um humanista praticante.
Cristovam Buarque é um intelectual, um professor dentro e fora das salas de aula, especializado em essência humana e preparado para dirigir o País olhando para sua principal matéria prima que é a sua gente. Em todos os postos públicos que Cristovam Buarque ocupou fez um governo e projetos pensando na maioria. É uma pessoa que tem ética e compromisso com o social. Não tem um discurso e outra prática no final. Seu discurso caminha junto com seus compromissos.
Hoje o voto inteligente é o voto em Cristovam Buarque, mesmo não sendo o apontado como o preferido nas pesquisas eleitorais. Mas que fundamento tem as pesquisas se o que vale é a força de vontade do povo nas urnas só no dia da votação? Temos que nos amadurecer democraticamente falando e parar de escolher o "menos pior" mas escolher aquele que realmente achamos o melhor.
Eu voto em Cristovam Buarque porque eu acredito na POESIA COLETIVA DE CADA INDIVÍDUO e porque ele é um ser humano que faz esta poesia ACONTECER.
Voto nele porque embora seja um grande homem sábio é humilde com todas as pessoas que encontra no caminho. O conheci em poucos instantes e assim o percebi. Tem a beleza da utopia das crianças com o amadurecimento de um estadista.
Quero também falar que voto neste homem, independente de qualquer resultado final e eu faço votos que o resultado seja a vitória, porque se o povo começar a enxergar os políticos como os poetas os enxergam, a tabela da pesquisa seria invertida e Cristovam Buarque não é demagogo, não é fingido, não é simulado, ele é um homem completamente transparente e só por isto foi expurgado de um governo dito de democrático.
Se todos os brasileiros pelo menos lessem um conto de Cristovam Buarque, hoje não teriam uma sombra de dúvida em quem votar, responderiam rápido sem pestanejar seu nome, mas infelizmente não é assim e este é o motivo maior do porquê temos que votar em Cristovam Buarque, porque cultura para a maioria dos brasileiros ainda é um luxo.
Voto em Cristovam Buarque porque sou imensamente admiradora de outro socialista que o acho muito semelhante a ele em atuação e em pensamentos, que foi Darcy Ribeiro, homem que compreendeu o Povo Brasileiro em todo seu contexto e imensidão e que nem por isto usava salto alto para se posicionar como intelectual, embora ele soubesse do seu valor como pensador, não era arrogante, ao contrário comunicava-se com seu próximo de igual para igual. Era um antropólogo poético social. Uma cara pálida que tinha vontade de ser índio. Recordo com muita ternura uma de suas frases: "Eu aprendi a ver o mundo como os índios. A dor de ser índio num mundo hostil e o prazer de ser índio. Os índios têm a arte de unir todos os seus sentidos".
Meu voto é de Cristovam Buarque independente do resultado das urnas, porque desejo do fundo do coração que ele seja presidente do Brasil, mas se por acaso não conseguir ainda ser, peço a ele que leia este pensamento e ensinamento de Darcy Ribeiro: "Fracassei em tudo que tentei na vida. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei alfabetizar as crianças, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria, não consegui. Mas seus fracassos são minhas vitórias.
"Detestaria estar no lugar de quem me venceu". Frase tirada do livro: Somos todos culpados - Pequeno livro de frases e pensamentos de Darcy Ribeiro.
Se você acredita como eu que Cristovam Buarque pode melhorar o Brasil vote nele, pois eu odiaria estar no lugar dos que vão votar nos outros, mesmo que eles tenham a vitória, eu ainda carregarei a vitória.
*CRISTIANE NEDER. POETA, ESCRITORA E PROFESSORA
DA FURB (Fundação Regional de Blumenau). MESTRE E DOUTORANDA PELA ECA - USP. (A carta foi enviada por e-mail a Cristovam Buarque em 29/08/2006 às 22h39).
www.cristovam12.com.br/blog/modulos/blog/ntp_id=3