Autor Tópico: Será que nossas vidas seriam mais fáceis se não fossemos ateus?  (Lida 4822 vezes)

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
Re: Será que nossas vidas seriam mais fáceis se não fossemos ateus?
« Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2006, 20:16:20 »
O que faz sofrer não é a morte em si, mas a saudade.
não creio que seja só isso.
Despedirmo-nos de uma pessoa que amamos, sabendo que nunca mais a veremos, mas que ela será feliz, não é tão doloroso como a sua morte.
Penso que a perda, a incerteza (apesar de tudo, não existem certezas), o saber que a vida daquela pessoa acabou, são coisas muito dolorosas, tão ou mais do que a saudade em si.

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Setembro de 2006, 22:03:51 »
Colega, não sei se vc está em são paulo... se sim, vc tá no Sagrado?!?! Passei um ano lá e foi a experiência mais LOUCA. Colégio de freira é o mais total e absoluto pesadelo do universo-e-além.

É claro que não estou no sagrado.

Já fui de diversas igrejas como: Igreja Católica; A Batista Regular; Universal do Reino de Deus; A espírita;
A Maranata.

:inquisicao:

Mas o problema que você mistura as coisas. :nao3: :parede2:

Você mistura o conceito de religião e fé que são algos distintos.

Coloco a fé aqui como um meio de motivação, de impulsão

Cada relegião tem

(continuo...)

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2006, 22:06:34 »
ser teísta não me parece ser mais fácil nem difícil. Há situações em que talvez seja um pouco mais fácil, pois pdoeremos usufruir de algum conforto, uma esperança de reencontro. Mas geralmente os teístas também acreditam em inferno, em pecados, em castigos divinos; o que me parece bastante angustiante. Há muitos tipos de teístas; uns só comem algumas coisas, outros não se masturbam (ou morrem de remorosos por o fazer), outros ainda não se podem divorciar ou exprimir livremente, outros ainda mutilam-se ou torturam-se fisica e/ou psicologicamente. Alguns teístas preferem deixar morrer os seus filhos a deixá-los receber sangue, ou ostracizam as raparigas que engravidam, outros recusam-se a matar os ratos que empestam as ruas, abrindo espaço para a disseminação de doenças e epidemias.

De forma geral, o teísmo dificulta a vida de uma pessoa ainda que, em contrapartida, que ofereça algum conforto, de vez em quando.
Clara, vc é linda. :flor:
Queria ter escrito isso aí. :clapping: :clapping: :clapping:

p.s. ao LM. Não você, a colega normalista. Sagrado é um colégio de freira em são paulo que tem esse curso. E é óbivo que fé e religiosidade são coisas distintas, mas não estamos falando disso. Fico contente, porém, por você não ter aberto um tópico novo. Não continue.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2006, 10:58:19 »
Também não penso que nosssas vidas seriam mais fáceis se não fôssemos ateus. Isso é muito relativo. Os teístas têm na fé, na religião ou na figura do divino, suportes psicológicos que os fazem enfrentar diversos problemas (como a dor da perda trazida pela morte de um ente querido) de forma aparentemente mais fácil abstraíndo-se da realidade. O problema com essa atitude é que nada disso é real. É o mesmo 'suporte psicológico' encontrado por um homem embriagado (como bem ilustrado na frase de Bernard Shaw, supracitada).

Por outro lado, os céticos e ateus não possuem fantasia de inferno, deuses castigadores de homens ou bichos-papões comedores de criancinhas. A simples eliminação da absurda idéia do 'pecado' já tira um grande peso de suas costas. Isso, à primeira vista, pode parecer fácil, mas também exige uma grande responsabilidade por parte da pessoa, pois esta sabe que não há fantasias em que se apoiar ou 'destino' ou 'carma' em que jogar a culpa. Se morremos, não há paraíso para acreditar, mas também não há inferno para condenar...

Enfim, penso que 'vida fácil', dada a enorme relatividade do conceito, não passa de um 'mito'. Mas o modo cético/ateu de encarar a realidade, na minha opinião, leva vantagem, não apenas por não se apoar em fantasias para suportar momentos difíceis, mas também para evitar diversos outros problemas que algumas formas de 'crer' (como bem dito pela Clara) acabam impondo aos fiéis.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 16:31:15 por PauloCesar »
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:35:30 »
Pegando apenas a pergunta do tópico: se algum deus existisse e fosse a favor da espécie humana, sim, provavelmente seria mais fácil.
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:49:42 »
Citação de:  Alexsandra
sobre o objetivo na vida: sei não, mas tá viva é muito bom!

ihhhh falei demais.... sorry!

Em outros tópicos há até discussão sobre o objetivo ou sentido da vida. Mas quem dá o sentido para a vida é o próprio indivíduo, não acha?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:21:20 »
Não, não o indivíduo em si; a sua relação com o meio social.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:22:32 »
Que seja. E aí, o que acha?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:23:58 »
Mas é uma diferença importante, Mussolim.  A relação com o meio é influenciada pelas escolhas do indivíduo, mas nunca por completo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:25:18 »
Pode estar relacionado com o mais complexo âmbito que vc possa imaginar, continuo achando que é a própria pessoa quem faz o sentido de sua vida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:29:13 »
Pegando de um modo geral não temos “uma vida” e sim um “ecossistema” e por isso acho que a análise tem que ser individual, não acha?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 12 de Setembro de 2006, 18:09:03 »
Na verdade, não... exatamente por esse motivo é que acho que análises individuais não fazem muito sentido.  O indivíduo só existe em contraste com o meio.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #37 Online: 12 de Setembro de 2006, 20:49:53 »
  Sempre achei que se um religioso tivesse ABSOLUTA CERTEZA que existe vida após a morte, e que ela é boa... não se desesperaria TANTO ao saber que algum parente próximo faleceu.

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Setembro de 2006, 23:47:10 »
A vida é composta de muitas batalhas, quem não luta sobrevive sem viver. Tudo tem o seu "preço", a vida não tem que ser fácil. É mais confortante acreditar numa ilusão, no entanto, não penso que isso faça alguém mais feliz.

É mais fácil um pássaro engaiolado morrer de velhice, do que outro na selva. Porém, qual deles realmente viveu?
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Setembro de 2006, 08:34:56 »

É mais fácil um pássaro engaiolado morrer de velhice, do que outro na selva. Porém, qual deles realmente viveu?
Essa aqui merece destaque!

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Setembro de 2006, 08:50:28 »
Sempre achei que se um religioso tivesse ABSOLUTA CERTEZA que existe vida após a morte, e que ela é boa... não se desesperaria TANTO ao saber que algum parente próximo faleceu.

Pois é. Na verdade acho que foi exatamente o contrário: inventaram o pós-morte exatamente para servir de suporte psicológico para suportar o sentimento de perda trazido pela morte.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Setembro de 2006, 09:01:34 »
Acho que o pós-morte foi criado simplesmente para conter a massa, de um determinado local, por um governo oligárquico. Já pensou como seria o “povoamento” (Em questão de organização, é claro) da terra sem Deuses...? As civilizações teocráticas que o diga...

E também serve para um suporte psicológico, como o PauloCesar disse.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
« Resposta #42 Online: 13 de Setembro de 2006, 09:39:33 »
Uhm... sabe que eu já pensei muito nisso? Eu realmente acho que em momentos dificeis, ter um deus por "perto" é bom, isso é se você acreditar.
Todos tem aqueles momentos que pensam "Putz, acabou..." e quando se esta sozinho, a única coisa que se pode recorrer é ao tal deus. Minha ex que eu namorei por 2 anos me disse esses dias (antes de terminarmos), "Deus é bom pra mim, porque ele me ajuda muito me faz aceitar as coisas. Se ele não estivesse do meu lado eu seria uma revoltada, iria odiar meu pai, etc.", ela é evangélica desde que nasceu e é feliz assim.
Ter um ser pra recorrer e pedir ajuda é sempre bom. No meu caso tenho meus amigos, mas as vezes eu mesmo sinto vontade de ficar sozinho pois tenho a sensação que eles não iriam entender aquilo. Nessa hora que estraria o "deus".

Mas nessa minha visão, deus e um amigo imaginário tem as mesmas funções! :D Pelo menos eu sei que das duas formas eu seria meio esquizofrenico! :D
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Setembro de 2006, 09:52:18 »
Isso me lembrou uma frase que li, mais ou menos assim:

“Seja seu psicólogo. Admita e aprenda com seus erros. E por fim... mande todos pra casa do caralho algumas vezes... ...isso te fará melhor...”

Essa mensagem deveria estar contida na Bíblia... é tão linda... ( :histeria:)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #44 Online: 13 de Setembro de 2006, 16:26:05 »
Pegando apenas a pergunta do tópico: se algum deus existisse e fosse a favor da espécie humana, sim, provavelmente seria mais fácil.

Mas como ele não existe...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #45 Online: 13 de Setembro de 2006, 16:33:34 »
Mas nessa minha visão, deus e um amigo imaginário tem as mesmas funções!  Pelo menos eu sei que das duas formas eu seria meio esquizofrenico!

Sabe que vendo desta maneira, Deus (de qualquer religião) é mesmo uma espécie de "amigo imaginário", que normalmente nós só lembramos quando precisamos de algo. Como já disseram aí no forum é uma ilusão, criada por que precisávamos dele (ainda bem que já passamos por essa fase ;P), da mesma forma que criamos os amigos imaginários para suprir algo, normalmente a solidão. :chorao:

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
« Resposta #46 Online: 13 de Setembro de 2006, 17:52:24 »
Mas nessa minha visão, deus e um amigo imaginário tem as mesmas funções!  Pelo menos eu sei que das duas formas eu seria meio esquizofrenico!

Sabe que vendo desta maneira, Deus (de qualquer religião) é mesmo uma espécie de "amigo imaginário", que normalmente nós só lembramos quando precisamos de algo. Como já disseram aí no forum é uma ilusão, criada por que precisávamos dele (ainda bem que já passamos por essa fase ;P), da mesma forma que criamos os amigos imaginários para suprir algo, normalmente a solidão. :chorao:

Acho que no cristianismo e derivados, prevalece 2 coisas: o tal deus esta sempre te olhando. E o medo do inferno.
Ou seja, as pessoas sempre acham que aconteceu aquilo por que deus quis e por isso aceita.
E não faz nada errado (ou pelo menos tenta) pra não ir pro inferno.
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Setembro de 2006, 11:46:26 »
Citação de:  Alexsandra
sobre o objetivo na vida: sei não, mas tá viva é muito bom!

ihhhh falei demais.... sorry!

Em outros tópicos há até discussão sobre o objetivo ou sentido da vida. Mas quem dá o sentido para a vida é o próprio indivíduo, não acha?

Claro!!! Mas as pessoas preferem pensar em algo extraordinário imposto por um deus...

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Setembro de 2006, 14:15:33 »
é muita coincidência! olha o que encontrei hoje:

“O fato de um crente ser mais feliz que um cético não é mais pertinente que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio.”

George Bernard Shaw

É bem por aí mesmo. Não importa o quão inteligente é uma pessoa. Contanto que ela acredite em Deus, está alucinando em pelo menos um detalhe.

:hihi:

hehehe... vc é cruel...

me admira que ninguém ainda tenha citado aquela famosa frase:

"Ignorância é felicidade."

acho que ela é muito válida no contexto aqui.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 15:04:04 por Alexsandra »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #49 Online: 25 de Setembro de 2006, 14:34:28 »

Mas como ele não existe...

Como ele não existe, não é mais fácil, nem mais difícil. É indiferente.
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!