Autor Tópico: Bento XVI afirma que teoria da evolução é irracional  (Lida 3305 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Bento XVI afirma que teoria da evolução é irracional
« Online: 12 de Setembro de 2006, 16:31:06 »
Bento XVI afirma que teoria da evolução é irracional
12 de setembro de 2006 - 13:26

Papa acusou parte dos cientistas de tentar mostrar aos homens que Deus é "inútil"

EFE

REGENSBURG, Alemanha - O Papa Bento XVI disse nesta terça-feira diante de milhares de pessoas em Regensburg, na Alemanha, que a teoria da evolução é irracional, que o ateísmo moderno nasce do medo de Deus e que o ódio e o fanatismo destroem a Sua imagem.

As declarações do Papa foram feitas a uma multidão calculada em 250 mil pessoas pelos organizadores do evento. Os fiéis se reuniram nos arredores de Regensburg para assistir à missa celebrada por Bento XVI, na cidade em cuja universidade ele deu aulas de Teologia. O Papa acusou parte dos cientistas de se empenhar em demonstrar que Deus é "inútil" para o homem.

Bento XVI falou sobre o significado da fé e, após afirmar que o Credo "não é um compêndio de sentença, nem uma teoria", perguntou se é possível ter fé nos dias atuais e se isso é uma coisa "racional".

"Desde o Iluminismo, pelo menos uma parte da ciência se empenha com tenacidade em buscar uma explicação do mundo na qual Deus seja algo supérfluo. Assim, seria algo inútil para nossa vida. Mas a cada vez que chegam a essa conclusão, a realidade se mostra evidente. Sem Deus, as contas não fecham para o homem, para o mundo e o universo", afirmou.

Sobre a origem das coisas, Joseph Ratzinger disse que existem apenas duas respostas: ou a "Razão criadora, o Espírito que faz tudo e fomenta o desenvolvimento" ou a "irracionalidade, que sem razão alguma, produz um cosmos ordenado de maneira matemática, ao homem e à razão".

A última hipótese, segundo o Papa, seria apenas um resultado casual da evolução, "no fundo, uma coisa irracional". O Pontífice ressaltou que os cristãos consideram que a origem está em Deus e na razão, e não na irracionalidade.

A autoridade máxima da Igreja Católica disse que o ódio e o fanatismo destroem a imagem de Deus e que o ateísmo moderno nasce do medo de Deus, que é bondade e amor.

Bento XVI afirmou que apenas Deus salva o homem do medo do mundo e da ânsia diante do vazio da própria existência, garantindo que a fé não tem o objetivo de apavorar o homem, mas sim de chamá-lo a sua responsabilidade.

"Não queremos que se faça justiça para todos os condenados injustamente, para os que sofreram durante toda a vida e foram levados pela morte, não desejamos que o excesso de injustiça e de sofrimento que vemos desapareçam no final, que todos no final sejam felizes e que tudo tenha sentido? Isso é o que se entende como o conceito do Julgamento", afirmou.

Ratzinger incentivou os homens a não "desperdiçarem" suas vidas nem "abusarem" dela, a compartilhá-la e a não permanecer indiferentes diante das injustiças, "sendo coniventes ou cúmplices".

Segundo o Papa, o homem tem que entender sua missão na história e responder a ela. "Sem medo, mas com responsabilidade e preocupação pela nossa salvação e pela de todo o mundo", advertiu o Papa, reiterando que, quando essa responsabilidade e preocupação se transformam em medo, os homens devem saber que "temos perante Deus um advogado que é Jesus Cristo".

Ainda nesta terça-feira, o Papa vai visitar a Universidade de Regensburg, de onde foi vice-reitor. Depois de lecionar Teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising, Ratzinger continuou sua docência em Bonn, Münster e Tübingen.

Ratzinger assumiu a cátedra de Dogmática e História do Dogma de 1969 a 1971 na universidade onde vai se encontrar com representantes da comunidade científica, diante dos quais pronunciará um discurso que vem sendo esperado com expectativa.

Depois, Bento XVI fará um encontro ecumênico na catedral com representantes das igrejas luteranas e ortodoxas presentes em Regensburg, onde vive seu irmão, Georg, de 82 anos, e onde estão enterrados seus pais e sua irmã.

Fonte: www.estadao.com.br

---

Porque o diabo esse papa está ficando louco?
A ferramenta que seja utíl. Nada isso que prova a existência. Isso que ele quer provar. Não pode... Porque é a fé. O caralho!  :hmph:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Bento XVI afirma que teoria da evolução é irracional
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:39:59 »
A última hipótese, segundo o Papa, seria apenas um resultado casual da evolução, "no fundo, uma coisa irracional". O Pontífice ressaltou que os cristãos consideram que a origem está em Deus e na razão, e não na irracionalidade.
Que bosta.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:44:32 »
Um homem com a bagagem intelectual dele (papas não são burros nem leigos) dizer uma asneira dessas só prova o que eu já sabia: o cara age de má fé mesmo. :x
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2006, 18:12:37 »
:histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2006, 18:14:10 »
Realmente, que decepção.  Um homem na posição dele tinha de ser muito mais responsável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2006, 19:31:25 »
Proximo passo, a avaliação papal das teorias da gravidade.

Teoria quantica...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2006, 00:02:59 »
Eu avisei...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2006, 00:21:20 »
Vocês queriam ele dizendo o quê? AehAHEhaE

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2006, 00:51:14 »
O contrário do que ele disse seria um bom começo...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2006, 01:01:51 »
"A ciência tem iluminado a mente humana, retirando-a das trevas impostas por erros que cometemos!" Seria infame.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2006, 05:17:16 »
O papa ta defendendo o dele.
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2006, 08:26:03 »
Se "o dele" é esse obscurantismo, então estou começando a entender os segmentos anti-cristãos do movimento cético-ateísta...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2006, 08:39:48 »
Se "o dele" é esse obscurantismo, então estou começando a entender os segmentos anti-cristãos do movimento cético-ateísta...
Achou que era birra da nossa parte? Né não!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2006, 09:23:05 »

Acho que a questão não é bem essa, o fato é que, se o cara é um ignorante qualquer e diz que 2+2=22 até vai, mas um cara estudado afirmar que a evolução é irracional é agir com má intenção. Não dá pra respeitar alguém que faz isso, independentemente do fato de ele ser teísta.

O cara pode afirmar que crê que "Deus criou o homem à partir do barro" numa boa. Mas chegar e dizer uma coisa como, por exemplo, "o DNA não existe" é sacanagem!  :x

A boa notícia é que, atualmente, 100 mil alemães manifestam o interesse em deixar a ICAR. Aos poucos as pessoas vão percebendo que estão sendo vítimas de um logro.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/09/060911_papa_alemanharg.shtml

Uma outra notícia curiosa é essa:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060908_papaalemanhaml.shtml

Acho que Deus não tá ajudando mais ninguém.... :histeria:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2006, 09:46:14 »
REGENSBURG, Alemanha - O Papa Bento XVI disse nesta terça-feira diante de milhares de pessoas em Regensburg, na Alemanha, que a teoria da evolução é irracional, que o ateísmo moderno nasce do medo de Deus e que o ódio e o fanatismo destroem a Sua imagem.

Se a TE é irracional, acabará por ser desacreditada pela própria ciência;

quem acha que ateísmo vem do medo de Deus tem MUITO o que aprender sobre ateísmo;

supostamente Deus, ou mesmo Sua imagem, não precisa de proteção, muito menos daqueles que não pretendem falar em Seu nome...

As declarações do Papa foram feitas a uma multidão calculada em 250 mil pessoas pelos organizadores do evento. Os fiéis se reuniram nos arredores de Regensburg para assistir à missa celebrada por Bento XVI, na cidade em cuja universidade ele deu aulas de Teologia. O Papa acusou parte dos cientistas de se empenhar em demonstrar que Deus é "inútil" para o homem.

Um Papa não deveria se prestar a esse papel ridículo de mostrar medo da verdade científica e ainda insinuar que Deus precisa ser _protegido dela_!

Nessas horas entendo o Euzébio.

Bento XVI falou sobre o significado da fé e, após afirmar que o Credo "não é um compêndio de sentença, nem uma teoria", perguntou se é possível ter fé nos dias atuais e se isso é uma coisa "racional".

Depende de qual fé. 

Se for fé no que o Papa diz, atualmente tá difícil...

"Desde o Iluminismo, pelo menos uma parte da ciência se empenha com tenacidade em buscar uma explicação do mundo na qual Deus seja algo supérfluo. Assim, seria algo inútil para nossa vida. Mas a cada vez que chegam a essa conclusão, a realidade se mostra evidente. Sem Deus, as contas não fecham para o homem, para o mundo e o universo", afirmou.

É curioso que tantos cheguem à conclusão oposta, bem como que ele se dê ao trabalho de querer proteger a noção da existência de Deus.  Deus _não poderia_ ser tão frágil assim...

(...)

A autoridade máxima da Igreja Católica disse que o ódio e o fanatismo destroem a imagem de Deus e que o ateísmo moderno nasce do medo de Deus, que é bondade e amor.

Será possível que um Papa tenha tão pouca noção do que seja ateísmo?  Ou não perceba _quem_ origina o ódio e o fanatismo que podem pôr em risco a imagem de Deus?

Ou esse Papa é muito tosco, ou age de má-fé.

E pensar que eu não gostava do João Paulo II...

Bento XVI afirmou que apenas Deus salva o homem do medo do mundo e da ânsia diante do vazio da própria existência, garantindo que a fé não tem o objetivo de apavorar o homem, mas sim de chamá-lo a sua responsabilidade.

"Não queremos que se faça justiça para todos os condenados injustamente, para os que sofreram durante toda a vida e foram levados pela morte, não desejamos que o excesso de injustiça e de sofrimento que vemos desapareçam no final, que todos no final sejam felizes e que tudo tenha sentido? Isso é o que se entende como o conceito do Julgamento", afirmou.

Se quer crer nisso, creia.  Só não pense que por isso tem o direito de ficar se metendo na minha vida ou de me caluniar.

(...)

Segundo o Papa, o homem tem que entender sua missão na história e responder a ela. "Sem medo, mas com responsabilidade e preocupação pela nossa salvação e pela de todo o mundo", advertiu o Papa, reiterando que, quando essa responsabilidade e preocupação se transformam em medo, os homens devem saber que "temos perante Deus um advogado que é Jesus Cristo".

Ei, não era para esse ser um Deus de Amor, em vez de Deus de Medo?

(...)

Depois, Bento XVI fará um encontro ecumênico na catedral com representantes das igrejas luteranas e ortodoxas presentes em Regensburg, onde vive seu irmão, Georg, de 82 anos, e onde estão enterrados seus pais e sua irmã.

Luteranos e ortodoxos... esse Papa está fazendo muito para melhorar a imagem pública desses dissidentes.  EU também não ia querer ter de dizer que o representante máximo de Deus na Terra é uma figura como essa.

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2006, 11:11:13 »
esse Papa está fazendo muito para melhorar a imagem pública desses dissidentes.  EU também não ia querer ter de dizer que o representante máximo de Deus na Terra é uma figura como essa.
O futuro da Igreja está na América Latina. É deixar de lado a teologia da libertação que dá nesses bostas aí. Os europeus queimam-filme totaaaal.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2006, 12:28:04 »
Citação de: Ratzinger
"irracionalidade, que sem razão alguma, produz um cosmos ordenado de maneira matemática, ao homem e à razão".

Ainda não peguei a revolta de vocês.
Razão, vem do latin ratione, que segundo o priberam significa:
    modo de pensar próprio ao Homem;
    faculdade de raciocinar ou de estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo), segundo as regras lógicas do raciocínio;
    faculdade dos princípios;
    faculdade de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal;
    bom senso;
    justiça;
    dever;
    rectidão de espírito;
    prova por argumento;
    causa;
    motivo;
    ideia justificativa;
    percentagem;
    taxa de juros;

Ele está certo em pelomenos três significados em que a razão parte de seu raciocínio, e mesmo quando a razão parte da prova de argumentação lógica e coerente o termo "lógica" dá a ele a abertura necessária para o uso do "irracional".

Está na posição dele de papa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2006, 13:15:52 »
O Papa não tem obrigação de se opor à lógica, muito menos deveria alimentar um sentimento sem sentido de oposição entre ciência e verdade.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2006, 13:52:39 »
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2006, 16:41:28 »
O Papa não tem obrigação de se opor à lógica, muito menos deveria alimentar um sentimento sem sentido de oposição entre ciência e verdade.

lembrei dos simpsons...... um PhD em Verdadologia numa faculdade fundamentalista cristã dizia que definitivamente a evolução não era verdade... :D

Lembrei da "omniologia" de uns fundamentalistas... talvez seja referência a isso

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Setembro de 2006, 18:53:43 »
além disso, bentinho acabou soltando umas farpas pra cima do islã também.
tá, vou gostar de ver no que isso vai dar. a morosidade do jpII me entediava.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2006, 19:32:57 »
Porque o diabo esse papa está ficando louco?
A ferramenta que seja utíl. Nada isso que prova a existência. Isso que ele quer provar. Não pode... Porque é a fé. O caralho!  :hmph:
O CARALHO mesmo. Sem mais :D

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2006, 19:46:10 »
Dá pena.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #24 Online: 14 de Setembro de 2006, 07:37:11 »

Por que não? A lógica também é ciência que discrimina idéias e para ele, suas idéias serem discriminadas das ciêntíficas, é errado.

Ele tem por premissa que o único jeito de alcançar verdades é através do pai, logo, só em revelações, já que a própria ciência e seu método admitem que estão em progressão e que uma verdade absoluta não é interessante, ele diz "a minha doutrina é a verdadeira.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!