É muito difícil convencer alguém via argumentação lógica e empírica da falsidade de uma crença...
De fato e vou mais além. É muito difícil convencer alguém, através de argumentação lógica, se ela não crê em Deus e eu creio, se ela torce por um time diferente do meu, se ela é comunista e eu não... à política, futebol e religião se aplica a sua conclusão. Daí é um saco e a gente acaba brigando e se aborrecendo.
Futebol e artes em geral não são boas analogias, pois dependem 100% de gostos estéticos e valores, e em 0% de fatos positivos/objetivos.
Em relação à política, a discussão ainda pode render algo se ambos compartilham objetivos maiores parecidos. (Ex: maior satisfação das necessidades dos indivíduos). O que mais atravanca as discussões políticas é a ignorância, os mal-entendidos e os mitos em economia e história. Uma vez resolvido isso, é MUITO mais fácil convencer alguém em política do que em religião. Eu mesmo já convenci pessoalmente dezenas de pessoas a deixarem de ser esquerdistas radicais, mas só consegui convencer 2 a deixarem de acreditar na religião bíblica (e mesmo assim, só se convenceram finalmente bem depois, quando já nem tinha mais graça
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
).
Religião é bem mais difícil, pois a maioria das teses por elas defendidas são infalseáveis. O máximo que se consegue é avançar nas partes passíveis de falseamento (como alguns fatos históricos bíblicos, ou o fixismo das espécies).
Além disso, embora posições políticas possam gerar apegos emocionais, sua passionalidade nunca chega aos pés da de um religioso.