Enquete

Você é doador de órgãos? Por quê?

Sim
13 (59.1%)
Não
8 (36.4%)
Deixo a familia decidir caso eu bater com a cola na cerca
1 (4.5%)
Ainda não pensei nisso
0 (0%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: Doação de Órgãos  (Lida 2453 vezes)

Marcell

• Visitante
Doação de Órgãos
« Online: 13 de Setembro de 2006, 14:12:16 »
De mim, podem retirar o que for preciso e gostaria de ser cremado depois. E os colegas?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Doação de Órgãos
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2006, 08:37:32 »
Não sou doador, e se pudesse, gostaria de ser congelado (depois de morto obviamente).
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Marcell

• Visitante
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2006, 09:36:02 »
Existem alguns aspectos quanto à questão:
- Ateus e agnósticos não teriam razão para não ser doadores, mas na hora do "pega pra capar", de pensar seriamente, o medo toma conta (alguns). Uma coisa é se declarar e outra é agir.
- Católicos e outros que acreditam na ressurreição, nem se fala. Acreditem se quiser, tenho uma conhecida que disse que não doaria as córneas porque irá precisar delas para enxergar lá no céu.
- Espíritas também não tem motivos para não serem doadores, afinal irão reencarnar em outro corpo.
Ou seja, o problema é o medo e a superstição. E sobretudo o egoísmo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:09:06 »
Medo do que?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Marcell

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:21:57 »
Eu trabalhei 5 anos em hospital. Na hora da morte, seja crente ou ateu, experimente perguntar se a pessoa quer doar os orgãos.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2006, 10:37:46 »
Meu pai era católico até o osso e fazia questão de doar os orgãos.
Quando ele morreu, ninguém do hospital perguntou se queria doarmos. Na hora eu lembrei e falei com a atendente que não sabia o que fazer. Ela chamou o médico para conversar com a gente e ele ligou para o Hospital das Clínicas comunicando que tinha um doador. Veio então um médico de lá, que nos explicou que a maior dificuldade não são as famílias e sim conseguir que a comunidade do hospital saiba como abordar e direcionar o assunto doação com alguém que acabou de perder um ente querido.

Eu, particularmente, acho que tem que tirar o que que der pra aproveitar e só comunicar a família após já ter tirado. O corpo vai fechado e vestido por caixão mesmo e o dono dos orgão não pode reclamar, então que se dane!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2006, 12:17:34 »
Quando eu morrer, quero ser mandado em uma capsula para o espaço. Será que daqui a uns 50 anos um serviço assim n vai existir?  :D

Ps: Eh serio.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Marcell

• Visitante
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2006, 12:56:41 »
Citação de: Mauricio Rubio
Será que daqui a uns 50 anos um serviço assim n vai existir?
Já existe. Veja:
http://diversao.uol.com.br/ultnot/afp/2006/07/25/ult32u14412.jhtm

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2006, 13:05:29 »
Por mim, podem doar o que quiser do meu corpo depois que eu tiver morrido. Não vou mais usar mesmo.

Deixo minha família decidir pois é ela que vai pagar o enterro e, de repente, querem me velar com caixão aberto.

:hihi:

Eu não sou doador convicto porque, no fundo, não dou a mínima para as outras pessoas. Não tenho aquela vontade altruísta de ajudar. Então não ligo se, por acaso, minha família resolver que não quer doar meus órgãos. Se doar, bom; se não doar, dá na mesma.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Marcell

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2006, 13:23:38 »
Citação de: Alenônimo
Eu não sou doador convicto porque, no fundo, não dou a mínima para as outras pessoas.
E se você tivesse na fila? :grito:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2006, 13:48:22 »
Eu já ouvi argumentos a favor do não, do tipo: "Eu não, ninguem me dá nada". E foi sério!!!!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2006, 14:49:16 »
Incrível...

Alê, se você precisasse ou alguém muito próximo estivesse na fila por, digamos, um rim ou fígado, você acha que teria mais vontade de ser doador?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2006, 14:51:28 »
Não entendo pelo que. O Portugal é maior doador de õrgãos quando morreu e fudeu. Abre torax. Vai tirando pulmão, coração, fígado, etc...

Mas aqui o Brasil como vocês (:P). Quem morre e deixa o caixão. Sem doar nada. A onde vai parar os seus orgãos? Puxa... Quem vão comer são VERMES.

Mas corpo é seu. Quando seu irmão tem problema de "rim". Você doe para seu irmão. Tu ficará um rim funcionando só.

Não doei até agora. Sem banco de sangue. Tipo de sangue desconhecido. :D

Claudinha

• Visitante
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2006, 17:16:24 »
depois que minha irma precisou de um transplante de córneas, e vimos a dificuldade na fila, todos somos doadores

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2006, 17:48:30 »
Serei doador e também gostaria de doar meu cérebro para instituições de pesquisas!
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2006, 18:51:59 »
Eu trabalhei 5 anos em hospital. Na hora da morte, seja crente ou ateu, experimente perguntar se a pessoa quer doar os orgãos.

exatamente. é fácil falar que não tem nada a ver, já que o corpo perece, quando nunca se tenha perdido alguém muito querido.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2006, 18:58:33 »
Já avisei em casa que se eu morrer podem doar o que quiserem e cremar o que sobrar. Mas não gostam da idéia de cremação...

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Andrew Michael

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2006, 18:59:52 »
"você é doador de orgão por quê?"

Simplesmente por que ainda não doei nenhum.
Ser um cético é questão de sabedoria.
Na perspectiva na qual encontra-se inserida a produção de conhecimento é ques estão as dificuldades que se pretende tratar, a respeito da produção de conhecimento exige uma apreciação do que seria conhecimento.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2006, 08:53:34 »
Meu pai era católico até o osso e fazia questão de doar os orgãos.
Quando ele morreu, ninguém do hospital perguntou se queria doarmos. Na hora eu lembrei e falei com a atendente que não sabia o que fazer. Ela chamou o médico para conversar com a gente e ele ligou para o Hospital das Clínicas comunicando que tinha um doador. Veio então um médico de lá, que nos explicou que a maior dificuldade não são as famílias e sim conseguir que a comunidade do hospital saiba como abordar e direcionar o assunto doação com alguém que acabou de perder um ente querido.

Eu, particularmente, acho que tem que tirar o que que der pra aproveitar e só comunicar a família após já ter tirado. O corpo vai fechado e vestido por caixão mesmo e o dono dos orgão não pode reclamar, então que se dane!

Daonde, isso é crime de subtração de parte do cadáver (art. 211 do Código Penal) ou então até vilipêndio (art. 212).
Outra, o cadáver é de "propriedade" da família sucessora e o Estado não pode desapropriar-se ou apropriar-se de cadáveres. Fora a questão religiosa de respeito aos mortos, muitas religiões não admitem essa prática e nosso país adota a liberdade de culto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2006, 09:14:16 »
Incrível...

Alê, se você precisasse ou alguém muito próximo estivesse na fila por, digamos, um rim ou fígado, você acha que teria mais vontade de ser doador?

Não sei. Provavelmente gostaria que houvessem doadores para me ajudar, mas também não tenho o direito de exigir isso de ninguém.

E, repito, da minha parte eu não me importo com a doação dos meus órgãos. Não vou existir mais para poder opinar ou fazer qualquer coisa a respeito. Deixo isso na mão da minha família e eles que decidam.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #20 Online: 15 de Setembro de 2006, 09:43:53 »
Daonde, isso é crime de subtração de parte do cadáver (art. 211 do Código Penal) ou então até vilipêndio (art. 212).
Outra, o cadáver é de "propriedade" da família sucessora e o Estado não pode desapropriar-se ou apropriar-se de cadáveres.

Mude-se a lei, oras.

Fora a questão religiosa de respeito aos mortos, muitas religiões não admitem essa prática e nosso país adota a liberdade de culto.

Muitas religiões também não admitem o consumo de carne bovina e nem por isso fechamos os rodízios.

A opinião acima é a minha, em particular. Acho que para a sociedade a forma atual está excelente. Você manifesta a sua opinião em vida e, quando morto, a familia é consultada.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2006, 04:54:35 »
Concordo plenamente!

Morreu? Atestado comprovando morte cerebral e pronto: arranca tudo o que puder ser usado.

A família que não quiser doar que pague um imposto causa mortis maior no momento de realizar o inventário para realizar o capricho de dar órgãos frescos a vermes.

Mundinho insano...

Lembrei de uma anedota sobre um repórter entrevistando um índio:
...
- O que vocês fazem com seus mortos?
- Nós comer mortos pra não desperdiçar carne.
- Loucos nojentos!
- O que vocês fazer com mortos?
- Nós enterramos...
- !?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2006, 05:11:26 »
Outra, o cadáver é de "propriedade" da família sucessora e o Estado não pode desapropriar-se ou apropriar-se de cadáveres. Fora a questão religiosa de respeito aos mortos, muitas religiões não admitem essa prática e nosso país adota a liberdade de culto.
Se for adotar essa linha de pensamento, de que "o cadáver é de propriedade da família", não se esqueça de que "a propriedade atenderá a sua função social" (artigo 5º, XXIII, da Constituição Federal). Por funcionalidade social, o direito à vida está acima de qualquer direito à propriedade, bem como, acima de qualquer capricho ritualístico.

E, Código Civil - artigo 6º, "A existência da pessoa natural termina com a morte [...]". Pessoas que não existem, não têm direitos, muito menos o direito à "liberdade de culto". Pessoas mortas não cultuam nada.

Se o cadáver é mesmo uma propriedade, o Estado pode sim "desapropriar cadáveres" em busca de um bem maior e mais relevante que rituais fúnebres de culto a matéria orgânica em decomposição.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2006, 09:39:31 »
Citação de: Nigh†mare link=topic=7824.0.html#msg129762
Se for adotar essa linha de pensamento, de que "o cadáver é de propriedade da família", não se esqueça de que "a propriedade atenderá a sua função social" (artigo 5º, XXIII, da Constituição Federal). Por funcionalidade social, o direito à vida está acima de qualquer direito à propriedade, bem como, acima de qualquer capricho ritualístico.

E, Código Civil - artigo 6º, "A existência da pessoa natural termina com a morte [...]". Pessoas que não existem, não têm direitos, muito menos o direito à "liberdade de culto". Pessoas mortas não cultuam nada.

Se o cadáver é mesmo uma propriedade, o Estado pode sim "desapropriar cadáveres" em busca de um bem maior e mais relevante que rituais fúnebres de culto a matéria orgânica em decomposição.

Boa linha de pensamento... dá até pra desenvolver uma tese... :ok:
Já tô fazendo 3 mas posso pensar em mais uma paralelamente...:lol:

Só que seria impossível aplicar algo assim e dúvido muito que alguém moveria uma ação civil pública nesse sentido...

Tem ainda a questão de ser moralmente condenável tirar da família o poder de decidir sobre o "de cujus"... a mentalidade do brasileiro ainda acredita na continuidade da vida após a morte, que o corpo é algo sagrado, etc...

Longe de se desenvolver o pensamento "é só um pedaço de carne"...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2006, 09:42:13 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2006, 15:23:48 »
É... Difícil no Brasil fazer-se algo neste sentido; eu imaginaria uma espécie de "Mandado de Segurança" feito no advento da morte de alguém potencialmente compatível com outrem morrendo na fila de transplantes... Mas acho que não daria tempo de impetrar e ganhar uma tutela antecipada sem que isso prejudicasse os órgãos... Tempo...

Talvez alguma coisa preventiva: "O próximo compatível-não-doador que morresse seria convertido em "doador" por medida judicial.

...

Cristãos são esquizofrênicos mesmo:

"E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos". (Lucas 9:59-60)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!