Enquete

Você é doador de órgãos? Por quê?

Sim
13 (59.1%)
Não
8 (36.4%)
Deixo a familia decidir caso eu bater com a cola na cerca
1 (4.5%)
Ainda não pensei nisso
0 (0%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: Doação de Órgãos  (Lida 2454 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Doação de Órgãos
« Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2006, 15:29:48 »
É... Difícil no Brasil fazer-se algo neste sentido; eu imaginaria uma espécie de "Mandado de Segurança" feito no advento da morte de alguém potencialmente compatível com outrem morrendo na fila de transplantes... Mas acho que não daria tempo de impetrar e ganhar uma tutela antecipada sem que isso prejudicasse os órgãos... Tempo...

Talvez alguma coisa preventiva: "O próximo compatível-não-doador que morresse seria convertido em "doador" por medida judicial.

Mas com a morte cerebral, ainda resta vivo o organismo não? Digo, ainda se tem vida nos órgãos e isso daria tempo para a concessão de uma liminar "inaudita altera pars" em um Mandado de Segurança aonde o SUS se recusa a arrancar os órgãos de alguém... ou de uma tutela antecipada como você disse, contra os familiares do recém falecido...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2006, 05:17:19 »
É... Difícil no Brasil fazer-se algo neste sentido; eu imaginaria uma espécie de "Mandado de Segurança" feito no advento da morte de alguém potencialmente compatível com outrem morrendo na fila de transplantes... Mas acho que não daria tempo de impetrar e ganhar uma tutela antecipada sem que isso prejudicasse os órgãos... Tempo...

Talvez alguma coisa preventiva: "O próximo compatível-não-doador que morresse seria convertido em "doador" por medida judicial.
Mas com a morte cerebral, ainda resta vivo o organismo não? Digo, ainda se tem vida nos órgãos e isso daria tempo para a concessão de uma liminar "inaudita altera pars" em um Mandado de Segurança aonde o SUS se recusa a arrancar os órgãos de alguém... ou de uma tutela antecipada como você disse, contra os familiares do recém falecido...
Acho que a segunda seria mais viável. Na primeira se esbarra no tempo, até você identificar o morto e mandar sua argumentação ao juiz, para que ele analise...

Foda é que é difícil achar juízes imparciais. Peguei um casinho de aborto de feto anencefálico, e a juíza cível antecipou que indeferiria o pedido por ela ser católica. Tivemos que protocolar no fórum criminal.

Imagino num caso como doação de órgãos o que conteceria.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 17 de Setembro de 2006, 08:15:09 »

Acho que a segunda seria mais viável. Na primeira se esbarra no tempo, até você identificar o morto e mandar sua argumentação ao juiz, para que ele analise...

Foda é que é difícil achar juízes imparciais. Peguei um casinho de aborto de feto anencefálico, e a juíza cível antecipou que indeferiria o pedido por ela ser católica. Tivemos que protocolar no fórum criminal.

Essa juíza é uma mula... se ela, nas próprias razões da sentença afirma ser incapaz de dar uma sentença imparcial deveria ter alegado suspeição e mandado pra outro juiz...

Dá até pra pensar em fazer algo assim só pra colocar o assunto em pauta...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #28 Online: 17 de Setembro de 2006, 17:39:30 »

Essa juíza é uma mula... se ela, nas próprias razões da sentença afirma ser incapaz de dar uma sentença imparcial deveria ter alegado suspeição e mandado pra outro juiz...
Não houve sentença. Como eu disse, ela antecipou isso antes de protocolarmos.

Dá até pra pensar em fazer algo assim só pra colocar o assunto em pauta...
Também já pensei nisso. Uma boa argumentação ganharia seguidores.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #29 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:37:33 »
Existem alguns aspectos quanto à questão:
- Ateus e agnósticos não teriam razão para não ser doadores, mas na hora do "pega pra capar", de pensar seriamente, o medo toma conta (alguns). Uma coisa é se declarar e outra é agir.
- Católicos e outros que acreditam na ressurreição, nem se fala. Acreditem se quiser, tenho uma conhecida que disse que não doaria as córneas porque irá precisar delas para enxergar lá no céu.
- Espíritas também não tem motivos para não serem doadores, afinal irão reencarnar em outro corpo.
Ou seja, o problema é o medo e a superstição. E sobretudo o egoísmo.
Que generalização esquisita...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #30 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:42:16 »
Eu trabalhei 5 anos em hospital. Na hora da morte, seja crente ou ateu, experimente perguntar se a pessoa quer doar os orgãos.
Nunca perguntei para um paciente grave se ele era doador de órgãos. E tenho certeza de que não reagiria bem se me perguntassem isso numa situação dessas...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #31 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:53:11 »
Citação de: Amon
Outra, o cadáver é de "propriedade" da família sucessora e o Estado não pode desapropriar-se ou apropriar-se de cadáveres.
Sério ? Sempre entendi que só há a necessidade de aprovação da família para evitar atritos com a mesma. Houve uma época em que chegaram a excluir a necessidade de aprovação da família, mas isso gerou muita confusão. O mesmo ocorre com a necrópsia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2006, 03:25:52 »
Eu ainda nw entendi pq um ateu teria medo de doar orgãos.Medo do que?De sentir dor?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Setembro de 2006, 12:35:49 »
Medo de apressarem sua morte no hospital pra aproveitarem logo os órgão, em casos em que você ainda teria chance.

Marcell

• Visitante
« Resposta #34 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:28:33 »
Citação de: Stéfano
Que generalização esquisita...
Evidente, Stéfano. É uma generalização. Pense bem e verá que não é tão esquisita assim.
Nunca perguntei para um paciente grave se ele era doador de órgãos. E tenho certeza de que não reagiria bem se me perguntassem isso numa situação dessas...
Exatamente o que estou tentando dizer.
Citação de: Lord Barata
Eu ainda nw entendi pq um ateu teria medo de doar orgãos.Medo do que?De sentir dor?
Também, mas a Guinevere mandou bem. Veja:
Citação de: Guinevere
Medo de apressarem sua morte no hospital pra aproveitarem logo os órgão, em casos em que você ainda teria chance.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #35 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:57:27 »
Eu não sou doador por não confiar em hospitais. O risco não vale a pena.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2006, 15:04:42 »
Este tópico me fez pesquisar sobre o assunto. Achei o seguinte texto neste site:

"Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar."

Se for nesses moldes mesmo, então sou doador.
Who cares?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:53:42 »
De mim, podem retirar o que for preciso e gostaria de ser cremado depois. E os colegas?

Quero assim também para meu corpo inerte e sem vida: retirem tudo e cremem depois...

Na carteira de identidade deveria ter além de "Não doador de orgãos", a expressão "Não receptor de orgãos". É mais justo...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #38 Online: 22 de Setembro de 2006, 17:01:16 »
Idéia interessante! :-)
Who cares?

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Outubro de 2006, 21:01:56 »
 8-)
não doaria meus orgãos

salvo morto ou se minha família, meu irmão, meu pai, mãe precisarem

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #40 Online: 25 de Outubro de 2006, 21:06:13 »
De mim, podem retirar o que for preciso e gostaria de ser cremado depois. E os colegas?

Quero assim também para meu corpo inerte e sem vida: retirem tudo e cremem depois...

Na carteira de identidade deveria ter além de "Não doador de orgãos", a expressão "Não receptor de orgãos". É mais justo...
Poderíamos extender para os que são contrários aos testes de medicamentos em animais: "Me recuso a receber qualquer medicamento ou me submeter a qualquer procedimento médico que tenha sido testado previamente em animais". E também deveria ser proibido de comprar carne, roupas de lã, cintos e sapatos de couro, etc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!