"invertido", quer dizer, como o original japonês, certo?
Sim, invertido em relação a como lemos no ocidente.
Eu acho que há alguma lógica comercial, mas eles estão perdendo potenciais novos leitores que não estão interessados nesse tradicionislismo sem sentido.... acho que é uma boa para manter fiel um público mais "fundamentalista", bem mais restrito...
Mas aí entra a questão de quem é o leitor de mangá.
Existe um enorme preconceito contra os leitores de quadrinhos e o mercado é pequeno aqui no Brasil. Dentre estes, os que curtem mangá são mais raros ainda, e sofrem preconceito dos próprios leitores de quadrinhos ocidentais.
Então o mercado se resume aos otaku, que preferem a leitura oriental. Muitos deles simplesmente não comprariam o mangá com leitura ocidental. A possibilidade de potenciais novos leitores que não pertençam a esse meio é irrisória, mesmo entre os outros leitores de quadrinhos, frente ao risco de perder leitores invertendo o sentido da leitura.
acho que talvez devessem tentar lançar tiragens das duas formas.... para os mais tradicionalistas e para o pessoal que não está interessado nisso.
Aí é questão de saber se haveria público suficiente para compensar duas tiragens da mesma história, apenas com diferença no sentido de leitura. Eu duvido muito.