Autor Tópico: Como se forma um Gênio?  (Lida 3651 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Como se forma um Gênio?
« Online: 17 de Setembro de 2006, 00:57:59 »
Olá amigos,

A revista Galileu desse mês traz uma matéria sobre a genialidade, sua formação e fatores correlacionados. Eu li a matéria e chego a conclusão de que o Gênio é uma delicada combinação de INTELIGÊNCIA+CRIATIVIDADE+MUITO ESFORÇO=GENIALIDADE
É claro que para cada Gênio há uma dose maior de inteligênica ou criatividade ou esforço, mas em geral os três devem estar juntos para garantir o sucesso da pessoa.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Como se forma um Gênio?
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2006, 09:42:01 »
Olá amigos,

A revista Galileu desse mês traz uma matéria sobre a genialidade, sua formação e fatores correlacionados. Eu li a matéria e chego a conclusão de que o Gênio é uma delicada combinação de INTELIGÊNCIA+CRIATIVIDADE+MUITO ESFORÇO=GENIALIDADE
É claro que para cada Gênio há uma dose maior de inteligênica ou criatividade ou esforço, mas em geral os três devem estar juntos para garantir o sucesso da pessoa.

Esqueça a revista... leia Schopenhauer - "O mundo como vontade e representação", mais precisamente o capítulo da "Metafísica do Belo".

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2006, 12:18:27 »
Acho que um gênio já nasce com esse dom.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2006, 13:00:56 »
Como se forma um gênio? Nunca tinha pensado nisso, mas deve ser a partir da condensação daquelas fumacinhas que saem da lâmpada.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2006, 14:18:54 »
Como se forma um gênio? Nunca tinha pensado nisso, mas deve ser a partir da condensação daquelas fumacinhas que saem da lâmpada.
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2006, 15:37:48 »
:histeria: :ok:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2006, 22:06:43 »
Acredito que há mais de um fator que influência no "surgimento" de um gênio. Partindo que a criança nasça com um intelecto saudável, desde que estimulada corretamente, é perfeitamente cabível que ela se torne um "gênio", como chamamos uma pessoa com uma habilidade fora do comum, no futuro.
Quanto a teoria citada pelo Fabulous, que a genialidade é patogêtica, eu não a descarto, sem dúvida alguma é um fator de bastante peso, contudo acredito que ela não seja determinante.

Ps:

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2006, 07:29:10 »
hmmmmm, já falei que não acredito em gênios? quero dizer que não tem essa de inteligência maior, e os gÊnios que se destacaram na ciência obtiveram isso com um pouco de sorte e muito esforço e vontade, e qualquer um de nós também conseguiria.

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2006, 23:44:59 »
Não se sabe sequer o que é inteligência... nem definição consensual existe do termo! Como alguém se atreve a dizer que existe "mais" ou "menos" inteligente?
Munique
"Ando devagar porque já tive pressa..."

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2006, 23:45:29 »
Gui, a definição da fumacinha foi... genial! ;-)

Munique

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2006, 00:07:58 »
Já notaram que todos "genios" são meio loucos ? =T
Não deseje.

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2006, 00:27:50 »
É, tem um mendigo em Copacabana que é o maior gênio! Ele conversa com alguém que está sempre ao lado dele, mas SÓ OS INTELIGENTES VÊEM! É claro que ele, o senhor mendigo, está incluído. Altos papos intelectuais rolam entre os dois. Assunto pra dar e vender.
Munique

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2006, 06:25:23 »
Gui, a definição da fumacinha foi... genial! ;-)

obrigada :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2010, 20:33:52 »
If people knew how hard I had to work to gain my mastery, it would not seem so wonderful at all.
As quoted in Happiness Is Everything! (2000) by Chris Crawford, p. 38, and in "The Blessing of Work" ( 6 March 2005) by David E. Sorensen

If you knew how much work went into it, you would not call it genius.
On the paintings in the Sistine Chapel, as quoted in Speeches & Presentations Unzipped (2007) by Lori Rozakis, p. 71

http://en.wikiquote.org/wiki/Michelangelo

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2010, 23:34:43 »
Vamos considerar como a ivy league e outras top universidades escolhem seus alunos: Eles devem ter escolhido o currículo mais desafiador possível, terem se saído muito bem academicamente considerando suas possibilidades, entre outros nuances Dos quais não me recordo. Existem Vários casos pessoas que gabaritam o "enem"(claro que e bem mais bem feito que o enem) de lá e não são aceitas. Enquanto outras nem vão tão bem( ainda ASsim vão bem) e são. Deve haver um bom motivo para isso não?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
Re:Como se forma um Gênio?
« Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2017, 23:28:20 »
Como o Arquimedes havia relatado no começo do tópico a "genialidade" é determinada por diversos fatores como genética, esforço e disciplina, vendo isso vale ressaltar o caso das Irmãs Polgar, as quais desde pequenas foram preparadas para tornarem-se boas em uma atividade específica, no xadrez.

Um psicólogo húngaro de nome Laszlo Polgar era defensor da tese de que o esforço é mais importante do que o talento, porém não encontrava seguidores e nem espaço acadêmico para a sua ideia, em um ambiente tomado pela mítica do talento. Então ele resolveu prová-la na prática. Anunciou que teria filhos e os faria campeões para provar a tese. Casou-se com Klara, que aceitou o desafio de Laszlo, e juntos tiveram três filhas. Escolheu arbitrariamente um esporte – xadrez – e treinou suas três filhas exaustivamente desde o berço. Para encurtar a história, todas as três irmãs Polgar foram campeãs mundiais de xadrez, sendo que a mais nova delas, Judit Polgar,  é considerada universalmente a melhor enxadrista do sexo feminino de todos os tempos e já ganhou de quase todos os tops masculinos,  incluindo Karpov, Kasparov e Anand.

https://epichurus.com/2014/11/03/talento-ou-esforco-as-irmas-polgar-e-as-10-000-horas/

« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 23:33:23 por Zero »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 07 de Maio de 2017, 23:35:35 »
"Genialidade" tá mais na mesma categoria de instinto. Como não tem muito a ver perguntar como se forma um instinto...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2017, 19:03:27 »
"Genialidade" tá mais na mesma categoria de instinto. Como não tem muito a ver perguntar como se forma um instinto...

Segundo você a genialidade é algo natural, provinda do ser desde seu nascimento. Caso não tivessem sido incentivadas as Irmãs Polgar teriam o mesmo resultado? Seriam ótimas jogadores mesmo assim? Sei que você não pode adivinhar, mas faça sua(s) hipótese(s).

Há realmente quem destaca-se por sua genialidade e inteligência, mas tais fatores como disciplina e esforço não poderiam moldar um gênio? Até se formos analisar, alguém como Mozart teve de treinar muito para tornar-se reconhecido como alguém espetacular na área de atuação, por muitos considerado um gênio.

http://www.megacurioso.com.br/musica-e-danca/54529-talento-nao-e-tudo-mozart-nao-nasceu-como-um-genio-musical.htm

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2017, 19:09:49 »

Segundo você a genialidade é algo natural, provinda do ser desde seu nascimento. Caso não tivessem sido incentivadas as Irmãs Polgar teriam o mesmo resultado? Seriam ótimas jogadores mesmo assim? Sei que você não pode adivinhar, mas faça sua(s) hipótese(s).

Há realmente quem destaca-se por sua genialidade e inteligência, mas tais fatores como disciplina e esforço não poderiam moldar um gênio? Até se formos analisar, alguém como Mozart teve de treinar muito para tornar-se reconhecido como alguém espetacular na área de atuação, por muitos considerado um gênio.

Então, seria então o caso de você considerar que elas não seriam geniais  se não fosse expressa a sua genialidade?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2017, 19:13:07 »
A genialidade é como a geniosidade. Não há como a pessoa geniosa não ser geniosa, assim também como não há como a pessoa genial não ser genial. Nem há como um não gênio ser um.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2017, 20:07:19 »

Então, seria então o caso de você considerar que elas não seriam geniais  se não fosse expressa a sua genialidade?

No caso, se não tivessem sido incentivadas e esforçadas durante suas vidas penso que talvez poderiam não ter desenvolvido tal habilidade, mas é apenas uma suposição.

A genialidade é como a geniosidade. Não há como a pessoa geniosa não ser geniosa, assim também como não há como a pessoa genial não ser genial. Nem há como um não gênio ser um.

Compreendo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2017, 20:46:45 »

No caso, se não tivessem sido incentivadas e esforçadas durante suas vidas penso que talvez poderiam não ter desenvolvido tal habilidade, mas é apenas uma suposição.
Concordo, mas creio que a genialidade vazaria pelo primeiro "buraco que aparecesse".

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #22 Online: 08 de Maio de 2017, 20:46:53 »

Agora sabemos quem redigia os dircursos da Dilma

https://m.youtube.com/watch?v=NAsaxSJPwo4

Recordar é viver :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 08 de Maio de 2017, 20:53:44 »

Agora sabemos quem redigia os dircursos da Dilma

https://m.youtube.com/watch?v=NAsaxSJPwo4

Recordar é viver :)
Quem fez capaz que deve ter recebido uma grana, enquanto eu aqui franqueei esse,  ao menos recebi seu reconhecimento...

Offline Aleister Crowley

• Nível 10
  • *
  • Secretum Finis Africae: ?
« Resposta #24 Online: 08 de Maio de 2017, 22:01:11 »
Muito bacana este tema que o Zero retornou.

Não acredito que as irmãs Polgar sejam gênias como Bobby Fischer foi no xadrez. Penso que elas se tornaram exímias jogadoras às custas de incontáveis horas de estudo, o que não diverge de um ás no atletismo ou um virtuose na música. 
Ademais, há de se considerar o fator genético no caso delas também, uma vez que o pai indubitavelmente demonstra inteligência acima da média. Ou seja, as Polgar até podem apresentar altas habilidades, mas neste caso não podemos atribuir somente aos esforços do pai.     

Foi meio que ao contrário do que você disse. De acordo com os registros históricos, Mozart sempre demonstrou espantosa facilidade, mesmo antes de ter tido qualquer instrução inicial. Foi justamente por isso que o pai, impressionado com o distinto talento do filho, se pôs a cuidar de sua educação musical em período integral.

E como contraexemplo podemos citar ainda outro compositor famoso, Ludwig van Beethoven. Convém notar, outrossim, que o caso Beethoven e seu sobrinho é idêntico ao do pai das Polgar, porém o compositor alemão fracassou. O sobrinho Karl nunca logrou sair da mediocridade e como resultado tentou se matar.

No caso de Shakespeare, os stratfordianos concordariam com essa afirmação. Mas só os stratfordianos.
''O bardo'' é um ótimo exemplo de um gênio que nunca manifestou qualquer traço de genialidade, salvo quando já estava em idade madura. Ou seja, uma hora ou outra a genialidade contida iria aflorar. Ponto para o Sérgio!

Leonardo da Vinci e Gauss, dentre inúmeros outros gênios, deram sinais evidentes de genialidade natural e precoce sem terem tido nenhum incentivo ou esforço vestibular.

Penso que ainda é muito cedo para se dar um veredito e encerrar a questão.
Já li estudos que identificam num mesmo gene a esquizofrenia estando atrelada à alta inteligência.
Os experimentos do cientista Allan Snyder apontam para uma condição neurológica específica como a causa da genialidade. Enfim...
« Última modificação: 08 de Maio de 2017, 22:07:24 por Aleister Crowley »
Secretum Finis Africae: ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!