Como terão surgido as primeiras manifestações de credo? O que vocês pensam a respeito? Segue abaixo um texto com um ponto de vista sobre o assunto. Opinem.
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Na tomada dessas grandes decisões*, assim como em todos os episódios do quotidiano, o homem primitivo era prejudicado pelo seu ainda ínfimo conhecimento das relações casuais da natureza. O mesmo se dava em relação à compreensão do fenômeno da morte. A procura de formas de relacionamento harmônico com a natureza, cujos poderes sentia, mas não conseguia entender plenamente, dá origem à magia.
Pouco se sabe sobre os rituais mágicos do homem primitivo. Até o Paleolítico Superior não há quase nenhum indício sobre sua existência. Nesse período, principalmente com os Cro-Magnon, surgem manifestações artísticas que vão desde pequenos seixos pintados até esculturas representando mulheres e animais, e que alcançam seu apogeu nas pinturas encontradas em cavernas dos Pirineus e do Maciço Central francês. A primeira dessas cavernas a ser descoberta, no século passado*, foi a de Altamira, nos montes Cantábricos, na Espanha. Ainda que pequenos esboços de animais ou coisas, pintados ou gravados em pedra, comuns a todas as culturas desse estágio, possam ser interpretados como sinais de comunicação, as pinturas das cavernas certamente não foram feitas com esse fim. São verdadeiras obras de arte, cuja elaboração era certamente demorada, localizadas em locais de difícil acesso e, o que é de grande importância, algumas não representam animais, mas homens disfarçados com peles de animais. Tudo indica que nessas cavernas, à luz de archotes, realizavam-se ritos de iniciação para os jovens que chegavam à idade de caçar.
Esses rituais, em seu início, possivelmente nada mais eram do que repetições dos movimentos de caça, para efeito de treinamento. Era através deles que o conhecimento das técnicas passava às novas gerações. Com o passar dos séculos, principalmente à medida em que o meio ambiente ia-se modificando, a cerimônia em si ganhava cada vez maior importância, enquanto a motivação inicial se esfumava no esquecimento. O objetivo inicial é gradativamente substituído pelo de propiciar à natureza, influenciá-la para que a caçada tenha mais sucesso. As pinturas já não precisarão copiar o real, tendendo ao simbolismo, o que realmente acontece com os vestígios deixados pelos povos do estágio cultural imediatamente posterior. Não é difícil imaginar como daí se parte para simbolismos puros e para sacrifícios de animais, em rituais cada vez mais complexos, e que passam a exigir conhecimentos especializados para sua encenação, com o que surge a figura do feiticeiro.
Nesses rituais, que de início nada mais foram do que a repetição dos movimentos necessários para o trabalho, encontramos, portanto, o embrião da religião e uma das principais origens da arte em suas principais formas, tais como a pintura, escultura, música, canto e dança. Ainda que algumas atividades artísticas possam ter evoluído paralelamente, a partir do trabalho de elaboração e acabamento de instrumentos e objetos de uso, parece fora de dúvida que sua principal associação inicial tenha sido com os rituais mágicos.
Fonte: MAGALHÃES FILHO, Francisco de B. B. História Econômica (Cap.1 – AS ECONOMIAS PRIMITIVAS). São Paulo (SP), Sugestões Literárias S/A, 1975.
[size=08pt]* “As decisões fundamentais, que interessavam a todos” [todos do grupo]
**Século XIX, uma vez que o livro foi lançado em 1975.[/size]