Alguns pesquisadores acham que sim, nosso Universo pode bem ser um gigantesco Computador Quântico. Abaixo trago uma matéria que fala um pouco a respeito disso:
Seth Lloyd é o tipo de cara com quem se gostaria de tomar uma cerveja. Entre os goles, o professor do MIT discorre sobre os detalhes de como o Universo funciona. Se pedimos outra, ele nos dará um resumo de uma das mais contra-intuitivas idéias que vêm emergindo na Ciência hoje. Seu novo livro, “Programando o Universo”, é um conto que discorre a respeito de que o Universo é – e me diga se já ouviu isso antes – um enorme computador quântico.
WIRED: Soube que você trabalha com reparos em computadores quânticos.
Sim, sou um mecânico quântico! Essas coisas quebram o tempo todo.
WIRED: Você saltou do seu trabalho com computadores quânticos para dizer – “Ah! A propósito, o Universo é um computador quântico gigante”.
Quando se atinge coisas com feixes de luz para criar computadores quânticos, você está sendo um hacker em sistemas pré-existentes. Você está fazendo uso do poder computacional que existe no Universo, da mesma forma que um hacker faz com o computador de terceiros.
WIRED: E o que o Universo está computando quando não o seqüestramos de seus propósitos?
Computa a si mesmo. Computa o fluxo de suco de laranja enquanto você o bebe ou a posição de cada átomo em suas células.
WIRED: Hm… e quantas vezes você viu “Matrix”?
Infelizmente apenas uma. Em “Matrix”, o que você vê é uma farça – uma simulação em bits – que é mera fachada do que é real e que está por trás de tudo aquilo. Mas o Universo é uma simulação tão precisa que é indistinto do Real. Nosso Universo é um colossal computador baseado em Mecânica Quântica.
WIRED: Quando você começou a formar esta sua percepção?
Não é uma idéia nova, ou uma idéia minha. A noção de que o Universo é um computador é tão antiga quanto o conto “The Last Question”, de Isaac Asimov – escrito na década de 50 – e já foi abordada pelo trabalho dos Cientistas da Computação Ed Fredkin e Konrad Zuse nos anos 60.
WIRED: Como você explica a “programação” para seus filhos?
Digo a eles que tudo no Universo é feito de bits. Não de pedaços de coisas, mas de pedaços de informação – uns e zeros.
WIRED: E eles acreditam em você?
Minha filha, Zoey, diz: “Não, papai. Tudo é feito de átomos, menos a luz.”, e é então que eu digo, “Sim, Zoey, mas estes átomos também são informação. Podemos pensar nos átomos como pacotes de bits de informação ou podemos pensar nos bits de informação carregando átomos. Não é possível separar os dois”.
WIRED: Coloco meus óculos mágicos e olho em redor. Vejo que – Minha Nossa! – Tudo está computando! Isso é só moda?
Computadores são nossa metáfora favorita, no momento, portanto talvez estejamos vendo tudo como computadores. Mas esta visão não é tão simples. Mecânica Estatística, que perpassa toda a Química, cresceu a partir da concepção de que o mundo é informação. A definição Matemática de um bit foi inicialmente postulada não durante as décadas de 30 e 40, quando Claude Shannon e Norbert Weiner começaram a Teoria da Informação, mas a partir de James Clerk Maxwell e Ludwig Boltzmann, durante suas explorações do átomo no século XIX! Eles estavam trabalhando para entender a Termodinâmica, mas descobriram que o mundo era composto de Informação.
WIRED: Seria justo dizer que o Universo é uma mente?
Podemos usar esta metáfora. E se você o fizer, eu, você e meu gato são meros pensamentos. Mas a maior parte do pensamento deste Universo recai sobre humildes vibrações e colisões de átomos.
WIRED: Você parece estar dizendo que o conceito de Universo como um enorme computador quântico não é mera metáfora, mas algo real.
De fato. Átomos e elétrons são bits. Colisões atômicas são “ops”. A Linguagem de Máquina são as leis da Física. O Universo É um Computador Quântico.
WIRED: Onde isso vai parar?
Alguns crêem que a vida, a tecnologia e a mente pode evoluir indefinidamente. Outros dizem que não. Não está claro para nós ainda.
WIRED: Podemos ter certeza de algo no momento?
Se eu posso dizer que tenho uma mensagem, uma linha mestra, em meu livro, é que o Universo é um sistema no qual os detalhes específicos e estruturas nele imiscuídas são criadas no momento em que os bits quânticos perdem coesão – ou seja, quando escolhem um caminho em detrimento de uma multiplicidade de possibilidades – e este é um processo idêntico ao da Computação Quântica. É isso que eu quero dizer quando falo em Programar o Universo.
Curioso não?...