Alguns pesquisadores acham que sim, nosso Universo pode bem ser um gigantesco Computador Quântico. Abaixo trago uma matéria que fala um pouco a respeito disso:
Seth Lloyd é o tipo de cara com quem se gostaria de tomar uma cerveja. Entre os goles, o professor do MIT discorre sobre os detalhes de como o Universo funciona. Se pedimos outra, ele nos dará um resumo de uma das mais contra-intuitivas idéias que vêm emergindo na Ciência hoje. Seu novo livro, “Programando o Universo”, é um conto que discorre a respeito de que o Universo é – e me diga se já ouviu isso antes – um enorme computador quântico.
WIRED: Soube que você trabalha com reparos em computadores quânticos.
Sim, sou um mecânico quântico! Essas coisas quebram o tempo todo.
WIRED: Você saltou do seu trabalho com computadores quânticos para dizer – “Ah! A propósito, o Universo é um computador quântico gigante”.
Quando se atinge coisas com feixes de luz para criar computadores quânticos, você está sendo um hacker em sistemas pré-existentes. Você está fazendo uso do poder computacional que existe no Universo, da mesma forma que um hacker faz com o computador de terceiros.
WIRED: E o que o Universo está computando quando não o seqüestramos de seus propósitos?
Computa a si mesmo. Computa o fluxo de suco de laranja enquanto você o bebe ou a posição de cada átomo em suas células.
WIRED: Hm… e quantas vezes você viu “Matrix”?
Infelizmente apenas uma. Em “Matrix”, o que você vê é uma farça – uma simulação em bits – que é mera fachada do que é real e que está por trás de tudo aquilo. Mas o Universo é uma simulação tão precisa que é indistinto do Real. Nosso Universo é um colossal computador baseado em Mecânica Quântica.
WIRED: Quando você começou a formar esta sua percepção?