Autor Tópico: Utopia forçada  (Lida 2480 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Utopia forçada
« Online: 26 de Abril de 2005, 23:25:05 »
Todos temos um ideal de sociedade perfeita... Não é preciso apelar para o marxismo, na teoria até o sistema vigente no Brasil traria bons frutos; funcionários do governo com boas intenções, cidadãos educados, envolvidos no processo político, conscientizados... Em qualquer sistema que se propõe, a falha sempre está quando as pessoas entram no meio, quando depende-se da boa vontade dos outros. Caso todos estejassem preocupados com o bem-comum, as coisas estariam bem melhores. Mas não é difícil entender porque a coisa se desencaminha; o bem-comum é algo muito abstrato. E não é tendo em mente coisas abstratas que o homem age. O bem-comum não é algo muito motivador para a grande parte das pessoas...
Mas agora entra a questão: supondo que conhecêssemos todo o genoma humano, e tivéssemos os meios de alterá-lo, de modo a criar cidadãos exemplares... Em uma geração as coisas já se mostrariam diferentes, e quem sabe em duas atingiríamos a utopia, uma total harmonia entre os bilhões de seres humanos que então existiriam... Não falo em acabar com o egoísmo. Sem egoísmo ou individualidade seríamos somente peças de uma grande engrenagem de bem-estar. Falo apenas de gerar seres humanos mais... conscientes. Poderíamos aprovar tal coisa?

edit: agora que percebi quão semelhante com admirável mundo novo isto é
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Utopia forçada
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2005, 11:09:29 »
Acho que isso seria algo que daria mesmo um maior livre-arbítrio a nós. Caso pudéssemos "brincar" com nossos genes, fazendo e nos remodelando a toda hora, seria algo muito interessante, poderíamos enfim dizer que temos o livre-parbítrio. Porém, isso faria com que perdêssemos nossas identidades, o que nós somos seria um coisa muita flexível, a a sensação de uma identidade é muito importante para nós.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2005, 11:24:36 »
E como fariam nos esportes? Seria um novo tipo de dopping...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2005, 13:00:31 »
Não ia dar certo, o mundo não pode ser composto apenas de iguais. Sempre haveriam aqueles que prefeririam manter-se ao natural, ou com uma genética não condizente com a sociedade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Utopia forçada
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2005, 14:44:23 »
Citação de: Amon
Não ia dar certo, o mundo não pode ser composto apenas de iguais. Sempre haveriam aqueles que prefeririam manter-se ao natural, ou com uma genética não condizente com a sociedade.

É isso que aconteceria...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2005, 15:34:55 »
Citação de: Unbedeutend Organisch

É isso que aconteceria...

bala neles! hehehe

mas não dei minha opinião, eu mesmo seria contra algo assim. pode parecer estranho ou até sádico, mas um mundo perfeito não me agrada. se até o congo tivesse um idh escandinavo, e não houvessem ameaças ao bem-comum de qualquer tipo, como terroristas ou estado tiranos, qual seria o propósito de tudo? o que haveria a se melhorar? nascer, ter filhos e morrer? eu em uma sociedade dessas faria questão de virar homem-bomba.
vejam bem, se temos mesmo livre-arbítrio (talvez não, mas na prática são tantas variáveis que fica mais fácil dizer que temos), é bem possível que joguemos tudo que seria supostamente vantajoso, justamente por ter a liberdade de fazê-lo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2005, 18:36:57 »
Um mundo perfeito não me agrada porque é justamente a variabilidade e as imperfições que tornam o mundo um lugar legal.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2005, 19:43:50 »
Em AMN não é assim. Lembra? Eu não gostaria de ser cáqui, sou tão feliz por ser verde! Imagine se não houvessem os cáqui, nós teríamos que fazer aquele trabalho horrível que eles fazem.

Não há gen pra "cidadão exemplar", pô, vocês cismam de simplificar tudo. Cidadania não vem de fábrica.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2005, 21:47:24 »
Citação de: rizk
Em AMN não é assim. Lembra? Eu não gostaria de ser cáqui, sou tão feliz por ser verde! Imagine se não houvessem os cáqui, nós teríamos que fazer aquele trabalho horrível que eles fazem.

Não há gen pra "cidadão exemplar", pô, vocês cismam de simplificar tudo. Cidadania não vem de fábrica.

Mas agora entra a questão: supondo que conhecêssemos todo o genoma humano, e tivéssemos os meios de alterá-lo, de modo a criar cidadãos exemplares...

hipótese :)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Utopia forçada
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2005, 18:13:40 »
Neste assunto de utopia, sempre entra em uso a palavra "perfeito"  se referindo a um suposto mundo. ... mas o que é o perfeito?....não poderia o mundo perfeito...ser imperfeito?... como criaturas limitadas poderiam ter tal visão, de um mundo acabado...perfeito?
A perfeição do mundo social, não estaria no mesmo sentido da "perfeição"  do universo, num constante aperfeiçoamento?.... não seria isto o mundo perfeito?... sempre evoluindo?
Ao longo dos séculos filosofos pensaram cada um em sua visão de mundo perfeito, e estas visões tiveram o contágioi das imperfeições de suas épocas... penso que cairiamos assim no mesmo erro......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
Utopia forçada
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2005, 18:28:18 »
É, realmente um mundo perfeito seria chato... mas isso até que seria bom pra evitar uma extinção da nossa espécie, caso esteja iminente (se já não estiver).
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2005, 18:30:18 »
Minha visão de perfeição não é uma imperfeição de aperfeiçoamento contínuo. E sim uma forma dualística das coisas, + e -, Yin e Yang, branco e preto etc. Essa polaridade é tudo, a perfeição está no intermédio delas.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2005, 19:13:38 »
é preciso que as pessoas tenham prazer de trabalhar, assim teriamos uma sociedade perfeita
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2005, 19:33:22 »
Citação de: Fernando
Minha visão de perfeição não é uma imperfeição de aperfeiçoamento contínuo. E sim uma forma dualística das coisas, + e -, Yin e Yang, branco e preto etc. Essa polaridade é tudo, a perfeição está no intermédio delas.

Mas um universo baseado totalmente nisso não poderia existir (por causa da antimatéria etc).
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2005, 19:47:41 »
Só seria perfeito se todos fossem felizes.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2005, 20:06:41 »
Citação de: bruno

mas não dei minha opinião, eu mesmo seria contra algo assim. pode parecer estranho ou até sádico, mas um mundo perfeito não me agrada. se até o congo tivesse um idh escandinavo, e não houvessem ameaças ao bem-comum de qualquer tipo, como terroristas ou estado tiranos, qual seria o propósito de tudo? o que haveria a se melhorar?

Por que "tudo" tem que ter um propósito?
Qual o propósito de "tudo" no mundo, do jeito que ele é hoje?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2005, 21:03:11 »
Citação de: Snake
Citação de: Fernando

Mas um universo baseado totalmente nisso não poderia existir (por causa da antimatéria etc).

Pois então, se só existissem as polaridades não, mas se existissem os intermédios daí seria perfeito.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2005, 01:07:27 »
Citação de: GMGall

mas não dei minha opinião, eu mesmo seria contra algo assim. pode parecer estranho ou até sádico, mas um mundo perfeito não me agrada. se até o congo tivesse um idh escandinavo, e não houvessem ameaças ao bem-comum de qualquer tipo, como terroristas ou estado tiranos, qual seria o propósito de tudo? o que haveria a se melhorar?

Por que "tudo" tem que ter um propósito?
Qual o propósito de "tudo" no mundo, do jeito que ele é hoje?

não achei a resposta ainda... mas penso que na hipótese em questão a pergunta ficaria mais evidente.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2005, 07:01:04 »

E digo mais: eu não me importaria que todos perdessem a identidade se fossem felizes. Mas tinha que ser todo mundo mesmo e não podia enjoar nunca.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Maio de 2005, 09:13:17 »
Citação de: Tiago

E digo mais: eu não me importaria que todos perdessem a identidade se fossem felizes. Mas tinha que ser todo mundo mesmo e não podia enjoar nunca.

Admirável Mundo Novo?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Utopia forçada
« Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2005, 14:18:35 »
Serem todos felizes todo tempo......... como saberiam disto?.... a sequencia de momentos felizes com outros menos felizes dá um parametro de comparação....sem isto não seria algo um tanto enfadonho?..... não se transformaria num interminável tédio?... admiravel mundo novo........
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #21 Online: 01 de Maio de 2005, 17:40:26 »

não achei a resposta ainda...

Eu também não. :wink:

mas penso que na hipótese em questão a pergunta ficaria mais evidente.

Não sei... Acho que continuaríamos procurando um propósito para "tudo" da mesma maneira que procuramos hoje, com a mesma intensidade, independente de como o mundo fosse, com ou sem essa "utopia forçada". Mas é só um palpite.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #22 Online: 01 de Maio de 2005, 20:26:17 »
Lembrando que, apenas a sociedade estaria perfeita,  nem tudo estaria perfeito.Ou seja, continuaríamos a ser rondados por problemas de outra espécie, não os sociais, teríamos que nos ocupar com várias coisas(como deus.ehehehe) , então dizer que "sem a imperfeição o mundo seria ruim" não serve para o caso

Há formas de um cidadão tornar-se mais "consciente", os que não são convencidos ou não se tornam o básico de "conscientes",simplesmente são PUNIDOS(calma, sem câmaras de gás ou choque elétrico..).Eu acho que ter pessoas punidas não é um problema ou mais seguramente algo anormal, seria um sonho meio desnecessário.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 01 de Maio de 2005, 20:41:54 »
Na vida social das formigas ou das abelhas elas sabem o que é certo e o que é errado, e nunca cometem um erro socialmente grave.
Imaginem o Humano assim. Não iria existir violência, corrupção. Seria uma grande passo ao caminho da utopia.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #24 Online: 01 de Maio de 2005, 20:44:51 »
Citação de: Mr.Hammond
Citação de: rizk
, sou tão feliz por ser verde! .

Você quem falou...

Esses verdes, Michelle?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!