Acredito que a resposta para a questao:
universidade publica x universidade particular
esta mais no campo da politica...
Eu, particularmente, acho que o governo nao deve se responsabilizar totalmente pelo ensino superior...
Principalmente num pais como o brasil, onde saude publica, ensino basico e ate mesmo a fome sao problemas tao serios.
Aqui na inglaterra por exemplo, as universidades sao todas particulares e com um altissimo nivel academico.
Mas concordo que no Brasil e injusto isso considerando a injustica social que causaria...
Mas por outro lado, essa gente nao consegue entrar na universidade publica de qualquer forma, pq nao tem vagas suficientes tornando ela extremamente seletiva... gerando novamente desigualdade social!
Vou deixar pra la essa discussao pq realmente, tratando de um pais como o brasil, isso e complicadissimo.
So queria dizer que com a excessao de universidades com vieses ideologicos suspeitos (vide puc com seu catolicismo), acho que universidades privadas terao sempre vantagens por terem mais grana entrando.
E por mais que existam cabecas pensantes... a dura realidade e que, sem grana, pesquisa nao vai pra frente... ficamos sempre na cola dos outros...
Pelo menos isso e fato na area biologica, que depende tanto de equipamentos, etc... e assim...
Ja nos cursos de "cuspe e gis" como meu pai costuma falar, pode ate ser diferente...
Um exemplo e o prof Ivan Izquierdo! da federal do RS. Quem e das areas biologicas provavelmente conhece ele...
Um dos maiores pesquisadores em memoria do nosso tempo!
Depois de vestir a camiseta do ensino publico por anos a fio... e nao se vender por nada pras privadas,
ele acabou fazendo um "intercambio" com a puc! e agora mais que nunca a pesquisa dele ta no top!
Provavelmente se tivesse tido a grana necessaria desde o inicio teria ganhado o nobel no lugar do Kandel!
Justo?
"don't think so!"