Cara... mesmo sendo falha humana, fico pensando se não teve alguma anomalia atmosférica também....
Ou o Legacy acertou o 737 enquanto ele subia de 35 para 36 mil pés, pode ser que o piloto do 737 tenha deixado ele subir demais daí a colisão.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126603.shtml
Essa é uma hipótese bem plausível.
Não sei. Pelo danos no Legacy da idéia que ele que acertou o 737 e possivelmente por baixo. Talvez rasgando a fuselagem e destruindo o sistema hidráulico que aciona os lemes da cauda.
Lá em cima alguém falou que a morte foi instantânea. Talvez não. Imagina você caindo durante uns 3 minutos com o bico do avião apontado para baixo. Imagina a despressurização violentíssima que essas pessoas sofreram (rompimentos de tímpanos, desmaios, etc). Parece que do choque ao local da queda o avião deslocou-se apenas 30 km o que caracteriza a rápida queda.
Talvez como desespero final o piloto ainda tenha tentado eliminar o combustível o que evitou a explosão.
Tudo suposição, só a caixa preta dará a resposta.
Sim, o Legacy égou o 737 por baixo, se o 737 estivesse subindo de frente para o Legacy ele ia pegar na barriga, e pelos danos no Legacy ele pegou o 737 por pouco, tipo se estivesse meio metro mais baixo não bateria.
Quiz dizer morte instantânea ao bater, quanto a despressurização o choque barométrico não é tão traumático assim, deixa o pessoal atordoado, por um tempo não dá para saber o que está acontecendo, o ruim deve ser queimar vivo, como aconteceu com muita gente no acidente da TAM em Congonhas.
Quanto ao combustível a falta de uma explosão 30 segundos não é tempo suficiente para alijar combustível e esta certamente não era uma prioridade do piloto.
Eu também acho que o Legacy deve ter acertado as linhas do sistema hidráulico para ter derrubado o 737 deve ter sido algo assim.
Notando mais um detalhe, nesta foto:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/images/20061001-aviao230.jpgNotem que os trens de pouso estão baixados, para eles terem ficado nesta posição estavam baixados e travados, ou seja, o piloto estava tentando reduzir a velocidade durante a queda, se o legacy acertou o sistema hidraulico não afetou o funcionamento dos trens de pouso.