O que poderia deixar os mais racionalistas descansados em relação aos que acreditam em Deus (seja qual for o significado dessa palavra)?
A convicção de que os teístas aceitam que crer em Deus é uma opção, e não uma necessidade universal.
Por exemplo, um argumento é que Deus exige um salto de fé. Não é algo que se possa acreditar tal como, por exemplo, se acredita na evolução. Ninguém viu o filme da evolução, mas existem evidências e a teoria da evolução segue essas evidências e conta uma história plausível do que deve ter acontecido.
Mais do que isso; a evolução de espécies é pode ser reproduzida artificialmente e é documentada e compatível por toda uma variedade de evidências. Nesse sentido, podemos sim "ver o filme" da evolução. Não é preciso acreditar nela, porque tentamos encontrar falhas nela e não as encontramos.
Mas acreditar em Deus é diferente... embora se possa dizer que a evolução, vista de perto, mostra que a vida não segue um projecto, mas vista de longe podemos dizer que não se pode refutar que a própria seleção natural não possa ter sido projectada.
Não se pode refutar que o que quer que seja tenha sido projetado. É apenas mais um caso particular de impossibilidade de provar que algo (qualquer coisa)
não existe. Não é tão diferente da impossibilidade de provar que eu não sou noivo da Elle McPherson.
Além do que, é estranho pensar em um projeto divino que tenha espaço para coisas tão tristes como a anencefalia.
E se olharmos a vida de longe, através de um olho divino, vemos que ela se tornou maior e mais complicada ao longo do tempo.
Por que através de um "olho divino"? A vida se tornou maior e mais complicada por olhos humanos também.
Muitos cientistas acham que sempre que temos um replicador no início, mais cedo ou mais tarde vamos ter algo como nadadores, voadores, corredores e bichos inteligentes.
Não necessariamente. Depende das características do ecossistema e de outros fatores.
Mas ao que tudo indica foi o que aconteceu na Terra.
Por isso parece haver alguma direção nas reações da vida.
E há. A definida pela seleção natural. Evolução das espécies não é algo "ditado pelo acaso".
Enfim, muitos poderiam inferir disto (e de outras coisas... como o principio antrópico) que pode haver um projecto.
Princípio antrópico é um argumento particularmente fraco. Não é, de fato, mais do que um fato ao qual se tenta emprestar um significado que não cabe nele.
Freeman Dyson traduz esta ideia numa frase: "É como se o Universo soubesse que estamos a chegar".
É a opinião dele - ou talvez mais apropriadamente, seu
senso estético. Ele tem o direito de pensar assim, mas pessoalmente não acho essa idéia nada convincente.
Mas, enfim, vamos conceder que Deus é uma crença irracional que exige um salto de fé.
Se não exigisse esse salto de fé, não poderia ser Deus. Seria um fenômeno natural.
Se alguém diz isto, sem mais justificação (ou sem ter a pretenção de achar que esse salto de fé prova o que quer que seja), o que vcs diriam?
Como eu disse lá acima: que é direito dele, mas não se deve esperar que eu me submeta a crenças alheias sem um motivo.