Autor Tópico: O que poderia ser um bom argumento Teísta?  (Lida 2020 vezes)

Offline Ego

• Nível 12
  • *
Re: O que poderia ser um bom argumento Teísta?
« Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2006, 20:31:35 »
Não sei se existe um bom "argumento" teísta. E sinceramente, não creio que tem que existir. Pra viver como teísta, tem que desenvolver a fé. Provas e etc, talvez não possibilitem isso.

Você tem que acreditar por escolha própria. Se responsabilizar por sua escolha.

Pra mim não há escolha. Acreditar e buscar a realidade é uma questão moral. Qualquer coisa diferente disso é mentir para sí mesmo, e isso é vergonhoso.

Ceticismo é a melhor maneira para se buscar respostas às questões que atormentam as pessoas. Ceticismo é procurar sempre a verdade. Se isso acaba causando ateísmo, é porque Deus não existe mesmo.

Por que você não diz logo "Eu estou certo e você errado" ? É o que você aparenta estar dizendo.

As pessoas pensam diferente, ser humano não é padrão, só porque não penso como você, não significa que esteja mentindo. A gente escolhe a vida que leva. Isso é ser racional. Sou consciente de minhas escolhas. Não tenho aquela desculpa "aaaah, porque todo mundo é assim, eu sou assim". Venho de uma família muito liberal em termos de pensar e escolha. Se fui pro lado cristão é porque eu escolhi e gosto dessa vida.

« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 20:33:24 por Ego »
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 03 de Outubro de 2006, 20:47:54 »

Pra mim não há escolha. Acreditar e buscar a realidade é uma questão moral. Qualquer coisa diferente disso é mentir para sí mesmo, e isso é vergonhoso.

Eu tenho que concordar com o Ego...

Aquele que crê, até prova em contrário, também busca a realidade. Inclusive como um imperativo moral.

Que se faça isso através da fé e não do questionamento cético é uma questão de escolha. Conquanto não se force essa escolha ao resto da sociedade (como tentam fazer nos Estados Unidos), não tenho problemas com isso.

Ceticismo é a melhor maneira para se buscar respostas às questões que atormentam as pessoas. Ceticismo é procurar sempre a verdade. Se isso acaba causando ateísmo, é porque Deus não existe mesmo.

Eu concordo com a primeira e a segunda afirmativas, mas acho que dizer que o ceticismo necessariamente provoca o ateísmo é um tanto exagerado. :ok:

Citação de: Ego
As pessoas pensam diferente, ser humano não é padrão, só porque não penso como você, não significa que esteja mentindo. A gente escolhe a vida que leva. Isso é ser racional. Sou consciente de minhas escolhas. Não tenho aquela desculpa "aaaah, porque todo mundo é assim, eu sou assim". Venho de uma família muito liberal em termos de pensar e escolha. Se fui pro lado cristão é porque eu escolhi e gosto dessa vida.

Eu aplaudo sua decisão de viver pelas suas escolhas. Não concordo com grande parte de sua linha de raciocínio, ou de aceitar (aparentemente de maneira acrítica) certas coisas. Mas no final, é a sua vida e a sua escolha.

A gente está aqui para debater, não para brigar :ok:

Luz

• Visitante
« Resposta #27 Online: 03 de Outubro de 2006, 21:10:03 »
Eu concordo com a primeira e a segunda afirmativas, mas acho que dizer que o ceticismo necessariamente provoca o ateísmo é um tanto exagerado. :ok:

Eu também concordo, e... eu também acho. E falo por experiência própria, sou cética, mas não sou ateísta.  ::)

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #28 Online: 04 de Outubro de 2006, 13:27:28 »
ceticismo nada tem a ver com ateísmo, apesar de que muitos ateus também são céticos.

existem céticos teístas. a própria igreja católica assume papel de cética quando investiga possíveis milagres.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 05 de Outubro de 2006, 06:21:41 »
Vide padre Quevedo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!