Autor Tópico: Petrobras: Privatizar ou não?  (Lida 3251 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Petrobras: Privatizar ou não?
« Online: 06 de Outubro de 2006, 13:28:53 »
O modelo brasileiro de privatização está sendo discutido em alguns tópicos por aqui. Um debate recorrente é o da privatização da Petrobras, que provoca muitas paixões.

Eu me confesso um leigo no assunto. Visto que o fórum conta com gente entendida em Economia e Política, digam-me lá: a Petrobras deveria ser privatizada ou não? Por quê?

Se possível, gostaria que fundamentassem suas respostas com números e fontes.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Re: Petrobras: Privatizar ou não?
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2006, 14:29:29 »
Eu sou a favor da privatização da Petrobrás. Não sou economista, portanto, não posso fornecer números.

Um dos principais problemas do Brasil, entre tantos, é o gigantismo do Estado, lento, ineficiente, burocrático, corrupto. A experiência prova que a iniciativa privada é mais eficiente que o Estado e os países mais liberais são os mais avançados. É notório que o Estado brasileiro se tornou incapaz de investir e acumula dívidas enormes que há muito teriam levado à falência qualquer empresa privada; mas o Estado não quebra, o Estado quebra a população.

Todas as estatais devem ser privatizadas na minha opinião. O que faz a Petrobrás qualquer outra empresa privada faria muito melhor e se por acaso ela quebrar por má gestão uma outra empresa tomará o seu lugar, como aconteceu com a Varig que vai sendo substituída sem ninguém sentir sua falta.

E mais. A Petrobrás é o símbolo do atraso do Brasil, que teima em adorar velhos dogmas sabidamente caducos. A modernidade está chegando mas continuamos insistindo no atraso.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 14:44:16 »
Eu concordo com seu argumento de gigantismo do Estado brasileiro e com a ineficiência de gestão. Mas como seu raciocínio se aplica no caso específico da Petrobras? Você tem algum relato que cita as razões da ineficiência dela?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 14:54:59 »
Se o meu raciocínio serve para o Estado serve para todo o resto, inclusive a Petrobrás.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:06:58 »
O mercado é o grande regulador da eficiência de uma empresa, não é mesmo? Mas como podemos julgar a Petrobrás uma vez que ela nunca se lhe submeteu? Ela sempre teve o confortável colchão do monopólio e o melhor acionista que uma empresa pode desejar -  o Estado. Se ela é tão competente assim porque foge da concorrência? Porque foge da luta? Na verdade, a Petrobrás é que está devendo, ela oculta o ônus da prova quando se esconde no protecionismo estatal. Mas quem não deve não teme, não é o que diz o ditado? O que teme a Petrobrás então?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:37:00 »
Se o meu raciocínio serve para o Estado serve para todo o resto, inclusive a Petrobrás.

OK, mas isso é uma questão de princípios para você -- ou ao menos, parece. O que eu gostaria é de alguns argumentos específicos de má gestão da empresa. Por exemplo: ela dá lucro? Quanto? Quanto é repassado à União? Quanto é investido em novas tecnologias? De que forma privatizá-la melhoraria (ou pioraria) as operações e a gestão da empresa?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:39:27 »
Insisto na questão não por ser contra ou a favor, mas porque não tenho opinião formada sobre o assunto e gostaria de pesar os argumentos pró e contra :-)

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:05:53 »
a petrobrás é uma empresa altamente lucrativa, já tem uma parte importante do capital em mãos de privados, atua de maneira importantíssima no fomento à cultura  e é crucial no desenvolvimento da energia dentro do Mercosul e na existência dele próprio.

para que privatizar?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:26:16 »
Eu tenha a mesma dúvida do Dbohr. A questão seria então: o quanto teríamos a ganhar com a privatização da Petrobrás?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:28:15 »
Eu acho que a pergunta é o quanto ganharíamos, inexoravelmente, se a privatizássemos.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 16:32:41 por quereu »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:33:12 »
Em princípio concordo com a primeira mensagem do quereu e acrescento: do que adianta ser altamente lucrativa se o lucro não é repassado para a população? E ela, sendo uma estatal, tem parte de seus custos bancados diretamente por nossos impostos. Isso é um problema realmente sério. Agora ela passa por uma fase boa, mas e quando (se acontecer) ela estiver no prejuízo e entrar em declínio? A população paga a conta, diretamente.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:40:11 »
Eu tenha a mesma dúvida do Dbohr. A questão seria então: o quanto teríamos a ganhar com a privatização da Petrobrás?

Em valor monetário provavelmente nada. Porém deixaríamos de ajudar a sustentar mais um grande elefante estatal, pois a Petrobrás é uma empresa que socializa os prejuízos (em caso destes) entre a população, enquanto retém seus lucros.

Citaram a função cultural dela. Não tenho números, mas imagino que sua contribuição com a cultura é pífia em comparação com seus lucros. Deve ser aquém do mínimo que se poderia exigir de uma estatal de tal porte.

Mas é claro que posso estar errado. :-)
Who cares?

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:47:25 »
ados referentes ao ano de 2005

RECEITAS LÍQUIDAS (R$ milhões)
R$ 136.605

-------------------------------------------------------
LUCRO LÍQUIDO (R$ milhões)
R$ 23.725

INVESTIMENTOS (em bilhões de Reais)
R$ 22,9

ACIONISTAS
170.060

EXPLORAÇÃO
64 sondas de perfuração (42 marítimas)

RESERVAS (CRITÉRIO SEC)
11.77 bilhões de barris de óleo e gás equivalente (boe)

POÇOS PRODUTORES
14.061 (1.258 marítimos)

PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO
97 (73 fixas; 24 flutuantes)

PRODUÇÃO DIÁRIA
1.847 mil barris por dia - bpd de petróleo e LGN
370 mil barris de gás natural

REFINARIAS
16

RENDIMENTO DAS REFINARIAS
1.839 mil barris por dia

DUTOS
30.343 km

FROTA DE NAVIOS
125 (50 de propriedade da Petrobras)

POSTOS
6.933 Ativos (766 próprios)

FERTILIZANTES
3 Fábricas: 1.852 toneladas métricas de amônia
1.598 toneladas métricas de uréia

Atualização anual
Última atualização: fev 2006

Eriol

• Visitante
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:48:35 »
1. A Petrobras recebe recursos do tesouro para investimentos?

Todos os investimentos da Petrobras são custeados por recursos próprios oriundos da comercialização de seus produtos ou por captação no mercado. A Petrobras não recebe qualquer recurso do governo. Pelo contrário, contribui significativamente para a receita pública da União dos estados e dos municípios, por meio do pagamento de impostos, taxas, contribuições, dividendos e royalties pela extração de petróleo e gás natural. No período 2003-2007, o Sistema Petrobras deverá investir US$ 34,3 bilhões, dos quais US$ 19,7 bilhões de geração própria, US$ 9,3 bilhões mediante financiamentos convencionais; US$ 3,3 bilhões mediante project finance e US$ 2 bilhões por meio da emissão de ações.

Eriol

• Visitante

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:55:57 »
Neste caso minha opinião muda consideravelmente.
Who cares?

Eriol

• Visitante
« Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:59:22 »
quanto à ação social procure na página... não encontrei nada sintetizado.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2006, 17:07:03 »
Dado o excepcional preço do petróleo todas as petrolíferas estão lucrando.

E aí? Quanto a Petrobrás está lucrando em relação àquelas? Pois eu tenho que comparar para saber em qual dos regimes uma empresa se torna mais lucrativa, se privada ou estatal. Notem que a pergunta é privatizar ou não. Valores absolutos não inferem resultados. Então, artífices dos números, tragam números comparativos.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 17:33:17 por quereu »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2006, 17:35:04 »
sobre investimentos culturais de empresas

posso estar mal informado, mas pelo que acho que sei, é uma palhaçada. Elas não simplesmente contribuem, mas tem essa contribuição abatida em impostos; dessa forma, quem contribui somos nós, e alguém da empresa, ou "a empresa" apenas escolhe no que é aplicado o dinheiro dos impostos, ao mesmo tempo em que anuncia como patrocinadora.

A Petrobrás é o símbolo do atraso do Brasil, que teima em adorar velhos dogmas sabidamente caducos. A modernidade está chegando mas continuamos insistindo no atraso.
poderia detalhar mais isso? Que dogmas?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2006, 17:50:59 »
Neste caso minha opinião muda consideravelmente.

Nada a ver com a questão, mas é por isso que eu gosto de debater com céticos. Estamos sempre prontos a mudar de opinião se o argumento for convincente :hihi:

De volta ao tópico:

sobre investimentos culturais de empresas

Minha mulher é craque na Lei Rouanet. Vou pedir para ela me explicar e depois eu posto aqui. Adiantando, acho que é mais ou menos como o Buckaroo explicou.

A Petrobrás é o símbolo do atraso do Brasil, que teima em adorar velhos dogmas sabidamente caducos. A modernidade está chegando mas continuamos insistindo no atraso.
poderia detalhar mais isso? Que dogmas?

Eu reforço a pergunta do Buckaroo. Que dogmas? Como isso se aplica à Petrobras? Cite como a privatização aumentaria a eficiência da empresa.

Outra dúvida: se a exploração do petróleo e derivados no Brasil não fosse monopolizada pela Petrobras, que mudanças (para melhor ou para pior) vocês acreditam que haveria?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2006, 17:54:53 »
A Petrobrás é a vedete das estatais. Quando falamos em privatização apontando os inúmeros rombos que as estatais provocaram, logo vem um arauto do atraso, citando-a. O que ela representa? A presença do estado em setores comprovadamente melhor administrados pela iniciativa privada. O monopólio - você pode imaginar algo mais defasado e retrógrado que o monopólio? Os cabides de empregos - ou acha que os políticos não aproveitam das estatais para porem seus apadrinhados? As fraudes de licitações - ou imagina que a politização da empresa não leva a politização dos contratos. Acredita piamente que tudo isso não acontece na Petrobrás, que da noite para o dia ela deixou de ser uma ilha de bem-aventurança para práticas escusas? Isso aí não são práticas de um país atrasado?

Petrobrás é isso aí. Símbolo do atraso ao qual, nós brasileiros, nos aferramos com todas as forças. Empresa criado por um ditador ridículo e que para se manter em pé chupa os recursos da sociedade.

Veja o lucro da Petrobrás: 24 milhões. Eu acho esse número ridículo. Mas para os defensores do atraso ele soa grandiloquente.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:00:36 »
Senhores, tragam os números que comparam as petrolíferas. Só assim poderemos saber se vale ou não a pena vender a Petrossauro.

Eriol

• Visitante
« Resposta #22 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:06:57 »
Financial Times:

"Petrobras, 55.7 per cent of whose voting shares are owned by the government, is often held up as one of the most progressive national oil companies. It is one of the few companies that can compete with international oil companies, such as BP and ExxonMobil, in producing oil from deep waters"

http://search.ft.com/searchArticle?queryText=petrobras&y=0&javascriptEnabled=true&id=060714008818&x=0

http://www2.petrobras.com.br/portal/ingles/frame_ri.asp?pagina=/ri/ing/InformacoesAcionistas/ComposicaoCapitalSocial.asp

Se se perdesse o monopólio horizontal que se tem no Brasil, o que aconteceria na indústria? E as pesquisas de Biodiesel e perfuração profunda? Todo esse ID+ iria para "melhores" centros nos países-sede das compradoras, que pelo porte de Petrobrás não poderiam ser nacionais.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:16:43 »
Trecho do artigo supra linkado:

It was Fernando Henrique Cardoso who opened Brazil's energy industry to foreign energy companies and forced Petrobras to compete. Since then, however, the company has lost some of its independence from the government, with party-loyalists in key positions and some policies that favour the Brazilian consumers more than the companies' shareholders.

Ops! A Petrobrás melhorou a competividade por causa do FHC? Porque o FHC abriu o mercado? Tenhamos coragem, companheiros, e privatizêmo-la completamente...

Se se perdesse o monopólio horizontal que se tem no Brasil, o que aconteceria na indústria? E as pesquisas de Biodiesel e perfuração profunda? Todo esse ID+ iria para "melhores" centros nos países-sede das compradoras, que pelo porte de Petrobrás não poderiam ser nacionais.

Se a Petrobrás não pode competir...

Números, mais números que estou adorando!!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:23:06 »
Veja o lucro da Petrobrás: 24 milhões. Eu acho esse número ridículo. Mas para os defensores do atraso ele soa grandiloquente.

Quereu, acho que quando ele escreve

LUCRO LÍQUIDO (R$ milhões)
R$ 23.725

está dizendo R$ 24 bilhões (ou 24*10^9 reais).

Eriol, me corrige aí se não for isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!