Não sei a que Tails se refere. Será ao 16º versículo do 3º capítulo? Mas pode ser apelado 18º versículo do 1º capítulo e o 1º versículo do 4º capítulo… Também dá-me a entender que Deus não tinha intenção de que Adão e Eva tivessem filhos, por só mencionar o caso como castigo, mas considero uma apenas opinião minha sem fundamentos sólidos.
Mesmo com a menção no 1º capítulo, o texto até ao Ge 2:3 é uma versão de criação diferente.
2ª versão – primeiro veio o homem 1) A segunda versão começa com "Esta é uma história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu.";
2) A ordem de criação é:
a) há terra, mas não há plantas porque Deus ainda não fizera chover nem fizera homem para lavrar;
b) uma neblina regou o solo e Deus criou o homem (adaham = homem ou terra) uma escultura do solo molhado e introduziu ar (espírito = ar) pelas narinas, dando-lhe vida;
c) foram criadas as plantas formando um jardim, inclusivé uma árvore do "conhecimento do que é bom e do que é mau"; havia rios a regar o jardim
d) o homem está só, e por isso Deus cria animais do solo, mas o homem não encontrou nenhum que agradasse;
e) foi criada, por fim, a mulher das costelas (
originado de um mito semítico, onde a palavra "costela" – "ti" – era usado como trocadilho, e que não faz sentido em hebraico…), e o homem fica finalmente contente;
Tudo foi feito num único dia.
1ª versão: tudo veio antes do homem No 1º capítulo:
a) a água já existe (começa como os
mitos cosmogónicos do Egipto, Suméria e da Babilónia);
b) houve luz por ordem de Deus; "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia." – e por isso os judeus começam o dia pela pôr do Sol;
c) Deus (elohim) construiu o firmamento e, por sua ordem, há água por baixo e por cima do firmamento (em vários versículos, por exemplo sobre o dilúvio, é dito que o firmamento tem janelas onde a água de cima cai); "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, segundo dia.";
d) por ordem de Deus, as águas debaixo do firmamento separam-se e surge terra seca; depois é criada vegetação (antes da criação do homem); "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, terceiro dia";
e) por ordem de Deus, foram criadas duas lâmpadas grandes coladas no firmamento; ah, e colocou também estrelas; "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, quarto dia";
f) por ordem de Deus, foram criados vários animais (antes do homem); depois disse "Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança", ou seja, macho e fêmea, para dominar os animais e plantas; "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, sexto dia";
g) Deus descansou no sétimo dia (Yom Shabat = dia do Senhor) e abençoou-o como sagrado – e é por isso que os judeus descansam no sétimo dia (sábado), como sagrado; os babilónios preferiam descansar nos 7º, 14º, 21º e 28º dias;
O nome das semanas em hebraico é:
Yom rishon (primeiro dia – 1Coríntios 16:2),
Yom sheni (segundo dia),
Yom shlishi (terceiro dia),
Yom Revi'i (quarto dia),
Yom chamishi (quinto dia)
Yom shishi (sexto dia) e
Yom Shabat (dia do Senhor).
Pode-se tirar outra conclusão: "dia" ("yom") não é um termo com a flexibilidade arbitrária que é atribuída para contornar os problemas cronológicos da Bíblia.
A serpente mentiu? No Novo Testamento, com as influências Persas e Gregas, assumiu a serpente como sendo Diabo (mentiroso), e este foi considerado Satanás (opositor), que no Antigo Testamento era um servo de Deus que pertencia ao Panteão Divino, e colocava-se à direita das pessoas para anotar os seus defeitos, que seriam usados para o juízo de Deus. (
../forum/topic=8545.0.html#msg144735 )
No livro do Génesis…
1) Ge 2:16,17; Deus disse a Adão: "De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque
no dia em que dela comeres,
positivamente morrerás."
2) Ge 3:4; a serpente disse à mulher (Eva): "Positivamente
não morrereis. 5 Porque Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes dele, forçosamente se
abrirão os vossos olhos e forçosamente
sereis como Deus,
sabendo o que é bom e o que é mau.";
3) Ge 3:4 "
Abriram-se então os olhos de ambos e começaram a perceber que estavam nus." (a serpente tinha dito: "abrirão seus olhos");
4) Ge 3:22 "Eis que o
homem se tem tornado como um de nós,
sabendo o que é bom e o que é mau, e agora, a fim de que não estenda a sua mão e tome realmente também o fruto da árvore da vida, e coma, e viva por tempo indefinido” (a serpente tinha dito: "sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau");
Onde está a mentira? Parece-me Deus é que manteve o homem na ignorância, até mesmo sobre o que é bom e mau. O homem nem sabia que estava nu (11º versículo: "Quem te informou que estavas nu? Comeste da árvore de que te mandei que não comesses?"). No fim do capítulo querubins (guardas alados com misturas de bestas) e uma espada guardam a árvore da vida, impedindo que o homem fosse imortal como Deus.
Nessa estória, pela primeira é falado sobre filhos humanos no versículo 16 quando Deus diz a Eva "Aumentarei grandemente a dor da tua gravidez; em dores de parto darás à luz filhos, e terás desejo ardente de teu esposo, e ele te dominará". Não posso dizer se a intenção é que a mulher tenha filhos e por isso terá dores, ou se já tinha a capacidade de ter filhos mas passará a ter dores.