Autor Tópico: O Diabo, a outra parte de Deus?  (Lida 1727 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
O Diabo, a outra parte de Deus?
« Online: 13 de Outubro de 2006, 13:11:54 »
Extraído de "Demian" de Herman Hesse:

Esse Deus da antiga e da nova Aliança é, antes de tudo, uma figura extraordinária, mas não o que realmente deveria ser. Representa o bom, o nobre, o paternal, o belo e também o elevado e o sentimental... está bem! Mas o mundo se compõe também de outras coisas. E todas essas coisas são simplesmente atribuídas ao Diabo; toda essa parte do mundo, toda essa outra metade é encoberta e silenciada. Glorifica-se a Deus como o Pai de toda a vida, ao mesmo tempo em que se oculta e se silencia a vida sexual, fonte e substrato da própria vida, declarando-a pecado e obra do Demônio. Não faço a menor objeção a que se adore esse Deus Jeová. Mas creio que devemos adorar e santificar o mundo inteiro em sua plenitude total e não apenas essa metade oficial, artificialmente dissociada. Portanto, ao lado do culto de Deus devíamos celebrar o culto do Demônio. Isto seria o certo. Ou mesmo criar um deus que integrasse em si também o demônio e diante do qual não tivéssemos que cerrar os olhos para não ver as coisas mais naturais do mundo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

DIG

• Visitante
Re: O Diabo, a outra parte de Deus?
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2006, 13:40:49 »
Queima ele, Jesus!

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2006, 08:27:44 »
É uma besteira que esse Herman Hesse diz.
 :|

Esses assertos estão mais para uma seita.
 8-)

Offline Nivaldo

• Nível 04
  • *
  • "Sine diabolo nullus Dominus"
    • Biblia Nua
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2006, 00:59:01 »
:diabo:"Sine diabolo nullus Dominus":diabo:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2006, 05:20:31 »
O tal do Herman Hesse está a um passo do panteísmo... ver o mundo com plenitude é o primeiro passo para se livrar da adoração monoteísta.
Latebra optima insania est.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2006, 06:13:39 »
hesse, que eu saiba, era meio budista..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2006, 14:48:23 »
Extraído de "Demian" de Herman Hesse:

Esse Deus da antiga e da nova Aliança é, antes de tudo, uma figura extraordinária, mas não o que realmente deveria ser. Representa o bom, o nobre, o paternal, o belo e também o elevado e o sentimental… está bem! Mas o mundo se compõe também de outras coisas. E todas essas coisas são simplesmente atribuídas ao Diabo; toda essa parte do mundo, toda essa outra metade é encoberta e silenciada. Glorifica-se a Deus como o Pai de toda a vida, ao mesmo tempo em que se oculta e se silencia a vida sexual, fonte e substrato da própria vida, declarando-a pecado e obra do Demônio. Não faço a menor objeção a que se adore esse Deus Jeová. Mas creio que devemos adorar e santificar o mundo inteiro em sua plenitude total e não apenas essa metade oficial, artificialmente dissociada. Portanto, ao lado do culto de Deus devíamos celebrar o culto do Demônio. Isto seria o certo. Ou mesmo criar um deus que integrasse em si também o demônio e diante do qual não tivéssemos que cerrar os olhos para não ver as coisas mais naturais do mundo.
Eu te garanto com toda convicção que se alguém convidasse o diabo para fazer uma cilada contra Deus ele(o diabo) seria o primeiro a cair fora.
Abraços
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2006, 15:07:41 »
 :shock:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2006, 16:25:47 »
Eu te garanto com toda convicção que se alguém convidasse o diabo para fazer uma cilada contra Deus ele(o diabo) seria o primeiro a cair fora.

Erivelton, me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer come esta frase... :umm:
Poderia explicar melhor, por favor ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:59:03 »
Segundo a Bíblia, Deus não queria filhos de Adão e Eva, e estes procriaram por influência do demônio. Ou seja, somos criação do Diabo, é a ele que devemos mérito.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2006, 21:36:13 »
Sem o diabo ainda seria so adao e eva no paraiso sem saber de porra nenhuma.
"The patient refused an autopsy."

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2006, 08:08:40 »
Segundo a Bíblia, Deus não queria filhos de Adão e Eva, e estes procriaram por influência do demônio. Ou seja, somos criação do Diabo, é a ele que devemos mérito.
Ao lavo as minhas mãos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2006, 08:10:37 »
Erivelton, me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer come esta frase… :umm:
Poderia explicar melhor, por favor ?
Se voce tomasse uma porrada do Maki Taison num desafio de pesos pesados se arriscaria a lutar de novo?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2006, 13:29:39 »
Ao lavo as minhas mãos.
O "ao" foi um "eu" ou um "não" escrito errado?
Seja como for, basta ler Genesis.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2006, 14:25:03 »
O "ao" foi um "eu" ou um "não" escrito errado?
Seja como for, basta ler Genesis.
Desculpe a falha. Eu lavo minhas mãos.
Por gentileza, leia e me dê sua interpretação.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 14:27:16 por Erivelton »

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #15 Online: 08 de Dezembro de 2006, 21:46:57 »
  Não sei a que Tails se refere. Será ao 16º versículo do 3º capítulo? Mas pode ser apelado 18º versículo do 1º capítulo e o 1º versículo do 4º capítulo… Também dá-me a entender que Deus não tinha intenção de que Adão e Eva tivessem filhos, por só mencionar o caso como castigo, mas considero uma apenas opinião minha sem fundamentos sólidos.
  Mesmo com a menção no 1º capítulo, o texto até ao Ge 2:3 é uma versão de criação diferente.

2ª versão – primeiro veio o homem
  1) A segunda versão começa com "Esta é uma história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu.";
 2) A ordem de criação é:
     a) há terra, mas não há plantas porque Deus ainda não fizera chover nem fizera homem para lavrar;
    b) uma neblina regou o solo e Deus criou o homem (adaham = homem ou terra) uma escultura do solo molhado e introduziu ar (espírito = ar) pelas narinas, dando-lhe vida;
   c) foram criadas as plantas formando um jardim, inclusivé uma árvore do "conhecimento do que é bom e do que é mau"; havia rios a regar o jardim
   d) o homem está só, e por isso Deus cria animais do solo, mas o homem não encontrou nenhum que agradasse;
   e) foi criada, por fim, a mulher das costelas (originado de um mito semítico, onde a palavra "costela" – "ti" – era usado como trocadilho, e que não faz sentido em hebraico…), e o homem fica finalmente contente;
  Tudo foi feito num único dia.

1ª versão: tudo veio antes do homem
  No 1º capítulo:
  a) a água já existe (começa como os mitos cosmogónicos do Egipto, Suméria e da Babilónia);
  b) houve luz por ordem de Deus; "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia." – e por isso os judeus começam o dia pela pôr do Sol;
  c) Deus (elohim) construiu o firmamento e, por sua ordem, há água por baixo e por cima do firmamento (em vários versículos, por exemplo sobre o dilúvio, é dito que o firmamento tem janelas onde a água de cima cai); "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, segundo dia.";
  d) por ordem de Deus, as águas debaixo do firmamento separam-se e surge terra seca; depois é criada vegetação (antes da criação do homem); "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, terceiro dia";
  e) por ordem de Deus, foram criadas duas lâmpadas grandes coladas no firmamento; ah, e colocou também estrelas; "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, quarto dia";
  f) por ordem de Deus, foram criados vários animais (antes do homem); depois disse "Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança", ou seja, macho e fêmea, para dominar os animais e plantas; "E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, sexto dia";
  g) Deus descansou no sétimo dia (Yom Shabat = dia do Senhor) e abençoou-o como sagrado – e é por isso que os judeus descansam no sétimo dia (sábado), como sagrado; os babilónios preferiam descansar nos 7º, 14º, 21º e 28º dias;
  O nome das semanas em hebraico é:
  Yom rishon (primeiro dia – 1Coríntios 16:2),
  Yom sheni (segundo dia),
  Yom shlishi (terceiro dia),
  Yom Revi'i (quarto dia),
  Yom chamishi (quinto dia)
  Yom shishi (sexto dia) e
  Yom Shabat (dia do Senhor).

Pode-se tirar outra conclusão: "dia" ("yom") não é um termo com a flexibilidade arbitrária que é atribuída para contornar os problemas cronológicos da Bíblia.

A serpente mentiu?

No Novo Testamento, com as influências Persas e Gregas, assumiu a serpente como sendo Diabo (mentiroso), e este foi considerado Satanás (opositor), que no Antigo Testamento era um servo de Deus que pertencia ao Panteão Divino, e colocava-se à direita das pessoas para anotar os seus defeitos, que seriam usados para o juízo de Deus. ( ../forum/topic=8545.0.html#msg144735 )

No livro do Génesis…
  1) Ge 2:16,17; Deus disse a Adão: "De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás."
  2) Ge 3:4; a serpente disse à mulher (Eva): "Positivamente não morrereis. 5  Porque Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes dele, forçosamente se abrirão os vossos olhos e forçosamente sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.";
  3) Ge 3:4 "Abriram-se então os olhos de ambos e começaram a perceber que estavam nus." (a serpente tinha dito: "abrirão seus olhos");
  4) Ge 3:22 "Eis que o homem se tem tornado como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau, e agora, a fim de que não estenda a sua mão e tome realmente também o fruto da árvore da vida, e coma, e viva por tempo indefinido” (a serpente tinha dito: "sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau");

Onde está a mentira? Parece-me Deus é que manteve o homem na ignorância, até mesmo sobre o que é bom e mau. O homem nem sabia que  estava nu (11º versículo: "Quem te informou que estavas nu? Comeste da árvore de que te mandei que não comesses?"). No fim do capítulo querubins (guardas alados com misturas de bestas) e uma espada guardam a árvore da vida, impedindo que o homem fosse imortal como Deus.

Nessa estória, pela primeira é falado sobre filhos humanos no versículo 16 quando Deus diz a Eva "Aumentarei grandemente a dor da tua gravidez; em dores de parto darás à luz filhos, e terás desejo ardente de teu esposo, e ele te dominará". Não posso dizer se a intenção é que a mulher tenha filhos e por isso terá dores, ou se já tinha a capacidade de ter filhos mas passará a ter dores.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 21:55:23 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2006, 18:18:57 »
  Fiz um esboço sobre as criações do Génesis em ../forum//topic,9205.new.html#new . ;-)
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2006, 18:03:16 »
  Sobre a abertura do tópico, faço algumas referências das Escrituras Hebraicas.
  Deus + mal: Is 45:6,7; Ex 4:11; Ex 20:4-5; 34:7; Deu 28:27
  sacrifícios humanos: Ex 13:2,13,15; 22:29; 34:19-20; Lev 27:28,29; Jz 11:30-40
  "concorrência": Ex 15:11; 16:11; Deu 10:17; Sal 82:1; Nu 25:4-9; Deu 13:6-10; Jz 18:40
  mortes indiscriminadas: Nu 31:15-18; Deu 13:15-16; 20:10-14; 21:11-14; (o Livro de Josué é um poço delas...)

:diabo:  "Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." -- Is 45:6,7

"E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?" -- Ex 4:11
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:43:17 »
 Ao fazer "zapping", vi uma cena do Dragon Ball, onde Kamisama fala da origem de Piccolo (ou coraçãozinho de Satã). Fiz uma pesquisa, e na Wikipedia diz:
Natural de Namekusei, seria considerado como parte maligna de Kamisama, após este se separar de sua parte maligna, que tentou dominar o mundo.
Unlike more traditional gods, the role of Kami is an office which can be vacated and subsequently refilled by a mortal.
Throughout most of the series, the character known as 'Kami' on earth is a wise Namekian who no longer even remembers his real name, knowing only his father's: Katatsu. He became Kami after separating the evil out of himself, forming the self-proclaimed "Demon King Piccolo". He watches over the Earth from a sanctuary lookout high above Karin-to (Karin Tower). When he wants to come down to the people, he appears to do so by temporarily taking control of someone's body. Because he is a Namekian, he also has the ability to create dragon balls, but this is not a skill that most Kamis have. Unusally he and Piccolo knows the namekian language even when his memories were lost.

Gostava de encontrar a mesma cena na Web, onde mostra Kamisama a separar o seu mal, dando origem ao coraçãozinho de Satã.
Pedro Amaral Couto

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2006, 18:01:14 »
Deus é o amigo de infância de Satanás.
Queima ele, Jesus!
:histeria:

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!