Autor Tópico: Deus é bom  (Lida 3690 vezes)

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
Deus é bom
« Online: 28 de Outubro de 2006, 22:09:13 »
Se tudo o que Deus faz é bom por definição, o que o cristão quer dizer quando diz "Deus é bom"?

O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Deus é bom
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2006, 22:17:16 »
o mesmo que qualquer um quer dizer com "água é molhada"

ukrainian

• Visitante
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2006, 22:34:42 »
Deus é mau também?

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2006, 22:56:47 »
Deus pode qualquer coisa porque ele é Deus. Se ele mata, isso é bom. Se isso causa sofrimento humano, isso é bom, pois ele sempre tem "a melhor das intenções" e sabe o que está fazendo.

Deus destruiu Amaleque, suas crianças e animais. Isso é bom

Matou 40 crianças que zombavam de um velho

Não deu a mínima para a questão da escravidão.

Nosso critério para classificar bons atos e atos maus devem estar bem definidos. Se Deus não pode ser julgado segundo nossa régua de "bom" e "mau"  também não podemos usar nenhum desses adjetivos para qualificá-lo. E já que toda moralidade cristã está fundamentada nos caprichos de uma mente consciente, como pode o cristão ser objetivamente moral?

danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2006, 05:07:57 »
Ah sim Deus é bom e Davi confirma isso, ele só é bom pra Israel e pros limpos de coração, ou seja não segue os caminhos do Senhor???

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Salmo 73: 1

E pros que não o seguem ele manda recado  :erm:

Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. I Samuel 15:3

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2006, 22:50:38 »
O cara exagera mais nas reações do que D. Pedro na Guerra do Paraguai. Sim, aquela do 75,5% da população paraguaia dizimada.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2006, 20:21:35 »
Deus é bom é apenas uma frase vazia de qualquer significado, pra justificar Deus quando ele é mau, ou quem sabe amenizar a dor da perda de um ente querido numa fatalidade.

« Última modificação: 30 de Outubro de 2006, 20:23:30 por Sr. Jesus »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2006, 10:16:33 »
bom??
Deus sendo pai, não cuida bem dos seus filhos.
um pai normal faz melhor q ele.

danieli

• Visitante
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2006, 12:47:31 »
Depende do pai também porque tem uns q credo
mas considerando que Deus (além de Deus) é Amor... É difícil de explicar

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2006, 20:21:03 »
Como assim Deus é amor? Não pode.

Amor, Felicidade, Dor são abstrações, não coisas.

Deus pode agir com amor, sentir felicidade ou dor, mas não pode ser essas coisas em si. Isso é viagem idealista.

AllannniS

• Visitante
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2006, 04:11:40 »
sei lá...talves porque além de ser bom por definição, a pessoa em questão tenha recebido uma benção, ou algo que pediu tenha virado relidade, e por um modo ou outro, repita a frase "Deus é bom" pra lembrar o quanto ele a fez bem...sei lá né...

danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2006, 04:50:14 »
Como assim Deus é amor? Não pode.

Amor, Felicidade, Dor são abstrações, não coisas.

Deus pode agir com amor, sentir felicidade ou dor, mas não pode ser essas coisas em si. Isso é viagem idealista.

só fui ate o versículo 1 João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”
onde a bíblia afirma isso, não eu ;)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2006, 12:45:21 »
Se Deus é bom por definição, de onde vem o mal?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

danieli

• Visitante
« Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2006, 12:48:15 »
Parte-se do pressuposto do livre arbítrio, então o que não é fruto da bondade de Deus é do mal, e por aí vai.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2006, 12:49:47 »
Mas se Deus não criou o mal há outra potência no universo. E a onipotência de Deus?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

danieli

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2006, 12:52:26 »
em nenhum momento a Bíblia afima que Deus não criou o mal, ele só deu poderes demais aquele anjinho lá o Lúcifer, sendo que todas as criaturas criadas por ele tem livre arbítrio, Deus só fez isso porque acreditou que algumas pessoas fossem se "entregar" ao amor dele e serem fiéis, caso contrário Deus nunca teria dado Jesus Cristo como prova de amor.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2006, 12:53:39 »
Mas então Deus não é bom.

danieli

• Visitante
« Resposta #17 Online: 11 de Novembro de 2006, 12:56:05 »
Deus é bom, mas ele deixou as pessoas pensarem.... isso que não foi bom, foi nessa aí que ele se estrepou. Só acho que se Ele era tanto amor assim deveria ter agido diferente com os seres humanos, afinal das contas ele é Deus mesmo.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #18 Online: 11 de Novembro de 2006, 16:35:05 »
em nenhum momento a Bíblia afima que Deus não criou o mal, ele só deu poderes demais aquele anjinho lá o Lúcifer

"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!" -- Isaías 14:12
  A "estrela da manhã" diz-se em hebraico "heilel ben-shachar" (luminoso, filho da manhã), e é traduzido como "Lúcifer" em muitas Bíblias, e é representado pelo planeta Vênus (à noite é o astro mais brilhante a olho nú, para além da Lua) -- a Estrela da d'Alva.

Os anjos ("mensageiros") eram os mensageiros de Deus (é dito muitas vezes "anjo de Deus"), servindo como meio de comunicação entre o terrestre e o divino (como é mostrado no sonho de Jacó, das escadas que ligam a Terra ao Céu com anjos a circular). No Antigo Testamento, Satanás, que significa "acusador", era o anjo com a função de fiscalizar as pessoas, como o advogado de acusação (o bufo de Deus...).
Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita. Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado."
-- Salmo 109:6,7
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
-- Jó 1:6-8

E ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?
-- Zacarias 3:1,2

Acho que foi com o Zoroastrismo, com a sua batalha cosmológica entre o bem e o mal, que começou a haver essa ideia de Satanás ser o arqui-inimigo de Deus, e agora muitas pessoas usam o significado etimológico de Satanás para dizer que significa "acusador de Deus".

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcifer
  http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%AAnus
  http://www.ceismael.com.br/tema/tema055.htm
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Zoroastrismo

, sendo que todas as criaturas criadas por ele tem livre arbítrio, Deus só fez isso porque acreditou que algumas pessoas fossem se "entregar" ao amor dele e serem fiéis, caso contrário Deus nunca teria dado Jesus Cristo como prova de amor.
  O livre arbítrio para justificar o mal, apesar da omnipotência e bondade infinita de Deus, apresenta mais problemas do que soluções: http://pwp.netcabo.pt/netmendo/Artigo%20Descartes%20e%20a%20Possibilidade%20da%20%C3%89tica.htm
.
  E na verdade não entendo qual o motivo de Deus entregar à morte um homem como um sacrifício expiatório, por causa das Suas próprias leis... parece muito rebuscado. Mas por outro lado, no Levítico é dito que os sacerdotes transferiam os pecados para um bode e abandonavam-o no  deserto para morrer. Também eram feitos sacrifícios, com derrame de sangue no templo, servidos como holocausto para perdão dos pecados.

Nosso critério para classificar bons atos e atos maus devem estar bem definidos. Se Deus não pode ser julgado segundo nossa régua de "bom" e "mau"  também não podemos usar nenhum desses adjetivos para qualificá-lo. E já que toda moralidade cristã está fundamentada nos caprichos de uma mente consciente, como pode o cristão ser objetivamente moral?
  A moral é a convicção do indivíduo e um grupo social para ajuizar o que é bom e o que é mau. Se a moral é ditada por Deus, então ele pode ser bom por isso mesmo. Mas eu não partilho com essa moral, achando que as coisas são boas ou más independentemente daquilo que se diz ser a vontade de Deus.

Achei interessante o texto em http://ocanto.esenviseu.net/lexm.htm : "conjunto das regras às quais te submeterias mesmo que fosses invisível e invencível", a moral "não existe basicamente para punir, para reprimir, para condenar. Para isso há tribunais, polícias, prisões (...). A moral começa onde nós somos livres".
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:15:50 »
Muito interessante sua mensagem, pedroac. :-)

A contradição do atributo da alegada bondade do deus bíblico pode ser evidenciada com suas próprias palavras: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas." Isaias 45:7 (Almeida Atualizada e Corrigida)
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:33:36 »
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas."
Chato... eu iria postar essa...  :hihi:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #21 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:48:32 »
Também há "E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?" – Ex 4:11

../forum/topic=8259.0.html#msg152207
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2006, 15:50:43 »
pedroac, então tudo é por vontade do deus bíblico. O único pensamento teológico que consegue superar esses problemas é o calvinismo: "Deus é assim mesmo, ele pode tudo, inclusive fazer o mal e até se contradizer ou mudar de opinião quando e quantas vezes quiser."

Um-pouco-off: o problema que vejo nisso é como poderíamos confiar num deus assim. Quem sabe lá no céu ele não mudaria de idéia e mandaria todos para o inferno.

"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas."
Chato… eu iria postar essa… :hihi:

:lol:
Who cares?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:14:51 »
Se tudo o que Deus faz é bom por definição, o que o cristão quer dizer quando diz "Deus é bom"?

Para reafirmar uma coisa que nem ele próprio (cristão) acredita.   :(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:17:04 »
Deus nem existe como ele vai ser bom ?

Bom é eu sem roupa.
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!