Autor Tópico: "Você acha importante ensinar espiritualidade para seu filho?"  (Lida 4654 vezes)

rizk

• Visitante
"Você acha importante ensinar espiritualidade para seu filho?"
« Online: 22 de Outubro de 2006, 03:16:59 »
Molecada,
É até meio feio propor isso, mas neste exato momento a revista "crescer" online está com a seguinte enquete.

Você acha importante ensinar espiritualidade para seu filho?
Sim, mas não sei como
Sim, mas sem seguir uma religião específica
Sim, inclusive já praticamos uma religião na família
Sim, mas é difícil. Meu marido e eu temos crenças diferentes
Sim, mas sofro críticas de meus pais (ou sogros), que são de outra religião
Não, somos ateus

Ser lanterninha é muito chato.

Dane-se se vcs não têm filhos, nem querem, nem se só gostam de criança assada e com salada de agrião. VOTEM :D

http://revistacrescer.globo.com/

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: "Você acha importante ensinar espiritualidade para seu filho?"
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2006, 04:35:07 »
Votei.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2006, 09:21:17 »
Idem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2006, 10:43:52 »
Também... não somos mais lanternas...

Agora, vocês acham importante?

Sinceramente não sei como farei com meu filho. Ele vai crescer convivendo com minha família católica e será influenciado por isso. Eu não vou poder negar a ele se ele quiser conhecer e participar...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2006, 11:46:48 »
Também... não somos mais lanternas...

Agora, vocês acham importante?

Sinceramente não sei como farei com meu filho. Ele vai crescer convivendo com minha família católica e será influenciado por isso. Eu não vou poder negar a ele se ele quiser conhecer e participar...:?
Entón, eu propus pra não ser lanterninha mesmo, e eventualmente provocar o pessoal da revista a escrever uma matéria.

Sabe, Diego, não sei se era assim na sua casa, mas em muitas famílias os pais colocam uma "idade mínima" pro jovem namorar, beber, viajar sozinho, tal. Um pai ateu pode muito bem orientar o filho em obedecer a uma idade mínima pra se converter, também.
O que mais "influencia" a criança é o que ela vive quotidianamente, e ela só vai ver sua família de domingo. Além disso, é uma daquelas ótimas oportunidades de guiar a criança para ter uma noção do que é tolerância e amor ao próximo. Não acho que seja um problemão nem nada.

Mas, nessas horas, é bem melhor ser avô. Um monte de gente tem vovô "do contra", é das coisas que eu mais ouço se por algum motivo me digo ateísta: "ah, eu tinha um vô assim, só fazia falar 'porco di dio!'" :lol:

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2006, 11:52:17 »
Por que um ateu não pode ensinar espiritualidade para os filhos?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2006, 11:57:53 »

Não discordo de um ensino imparcial do tipo: "essas são as religiões, as pessoas acreditam nisso por isso e isso..."

Mas em uma família católica, por exemplo, os pais seriam pressionados a ensinar valores cristãos, a rezar, a dizer "papai do céu", primeira comunhão, etc...

E para depois a criança conviver com pais ateus, criando um conflito óbvio aí...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2006, 12:25:54 »

Exato. É que 'espiritualidade' soa a 'crença de que o espírito sobrevive à morte e portanto vc deve ser bom para não ser castigado na eternidade'.

É bom ensinar ética, comportamento (não comportamento 'adequado' e sim aprender a respeitar a si mesmo e a os outros). è isso que se entende por 'espiritualidade', acho.

Interessante que mais da metade ensina aos filhos dentro de uma única religião.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 12:27:29 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2006, 13:21:16 »
Votei novamente. :D

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2006, 13:35:24 »

Ateu é tudo desonesto mesmo...:?

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2006, 13:40:40 »

Exato. É que 'espiritualidade' soa a 'crença de que o espírito sobrevive à morte e portanto vc deve ser bom para não ser castigado na eternidade'.

É bom ensinar ética, comportamento (não comportamento 'adequado' e sim aprender a respeitar a si mesmo e a os outros). è isso que se entende por 'espiritualidade', acho.
"Espiritualidade" pressupõe uma divisão do ser em corpo e espírito, não? Agora, bondade não tem nada a ver com isso.

Vamos votando aí garotada. :D

danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2006, 13:56:08 »

"Espiritualidade" pressupõe uma divisão do ser em corpo e espírito, não? Agora, bondade não tem nada a ver com isso.

Vamos votando aí garotada. :D

Votei  :wink: acredito que bondade e maldade não tem absolutamente nada haver com o fato de crer em alguma religião ou não sem contar que o ser humano já é dotado de espiritualidade mesmo sem querer.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2006, 14:21:56 »
Votei. Pretendo ensinar meu(s) futuro(s) filho(s) que o Universo é algo maravilhoso e belo. Se ele(a) um dia depois de adulto(a) decidir que isso tem algo a ver com um ser sobrenatural, problema dele(a).

:| Só vou ficar muito chateado se um filho meu virar Testemunha de Jeová. (bate na madeira :) )
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2006, 15:00:26 »
Ateu é tudo desonesto mesmo...:?
Eu pelo menos sou!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #14 Online: 22 de Outubro de 2006, 15:07:12 »

Apesar de considerar religião uma baboseira, sei que ela tem sua importância e não deixaria de dar algumas noções de espiritualidade para meu filho (se um dia acontecer o "milagre" de eu ter um).

Apenas não obrigaria o pobrezinho a ir na missa.  :nojo:

Com o tempo ele decidiria em que acreditar ou não acreditar.  :ok:

(Mas eu faria uma festa se ele virasse ateu :hihi:)

Só vou ficar muito chateado se um filho meu virar Testemunha de Jeová. (bate na madeira  )

Eu ficaria chateada se ele virasse crente, Testemunha de Jeová, budista, druida, espírita...  :hihi:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2006, 15:32:34 »

Votei  :wink: acredito que bondade e maldade não tem absolutamente nada haver com o fato de crer em alguma religião ou não sem contar que o ser humano já é dotado de espiritualidade mesmo sem querer.

Então, como vc definiria 'espiritualidade' sem acreditar em espíritos ?

É que a revista achou melhor falar em 'espiritualidade' e o 'não' para os ateus é porque não teriam espiritualidade.

Só estou revelando como as pessoas pensam através das opções que a revista deu.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2006, 22:24:31 »
Essa questão da terminologia é mesmo braba.  Eu detesto "espiritualidade" e por mim usaria "religião" mesmo.  Mas isso vai contra a expectativa (equivocada) da massa popular.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2006, 23:14:56 »
Vou só expor a minha opinião, pra ele/ela...
Quando Natal chegar, digo pra ele que Papai Noel não existe, já que Papai Noel é um ótimo treino pros teístas...
Páscoa, idem... posso até dar chocolates, mas pelo mimo e não por causa de algum messias ou coelhinho da páscoa. Prefiro chegar e "ó, filho/a, esse chocolate é pra você".
E vou tentar passar a minha concepção de mundo, a visão científica das coisas, por que não acredito em deus algum...

De resto, se ele/ela resolver se tornar teísta, problema dele/dela.

Deixa eu adivinhar... aquela velha manha de votar uma vez no Konqueror, outra no Firefox? (Ou, pra quem ainda usa RWindows, IExplorer+Firefox)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 23:19:07 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2006, 23:55:56 »
Espiritualidade, no conceito usado até pela própria pesquisa, equivale a religiosidade, exoterismo, misticismo, etc.

Eu, como cético, acredito que isso tudo é a mais pura merda. Então nem fodendo eu ensinaria espiritualidade para meus possíveis supostos filhos.

Vou só expor a minha opinião, pra ele/ela...
Quando Natal chegar, digo pra ele que Papai Noel não existe, já que Papai Noel é um ótimo treino pros teístas...
Páscoa, idem... posso até dar chocolates, mas pelo mimo e não por causa de algum messias ou coelhinho da páscoa. Prefiro chegar e "ó, filho/a, esse chocolate é pra você".
E vou tentar passar a minha concepção de mundo, a visão científica das coisas, por que não acredito em deus algum...

Como é que os pais contam para as crianças os Contos de Fadas? Basta contar as histórias do Natal e da Páscoa da mesma maneira. Pra quê ensinar que Papai Noel e Coelho da Páscoa existem de verdade?

De resto, se ele/ela resolver se tornar teísta, problema dele/dela.

Não mesmo. Não sem levar porrada antes. :ira:

Deixa eu adivinhar... aquela velha manha de votar uma vez no Konqueror, outra no Firefox? (Ou, pra quem ainda usa RWindows, IExplorer+Firefox)

Eu não sabia que podia se fazer isso nessa enquete. Achava que pegava o IP.

Aproveitei para votar com o Firefox, com o Internet Explorer e com o Opera. Há duas extensões do Firefox que permitem abrir os links e as páginas facilmente nesses navegadores respectivamente.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2006, 00:13:09 »
acho que "espiritualidade" não pressupõe existência de espírito no sentido de "alma", "fantasma"; de certa forma poderia ser vista como "ensino de um bom caráter", mas infelizmente a moral é algo que as religiões reclamam falsamente os direitos autorais.

por falar nisso... sabotando as enquetes? tinham que ser ateus-e-logo-imorais mesmo, tsc, tsc, tsc...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 23 de Outubro de 2006, 00:21:13 »
Novamente, recomendo uma lida em "Espiritualidade para Céticos".
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Outubro de 2006, 01:02:25 »

Eu não sabia que podia se fazer isso nessa enquete. Achava que pegava o IP.

Aproveitei para votar com o Firefox, com o Internet Explorer e com o Opera. Há duas extensões do Firefox que permitem abrir os links e as páginas facilmente nesses navegadores respectivamente.
O controle é por cookie, legal. Dá para votar todas as vezes. :D
Votei umas 20 agora.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Outubro de 2006, 08:22:48 »
Assim você me deixa decepcionada, Chiquito!

O homem que eu amo, limpando cookies pra fraudar uma votação da net...!

Que horror!!

Cria logo um bot.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #23 Online: 23 de Outubro de 2006, 08:38:22 »
Eu pretendia aplicar a tríade clássica de Coelhinho da Páscoa, Papai Noel e Papai do Céu e eliminar um de cada vez com a idade e a maturidade.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 23 de Outubro de 2006, 11:52:33 »
JÁ ESTAMOS EM 9,1%!!! Que legal hehe.
Na pior das hipóteses, a gente convence a globo a  fazer um sistema de enquete melhorzinho. :)

Ouvindo: nofx linoleum
eu fico TÃO CONTENTE com isso. :) Agora falta vc gostar da musiquinha GAY que te mandei hehe.

Eu pretendia aplicar a tríade clássica de Coelhinho da Páscoa, Papai Noel e Papai do Céu e eliminar um de cada vez com a idade e a maturidade.
Mudou de idéia?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!