A característica de uma alma educada é saber acolher um pensamento sem aceitá-lo
Quanto mais abstracta for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor.
Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio
Toda a coisa necessária é por natureza aborrecida..
Procura a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti.
Os deuses fiaram a ruína dos homens, para que poemas fossem gerados à posteridade
Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra.
Nunca suponha igualdade de sentimentos
O amor por um só é uma barbaridade: porque se exerce à custa de todos os outros. O mesmo quanto ao amor por Deus.
Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados.
É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado.
Temos a arte para não morrer da verdade.
Que há de mais absurdo que o progresso, já que o homem, como está provado pelos fatos de todos os dias, é sempre igual e semelhante ao homem, isto é, sempre em estado selvagem.
Acabei por considerar sagrada a desordem da minha inteligência.
Cada qual tem o seu prazer que o arrasta.
A beleza torna sempre a virtude mais amável.
O inferno são os outros
Ah, memória, inimiga mortal do meu repouso
Como todos os sonhadores confundi o desencanto com a verdade
Não se possui o que não se compreende
Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra
Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado.
O casamento é o fim do romance e o começo da história
Terrível condição do homem! Não há uma das suas felicidades que não provenha de uma ignorância qualquer.
Para não corar diante da sua vítima, o homem, que começou por feri-la, mata-a.
A felicidade só cria recordações.
Existe no homem um vazio do tamanho de Deus
Não é possível ser bom pela metade
Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade