Autor Tópico: "Elite da Educação diz não a Geraldo"  (Lida 1093 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"Elite da Educação diz não a Geraldo"
« Online: 23 de Outubro de 2006, 20:24:03 »
> Elite da Educação diz não a Geraldo
>
> Mais de 500 professores universitários divulgaram hoje um manifesto contra a candidatura de
> Geraldo Alckmin (PSDB). É mais uma prova de que não são apenas os pobres e nordestinos que votam
> no presidente Lula. Também é interessante notar que entre os signatários do manifesto há vários
> integrantes do PSOL. Leia abaixo o manifesto e confira os professores que assinaram o documento.
> Dizemos "Não!" a Geraldo Alckmin
>
> Nós, professores universitários, vimos a público afirmar que não há justificativa alguma para
> levar novamente o PSDB à presidência, votando em Geraldo Alckmin. Embora com tendências
> políticas distintas e posições eleitorais muitas vezes divergentes, estamos unidos pela mesma
> certeza de que a candidatura Alckmin não representa, sob nenhum aspecto, a implementação dos
> avanços necessários ao desenvolvimento econômico com justiça social. Ao contrário, Geraldo
> Alckmin no poder será o coroamento de um retrocesso direitista que ficou claro em seu discurso
> eleitoral, todo ele baseado em bravatas contra impostos e "gastança" pública, promessas de
> redução do Estado, de reformismo infinito da previdência e laivos de indignação contra a
> corrupção (cujo duto iniciou-se em seu próprio partido). Com essas propostas ele nada mais fará
> do que um candidato de direita faria em qualquer parte do mundo. Acrescente-se a isto uma
> simpatia temerária por entidades como a Opus Dei.
>
> Para nós, professores, é claro que um possível governo Geraldo Alckmin será a re-edição dos anos
> FHC com sua política de sucateamento das universidades públicas. Vale a pena lembrar que, sob o
> PSDB, as universidades federais chegaram a um déficit de 7.000 professores, sendo que muitas
> delas terminavam o ano sem dinheiro para pagar sequer contas de luz. Nas universidades estaduais
> paulistas, esta política educacional desastrosa foi seguida à risca por Geraldo Alckmin quando
> governador de São Paulo.
>
> Poucas pessoas sabem que o valor da hora-aula no Estado de São Paulo não passa de R$ 5,30.
> Poucos também são aqueles que têm à disposição os dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e
> Pesquisas Educacionais) demonstrando que a qualidade do ensino paulista é pior que a média do
> Brasil. Situação que não podia ser diferente, já que a comissão de fiscalização e controle da
> Assembléia Legislativa paulista rejeitou as contas do governador de 2004, devido, entre outras
> coisas, a um saldo acumulado de R$ 209 mi dos recursos do FUNDEF que jamais foram investidos na
> educação, cujo destino se desconhece. Para finalizar, Alckmin vetou o aumento no montante do
> ICMS destinado às universidades paulistas, o que as colocou em situação extremamente frágil
> diante das ampliações feitas nos últimos anos.
>
> Geraldo Alckmin tentou escapar de todas estas questões ao transformar sua campanha eleitoral em
> uma grande cruzada em favor da ética. No entanto, quem enuncia julgamentos morais deve ter
> legitimidade para tanto. Este não é o caso de alguém, como ele, que passou todo o seu governo
> engavetando pedidos de CPIs para que se apurassem suspeitas de compra de deputados estaduais via
> Nossa Caixa, de corrupção em órgãos públicos como a CDHU, o Rodoanel, as privatizações de São
> Paulo, a subvenção à revista de seu acupunturista, entre outros. São mais de 60 CPIs arquivadas.
> Por outro lado, o Tribunal de Contas do Estado julgou irregular centenas de contratos em várias
> áreas da administração, como Metrô, Cetesb, CDHU, Nossa Caixa, Departamento de Estradas de
> Rodagem, Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Dersa, Sabesp. Diante disso, nenhuma
> indignação ética pode justificar a escolha de Geraldo Alckmin.
>

[lista de nomes cortada - posso postar se quiserem por algum motivo]

>
> ----- Original Message -----
> From: Robson Moreno
> To: robson moreno
> Sent: Saturday, October 21, 2006 9:29 PM
> Subject: Manifesto de Juristas
>
>
> 21/10/2006 16:39
>
> Manifesto de juristas - Lula Presidente.
>
> Dois diferentes projetos para o Brasil disputam o 2º turno das eleições presidenciais de 2006. A
> aliança conservadora PSDB-PFL desconhece o papel fundamental do Estado na promoção do
> desenvolvimento econômico e na mediação dos conflitos distributivos. Seu projeto já foi aplicado
> durante oito anos - a década desperdiçada - sem crescimento econômico, nem redução da
> desigualdade social. O apagão simboliza seu fracasso. O desmonte da administração pública, a
> terceirização dos programas de inclusão e a criminalização dos movimentos sociais exemplificam a
> lógica neoliberal de privatização do público e de insensibilidade aos graves problemas sociais
> do país.
>
> O governo do Presidente Lula recuperou a capacidade de gestão do Estado, reorganizou com êxito
> as políticas públicas e gerou cerca de 5 milhões de novos empregos. A desigualdade social foi
> reduzida, e as classes menos favorecidas foram contempladas por políticas de inclusão com
> potencial emancipatório. Pela primeira vez em uma década, o governo definiu uma política
> industrial. O país tem batido recordes sucessivos de exportações. As empresas estatais
> recuperaram a sua capacidade de planejamento e investimento. O Brasil, com a Petrobrás, atingiu
> a auto-suficiência na produção de petróleo. A América Latina adquiriu centralidade na política
> brasileira de inserção internacional. Estão criadas as condições reais para que o país retome o
> crescimento econômico e resgate sua dívida social.
>
> A aliança conservadora adotou um discurso "lacerdista", desviando a atenção pública da
> comparação entre os governos FHC e Lula, entre os distintos projetos em disputa para o país. Não
> se pode esquecer que os atuais paladinos da ética outrora impediram a apuração de vários crimes
> contra a República. O governo das privatizações e do escândalo da compra de votos para a
> reeleição jamais foi investigado. O candidato Geraldo Alckmin e a aliança PSDB-PFL obstruíram
> mais de 60 pedidos de CPIs na Assembléia Legislativa de São Paulo. No governo Lula, com a
> criação da Controladoria-Geral e a reorganização da Polícia Federal, as denúncias têm sido
> apuradas. O Ministério Público exerce suas atribuições sem embaraço. É necessário, ainda,
> enfrentar os problemas institucionais que facilitam, de longa data, as práticas de corrupção no
> país.
>
> A coligação PSDB-PFL representa o abandono do programa constitucional que propõe a construção de
> um país soberano e de uma sociedade livre, justa e solidária.
>
> Em favor do desenvolvimento econômico e do resgate da dívida social,
>
> DECLARAMOS O VOTO EM LULA PARA PRESIDENTE DO BRASIL!
>

[lista de nomes cortada - posso postar se quiserem por algum motivo]

rizk

• Visitante
Re: "Elite da Educação diz não a Geraldo"
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2006, 22:02:40 »
Vamos fazer um bolão: ganha quem acertar a maior quantidade de nomes dos signatários :lol:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2006, 22:56:23 »
Olha, nao me surpreende. O mundo educacional tem muita gente de esquerda.
"The patient refused an autopsy."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2006, 23:15:38 »
Olha, nao me surpreende. O mundo educacional tem muita gente de esquerda.

Eu, hein.

Se a correlação for verdadeira, você arrisca uma explicação possível?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2006, 00:25:26 »
Realmente nao sei. E apenas a visao que da pela experiencia pessoal. Ele parece mais alinhado de esquerda do que direita. Talvez em algumas materias nao chegue a tanto, e talvez dependo da faculdade nao tanto (claro que as militares nao vao ser comunistas ne mane?), mas pelo que vejo no geral, e sim alinhado de esquerda.

Nao chego a arriscar um palpite serio, mas poderia dizer que e a "moda" que os "intelectuais" brasileiros tem de ser de esquerda.

So um PS: Nao estou tentando impor um julgamento dizendo que e ruim ou bom. Apenas comentando o que me parece ser.

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2006, 00:28:49 »
Felius, dizer uma coisa dessas faz parecer que a pessoa de direita não tem preocupação com os jovens.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2006, 01:05:10 »
Felius, dizer uma coisa dessas faz parecer que a pessoa de direita não tem preocupação com os jovens.
Olha, eu tenho 17 anos. Eu sou jovem. Nao tenho muita opcao alem de me preucupar com jovens, nem que seja so por egoismo. To falando o que eu vejo de dentro.

Na parte de estudantes e quase inteiramente de esquerda (varia entre extrema esquerda e centro-esquerda. Alguns anarquistas pra dar gosto, apesar de estarem rareando) ou apolitico alienado.

No caso dos professores, e mais balanceado, apesar de pelo que eu vejo tem um alinhamento para esquerda, principalmente em humanas. Professores de exatas, paracem nao dar tanta importancia a isso. (pelo menos no ensino medio, faculdade ainda falta mais alguns anos ainda)

E aqui no brasil, e "moda" (note as aspas por favor) intelectual ser de esquerda. Que nem nos EUA e "moda" demonizar qualquer coisa que tenha a ver com comunismo.

Edit: P.S. Mais uma coisa. Dei uma lida na minha mensagem e reparei que ela estava meio agressiva, entao to postando, pra informar que nao quero parecer agressivo
Tambem acrescentei a frase "Nao tenho muita opcao alem de me preucupar com jovens, nem que seja so por egoismo." ao primeiro paragrafo.

Edit2: Pulei linhas para facilitar a leitura.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2006, 01:18:27 por Felius »

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
  • E por estas e outras eu digo é F*DA-SE
    • QualitySP
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2006, 01:11:20 »
Realmente nao sei. E apenas a visao que da pela experiencia pessoal. Ele parece mais alinhado de esquerda do que direita. Talvez em algumas materias nao chegue a tanto, e talvez dependo da faculdade nao tanto (claro que as militares nao vao ser comunistas ne mane?), mas pelo que vejo no geral, e sim alinhado de esquerda.

Nao chego a arriscar um palpite serio, mas poderia dizer que e a "moda" que os "intelectuais" brasileiros tem de ser de esquerda.

So um PS: Nao estou tentando impor um julgamento dizendo que e ruim ou bom. Apenas comentando o que me parece ser.

Concordo plenamente companheiro!!!

É modinha de intelectuais, professores e estudantes universitários serem militantes de PT e afins... é por tradição que vem desde o tempo das borrachadas que levaram pelas diretas, que por sinal foi a única coisa que ganharam lá...

Apesar que depois dos coruPTos entrarem em ação isso deve der dado uma maneirada...  
:diabo: The Devil’s Corps "Serving the Devil since 2003"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2006, 06:22:20 »
Dei uma lida na minha mensagem e reparei que ela estava meio agressiva, entao to postando, pra informar que nao quero parecer agressivo...

Nada. Deu para entender bem o que você quis dizer.

Talvez o que ocorre seja que o pessoal de esquerda faça mais "barulho" e aparece mais.
Geralmente a direita age de forma mais discreta, e em canais de menor visibilidade.

Pulei linhas para facilitar a leitura.
É melhor. Facilita a leitura. :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2006, 08:29:03 »
Quase todo professor universitário da área de humanas, principalmente, são de esquerda. Da mesma forma os juristas (doutrinadores), a grande maioria é esquerdista.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2006, 08:45:59 »

Concordo plenamente companheiro!!!

É modinha de intelectuais, professores e estudantes universitários serem militantes de PT e afins... é por tradição que vem desde o tempo das borrachadas que levaram pelas diretas, que por sinal foi a única coisa que ganharam lá...

Apesar que depois dos coruPTos entrarem em ação isso deve der dado uma maneirada... 

Não sei quem é o autor desta frase, mas concordo inteiramente com ela:
"Quem tem 18 anos e não é comunista, não tem coração. Quem tem mais de 30 anos e ainda é comunistas, não tem cérebro"  :)

Pela minha experiência na universidade, a maioria dos professores da área de humanas se diz de esquerda. Na área de exatas existe uma variação maior. O que é preciso levar em conta é que, como toda categoria profissional, os professores estão interessados no que é melhor para eles. Se você olhar o texto original isso vai ficar claro: "Geraldo fez isso e aquilo contra a universidade. Geraldo não contratou professores, etc."
Você pode traduzir o texto como: "Não nos importamos com a corrupção no governo Lula, pois Lula tratou melhor os professores universitários."

O que pude notar entre os ditos esquerdistas na universidade (os professores, não os alunos) é frequentemente um enorme grau de desonestidade intelectual: defendem a democracia ao mesmo tempo que defendem o regime do Fidel Castro, defendem o MST mas nunca cogitariam a desapropriação de seus terrenos, são contra as mordomias dos políticos ao mesmo tempo em que chegam a aceitar mordomias (aposentadoria precoce, auxílio periculosidade - sim, periculosidade). Além disso, percebi também uma estranha correlação: os professores e funcionários mais vermelhos costumam ser os que menos trabalham! Não me entendam mal: os professores das federais poderiam, e deveriam ter salários melhores e uma infraestrutura melhor de trabalho, e a maior parte trabalha bastante e é competente. Mas que não venham se achar os paladinos da moralidade.

[nota] Também percebi que existe uma certa pressão entre os professores para uma congruência de idéias. Acho muito difícil que um professor que defenda explicitamente idéia "neoliberais" possa ser contratado em um departamento de humanas.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2006, 09:44:40 »
Quase todo professor universitário da área de humanas, principalmente, são de esquerda. Da mesma forma os juristas (doutrinadores), a grande maioria é esquerdista.

não te estranha que justamente quem estuda política e a evolução histórica das civilizações seja de esquerda?

enquanto militares e "economistas" sigam o outro lado...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2006, 10:08:31 »

não te estranha que justamente quem estuda política e a evolução histórica das civilizações seja de esquerda?

Bifurcação + apelo à autoridade.

Aviso: nem todos os sociólogos, historiadores, etc. se dizem de esquerda. Nem todos os militares e economistas se dizem de direita. Aliás, conheço pouquíssimas pessoas no Brasil que se dizem de direita e a própria definição de direita e esquerda é nebulosa, pra dizer o mínimo.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2006, 17:23:10 »
As vezes não é questão de privilégios, os próprios políticos garantiram estabilidade e exigência de concurso para o funcionalismo público, porque sabiam que tudo podia virar um grande cabidão de empregos ou então pessoas poderiam ser exoneradas apenas por questões de consciência. É o lobo ensinando a chapeuzinho a se cuidar de outro lobo.

"Eu sei do que ele é capaz.. somos iguais."
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2006, 20:10:07 »
Aqui no Brasil sempre houve um pedromínio de esquerdistas entre os economistas.

O que houve mesmo foi uma completa desmoralização na prática de políticas intervencionistas, o que deu mais força às idéias liberais entre os economistas.

Em relação aos que ensinam política, sociologia, etc.  Ao contrário dos economistas que precisam ter  políticas realistas, esse pessoal pode falar todas as suas bobagens impunemente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2006, 08:32:58 »

Não me estranha não. É algo vicioso, todos os conteúdos são dados com grande ênfase em enobrecer a esquerda e desprestigiar a direita, quase sempre. Outra coisa, nossa Constituição tenho cunho esquerdista, não adianta negar. Como o advogado e jurista trabalha com este direito, naturalmente acabam pendendo para esquerda, por que é com isso que trabalham. Cientistas políticos também, afinal, no nosso país direita de verdade nem existe. E historiadores, o ranço de esquerda é super forte nas universidades. Toda a matéria é dada com vies de esquerda e o resultado é óbvio. A pessoa entra normal e sai de barba e com uma caisa do Tchê Guevara rs...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!