Já que o assunto “apagão” veio à tona, os mais prevenidos podem ir fazendo estoque de velas.
Essa é do site da Eletrobrás.
A questão do licenciamento ambiental parece jogar um papel importante na situação.
Se não for cortina de fumaça...
Estudo aponta risco de apagão em 2010
Um estudo feito pelo Instituto de Economia da UFRJ mostra que 58% das entidades ligadas ao setor energético acreditam que o Brasil pode enfrentar um apagão até 2010.
O risco de desabastecimento, de acordo com o coordenador do grupo de estudos do setor elétrico da universidade, Nivalde de Castro, se deve à dificuldade que as novas hidrelétricas tem de conseguir licenciamento ambiental. "O problema que vários empreendimentos hidrelétricos vem enfrentando para conseguir licenciamento ambiental é o que preocupa os grandes consumidores de energia e entidades do setor elétrico.
Das entidades entrevistadas, duas tem certeza de que o desabastecimento em 2009/ 2010 será inevitável", comenta Nivalde. No entanto, segundo o professor, o resultado da pesquisa foi bastante positivo. Nivalde diz que também foi concluído no estudo que o faturamento do setor elétrico vai crescer acima da inflação e que os empresários estão interessados em investir no setor.
O coordenador ainda explicou que 80% das entidades do setor acham bom o modelo energético adotado pelo governo, mas que ele precisa de alguns pequenos ajustes. Dentre as hidrelétricas que estão com problemas para conseguir licenciamento ambiental estão as usinas do Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - localizadas no Estado de Rondônia e a usina de Belo Monte, no Pará.