Autor Tópico: O crescimento da economia foi melhor, proporcionalmente, na era FHC?  (Lida 2743 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
O crescimento da economia foi melhor, proporcionalmente, na era FHC?
« Online: 31 de Outubro de 2006, 03:11:22 »
O Brasil cresceu comparativamente menos que outros países com os quais poderia ser equiparável em expectativas/potencial de crescimento, no primeiro mandato do Lula.

Na era FHC, como foi isso?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: O crescimento da economia foi melhor, proporcionalmente, na era FHC?
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2006, 08:33:52 »
outros países com os quais poderia ser equiparável

O problema já começa por aí.
Quais seriam eles.

O Haiti, com certeza não, como quis fazer crer o PSDB durante a campanha.

A Argentina, no momento, também não, pois o país está numa trajetórira de recuperação de   uma crise recessiva violenta. De dentro do buraco, só se pode subir.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2006, 08:44:58 »
A minha pergunta é: Mesmo que na era FHC tenha o Brasil crescido mais, afinal, cresceu PARA QUEM??????
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2006, 14:30:22 »
outros países com os quais poderia ser equiparável

O problema já começa por aí.
Quais seriam eles.

O Haiti, com certeza não, como quis fazer crer o PSDB durante a campanha.

A Argentina, no momento, também não, pois o país está numa trajetórira de recuperação de   uma crise recessiva violenta. De dentro do buraco, só se pode subir.

...interessante que, me lembro de ter criticado essa comparação na época que a lançaram... e você a defendeu... não estou criticando, mudar de opinião não é criticável...

...mas ainda acharia interessante saber se por exemplo daria para se estabelecer que foram proporcionalmente melhores de alguam forma....

A minha pergunta é: Mesmo que na era FHC tenha o Brasil crescido mais, afinal, cresceu PARA QUEM??????
Acho que para todos... ainda que em menor quantidade e talvez menor qualidade... lembra do bordão, "o brasileiro está comendo mais frango"?  :? ...a maioria, senão forem todos, os programas sociais do Lula já existiam na era FHC, não? E em alguns casos, até mais, segundo a campanha do PSDB que disse que Lula não levou irrigação para lugar algum, e que o financiamento para a habitação exige renda mais alta, excluindo os mais pobres.

E assim como Lula não pode ter feito tudo que quis fazer no primeiro mandato, não é de se esperar que, por exemplo, se Lula (light) tivesse sucedido Itamar, isso não tivesse sido um "atalho" que levaria imediatamente aonde estamos hoje apenas porque teria sido Lula e não FHC. Então não dá para cobrar de FHC que estivéssemos onde estamos hoje ao fim de 2003.

Quais foram as medidas PSDBistas que ativamente teriam prevenido camadas mais pobres de melhorar de vida? Ou mesmo omissões? No caso de medidas ativas, elas teriam sido desnecessárias para o sucesso de todos a longo prazo, e feitas apenas por crueldade, apenas para afetar aos pobres? No caso de omissões, quais seriam as ações que de fato poderiam ter sido postas em prática (não se pode fazer tudo, até Lula admite) e que não foram por puro descaso? E como se pode saber que poderiam ter sido postas em prática mesmo? Será que dizer que FHC governou apenas para ricos não está mais ou menos nos mesmo patamar que dizer que Lula é diretamente responsável pelo trabalho infantil que aumentou?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2006, 15:38:33 »
...interessante que, me lembro de ter criticado essa comparação na época que a lançaram... e você a defendeu... não estou criticando, mudar de opinião não é criticável...

Há aqui um mal entendido.
Sempre disse que comparações nesse sentido não são adequadas.
Inclusive postei textos de economistas argumentando nesse sentido.
Vou rever todas minhas postagens e linkarei os Tópicos.

"Por quê?"

Chaves

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2006, 15:46:55 »
Bem, eu poderia traçar alguns paralelos sobre os programas sociais do governo tucano com o governo Lula, mas acho que está bem explicado aqui: http://www.rafael.galvao.org/2006/10/sobre_o_bolsa_familia.php

Vale lembrar mais uma coisa sobre o governo FHC: devido à grande importância dada à abertura comercial e pela rapidez com que se deu isso, FHC acabou por se preocupar menos em fortalecer as bases da economia e aumentar as reservas monetárias para que, desta maneira, pudesse agüentar os choques externos, ou seja, a debandada especulativa.

Então, ao invés de estimular as exportações e investir na pobre indústria nascente brasileira, FHC preocupou-se mais em dar características de mercado para a economia. Resultado disso foi os choques especulativos e as crises cambiais. Contudo, um ponto positivo deste governo foi a reforma fiscal que foi feita e que permitiu uma recuperação mais rápida das crises.

Não digo que a abertura comercial seja ruim, mas enfatizo que ela deve ser feita gradualmente, para evitar o desmantelamento da indústria nacional.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2006, 16:06:30 »
Buckaroo, é bom esclarecermos o que penso ser uma mal entendido de sua parte.

Esclarecendo: sempre me posicionei alertando para o perigo dessas comparações.

Por exemplo:

Em: ../forum/topic=8012.0.html#msg132271

Essas comparações do Brasil com outros emergentes foram recentemente tratadas com profundidade em outro Tópico.

De qualquer forma, para os que se interessarem, reproduzo aqui um post com visões bastante interessantes, para aqueles que quiserem uma análise mais séria e menos eleitoreira do assunto.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Entrevista
Viena, 28/07/2006
'Invejar China é um equívoco brutal'
Crescimento econômico é um meio, não um fim, diz economista José Eli da Veiga, para quem é preferível Brasil optar por 'devagar e sempre'
José Eli da Veiga, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP
http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/entrevistas/id01=2164&lay=pde

Inovação: UNICAMP
Entrevista de Carlos Américo Pacheco, do Instituto de Economia da Unicamp
Índia, Coréia do Sul, China, Brasil - onde estão as diferenças
A Índia fez política industrial para a área de fármacos e para a área de software, e alcançou relevância no mercado internacional nesses setores. A Índia deve ser um modelo para o Brasil?
http://www.inovacao.unicamp.br/report/news-pacheco03.shtml
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2006, 16:40:05 »
eu me referia a esse tópico: "falácia do menor crescimento?"

Por uma questão de matemática, para números menores, um aumento muito pequeno é muito maior em porcentagem.

:shock:
Então prove!

Para 1, a soma +1 significa um aumento de 100%. Para 100, a soma de 1, a mesma soma que no outro caso, no final representa um aumento de apenas 1%. A soma de 2, seria 2%, e em porcentagem, ainda parece, soa, menor que um aumento de 100%, ainda que na relidade tenha sido o dobro.

Ocorre que, para o caso em questão (PIB), não é razoável alterar a base de cálculo e ao mesmo tempo manter o valor absoluto do crescimento.
Na vida real, não acontece assim.

O crescimento do PIB está relacionado à base produtiva implantada, desenvolvimento tecnológico, etc. etc.
E esses fatores estão diretamente ligados ao volume (em termos absolutos do PIB. Daí ser possível fazer comparações entre países utilizando valores proporcionais (% de crescimento e não valores absolutos).

O que se deseja saber é se o potencial de crescimento está sendo aproveitado, o que, no caso do Brasil, parece-me não estar acontecendo por decisão político-econômica, muito discutível por sinal.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2006, 17:01:22 »
E então?

Em momento algum defendi comparações com Haiti ou Argentina, como está evidente.

Pelo contrário, como frisei:

O crescimento do PIB está relacionado à base produtiva implantada, desenvolvimento tecnológico, etc. etc.
E esses fatores estão diretamente ligados ao volume (em termos absolutos do PIB. Daí ser possível fazer comparações entre países utilizando valores proporcionais (% de crescimento e não valores absolutos).

Há vários condicionantes a serem levados em conta, e me parece que fui claro no texto em relação a isso.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2006, 17:32:52 »
:/ bem, o que eu tinha entendido daquele tópico, é que você defendia que era válida a comparação de crescimento justamente por ser em porcentagem, em vez de absoluta: "Daí ser possível fazer comparações entre países utilizando valores proporcionais (% de crescimento e não valores absolutos). O que se deseja saber é se o potencial de crescimento está sendo aproveitado, o que, no caso do Brasil, parece-me não estar acontecendo por decisão político-econômica, muito discutível por sinal.".

Por "daí ser possível" entendi que queria dizer que é possível, e não inválido, se fazer comparações entre países para comparar potenciais de desenvolvimento...

Mas tanto faz, se não foi isso que quis dizer, que seja então...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2006, 18:00:06 »
Ok!

Que é possível, é.

Mas como disse no primeiro post deste Tópico, a dificuldade começa na definição dos países com os quais seja possível uma comparação da qual se permita extrair conclusões proveitosas.

Atualmente, o México tem sido considerado um bom parâmetro.
"Por quê?"

Chaves

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2006, 22:45:45 »
O crescimento médio da economia no governo de FHC foi de 2,3%.No governo Lula, esse percentual se manteve.Mas o cenário externo no governo FHC foi muito pior:teve a crise mexicana, a crise asiática, a crise russa e a crise argentina.No governo Lula, não houve turbulência, a liquidez externa e a demanda por papéis e investimentos de países emergentes foi maior.Logo, o crescimento econômico no governo FHC foi proporcionalmente maior.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2006, 23:47:17 »
Pessoal,

Me desculpem, mas isto precisa ser dito.

Uma grande ilusão é achar que Lula está governando para os pobres.

Venham fazer uma visita aqui no Vale do Mucuri. Me disponho a levar vocês para conhecer os pobres e quantos são. Se estão sendo atendidos pelo governo.

Podemos sair daqui do Vale do Mucuri e ir visitar o Vale do Jequitinhonha, aqui perto. Vamos ver o quanto Lula está fazendo por eles.

A saúde está perto da perfeição? Visitem o pronto-socorro daqui....Duvido que alguém tenha estomago para tanto.

Vamos aproveitar e conhecer as escolas. Os lares de crianças abandonadas. As estatisticas de desemprego por aqui...

Brincar com a esperanças destes desvalidos durante as eleições é fácil (se dizendo o pai deles, que governa para eles). Quero ver é encarar a realidade.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2006, 05:19:09 »
O crescimento médio da economia no governo de FHC foi de 2,3%.No governo Lula, esse percentual se manteve.Mas o cenário externo no governo FHC foi muito pior:teve a crise mexicana, a crise asiática, a crise russa e a crise argentina.No governo Lula, não houve turbulência, a liquidez externa e a demanda por papéis e investimentos de países emergentes foi maior.Logo, o crescimento econômico no governo FHC foi proporcionalmente maior.

A obrigação de um Presidente é antecipar-se a crises.

Se FHC permitiu que o Brasil falisse três vezes durante seus oito anos de gestão, isso para mim significa incompetência gerencial. Não mais, não menos.

Usar crises externas como desculpa é típico dos incompetentes.

O "apagão" é outro exemplo dessa incapacidade gerencial.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2006, 05:22:24 »
Pessoal,

Me desculpem, mas isto precisa ser dito.

Uma grande ilusão é achar que Lula está governando para os pobres.

Venham fazer uma visita aqui no Vale do Mucuri. Me disponho a levar vocês para conhecer os pobres e quantos são. Se estão sendo atendidos pelo governo.

Podemos sair daqui do Vale do Mucuri e ir visitar o Vale do Jequitinhonha, aqui perto. Vamos ver o quanto Lula está fazendo por eles.

A saúde está perto da perfeição? Visitem o pronto-socorro daqui....Duvido que alguém tenha estomago para tanto.

Vamos aproveitar e conhecer as escolas. Os lares de crianças abandonadas. As estatisticas de desemprego por aqui...

Brincar com a esperanças destes desvalidos durante as eleições é fácil (se dizendo o pai deles, que governa para eles). Quero ver é encarar a realidade.

Abraços,

Douglas

Douglas, não há necessidade de sair por aí verificando in loco a pobreza e outros problemas.

Há indicadores sócio-econômicos das mais diversas instituições (inclusive externas) que apontam aumento da renda, aumento da taxa de ocupação, melhora na distribuição de renda do país nos últimos quatro anos, tudo isso sem a necessidade da venda.
Tais indicadores são inequívocos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2006, 08:59:47 »
Humberto,

Desculpe-me, mas você está aprecendo aqueles chefes que acham que tudo está a mil maravilhas e só se preocupam com números dentro de uma salinha de ar-condicionado.

"Não há problemas em minha empresa" todos os números são satisfatórios.

Não estão nem ai para a realidade. Não conseguem enxergar os verdadeiros problemsa nas empresas.

Ignoram que a saúde está mal, que existem muitos brasileiros ainda com fome, que a violência diminui.

Tenho a plena certeza, que tanto você, quanto eu somos preocupados com o desenvolvimento da nação. Mas ambos precisamos conhecer a realidade. Ir para o corpo-a-corpo com essa gente que realmente necessita e o governo não chega até elas. E não ficar deslumbrando números que não demonstram a realidade.

Visite os vales que indiquei, aqui da terrinha.

Ou melhor, vá até as favelas ai de BH. Vislumbre os números de camarote. Sinta o problema da população.

Não sou golpista. Sou o primeiro a concordar que a vitória de Lula foi legitima. Que o povo deu seu voto de confiança a ele.

Reconheço avanços sociais, porque vi empresas trabalhando e ligando postes no programa "luz para todos".

Reconheço as ações da PF.

Mas não vejo avanços no combate a fome e a miséria.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2006, 09:12:04 »
Desculpe-me, mas você está aprecendo aqueles chefes que acham que tudo está a mil maravilhas e só se preocupam com números dentro de uma salinha de ar-condicionado.

Isso não é verdade, definitivamente.
Não deveria nem comentar.
Se você acha que todo o intrumental estatístico que mede indicadores sócio-econômicos em todos os países do mundo não têm valor, não vou prosseguir na discussão.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 09:18:04 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Novembro de 2006, 11:45:24 »

Se FHC permitiu que o Brasil falisse três vezes durante seus oito anos de gestão, isso para mim significa incompetência gerencial. Não mais, não menos.

O que exatamente o Lula fez de concreto para evitar que um novo apagão ocorra?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Novembro de 2006, 11:58:44 »

O ideal é dar uma olhada no Balanço do Setor Energético publicado pelo Ministério de Minas e Energia:

http://www.mme.gov.br/site/news/detail.do?newsId=10657
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Novembro de 2006, 12:22:04 »

O ideal é dar uma olhada no Balanço do Setor Energético publicado pelo Ministério de Minas e Energia:

http://www.mme.gov.br/site/news/detail.do?newsId=10657

http://www.mme.gov.br/download.do?attachmentId=8319&download

Olhando a tabela de capacidade instalada de geração elétrica no Brasil, o crescimento no governo Lula foi ligeiramente menor do que no governo FHC. Me parece que não estamos preparados para evitar um novo apagão.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:47:51 »
Você pode até culpar o FHC por ter mantido a âncora cambial tempo demais, mas se antecipar a crises é ridículo, ele mesmo com todas essas crises soube manter o plano real vivo e fez as bases para a atual estabilidade.

A atual política econômica foi construída em cima de avanços que ocorreram no segundo mandato FHC como o câmbio flutuante, a política de superavit primário, o sistema de metas de inflação, o saneamento do sistema financeiro, o fim do uso dos bancos estaduais como "casa da moeda" dos governadores e a lei de responsabilidade fiscal.

Se houver uma crise brava na área externa é lógico que o Brasil vai ser atingido.

« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 13:53:18 por Kao »

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:48:26 »
E o "apagão aéreo" é sintoma da incompetência do atual governo.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:51:26 »
A herança bendita que Lula esconde

Quem quiser avaliar os feitos econômicos do atual governo e compará-los com o de seu antecessor - um exercício que parece deliciar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - deve olhar, antes de mais nada, para as condições mundiais e regionais. Se a economia brasileira crescer 3,5% neste ano, terá acumulado em quatro anos uma expansão de 11,6%. Terá crescido em média, portanto, modestíssimos 2,8% ao ano. No mesmo período, a produção mundial terá aumentado robustos 4,8% ao ano, enquanto a América Latina terá avançado ao ritmo anual médio de 4,2% - um desempenho raramente observado na região. Foi desperdiçada uma fase de oportunidades excepcionais. Nos oito anos anteriores, a economia brasileira cresceu em média 2,3% ao ano - mas a expansão mundial, afetada por violentas crises financeiras, não passou da média anual de 3,6%. O crescimento latino-americano ficou em 1,5% ao ano. Antes de ser atingida pela crise cambial de janeiro de 1999, a economia brasileira atravessou as crises do México, em 1995, do Leste da Ásia, em 1997, e da Rússia, em 1998. Mas o pequeno crescimento do período foi compensado pelas mais ambiciosas reformas realizadas em décadas, sem as quais teria sido impossível domar a inflação e reorganizar a economia nacional - premissas que, respeitadas por Lula, resultaram nos poucos êxitos de seu governo.

Já a gestão petista ocorreu numa fase de bonança internacional e com dinheiro de sobra nos mercados, condições que o governo Lula deixou passar quase sem proveito para o Brasil, apesar de ter recebido como “herança bendita” uma base institucional amplamente modernizada.

Qualquer pessoa capaz de uma comparação honesta poderia contentar-se com esses dados. Mas há muitos mais. O presidente Lula costuma dizer que encontrou o Brasil quebrado e imerso na inflação e que precisou reerguê-lo. Mas a crise de 2002, como sabe qualquer pessoa razoavelmente informada, foi conseqüência das tolices de um partido que defendia o calote da dívida pública e outras irresponsabilidades. O Executivo e o Banco Central só puderam vencer a crise, a partir de 2003, porque herdaram instrumentos monetários e cambiais forjados na gestão anterior. A maior parte dos preços havia sido desindexada - contra a resistência do PT. A política monetária havia sido restaurada, graças ao saneamento e venda dos bancos estaduais, as metas de inflação estavam implantadas, o câmbio era flexível e já funcionava o sistema de metas fiscais - tudo isso também a despeito da oposição do PT.

O ministro Antonio Palocci, que sustentou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, contra a opinião do PT e de vários conselheiros presidenciais, reconheceu mais de uma vez a importância do que fora realizado nos anos 90, sem o que não poderia ter tido o êxito que teve em sua política macroeconômica. O presidente Lula nunca teve grandeza para isso.

A diversificação de mercados, outro ponto ressaltado pelo presidente em seus surtos de auto-elogio, também não é novidade. Há décadas o Brasil comercia com países de todas as partes do mundo. Essa característica acentuou-se nos anos 90 e isso é mostrado pelas séries históricas. Além disso, a expansão das exportações, como mostra um estudo da Funcex, já havia começado antes do governo petista. Em 2002 a China já era um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e o comércio com Índia e Rússia já estava em expansão.

A decantada auto-suficiência em petróleo também não resultou da ação deste governo, mas de um processo iniciado há décadas e acelerado a partir dos anos 70, com a exploração da plataforma marítima.

As privatizações que o presidente-candidato condena envolveram empresas que o setor privado administrou com uma eficiência que o Estado nunca demonstrou, como mostram os resultados da Vale do Rio Doce, das usinas siderúrgicas e das teles.

Quanto à melhora das condições de consumo, tem resultado em grande parte da expansão da oferta de alimentos, permitida pela modernização do agronegócio - grandes, médios e pequenos produtores de verdade, tratados como inimigos pelo governo petista.

Estes são alguns fatos que o presidente procura esconder, para não ter de admitir que as políticas sociais que lhe renderam a liderança na disputa eleitoral não teriam sido possíveis sem a herança bendita de FHC.

Fonte: http://www.estado.com.br/editorias/2006/10/15/edi-1.93.5.20061015.1.1.xml

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Novembro de 2006, 14:49:56 »
é, boa herança mal dita.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Novembro de 2006, 19:21:40 »
Angelo, sobre um possível "apagão":

o problema com FHC não foi tanto a capacidade instalada e sim deficiências na rede de distribuição.

E pelo que andei lendo, estamos livres de um novo apagão até 2010. Depois....

E mais: parece que teremos que avançar no uso de energia nuclear.
Quero ver se o novo governo vai ter peito para mexer nesse vespeiro.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!