Quanto a soberania não podemos esquecer que as refinarias são propriedades da Petrobras (ou eram pelo visto) do mesmo jeito que empresas estrangeiras tem propriedades no Brasil e temo o dever de respeitar isso.
Quanto a chamar o Evo Morales de índio, ele é indio mesmo, e faço questão de ser ofensivo quanto a ele pois ele é ofensivo ao nosso povo e país.
Não podemos esquecer que ele expropriou outras propriedades de outras empresas brasileiras, o caso da Petrobrás é mais gritante.
O nosso presidente é um fraco ao não saber lidar com uma situação dessas, permitir esse tipo de coisa para fortalecer o Mercosul ou integrar a America latina é desculpa. Não precisamos negociar com alguém como o Morales, aliar-se a um país desses só compromete a nossa seriedade e nossas divisas, aceitar a Bolívia no Mercossul é dar um tipo no próprio pé, da mesmas forma que foi aceitar a Venezuela foi uma burrada.
O Lula á tipo um cachorrinho vira-lata nas relações internacionais, ele faz de tudo para ganhar um agradinho e um elogiozinho para usar na propaganda dele
Um bom exemplo foi com a China, o ignorante reconheceu a China como economia de mercado em troca de apoio para uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU e o que aconteceu? A China vetou uma nova vaga e concorre conosco de forma deleal inviabilizando muitas das nossas exportações (consequentemente parte do nosso desenvolvimento econômico)
O Lula e consequentemente nosso governo é assim, faz o impensável para parecer legal para todo mundo mas definitivamente não age a nosso favor.