Autor Tópico: Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia  (Lida 4025 vezes)

Skorpios

• Visitante
Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia
« Online: 01 de Novembro de 2006, 06:28:26 »
E se brincar , ele dá mesmo ...

Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta terça-feira que, se ele fosse “o Brasil”, daria de presente à Bolívia, sem pedir indenização, as duas refinarias de petróleo controladas pela Petrobras no país andino e que foram nacionalizadas em maio.

“Daria de presente (as refinarias), se estamos pensando em como nos ajudar”, disse Morales, de acordo com a agência de notícias EFE.

O Brasil aceitou ceder o controle das refinarias nas cidades de Cochabamba e Santa Cruz, conforme ficou previsto no decreto de nacionalização dos hidrocarbonetos bolivianos.

No entanto, os dois países ainda não definiram o montante de indenização que o governo boliviano terá que pagar à Petrobras pelas refinarias, as maiores do país.

O presidente da Bolívia disse que considera pequena a quantia paga pela Petrobras pelas instalações em 1999, cerca de US$ 100 milhões. “Para o Brasil, isso não é nada”, disse.

Apesar ter sugerido o “presente” brasileiro, Morales disse que seu país está disposto a pagar pelas instalações e está aberto a discussões sobre o assunto.

Nesta segunda-feira, o Ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, descartou dar as refinarias à Bolívia sem nenhum tipo de indenização.

Nenhum prazo foi definido para o fim das negociações sobre a possível indenização.

Os dois países estabeleceram o dia dez de novembro como data limite para fechar um acordo sobre o preço do gás boliviano a ser exportado para o Brasil, depois de terem chegado a um acordo neste fim de semana que permite que a Petrobras continue operando em campos de gás do país

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/10/061031_morales_refinariasrg.shtml

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2006, 07:18:45 »
Quando me lembro que o Lula disse que não ia comprar briga com o Morales porque não havia comprado briga "nem com o Bush"...

bem que essa notícia podia ter vindo antes do segundo turno.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2006, 07:24:06 »
Quando me lembro que o Lula disse que não ia comprar briga com o Morales porque não havia comprado briga "nem com o Bush"...

bem que essa notícia podia ter vindo antes do segundo turno.

Não acho que fizesse diferença .

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2006, 07:25:43 »
Eu também não, mas me deixa ter alguma esperança nesses eleitores, vai.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2006, 07:41:08 »
Ok , eu deixo . A respeito do assunto , interessante a coluna da Miriam Leitão em O Globo de hoje . Quem tiver acesso , recomendo . Precisa cadastro . Abaixo mais sobre o assunto .

Bolívia usaria Forças Armadas se houvesse desrespeito à nacionalização, diz Morales
Publicidade
da Folha Online

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta terça-feira que haveria uma "grande mobilização" das Forças armadas do país para "exercer o direito de propriedade da Bolívia" sobre seus hidrocarbonetos, se algumas das empresas petrolíferas estrangeiras no país tivesse resistido à implementação da nacionalização.

"Se alguma empresa [petrolífera] não tivesse assinado" o novo acordo para atuar no país segundo as regras determinadas pelo decreto de nacionalização, as Forças Armadas "estavam totalmente preparadas para exercer o direito de propriedade", disse. Morales acrescentou ainda que estava agradecido pela adesão das empresas à nacionalização, segundo a agência de notícias France Presse.

"Se não tivesse havido [a assinatura dos] contratos, com certeza teria havido uma ampla mobilização das Forças Armadas para exercer o direito de propriedade como em qualquer país, em qualquer Estado", afirmou.

"Qualquer governo tem todo o direito de exercer o direito de propriedade sobre seus recursos naturais (...) Na verdade, [agora] temos sócios, não donos de nossos recursos naturais", afirmou.

Segundo a France Presse, Morales não especificou se as Forças Armadas seriam empregadas para ocupar instalações petrolíferas de empresas no país ou se cumpririam outra função.

No último dia 28 expirou o prazo de 180 dias dado pelo governo boliviano, em 1º de maio, para que as empresas petrolíferas presentes na Bolívia assinassem novos contratos, baseados nas regras da nacionalização dos hidrocarbonetos do país.

Além da Petrobras, assinaram novos contratos com o governo boliviano a Total (França), a Repsol (Espanha), a British Petroleum (Reino Unido) e a Vintage (EUA).

O contrato assinado pela Petrobras com o governo boliviano estipula que a empresa ficará com 18% do faturamento com a exploração de gás, e o governo com 82%, disse neste sábado (28) o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia).

Segundo o ministro, no entanto, a empresa brasileira poderá ter até 50%. Esse aumento na participação irá depender de condições técnicas como exportações e nível de produção e é isso que permitirá a rentabilidade das operações da empresa na Bolívia.

O acordo irá durar até 2036 e garante à Petrobras a exploração do gás na Bolívia. Já o acordo de fornecimento de gás ao Brasil vai até 2019.

Transferência

A negociação da transferência das refinarias da Petrobras Gualberto Villarroel e Guillermo Elder Bell na Bolívia à estatal boliviana YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos) deverá ser concluída em dezembro deste ano, disse o ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas.

Villegas disse à rede de TV RTP que, enquanto revisa os contratos assinados com as petrolíferas estrangeiras para exploração dos hidrocarbonetos do país (incluindo a Petrobras), retomará as negociações com a empresa brasileira sobre a questão da transferência das refinarias.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112070.shtml

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2006, 08:29:24 »
Credo! Que tipo de acordo é esse que determina que 82% dos lucros fica com os bolivianos??? E o Evo Morales vem falar em sócios ainda, faz de conta...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2006, 08:51:51 »
Essa história do gás natural serve para mostrar como o governo brasileiro é fraco na defesa dos interesses nacionais, aquele índio plantador de cocaína faz o que bem entende e o nosso presidente com a desculpa imbecil de "ajudar o vizinho necessitado" deixa o índio aprontar o que bem entende.

Não é a toa que os ingleses estão falando em privatizar a Amazônia, do jeito que o governo trata a nossa soberania é só vir e pegar.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:05:58 »
deveria entregar-las ao preço que custou.

Quasar: O gás está na Bolívia não na Amazônia. E a Bolívia não é um estado brasileiro. "Aquele índio plantador de cocaína" está exercendo a soberania que o povo Boliviano lhe entregou.

em outra nota: racista fdp. ;)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:06:41 »
Essa história do gás natural serve para mostrar como o governo brasileiro é fraco na defesa dos interesses nacionais, aquele índio plantador de cocaína faz o que bem entende e o nosso presidente com a desculpa imbecil de "ajudar o vizinho necessitado" deixa o índio aprontar o que bem entende.

Não é a toa que os ingleses estão falando em privatizar a Amazônia, do jeito que o governo trata a nossa soberania é só vir e pegar.

Lula é uma vergonha quando se está falando de defender os interesses do brasil no exterior!

Ja tá mais q na hora de mandar o exercito dar um chute na bunda do Evo Morales.
E nem vai dar tanto trabalho assim... manda a esquadrilha da fumaça com umas granadinhas de mão e uns 38, q ja resolve tudo.

Eriol

• Visitante
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:07:26 »
para informação geral. O México cobra mais impostos sobre hidrocarbonetos que a Bolívia ou a Venezuela.

http://en.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1zaro_C%C3%A1rdenas_del_R%C3%ADo#Oil_expropriation

Cárdenas é considerado o melhor presidente que o México já teve.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2006, 09:10:54 por Eriol »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:18:22 »

Quasar: O gás está na Bolívia não na Amazônia. E a Bolívia não é um estado brasileiro. "Aquele índio plantador de cocaína" está exercendo a soberania que o povo Boliviano lhe entregou.

Não acho justo entregá-las pelo preço de custo. Primeiro por que a Petrobra sé uma S.A, tem um monte de acionistas privados. Pergunte a um deles se eles acham legal a empresa ficar fazendo caridade mundo afora, dando uma refinaria aqui, outra acolá, claro que não. O preço de custo, ainda que corrigido, não é justo por que o investimento feito somente o foi por que se esperava um retorno específico. Nenhuma empresa investe em algum lugar sem esperar algum retorno. Outra, a Bolívia jamais teria tecnologia para erguer aquelas refinarias e construir a estruturae isso também tem um preço que, por sinal, é muito mais alto que o custo do prédio e maquinário da refinaria. Outra, o Índio ocupou as instalações com o exército, fez um monte de propagando, ou seja, tripudiou e se promoveu em cima da empresa estatal brasileira. Não uma empresa somente privada, todos sabem que ela representa o Brasil lá, mas, memso assim o índio resolveu agir daquela forma. Pela forma como foi nacionalizado, pelas atitudes do governo boliviano, o Brasil não deveria ser convalescente com este país. Não digo que deveríamos invadir o país, mas sim adotar uma postura muito mais rígida e aplicar embargos comerciais e fechar ou impedir o escoamento da produção boliviana pelo Brasil, caso a Bolívia caso não ceda.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

• Visitante
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:25:02 »
Além do que , para completar a esperteza brasileira , segundo a coluna da Miriam Leitão , o governo brasileiro aceitou que , se surgirem controvérsias sobre o novo acordo , as mesmas sejam arbitradas na própria Bolívia , ao invés de num país neutro . Se isso não é estragar o ouro pro bandido , não sei o que é .

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:25:32 »
Justo? E a Bolívia pré-Morales onde o exército matava civis que protestavam pacificamente para não ter que pagar 1/2 do salário por água? Se vai com o mercado deve ser justo.

razões para "ceder" à Morales?
Integração latino-americana.
Fortalecimento das relações sul-sul.
Apoio na ONU e na OMC.

e afinal, por que Morales é "O Índio"? Qual o problema com não descender dos usurpadores? Por que você não chama o Lula de retirante, ou nordestino mestiço? O Bush de anglo-saxão ou Chavez de mulato?

que valores... NÃO EXISTE RACISMO NO BRASIL.

Eriol

• Visitante
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:28:16 »
para os poucos cuja mentalidade não vai em contra dos próprios interresses e se interressem pelo futuro do nosso continente, esse texto é  bastante interressante

http://www.ircamericas.org/esp/3124

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:25:45 »

acho cara de pau do Morales, e acho que soa realmente racista se referir à ele como "índio"... imaginem se fosse negro e se referissem a ele como negro, é bem similar... mesmo que se esteja dizendo índio mais ou menos como se diria "boliviano", "americano", "alemão", ou então "camponês"...

... quanto ao Lula, é moda se referir a ele por apedeuta hoje em dia...

Eriol

• Visitante
« Resposta #15 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:31:27 »
 :no:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:49:09 »
O custo de uma refinaria vai muito além do material. E o custo de toda a tecnologia e treinamento de pessoal? Vai de brinde?

O gás é boliviano, mas as refinarias são nossas. Ele tem o direito de exercer a soberania sobre seu gás e nós temos o direito de exercer a nossa sobre nossas refinarias.

razões para "ceder" à Morales?
Integração latino-americana.
Fortalecimento das relações sul-sul.
Apoio na ONU e na OMC.
Se eu fosse um acionista de uma empresa brasileira, pensaria dez vezes antes de apoiar a instalação de uma filial em qualquer país vizinho, já que ficou claro que o nosso presidente não dá garantias de que meu dinheiro investido estará seguro e a qualquer momento eu posso perdê-lo em nome da "soberania". Não sei onde isto ajuda a "integração" e do "fortalecimento" das relações latino-americanas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:59:42 »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Novembro de 2006, 11:01:41 »
:no:

Ta certo, usei o termo índio para provocá-lo, que é idiota por que ele não vai ler isso aqui. Mas acreditem, nada tenho contra índio em sí, inclusive, tem cada indiazinha por ai....

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Novembro de 2006, 12:15:54 »
Quanto a soberania não podemos esquecer que as refinarias são propriedades da Petrobras (ou eram pelo visto) do mesmo jeito que empresas estrangeiras tem propriedades no Brasil e temo o dever de respeitar isso.

Quanto a chamar o Evo Morales de índio, ele é indio mesmo, e faço questão de ser ofensivo quanto a ele pois ele é ofensivo ao nosso povo e país.

Não podemos esquecer que ele expropriou outras propriedades de outras empresas brasileiras, o caso da Petrobrás é mais gritante.

O nosso presidente é um fraco ao não saber lidar com uma situação dessas,  permitir esse tipo de coisa para fortalecer o Mercosul ou integrar a America latina é desculpa. Não precisamos negociar com alguém como o Morales, aliar-se a um país desses só compromete a nossa seriedade e nossas divisas, aceitar a Bolívia no Mercossul é dar um tipo no próprio pé, da mesmas forma que foi aceitar a Venezuela foi uma burrada.

O Lula á tipo um cachorrinho vira-lata nas relações internacionais, ele faz de tudo para ganhar um agradinho e um elogiozinho para usar na propaganda dele

Um bom exemplo foi com a China, o ignorante reconheceu a China como economia de mercado em troca de apoio para uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU e o que aconteceu? A China vetou uma nova  vaga e concorre conosco de forma deleal inviabilizando muitas das nossas exportações (consequentemente parte do nosso desenvolvimento econômico)

O Lula e consequentemente nosso governo é assim, faz o impensável para parecer legal para todo mundo mas definitivamente não age a nosso favor.

Eriol

• Visitante
« Resposta #20 Online: 01 de Novembro de 2006, 12:31:48 »
bom é invadir a Bolívia, por um "presidente de verdade", aceitar o consenso de Washington, abrir as pernas do país com a ALCA, perder qualquer vestígio de autonomia e ficar como o México... é não precisamos de mais índios.

deixo a discussão aqui. Xenofobia e intransigência não são coisas que eu aturo se posso evitar.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:05:39 »
bom é invadir a Bolívia, por um "presidente de verdade", aceitar o consenso de Washington, abrir as pernas do país com a ALCA, perder qualquer vestígio de autonomia e ficar como o México... é não precisamos de mais índios.

deixo a discussão aqui. Xenofobia e intransigência não são coisas que eu aturo se posso evitar.

Não precisamos invadir a Bolívia, até porque sairíamos perdendo, aquilo é um poço de problemas, o correto seria o Brasil defender os seus interesses como nação que se diz forte.

Xenofobia é exagero, só não tenho a mínima obrigação de respeitar quem não nos respeita.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:41:03 »
Outra dessa e toma cartão amarelo. Discuta com civilidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 01 de Novembro de 2006, 14:17:40 »
Chamar alguém de índio é ofensa?  Interessante que o "plantador de cocaína" passou despercebido.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #24 Online: 01 de Novembro de 2006, 14:25:39 »
Chamar alguém de índio é ofensa?  Interessante que o "plantador de cocaína" passou despercebido.

Profissão honrada .

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!