Autor Tópico: Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia  (Lida 4026 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia
« Resposta #25 Online: 01 de Novembro de 2006, 15:23:34 »
Chamar alguém de índio é ofensa?  Interessante que o "plantador de cocaína" passou despercebido.

Profissão honrada .

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Eriol

• Visitante
« Resposta #26 Online: 01 de Novembro de 2006, 15:35:36 »
Quasar: O gás está na Bolívia não na Amazônia. E a Bolívia não é um estado brasileiro. "Aquele índio plantador de cocaína" está exercendo a soberania que o povo Boliviano lhe entregou.

Despercibido não passou, mas foi à mim que censuraram.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Novembro de 2006, 15:37:05 »
Mas é verdade, o cara é plantador de coca.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 01 de Novembro de 2006, 17:53:41 »
Se bem me lembro, ele fez campanha defendendo entre outras coisas o incentivo e proteção aos "cocaleros".  Plantar coca não é necessariamente ilegal, ou mesmo malicioso, na Bolívia.

Continuo sem entender por que chamá-lo de índio seria mais racismo do que, por exemplo, chamar a mim de "galego" ou de "negro".  Suponho que é uma questão de intenção percebida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #29 Online: 01 de Novembro de 2006, 18:33:59 »
A última vez que o Brasil teve uma propriedade tomada, 75% da população paraguaia foi dizimada. Depois disso, o Brasil passou mais de 120 anos sem ter uma propriedade sua no exterior ameaçada.

Eu me lembro também que, certa vez, o Chavez também começou a fazer "gracinhas" durante o governo FHC. O governo brasileiro enviou 500 homens treinados em guerra na selva para a fronteira com a Venezuela. O que o Chavez fez? Veio até Brasília pedir desculpas.

Agora Evo Morales toma, militarmente, as refinarias de gás de uma indústria brasileira, entregando a exploração para as indústrias venezuelanas. E ainda tem gente defendendo o cara?

Não defendo invasão ou qualquer coisa do gênero, mas defendo as palavras de D. Pedro II quando a embarcação brasileira foi tomada pelos paraguaios na época pré-Guerra do Paraguai: "Não negocio nada enquanto existir propriedade brasileira em mãos estrangeiras". O Itamaraty é considerado uma das melhores chancelarias do mundo, mas abriu as pernas demais nessa questão boliviana.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Novembro de 2006, 21:58:35 »
Chamar alguém de índio é ofensa?  Interessante que o "plantador de cocaína" passou despercebido.

Não é chamar de índio simplesmente, mas o contexto. Assim como negro ou mesmo preto não são insultantes, mas imagine que estivessem falando mal do ex-prefeito de SP, Celso Pitta, se referindo a ele como "aquele negro".

Acho que antes do "racista fdp" levar cartão caberia mais nas próprias mensagens que ocasionaram isso... que teria sido algo melhor em vez da mensagem chamando de "racista fdp" para não descambar para um monte de xingamentos :/

ps... o problema foi o "fdp" apenas, não? Ou também o "racista"?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #32 Online: 01 de Novembro de 2006, 22:21:59 »
Que dá vontade de pegar aquele índio colombiano pelo colarinho, dá.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 01 de Novembro de 2006, 23:44:12 »
ps... o problema foi o "fdp" apenas, não? Ou também o "racista"?
"Fdp".

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #34 Online: 02 de Novembro de 2006, 01:28:26 »
Eu sugiro que invadamos eles. La para janeiro quando eu for me apresentar pro exercito.
Não deseje.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #35 Online: 02 de Novembro de 2006, 04:34:56 »
O Brasil sempre foi agressivo para defender sua propriedade, como disse Zaratustra. Não deveria agir diferente agora.

Nós tinhamos que deixar o exército de prontidão na fronteira da Bolívia que é para mostrar para aquele presidentesinho safado que não estamos de brincadeira.

Mas aí vem vocês tontos votando no "Lula de novo" e agora vamos ficar com cara de palhaços. Não eram vocês esquerdistas que falavam em "defender o que é nosso"? Quero ver agora.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

danieli

• Visitante
« Resposta #36 Online: 02 de Novembro de 2006, 04:56:31 »
O Brasil sempre foi agressivo para defender sua propriedade, como disse Zaratustra. Não deveria agir diferente agora.

Nós tinhamos que deixar o exército de prontidão na fronteira da Bolívia que é para mostrar para aquele presidentesinho safado que não estamos de brincadeira.

Mas aí vem vocês tontos votando no "Lula de novo" e agora vamos ficar com cara de palhaços. Não eram vocês esquerdistas que falavam em "defender o que é nosso"? Quero ver agora.

realidade triste, mas são todos esquerdistas de meia tigela
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 04:58:14 por Danieli »

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Novembro de 2006, 07:56:19 »

Como assim "nosso"? O gás não é nosso. O que ele fez não foi nada de mais. Se fosse o seu gás sendo dado a preço de banana para outro país, por uma elite burguesa que até então comandava o páis e tinha interesse sobre issso, talvez pensasse de forma diferente.
Se "defender nossos interesses" é se aproveitar da fraqueza de um país vizinho, prefiro deixar só no interesse e não defender nada.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 02 de Novembro de 2006, 08:45:15 »
Você não acha nada de mais a tomada de instalações pagas com dinheiro brasileiro por tanques de guerra?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 02 de Novembro de 2006, 09:45:51 »
Como assim "nosso"? O gás não é nosso.
O gás não é nosso, mas a Petrobrás é. Defender o que é nosso se refere às refinarias, não ao gás.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #40 Online: 02 de Novembro de 2006, 09:57:13 »
E pra quem defende o Morales: porque ele não negociou exaustivamente antes? Porque não veio a Brasília discutir o assunto antes de mandar os tanques? Se ele é tão amigo do Lula, porque não o avisou antes de mandar o exército
pras refinarias? E se avisou, porque Lula foi omisso (novidade...)? Quem está ameaçando a "integração da América Latina" é o Morales. Integração à força das armas é coisa de fascista. O fato de o gás ser boliviano é irrelevante. Como foi mencionado, a instalação é da Petrobrás. O cara queria mesmo é passar uma imagem de macho. Essa é a face do populismo: muita fachada e pouco conteúdo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #41 Online: 02 de Novembro de 2006, 10:57:41 »
deveria ter tido conteúdo e feito como a Mauritania. que vendeu seus direitos de pesca, sua maior (para não dizer única) exportação, em troca de uma estrada.

negociar com o ladrão. Porque assim dita o mercado.

Eriol

• Visitante
« Resposta #42 Online: 02 de Novembro de 2006, 11:33:28 »

Para Grabrielli, também falou da rentabilidade anual da operação. "A rentabilidade é bastante atraente ao final do contrato porque a maior parte dos investimentos já foram amortizados, e os (investimentos) adicionais daqui para frente são pequenos", disse ele para explicar o novo contrato assinado sábado com o país vizinho, com validade de 30 anos. No novo contrato, segundo Gabrielli, o único compromisso de investimentos nos campos de San Alberto e San Antonio - os maiores do país - se refere à manutenção da produção, que vai garantir a venda de 30 milhões de metros cúbicos anuais para o Brasil.

Além disso, a Petrobras fará projetos de sísmica nos blocos de Rio Hondo, Ingre e Irenda. "Não há nenhum número de investimentos no contrato", ressaltou Gabrielli. Segundo ele, investimentos além dos acordados dependem da estabilização do marco regulatório do setor, "o que poderá vir com a aprovação dos contratos pelo Congresso boliviano", destacou. "Mas não firmamos nenhum compromisso de investimento", disse. Para se adequar à lei de nacionalização do setor de petróleo e gás, a Petrobras e demais empresas estrangeiras que atuam na Bolívia assinaram acordos diferenciados com o governo.

No caso da Petrobras, segundo Gabrielli, o resultado do acordo foi bom para as duas partes após intensa negociação. "Embora o faturamento caia, teremos rentabilidade para pagar nossos custos, não teremos prejuízo...o acordo garante a presença da Petrobras na Bolívia e garante o contrato GSA (de venda de gás boliviano para o Brasil)", afirmou. A Petrobras Bolívia faturou US$ 1 bilhão em 2005, sendo US$ 250 milhões em exploração e produção. Ele afirmou que a Bolívia flexibilizou parte dos impostos que teriam que ser pagos para atingir um total de 82% da produção da empresa no país. Pelo novo contrato, a parte fixa referente a impostos é de 50 por cento sobre a produção dos dois campos (San Alberto e San Antonio), e uma parte variável de 50% pagará os custos da empresa na produção restando um saldo final.

Investimentos

O saldo será dividido entre Petrobras e YPFB levando em conta variáveis de produção, investimentos e amortização. "Hoje, levando em conta toda a história de vida útil do projeto, a Petrobras está ganhando em relação à Bolívia", declarou Gabrielli.  Sobre a indenização de refinarias que a Petrobras possuía na Bolívia e foram nacionalizadas pelo governo de Evo Morales, Gabrielli informou que a YPFB está contratando avaliação dos ativos e não há prazo para concluir os estudos. Ele não descartou também a possibilidade de a Petrobras se tornar minoritária nas refinarias, as únicas duas da Bolívia, "desde que haja condição de operação. Se não tiver, saímos 100% das refinarias", disse Gabrielli.

A Bolívia tem garantidos US$ 3,514 bilhões em novos investimentos no setor de energia para os próximos quatro anos por meio de contratos assinados com operadores estrangeiros ao longo da semana, disse o ministro dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas. Villegas também informou que, com os novos contratos - que foram assinados como parte da nacionalização do petróleo e gás decretada em maio deste ano e inclui entre as operadoras a Petrobras -, o governo da Bolívia terá em média, nos próximos 30 anos, 70% das receitas provenientes das operações com energia no país.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=9534

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Novembro de 2006, 11:46:27 »
Vão detonar sua fonte (Vermelho.org), Eriol.
Quer apostar? :-)

Mas pelo que eu estou acompanhando, ao fim e ao cabo, a situação tende a um consenso benéfico a ambas as partes.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:28:21 »
Um forista de outro fórum escreveu isso:

Acho que há alguns detalhes que não podem ser esquecidos ao se analisar a situação boliviana:

1) A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul, e a principal causa disso é a instabilidade política ao longo dos séculos, o que já fez a Bolívia perder enorme parte do seu território para o Brasil (na questão do Acre), para o Chile (na Guerra do Pacífico) e para o Paraguai (na Guerra do Chaco).

2) O Brasil ajudou o Chile contra a Bolívia e o Peru na Guerra do Pacífico, que tirou da Bolívia a sua saída para o mar. Por isso até hoje Bolívia e Chile não têm relações diplomáticas normais, e quem passa por Valparaíso, maior porto do Chile, se surpreende ao ver um enorme monumento ao Duque de Caxias, logo lá, mas depois fica sabendo que foi o Duque que ajudou os chilenos a vencer a Guerra, e por isso os chilenos são muito gratos até hoje.

3) O Acre, legítimo território boliviano, foi invadido por seringueiros brasileiros e o Brasil fez valer a sua força para, depois da situação consumada, prometer à Bolívia a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (a Mad Maria - que não deu em nada) e mais um pagamento de 2 milhões de libras esterlinas que, segundo dizem - há controvérsias - nunca foram pagos.

4) Com toda essa instabilidade política, com governos e ditaduras se sucedendo muitas vezes dentro do mesmo ano (3 presidentes num ano por lá não era novidade), quem decidiu atracar o nosso futuro econômico ao da Bolívia foi o sr. Fernando Henrique Cardoso que, nos seus delírios pós-globalização, achava que o mundo havia mudado e agora a Bolívia estava finalmente estável politicamente, e, por isso, decidiu tornar o Brasil dependente do gás boliviano. Curiosamente, a mídia continua pintando o FHC como o supra-sumo da inteligência tupiniquim... =//

5) O Lula só pegou esse bonde andando, mas como qualquer criança minimamente versada na História da Bolívia sabe, não adianta comprar briga com a Bolívia: primeiro, porque é apelação, grandão não bate em bebê - perde a razão automaticamente; segundo, porque governo boliviano tem prazo de validade e geralmente é derrubado antes do tempo. Quem colocou o Brasil nessa aventura boliviana foi o sr. FHC, o Lula tá apenas tentando consertar a &^@*&^#%! *&* que ele fez. E o engraçado é que a mesma mídia que vendeu o gás boliviano como uma jogada de gênio do FHC hoje fica implorando pro Lula invadir a Bolívia pra consertar a besteira que o seu presidente iluminado fez...

Me poupem...

http://www.atosforum.com/viewtopic.php?p=18801#18801

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:33:34 »
Se o próprio forista da mensagem acima acha os governos bolivianos efêmeros e dignos de pouca atenção, fica difícil entender por que seria tão necessário reconhecer o Acre como legítimo território boliviano.  Ou, por falar nisso,  fica difícil entender por que reconhecer a Bolívia como um Estado Soberano para começo de conversa.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #46 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:41:18 »

E o alckmin iria fazer issso ?  :histeria:
Não deseje.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #47 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:42:14 »
Esse forista quis dizer que , se foi "FH que meteu o Brasil na aventura boliviana " isso justifica ao Lula de presentear ativos de uma empresa brasileira ao governo da Bolívia ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:42:43 »
Excelente pergunta.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:48:51 »

1) A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul, e a principal causa disso é a instabilidade política ao longo dos séculos, o que já fez a Bolívia perder enorme parte do seu território para o Brasil (na questão do Acre), para o Chile (na Guerra do Pacífico) e para o Paraguai (na Guerra do Chaco).

Se eles não tem soberania, nós temos (teoricamente...)

2) O Brasil ajudou o Chile contra a Bolívia e o Peru na Guerra do Pacífico, que tirou da Bolívia a sua saída para o mar. Por isso até hoje Bolívia e Chile não têm relações diplomáticas normais, e quem passa por Valparaíso, maior porto do Chile, se surpreende ao ver um enorme monumento ao Duque de Caxias, logo lá, mas depois fica sabendo que foi o Duque que ajudou os chilenos a vencer a Guerra, e por isso os chilenos são muito gratos até hoje.

otimo... vamos criar um sistema de cotas pra bolivianos entrarem na faculdade tb???

3) O Acre, legítimo território boliviano, foi invadido por seringueiros brasileiros e o Brasil fez valer a sua força para, depois da situação consumada, prometer à Bolívia a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (a Mad Maria - que não deu em nada) e mais um pagamento de 2 milhões de libras esterlinas que, segundo dizem - há controvérsias - nunca foram pagos.

legitimo???? 17 de novembro de 1903.
quando o brasil comprou o territorio por dois milhões de libras esterlinas

4) Com toda essa instabilidade política, com governos e ditaduras se sucedendo muitas vezes dentro do mesmo ano (3 presidentes num ano por lá não era novidade), quem decidiu atracar o nosso futuro econômico ao da Bolívia foi o sr. Fernando Henrique Cardoso que, nos seus delírios pós-globalização, achava que o mundo havia mudado e agora a Bolívia estava finalmente estável politicamente, e, por isso, decidiu tornar o Brasil dependente do gás boliviano. Curiosamente, a mídia continua pintando o FHC como o supra-sumo da inteligência tupiniquim... =//

Não tenho bagagem pra concordar ou refutar isso.
e acredito q nem o cara q escreveu isso tenha capacidade de discutir com a petrobras sobre suas estratégias de mercado.
FHC provavelmente só assinou o documento... a ordem sobre isso nem de longe veio dele.

5) O Lula só pegou esse bonde andando, mas como qualquer criança minimamente versada na História da Bolívia sabe, não adianta comprar briga com a Bolívia: primeiro, porque é apelação, grandão não bate em bebê - perde a razão automaticamente; segundo, porque governo boliviano tem prazo de validade e geralmente é derrubado antes do tempo. Quem colocou o Brasil nessa aventura boliviana foi o sr. FHC, o Lula tá apenas tentando consertar a &^@*&^#%! *&* que ele fez. E o engraçado é que a mesma mídia que vendeu o gás boliviano como uma jogada de gênio do FHC hoje fica implorando pro Lula invadir a Bolívia pra consertar a besteira que o seu presidente iluminado fez...
Me poupem...

idem... idem...

culpar o fhc é foda...
Oq estamos criticando no lula é a falta de pulso firme quando se trata de defender os interesses do brasil.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!