Autor Tópico: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?  (Lida 2818 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Online: 03 de Novembro de 2006, 09:11:03 »
Nessas eleições notamos uma "certa" tendência da grande Imprensa com o candidato Auquimim. Não se pode negar os fatos, pois, só a revista Veja, nesses últimos dois anos, deu de presente á oposição nada mais que 28 capas contra o PT ou o Governo Lula.

Denunciou de tudo e até fantasias da cabeça de jornalistas foi levado, por essa revista, como verdade incontestável.

Ah, mas no Brasil tem Liberdade de Imprensa e os jornalistas podem dizer o que bem entendem. Alías, quem não for dessa "grande imprensa" não se inclue nesse princípio.

Esse princípio - o de denunciar e xingar a vontade - não se aplica, por exemplo, à Emir Sader. Isso mesmo, quem manda chamar o arauto da ética e moralidade - Sr. Jorge Bornhauser - de racista? Isso é um absurdo e precisa de punição.

Pois a Justiça está atenta e vai puní-lo sim. A punição será: “à pena de um ano de detenção, em regime inicial aberto, substituída nos termos do artigo 44 do Código Penal por pena restritiva de direitos, consistente em prestação de serviços à comunidade ou entidade pública, pelo mesmo prazo de um ano, em jornadas semanais não inferiores a oito horas, a ser individualizada em posterior fase de execução”.

O juiz Rodrigo César Muller Valente, da 22ª Vara Criminal de São Paulo foi justo, correto e imparcial na sua decisão.

Afirmar que está euforico por "ver-se livre desta raça por 30 anos" (alusão ao Pt e a esquerda), dizer que vai dar uma surra no presidente, chamá-lo de bêbado, mentiroso, ladrão, etc... isso pode.


"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 18:02:35 »
Citar
Nessas eleições notamos uma "certa" tendência da grande Imprensa com o candidato Auquimim. Não se pode negar os fatos, pois, só a revista Veja, nesses últimos dois anos, deu de presente á oposição nada mais que 28 capas contra o PT ou o Governo Lula.
não é de se estranhar que o governo sofra mais oposição do que a oposição, não é? estou falando dos grandes jornais, da tal 'grande mídia'. já a veja... a veja é tendenciosa e eles não se esforçam muito em escondê-lo; tal qual a carta capital.

Citar
Esse princípio - o de denunciar e xingar a vontade - não se aplica, por exemplo, à Emir Sader. Isso mesmo, quem manda chamar o arauto da ética e moralidade - Sr. Jorge Bornhauser - de racista? Isso é um absurdo e precisa de punição.
a punição foi merecidíssima. não se faça de bobo, hugo. eis a prova do 'racismo' do bornhausen;
"A gente vai se ver livre desta raça , por, pelo menos, 30 anos." [referindo-se ao pt].
você viu racismo aí? se viu, me desculpe, mas não dá pra levar a discussão adiante.

e então, o abaixo assinado dos 'intelectuais', escrito por sader;
"O senador Jorge Bornhausen é das pessoas mais repulsivas da burguesia brasileira. Banqueiro, direitista, adepto das ditaduras militares, do governo Collor, do governo FHC, do governo Bush, revela agora todo o seu racismo e seu ódio ao povo brasileiro com essa frase, que saiu do fundo da sua alma - recheada de lucros bancários e ressentimentos. Repulsivo, não por ser loiro, proveniente de uma região do Brasil em que setores das classes dominantes se consideram de uma raça superior, mas por ser racista e odiar o povo brasileiro. Ele toma o embate atual como um embate contra o povo - que ele significativamente trata de "raça".  Ele merece processo por discriminação, embora no seu meio - de fascistas e banqueiros - sabe-se que é usual referir-se ao povo dessa maneira - são "negros", "pobres", "sujos", "brutos", - em suma, desprezíveis para essa casa grande da política brasileira que é a direita - pefelista e tucana -, que se lambuza com a crise atual, quer derrotar a esquerda por 30 anos, sob o apodo de "essa raça". É com eles que anda a "elite paulista", ultra-sensível com o processo de sonegação contra a Daslu, mas que certamente não dirigirá uma palavra de condenação a seu aliado estratégico (da mesma forma que a grande mídia privada). São os amigos de FHC e de seus convivas dos Jardins, aliados do que de mais atrasado existe no Brasil, ferrenhamente unidos contra a esquerda e o povo. Mas não se engane, senhor Bornhausen, banqueiro e racista, muito antes do que sua mente suja imagina, a esquerda, o movimento popular, o povo estarão nas ruas, lutarão de novo por uma hegemonia democrática, anti-racista, popular, no Brasil. Muito antes de sua desaparição definitiva da vida pública brasileira, banido pelo opróbio, pela conivência com a miséria do país mais injusto do mundo, enquanto seus bancos conseguem os maiores lucros especulativos do mundo, sua gente será definitivamente derrotada e colocada no lugar que merece - a famosa "lata de lixo da história". Não, senhor Bornhausen, nosso ódio a pessoas abjetas como a sua, não os deixará livre de novo para governar o Brasil como sempre fizeram - roubando, explorando, assassinando trabalhadores. O seu sistema , o sistema capitalista, se encarrega de reproduzir cotidianamente os que se opõem a ele, pelo que representa de opressão, de expoliação , de desemprego, de miséria, de discriminação - em suma, de "Jorges Bornhausens". Saiba que o mesmo ódio que devota ao povo brasileiro e à esquerda, a esquerda e o povo brasileiro devotam à sua pessoa - mesquinha, desprezível, racista. Ele nos fortalece na luta contra sua classe e seus lucros escorchantes e especulativos, na luta por um mundo em que o que conte seja a dignidade e a humanidade das pessoas e não a "raça" e a contra bancária.
Obrigado por realimentar no povo e na esquerda o ódio à burguesia.
Emir Sader


. . . .
você assina embaixo? difícil achar algum pronunciamento do bornhausen tão cheio de preconceitos e, por que não, também de racismo. eu tenho vergonha de ter um sujeito assim nas universidades públicas brasileiras.




"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 19:20:05 »
 :susto:

Puxa! Eu não tinha visto esse texto antes. Quanto ressentimento! Quantas falácias! E só por causa de uma frase
besta do Borhaunsen (por quem, digo logo, não tenho a menor simpatia). Esse pessoal parece que vive num mundo
de fantasia, onde o PT = povo brasileiro e Banqueiro = assassino. Destaco este trecho:

" Não, senhor Bornhausen, nosso ódio a pessoas abjetas como a sua, não os deixará livre de novo para governar o Brasil como sempre fizeram - roubando, explorando, assassinando trabalhadores."

Chamou o cara de ladrão e assassino! Imagino o auê se a Veja dissesse uma coisa dessa sobre o Lula (chamar de
assassino, digo  :D ).
E olhe só, se os petistas se sentem agredidos pela mídia, eles também têm o direito de ir à justiça exigir punição
aos caluniadores. Por outro lado, o único caso que me vem à mente foi quando o PT foi querer impedir que a
Transparência Brasil divulgasse a lista dos parlamentares mensaleiros...


P.S. Agora já sei: quando quiser xingar algum fulano vou chamá-lo de "banqueiro"  :lol:

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:22:23 »
<includeonly>
[PCO]
Esse Emir Sader é um hipócrita, não passa de um direitista defensor dos interesses da burguesia.
[/PCO]
</includeonly>

ukrainian

  • Visitante
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:25:21 »
Intelectuais lançam manifesto contra a condenação de Emir Sader

Intelectuais brasileiros lançaram nesta quarta-feira (1º/11) um manifesto de "veemente repúdio" contra a condenação despropositada do professor Emir Sader, por este ter escrito um artigo em que criticou declarações preconceituosas e "racistas" do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC).


No manifesto, que é encabeçado por Antonio Cândido e está aberto a adesões, os abaixo-assinados classificam a decisão judicial como um ataque ao direito de livre-expressão e à autonomia universitária – já que o juiz também determinou a demissão de Sader da universidade pública em que dá aulas.


”Ao impor a pena de prisão e a perda do emprego conquistado por concurso público, é um recado a todos os que não se silenciam diante das injustiças", diz o texto.


Leia abaixo a íntegra do manifesto:


A sentença do juiz Rodrigo César Muller Valente, da 11ª Vara Criminal de São Paulo, que condena o professor Emir Sader por injúria no processo movido pelo senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), é um despropósito: transforma o agressor em vítima e o defensor dos agredidos em réu.


O senador moveu processo judicial por injúria, calúnia e difamação em virtude de artigo publicado no site Carta Maior (http://cartamaior.uol.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=2171), no qual Emir Sader reagiu às declarações em que Bornhausen se referiu ao PT como uma "raça que deve ficar extinta por 30 anos". Na sua sentença, o juiz condena o sociólogo "à pena de um ano de detenção, em regime inicial aberto, substituída (...) por pena restritiva de direitos, consistente em prestação de serviços à comunidade ou entidade pública, pelo mesmo prazo de um ano, em jornadas semanais não inferiores a oito horas, a ser individualizada em posterior fase de execução". O juiz ainda determina: "(...) considerando que o querelante valeu-se da condição de professor de universidade pública deste Estado para praticar o crime, como expressamente faz constar no texto publicado, inequivocamente violou dever para com a Administração Pública, motivo pelo qual aplico como efeito secundário da sentença a perda do cargo ou função pública e determino a comunicação ao respectivo órgão público em que estiver lotado e condenado, ao trânsito em julgado".


Numa total inversão de valores, o que se quer com uma condenação como essa é impedir o direito de livre-expressão, numa ação que visa intimidar e criminalizar o pensamento crítico. É também uma ameaça à autonomia universitária, que assegura que essa instituição é um espaço público de livre pensamento. Ao impor a pena de prisão e a perda do emprego conquistado por concurso público, é um recado a todos os que não se silenciam diante das injustiças.


Nós, abaixo-assinados, manifestamos nosso mais veemente repúdio.


Os que desejarem assinar, favor enviar e-mail para: solidariedadeaemirsader@hotmail.com


Antonio Candido
Flávio Aguiar
Francisco Alambert
Sandra Guardini Vasconcelos
Nelson Schapochnik
Gilberto Maringoni
Ivana Jinkings
Arthur Henrique Silva Santos
Miguel Urbano Rodrigues
João Pedro Stedile
Tariq Ali
João Henrique de Almeida
Wolfgang Leo Maar
Ana Carolina Rios Lopes
Marlene da Rocha
Valter Pomar
Julian Rodrigues
Marcos Tresmondi
Thiago Thadeu Rocha
Guilherme Dias
Isabella Jinkings
Darwin Ferraretto
Renam Brandao
Rodrigo Nobile
Flavia Rossi
João Antonio Felício
Quintino Marques Severo
Antonio Carlos Spis
Rosane Bertotti
Lucia Regina dos Santos Reis
José Celestino Lourenço
Sonia Hypolito
Luiz Renato Martins
Vladimir Sacchetta
Marcia Camargos
Marcelo Saraiva
José Luiz Fiori
Erick Schunig
Almir Teixeira
Fernando J. Hernandez Romero
Gustavo Venturi
Silmara Cintra
Marta Maria Rodrigues Costa
Tomaz Fantin de Souza
Jeferson Miola
Alexandre Linares
Carlos Walter Porto-Gonçalves
Paulo Denisar Fraga
Maria Orlanda Pinassi
Afranio Mendes Catani
Altamiro Borges
Josenilton Xavier do Amaral
Vera Telles
José Maurício Domingues
Marco Aurélio Weissheimer
Katarina Ribeiro Peixoto
Pablo Gentili
Bruno de Matos Fiuza
Beto Magalhães
Eric Nepomuceno
Ingrid Sarti
Marcelo Caldas
Tarcisio Geraldo Faria
João Feres Junior
Alfredo José Barreto Luiz
Fernando Monteiro
Alexandre Ogata
Cassandra de Castro Assis Gonçalves
Sebastiao Renato Valverde
Cesar Augusto Pereira
Teresa Pereira
Francisco Pedroso Laurindo
Flávio Roberto Port
Sidnei Zamberlam
Elenílsom S. Aguiar
Eneu Renato dos Santos
Cláudio N. Biehling
Leomar Tadeu da Luz
João Alexandre Peschanski
Paulo Roberto Vanzin
Roberto Martins
Stefania Vaccaro
Joaquim Ernesto Palhares
Bia Barbosa
Fernanda Sucupira
Verena Glass
Marcel Gomes



Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2006, 21:09:22 »
ah, confundi as bolas. o abaixo assinado é de fato este postado pelo ukrainian. o texto horrível do sader foi publicado na carta maior em 2005, e acho que é a razão do processo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2006, 19:41:14 »
E olhe só, se os petistas se sentem agredidos pela mídia, eles também têm o direito de ir à justiça exigir punição
aos caluniadores.

Dois pesos, duas medidas.

É só o PT entrar na justiça contra alguém da imprensa que o mundo cai...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Roberto

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.021
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2006, 20:52:08 »
Dois pesos, duas medidas.

É só o PT entrar na justiça contra alguém da imprensa que o mundo cai...

Mas, Hugão, o PT já fez isso, não? O PT não anda (ou andou) movendo ação judicial contra a revista Veja?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2006, 21:15:52 »
Dois pesos, duas medidas.

É só o PT entrar na justiça contra alguém da imprensa que o mundo cai...

Mas, Hugão, o PT já fez isso, não? O PT não anda (ou andou) movendo ação judicial contra a revista Veja?

Pois é Roberto... a diferença é o resultado.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2006, 21:19:27 »
Dois pesos, duas medidas.

É só o PT entrar na justiça contra alguém da imprensa que o mundo cai...

Mas, Hugão, o PT já fez isso, não? O PT não anda (ou andou) movendo ação judicial contra a revista Veja?

Pois é Roberto... a diferença é o resultado.

casos diferentes, juízes diferentes... quer botar a culpa em quem?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2006, 00:48:03 »
Liberdade de Imprensa é assim: o veículo de comunicação lança a matéria e depois se responsabiliza por ela. Se a matéria for falsa ou caluniosa o veículo é processado judicialmente, como em qualquer país minimamente civilizado, pagando milionárias indenizações ou mesmo sendo presos os responsáveis. Simples, fácil e barato.

Qualquer tentativa de controlar a imprensa cheira a censura e os censores certamente terão interesses escusos. Por trás desse discurso há claro ranço autoritário que querem disfarçar. Do controle da imprensa passarão ao controle do judiciário que terá todas as sentenças contra o governo classificadas de arbitrárias. O controle total é seu viés.

Estado, controle, coletividade. Já vimos esse filme: a Rússia soviética, a Alemanha nazista, Cuba. O Estado cresce, morre o indivíduo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2006, 04:22:45 »
Nada mais natural para um esquerdista reclamar da liberdade de imprensa. :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Roberto

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.021
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2006, 05:29:43 »
Pois é Roberto... a diferença é o resultado.

Bem, independente de se gostar ou não do resultado, tomou-se a ação. Não se pode, então, por coerência, ser contrário a que outros tomem a mesma ação. Se o resultado é outro, paciência.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2006, 17:30:43 »
Pois é Roberto... a diferença é o resultado.

Bem, independente de se gostar ou não do resultado, tomou-se a ação. Não se pode, então, por coerência, ser contrário a que outros tomem a mesma ação. Se o resultado é outro, paciência.

Em nenhum momento eu fui contrário a ação do banqueiro contra o Emir. É um direito dele e reconheço.

Coloquei esse tópico e constatei o que queria.

Não tenho tempo de fazer pesquisas no fórum, mas, quando o PT ou um membro, entrou com uma ação contra injúria e difamação (vide o caso de Luizinho, por exemplo), alguns daqui condenaram o ato e ainda sugeriu que o agressor tinha razão na ofensa.

Quando o Pt resolveu processar internautas que difundiam notícias falsas contra o PT, tasmbém, esses mesmos condenaram o ato.

É só para refletir...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2006, 17:54:38 »
Nessas eleições notamos uma "certa" tendência da grande Imprensa com o candidato Auquimim. Não se pode negar os fatos, pois, só a revista Veja, nesses últimos dois anos, deu de presente á oposição nada mais que 28 capas contra o PT ou o Governo Lula.
Aproveitando o tema.

Vcs notaram que no debate da globo (2° turno) houve umas perguntas "feitas" pela platéia muito estranhas....

Algumas pessoas se "enganchavam" nas próprias perguntas (Mas como? Não foram elas próprias que fizeram?)... quase todas elas, ou criticavam o governo Lula, ou dava um "empurrãozinho" para o Geraldão...

Um deles, "fortalezense", disse pegar três ônibus para ir ao trabalho (Estava criticando o governo Lula)... mas como...? Existe uma interligação muito eficiente nos terminais de fortaleza (Aliás... a única coisa que um prefeito chamado Juracy fez...), ou seja, eu acho que esse debate foi manipulado!

Eu não estou defendendo "A" nem "B", mas achei isso muito injusto.

Aliás... alguém sabe como essas pessoas foram selecionadas...?

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:01:03 »
Não sei se os colegas concordam comigo, mas a participação de terceiros, escolhidos por emissora "A" ou "B", não deveria existir em um debate.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:08:40 »
Citar
Liberdade de Imprensa é assim: o veículo de comunicação lança a matéria e depois se responsabiliza por ela. Se a matéria for falsa ou caluniosa o veículo é processado judicialmente, como em qualquer país minimamente civilizado, pagando milionárias indenizações ou mesmo sendo presos os responsáveis. Simples, fácil e barato.
não é bem assim. liberdade de expressão é um dos princípios existentes no direito, que se contrasta com outro, o da proteção à honra ou algum direito personalíssimo. qual vai prevalecer, aí depende do advogado, do juiz, das circunstâncias....

Citar
Quando o Pt resolveu processar internautas que difundiam notícias falsas contra o PT, tasmbém, esses mesmos condenaram o ato.
não me lembro do caso.
ademais, apesar do bornhausen ser senador, não acho difícil ver que há uma diferença entre um senador da república processar um professor que o chamou de racista e assassino e o partido que está no governo mover uma ação contra um veículo de imprensa por uma denúncia; ainda posto que, historicamente, os maiores violadores da liberdade de expressão são e tem sido os governos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:09:07 »
Não sei se os colegas concordam comigo, mas a participação de terceiros, escolhidos por emissora "A" ou "B", não deveria existir em um debate.

achei desnecessário. quem sabe um jeito de inovar e agarrar um pouco mais de audiência?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:09:18 »
Não sei se os colegas concordam comigo, mas a participação de terceiros, escolhidos por emissora "A" ou "B", não deveria existir em um debate.

Acho que o Globo se preocupou mais em fazer um espetáculo do que realmente um debate. Mas esse é realmente o problema quando se concentra poder, no caso, a audiência - a manipulação.

Também não gostei da presença de terceiros. Mas eu prefiro a liberdade de decisão do candidato.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:14:17 »
Não sei se os colegas concordam comigo, mas a participação de terceiros, escolhidos por emissora "A" ou "B", não deveria existir em um debate.

achei desnecessário. quem sabe um jeito de inovar e agarrar um pouco mais de audiência?
Ou uma forma de manipulação "ocultada"...

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:18:28 »
Não sei se os colegas concordam comigo, mas a participação de terceiros, escolhidos por emissora "A" ou "B", não deveria existir em um debate.

achei desnecessário. quem sabe um jeito de inovar e agarrar um pouco mais de audiência?
Ou uma forma de manipulação "ocultada"...

bom, não vi o debate inteiro porque a essa altura já estava de saco cheio tanto do lula quanto do alckmin. mas dos que vi, sem os 'terceiros', a coisa foi bastante bem tratada por todas as emissoras que fizeram debates.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2006, 11:26:37 »
Por Fernanda Krakovics na Folha deste domingo:

Citar
“A Comissão de Educação do Senado está discutindo um projeto de lei, em tramitação na Casa, que altera a Lei de Imprensa para coibir a divulgação, pelos meios de comunicação, de informações ‘potencialmente’ ofensivas à honra. A ABI (Associação Brasileira de Imprensa), a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) e senadores afirmaram que a proposta fere a liberdade de informação. (...) O projeto é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), para quem a liberdade de expressão não pode atentar contra o direito à preservação da dignidade. (...) A proposta, que recebeu parecer favorável da senadora Fátima Cleide (PT-RO), seria votada na comissão na última terça-feira. Como o líder do PSB, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), apresentou um relatório alternativo para derrubar a matéria, o projeto foi retirado temporariamente da pauta para ser debatido. Fátima Cleide afirmou que o objetivo é ‘coibir a atuação leviana dos meios de comunicação que divulgam denúncias sem ao menos verificar a solidez e a autenticidade dos elementos que lhes servem de base’.”
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2006, 11:47:10 »
Aos mais novos deixo apenas 1 nome.

Ibsen Pinheiro

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:32:44 »
Vejam o verdadeiro controle da imprensa funcionando:

Citar
O jornal O Globo foi condenado a pagar R$ 230 mil de indenização por danos morais a Eduardo Jorge Caldas Pereira, ex-secretário-geral do governo Fernando Henrique Cardoso. Além da indenização, o diário teve de publicar a íntegra da sentença, que ocupou uma página inteira do primeiro caderno na edição desta segunda-feira (13/11). Para decidir, o juiz Fabrício Fontoura Bezerra, da 10ª Vara Cível de Brasília, se baseou nas notícias publicadas pelo jornal de 2000 a 2003.

http://www.diegocasagrande.com.br/do=Wm14aGRtOXlKVE5FYldGdVkyaGxkR1Z6SlRJMmFXUWxNMFF4TXpBMU9EUkxRUT09WnhQMko=
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

rizk

  • Visitante
Re: LIberdade de Imprensa ou Abuso dessa Liberdade?
« Resposta #24 Online: 15 de Novembro de 2006, 22:29:50 »
Então, tem uma petição online http://www.petitiononline.com/emir/petition.html
Que descobri em: http://cartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=12736

Somos exatos 11629 neste momento. Go go go.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!