Pedro, obrigado pelas dicas. Como é muita informação, vou ler mais um pouco a respeito do assunto nestes links que você enviou e depois retomo a conversa.
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.-- Lc 12:51-53
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.-- Mt 10:34-37
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.-- Lc 14:26
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.-- Mt 10:34-36
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;-- 2 Tessalonicenses 2:11-13
Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo. Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,-- 2 Tessalonicenses 3:5-7
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.-- 2 Coríntios 10:5-6
E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.-- Romanos 16:17
É verdade, há demasiada informação. É defeito meu ao escrever...
Obrigado. Mas há o risco de textos longos e com muita informação não serem populares.
Ah, sobre a racionalização na ética lembrei-me de uma fábula. Um urso era muito amigo de um homem, e tentava sempre agradá-lo. Certa vez o homem sentia-se incomodado por causa de uma mosca, e, enquanto dormia, a mosca pousou sobre a cabeça. Para ajudá-lo, o urso agiu: bateu na cabeça do homem, matando a mosca e o próprio homem. As intenções podem ser as melhores, mas sem racionalidade, podem acabar mal.
É verdade, há demasiada informação. É defeito meu ao escrever...
Não concordo que ele tenha mesclado com o paganismo. Apenas adotaram alguns simbolos e datas típicas do paganismo para facilitar a expansão desse novo cristianismo. O paganismo é baseado no ciclo natural das estações do ano aliada a idéia de nascimento, reprodução e morte, como um ciclo interminável à imagem das estações do ano. Da mesma forma as inúmeras divindades que sempre refletem a idéia do envelhecimento em etapas, até o novo renascimento e novamente o envelhecimento. Eu não vejo este tipo de coisa no cristianismo. O sexo, por exemplo, algo natural e até sagrado no paganismo é algo muito diferente no cristianismo. Da mesma forma, ao paganismo a idéia de um Deus, masculino, um pai, único, como no cristianismo soa como totalmente absurda. O paganismo poderia até aceitar um único Deus, mas ele teria, necessariamente, que carregar o aspecto feminino e o masculino, nunca um só.
Daí é que surge a questão de Maria Madalena. O cristianismo baseado em um Jesus que não tenha ressucitado, ou seja em um homem mortal e tendo como a principal apóstala e fundadora da Igreja de Cristo na Terra uma mulher, como companheira de Cristo, aí sim, seria muito semelhante ao paganismo.
O resultado amoral do ateismo pode gerar resultados tão "nefastos" quanto do teismoO ateísmo por si só é amoral (não confundir com imoral), mas os ateus são morais (como qualquer pessoa).
e vc acha que algum plano que reprima as vontades individuais do ser humano, será melhor que o modo de vida de hoje??Referes-te a quê? Ao utilitarismo? Isso é apenas uma teoria ética para definir o que é bom e o que é mau.
e só citando o Constantino, ele nunca foi cristãoIsso já é polémica de semântica. No texto não digo que foi cristão mas que "mostrou-se tão interessado no Cristianismo". Mas, segundo ele, teve uma visão no Sol ("Com este sinal vencerás"), impôs que fosse escolhida uma igreja universal (isso é, Católica) e que fossem seleccionados livros canónicos, introduziu as imagens de cruzes, lutou em nome de Jesus como Cristo, foi baptizado e foi o primeiro imperador a declarar-se cristão.
A questão é que viu a desforra que estava acontecendo e uniu o util ao agradavelLê o Novo Testamento e vais encontrar vários elementos de paganismo. O Amon deu exemplos no seu "post". Um filho do deus Pai que nasce de uma virgem, mostra-se dotado em milagres, cai na mão do inimigo, morre e o seu espírito é resgatado pelo seu Pai, para viver como um deus no mundo dos deuses... A ceia onde o pão é carne e o vinho é sangue é a mesma ideia do mitraísmo e do ritual que venerava Apolo. E a recusa do mundo é também representada num ritual do mitraísmo. Parece mais que foi Paulo, que introduziu o paganismo. Ele nasceu em Tarso (penso que seja na actual Turquia) onde se praticava o culto a Mitra.
Mesclou o Cristianismo com o paganismo romano da epoca e criou a Igreja Catolica, tanto que simbolos como a Virgem e um filho nas maos, aurela(é assim q escreve?)…vem muito antes do paganismo
Com a fato da expansão em pleno acordoO cristianismo era uma religião leve e aceitava a autoridade romana (as autoridades superiores). Falei sobre isso na secção "desobediência", com citações e suas fontes.
Era praticamente impossivel a Roma daquela epoca…aceitar o cristianismo como foi pregado por Jesus e apostolos
Precisava de alguma coisa que os "pagões romanos" da epoca aceitassem
O resultado amoral do ateismo pode gerar resultados tão "nefastos" quanto do teismoO teísmo não possui um plano moral e sim imoral, pois declara verdades absolutas sobre certo e errado, o qual na realidade variam com o tempo.
Com a fato da expansão em pleno acordo
Era praticamente impossivel a Roma daquela epoca…aceitar o cristianismo como foi pregado por Jesus e apostolos
Precisava de alguma coisa que os "pagões romanos" da epoca aceitassem
Logo entrou a "Rainha dos Céus" adoração a virgem Maria (Zero-ashta) Semíramis e Ninrode em ação e conforme o tempo foram entrando muito mais coisas
Como a hostia, Confissão Auricular, imagens, escapularios, missas
E está ai a Igreja CatolicaNão concordo que ele tenha mesclado com o paganismo. Apenas adotaram alguns simbolos e datas típicas do paganismo para facilitar a expansão desse novo cristianismo. O paganismo é baseado no ciclo natural das estações do ano aliada a idéia de nascimento, reprodução e morte, como um ciclo interminável à imagem das estações do ano. Da mesma forma as inúmeras divindades que sempre refletem a idéia do envelhecimento em etapas, até o novo renascimento e novamente o envelhecimento. Eu não vejo este tipo de coisa no cristianismo. O sexo, por exemplo, algo natural e até sagrado no paganismo é algo muito diferente no cristianismo. Da mesma forma, ao paganismo a idéia de um Deus, masculino, um pai, único, como no cristianismo soa como totalmente absurda. O paganismo poderia até aceitar um único Deus, mas ele teria, necessariamente, que carregar o aspecto feminino e o masculino, nunca um só.
Daí é que surge a questão de Maria Madalena. O cristianismo baseado em um Jesus que não tenha ressucitado, ou seja em um homem mortal e tendo como a principal apóstala e fundadora da Igreja de Cristo na Terra uma mulher, como companheira de Cristo, aí sim, seria muito semelhante ao paganismo.