Autor Tópico: Pérolas do vestibular da PUC 2006.  (Lida 3000 vezes)

rizk

• Visitante
Re: Pérolas do vestibular da PUC 2006.
« Resposta #50 Online: 22 de Novembro de 2006, 22:34:28 »
Eli, você não tá entendendo. O menino disse que a Lucy é transitória porque ela tem mobilidade, entendeu, ela TRANSITA. Vc precisa tirar nota dele, porque ele esqueceu de botar os répteis na história da mobilidade. Tem as cianobactérias, tem os répteis saindo da água como naqueles filminhos sabe, e aí tem a Lucy.

Eu tenho uma pergunta cabeluda, quem souber me responda. Como é que funciona um FLAGELO? Tipo, acho que levei a analogia bactéria flagelada-girino longe demais, e não sei como é que uma célula faz pra mexer o rabinho.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #51 Online: 22 de Novembro de 2006, 22:43:00 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Flagellum

Aqui explica, mas eu não entendi muito bem, ainda preciso de muitas aulas de biologia.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #52 Online: 23 de Novembro de 2006, 12:17:14 »
Mi, flagelo se movimenta por causa de uma estrutura chamada microtúbulos, que também participa de outros processos celulares! Seria algo num sentido bem reduzido similar a uma fibra muscular que gasta energia para realizar movimentos! Em suma, se movimentam pelo consumo de energia, que é gerada pela quebra de moléculas (ATP, ADP, GPD). 
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #53 Online: 23 de Novembro de 2006, 12:26:47 »
Mi, flagelo se movimenta por causa de uma estrutura chamada microtúbulos, que também participa de outros processos celulares! Seria algo num sentido bem reduzido similar a uma fibra muscular que gasta energia para realizar movimentos! Em suma, se movimentam pelo consumo de energia, que é gerada pela quebra de moléculas (ATP, ADP, GPD). 

Isso em eucariontes.

Quando se fala em bactérias me parece que o sistema é outro e envolve um rotor de prótons.. pelo menos é o que eu li no:

http://en.wikipedia.org/wiki/Flagellum

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #54 Online: 23 de Novembro de 2006, 13:05:47 »
Tá certo. Microtúbulo é coisa de eucarionte! Esse sistema de rotor de próton parece ser similar ao que ocorre na mitocôndria, que usa hidrogênio (H+)!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #55 Online: 23 de Novembro de 2006, 13:51:08 »
Tá certo. Microtúbulo é coisa de eucarionte! Esse sistema de rotor de próton parece ser similar ao que ocorre na mitocôndria, que usa hidrogênio (H+)!

Off-topic, mas sabecoméquié, a Curiosidade Precisa Ser Saciada:

Os motores dos flagelos têm algo a ver com a kinesin?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #56 Online: 23 de Novembro de 2006, 14:14:20 »
Manhatan, tem tudo a ver!:D Essas proteínas se ligam a eles pra ajudar no transporte de algumas substâncias!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!