Autor Tópico: Você é contra ou a favor da Eutanásia?  (Lida 4991 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Você é contra ou a favor da Eutanásia?
« Online: 10 de Novembro de 2006, 21:21:47 »
Olá amigos,

Uma prática, cada vez mais comum, principalmente nos países desenvolvidos é a Eutanásia. Eu não tenho ainda opinião formada a respeito do assunto, gostaria que os colegas foristas colocassem seus argumentos prós e contras para que não somente eu mas todos os participantes do forum, que ainda estão indecisos, pudessem tomar uma decisão coerente e minimamente lógica sobre o assunto.

vazio

• Visitante
Re: Você é contra ou a favor da Eutanásia?
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2006, 22:50:23 »
Eu costumava ser contra eutanásia e aborto, mas cheguei à conclusão de que quem quiser morrer que vá em frente; assim sobram mais médicos pra mim.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2006, 22:55:34 »
Eu sou totalmente a favor da Eutanásia.Se eu estivesse no estágio terminal de uma doença incurável e estivesse condenado a ficar por 6 meses agonizando com dores que até os mais fortes anestésicos fossem impotentes diante deles, eu queria ter o direito de me poupar de um sofrimento inútil.Aliás, muitas pessoas fazem isso com os cachorros na mesma situação e dizem que é um gesto de amor.Pois bem, eu quero ter o mesmo direito de um cachorro e também quero ter o direito de fazer o que bem entender com minha vida.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Eriol

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2006, 06:07:13 »
pró

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:33:47 »
10/11/2006  - 09h04
Médico pode limitar ajuda a doente terminal

CLÁUDIA COLLUCCI
Enviada especial da Folha de S.Paulo a Brasília

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou ontem resolução que permite ao médico suspender tratamentos e procedimentos que prolonguem a vida de doentes terminais e sem chances de cura --desde que a família ou o paciente concorde com a decisão, que deve constar no prontuário médico.

A norma, aprovada por unanimidade em plenária do CFM, vale para médicos de todo o país. Mas ela só tem efeito interno, isto é, não isenta o profissional de ser responsabilizado criminalmente.

A polêmica é grande. Em 2005, o Ministério Público e a OAB condenaram medida semelhante proposta pelo conselho médico de São Paulo por entender que era eutanásia, prática ilegal pela qual se busca abreviar a vida de um doente incurável. Nesse caso, o médico pode ser processado por homicídio privilegiado.

Para os médicos, a resolução trata da ortotanásia, o ato de cessar o uso de recursos que prolonguem artificialmente a vida quando não há mais chances de recuperação. Exemplo: um doente terminal de câncer sofre uma parada cardíaca. Hoje, o médico tenta reanimá-lo e o coloca em respirador artificial na UTI. Se o rim entrar em falência, por exemplo, será submetido à diálise peritonial.

A idéia é que, a partir de agora, esse paciente não seja "ressuscitado". Ele receberá analgésicos, sedativos e todos os cuidados para que não sinta dor, mas não terá sua vida prolongada por meio dos recursos tecnológicos de uma UTI.

Para Clóvis Francisco Constantino, vice-presidente do CFM, não há perigo de as pessoas confundirem a medida com eutanásia. "Nós somos absolutamente contra a eutanásia, não só porque é eticamente condenável, mas também porque, no nosso país, não é permitida. Eutanásia significa deliberadamente provocar a morte. Obviamente que nem o paciente, nem a família e nem nós, médicos, queremos isso."

Para Constantino, a resolução é "doutrinária". "Ela doutrina o médico no sentido de fazê-lo entender que existe um momento em que não é possível fazer mais nada em benefício do paciente. Que qualquer coisa que prolongue a vida só vai causar sofrimento", diz.
O médico Roberto D'Ávila, corregedor do CFM, reforça: "O paciente não será jamais abandonado".

Segundo José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, a resolução encerra um dilema ético. "Os médicos, sobretudo os intensivistas, estão reféns hoje de uma situação cruel: não ter amparo e não saber quando interromper um tratamento de um doente grave e incurável."

Siqueira explica que a tecnologia avançou de "maneira extraordinária", mas desguarnecida de reflexão ética.

"Na grande maioria das UTIs, vemos doentes morrendo com agonia, com sofrimento. Essa resolução vai permitir que o médico reconheça: "Pronto, não há mais técnica que vá resolver esse problema". É uma decisão moral e agora eles estão permitidos a isso", diz Siqueira.

A médica Maria Goretti Maciel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, concorda: "Foi uma vitória imensa para a medicina brasileira. O médico tem medo. Acha que todo final de vida tem que ser numa UTI. Ele agora sabe que pode dar um tratamento que vise ao conforto do paciente, um final de vida digno". Na avaliação dela, a sociedade deve apoiar a resolução. "Ninguém quer ver seu familiar sofrendo, passando dor. Ninguém quer vê-lo morrer sozinho na UTI. A morte tem que ser encarada como algo natural da vida."

A partir do próximo ano, o Ministério da Saúde deve implantar um programa nacional de cuidados paliativos e controle de dor. A idéia é que o conceito seja adotado em todo o sistema, das equipes de médico da família até os hospitais de grande complexidade. Já o CFM vai regulamentar os serviços de cuidados paliativos, determinando, por exemplo, quais drogas devem ser usadas para analgesia, sedação e para conforto do paciente terminal.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u128054.shtml
Não sei se o tópico foi criado justamente por esta mudança no CFM, mas resolvi colocar a notícia para incrementar a discussão. Sou a favor das duas: eutanásia e ortotanásia, mas não entendi como a aprovação da ortotanásia pelo CFM pode ajudar nesses casos, se o médico ainda pode ser processado por negligência.
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2006, 16:35:45 »
Vocês não estão confundindo eutanásia com ortotanásia?  :hein:

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2006, 18:11:35 »
Sou a favor da eutanásia. Não vejo sentido em prolongar a vida de um doente agonizante e terminal ou de um comatoso atrofiado. A vida é um dom, a morte, entretanto, pode ser uma benção.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2006, 18:14:25 »
Vocês não estão confundindo eutanásia com ortotanásia?  :hein:

eu não vejo muita diferença entre as duas. aliás, até prefiro a eutanásia, parece ser menos cruel.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2006, 21:09:05 »
Sou a favor da eutanásia. Não vejo sentido em prolongar a vida de um doente agonizante e terminal ou de um comatoso atrofiado. A vida é um dom, a morte, entretanto, pode ser uma benção.

Concordo, com uma ressalva, a saber, a vida não é um "dom" e sim uma "condenação".
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2006, 23:51:44 »
Pró escolha.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

danieli

• Visitante
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2006, 04:55:26 »
pró

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2006, 09:24:45 »
Não sei se o tópico foi criado justamente por esta mudança no CFM, mas resolvi colocar a notícia para incrementar a discussão. Sou a favor das duas: eutanásia e ortotanásia, mas não entendi como a aprovação da ortotanásia pelo CFM pode ajudar nesses casos, se o médico ainda pode ser processado por negligência.

Já é alguma coisa... o médico já fica, pelo menos, livre de alguma ação administrativa por parte do CRM ou CFM...

Agora, acho que ele ainda fica sujeito a uma acusação de homícidio ... não sei...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:37:54 »
Vocês não estão confundindo eutanásia com ortotanásia? :hein:
Ué? Quando comentei a notícia fiz a distinção entre as duas...e perguntei se o tópico foi aberto devido a essa mudança no CFM que está na mídia nos últimos dias. Acho que com a nota, não há dúvidas. Há algum problema em discutir as duas?
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2006, 01:18:53 »
Problema??? não! problema nenhum.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2006, 02:24:08 »
à favor.
pra mim, se o fim é certo, que seja da forma mais confortável possível pra quem morre, não pros outros que vão continuar vivos..
ortotanásia é um bom começo pro Brasil... e muitas pessoas poderão se beneficiar com isso, confesso que fiquei pasmo quando ví a notícia no jornal! no entanto, ortotanásia é a versão mais cruel e omissa da eutanásia...

pra mim ficar definhando em hospital não é uma vida digna...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2006, 07:44:38 »
Pró ambas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2006, 09:14:51 »
Sou a favor do direito de escolha do doente e se não houver condição deste escolher por si acho q cabe a família decidir.
Um doente num estágio terminal de uma doença incurável só sofre e essa situação causa sofrimento a todos q estão em sua volta.
Fora gastos, fora investimentos inúteis em medicamentos, em esperança.. é uma morte prolongada.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:01:39 »
Sou a favor, pelos mesmos argumentos do Huxley, acrescentado que além de poupar sofrimento prá mim, quero também poupar trabalho e desconforto para outros a minha volta
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:13:53 »
Ortotanasia sou parcialmente contra. Me parece crueldade deixar o cara morrer por falta de cuidados. Apesar de que, por causa da ilegalidade da eutanasia, valer a pena para poder liberar leitos de UTI em casa de superlotacao.

Agora Eutanasia, sou brutalmente a favor, desde que a pessoa esteja em condicao de escolher (e caso esteja num caso assim, mesmo que nao tenha nenhum problema de saude. Eu acredito que cada pessoa tem o direito de decidir o que vai fazer com a vida, inclusive morrer. E claro que para evitar os pseudo-goticos se suicidando direto, teria que ter um tempo de espera para conferir se ele tem mesmo vontade). Caso nao esteja em condicoes de escolher, apenas se ele estiver em condicoes irreversives.

Edit:
Consertando frase sem sentido.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 10:45:07 por Felius »
"The patient refused an autopsy."

Raphael

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:33:24 »
Sou a favor, por motivos óbvios.

A eutanasia nada mais é do que uma expressão da liberdade, isso, logicamente ao saber que está consciente que está a tirar a sua própria vida, não quero que confudam eutanásia com suícidio pelo exemplo que citei. Para ficar mais claro vejam Mar Adentro, filme muito bom.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2006, 11:09:40 »
Sou a favor, se a pessoa estiver em condições de escolher ou, se não estiver mas tendo expressado
concordância antes da doença.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2006, 11:52:36 »
a favor.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:36:09 »
Eutanásia como suicídio assistido apenas, sim :ok:

Offline Steven

• Nível 10
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:53:10 »
Olá amigos,

Uma prática, cada vez mais comum, principalmente nos países desenvolvidos é a Eutanásia. Eu não tenho ainda opinião formada a respeito do assunto, gostaria que os colegas foristas colocassem seus argumentos prós e contras para que não somente eu mas todos os participantes do forum, que ainda estão indecisos, pudessem tomar uma decisão coerente e minimamente lógica sobre o assunto.

NAO ADIANTA PROIBILA, ELA JA EXISTE DE FATO... DÊ 1 PULINHO NOS HOSPITAIS PUBLICOS...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:06:22 »
Pró. Vejo algumas situações degradantes e humilhantes pra pessoa que vive a situação e extremamente desgastantes pros familiares!

Ainda existe uma polêmica em relação ao caso de Terri Schiavo, se ela tinha ou não consciência do que se passava. Pra mim tanto faz, se tinha consciência provavelmente se via como um estorvo, e sua prisão era o próprio corpo, se nao tinha, era indiferente em estar ou não viva!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!