Obama anuncia esta semana calendário para retirada do Iraque, diz BidenO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará ainda esta semana um calendário para a retirada da maior parte das tropas no Iraque, indicou hoje o vice-presidente americano, Joe Biden.
Em entrevista à "NBC", Biden afirmou que Obama "vai fazer o anúncio na sexta-feira ou muito em breve".
"O presidente vai explicar (o calendário) em detalhes e acredito que o público americano entenderá exatamente o que estamos fazendo e concordarão conosco", declarou o vice-presidente.
"Vamos cumprir um compromisso de campanha", indicou.
Obama, que deve visitar na sexta-feira uma base militar na Carolina do Norte, tinha prometido retirar as tropas de combate americana em um prazo de 16 meses após sua chegada à Casa Branca.
Segundo fontes da Administração, o presidente poderia anunciar a saída da maior parte dos militares no Iraque para agosto de 2010.
A retirada das tropas nessa data representaria um atraso de três meses em relação à promessa eleitoral de Obama.
O atraso aconteceria para atender as preocupações dos comandantes militares, que temem que uma retirada muito precipitada ponha em risco as conquistas obtidas na segurança no Iraque.
O plano que Obama anunciará prevê que, depois de agosto de 2010, permaneçam no Iraque entre 30 mil e 50 mil soldados americanos para desenvolver funções de treinamento e apoio aos efetivos iraquianos.
Atualmente estão desdobrados no país árabe cerca de 142 mil militares dos Estados Unidos, o equivalente a 14 brigadas de combate e suas tropas de apoio.
http://br.noticias.yahoo.com/s/25022009/40/mundo-obama-anuncia-semana-calendario-retirada.html
"Tropas dos EUA deixarão o Iraque responsavelmente"Os Estados Unidos vão se mover "responsável e seguramente" para reduzir sua presença militar no Iraque sob um "novo curso" que a administração Obama irá adotar, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, nesta quinta-feira.
Mas Rice, discursando no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, não deu detalhes dos passos que o presidente norte-americano, Barack Obama, deve anunciar na sexta-feira para iniciar a retirada das tropas do Iraque, que foi invadido por forças lideradas pelos EUA em 2003.
"Os EUA irão se mover responsável e seguramente para reduzir nossa presença militar no Iraque", disse Rice durante debate sobre as atividades da ONU no Iraque. O discurso foi alinhado com outros feitos por Obama anteriormente.
"Nosso acordo de segurança bilateral com o Iraque se enquadra no caminho a seguir. E o processo de reorganizar nossas tropas será conduzido em consulta com o governo do Iraque e com o seu apoio", disse Rice.
"Esse acordo cuidadosamente conduzido para terminar a guerra em nada diminui o apoio norte-americano de longo prazo a um Iraque soberano, estável, democrático e próspero, que é uma força para a paz em uma região turbulenta", acrescentou.
Rice disse que o Iraque "segue uma questão de grande importância para os EUA, mas que a administração procura um novo curso".
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090226/mundo/mundo_eua_iraque_tropas