Autor Tópico: O mal da Religião  (Lida 5190 vezes)

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
O mal da Religião
« Online: 15 de Novembro de 2006, 12:03:35 »
o verdadeiro mal ta nas religioes…
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2006, 02:19:30 por Alenônimo »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Religião não faz nada, quem faz são as pessoas
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:06:28 »
As pessoas são o que constrói as religiões, afinal de contas... mas você bem que podia elaborar mais a sua pergunta (ou seria declaração)?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:11:10 »
mó inocencia dizer isso.. :no:
« Última modificação: 17 de Novembro de 2006, 00:08:09 por Nagell »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:31:39 »
Então trata-se de uma pergunta sobre qual é a causa e qual é o efeito, referente à religião e ao comportamento dos religiosos?

Na minha opinião é uma relação de reciprocidade.  Algumas vezes uma relação saudável, muitas outras vezes não.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:38:12 »
Então trata-se de uma pergunta sobre qual é a causa e qual é o efeito, referente à religião e ao comportamento dos religiosos?

Na minha opinião é uma relação de reciprocidade.  Algumas vezes uma relação saudável, muitas outras vezes não.
não...  agora sobre a pergunta do bush.. é a mesma coisa que dizer que a religião não faz nada, não acha?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:45:19 »
Não, não acho, porque eu não reconheço a ninguém o direito de se isentar de responsabilidades alegando motivos religiosos.

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:48:30 »
as pessoas fazem as merdas em nome da religião, logo, dizer que religião não faz nada acaba sendo falacioso, não?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:50:52 »
Aí é que mora o perigo: do ponto de vista de muitos religiosos, a influência de seres sobrenaturais pode
sim isentar alguem da responsabilidade pelos seus atos (exemplo: o bandido que afirma que
não foi ele quem cometeu o crime, mas sim um "demônio").
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2006, 12:55:17 »
a religião e igreja salvou a vida de mtos drogados. ops, na verdade não foi a religião, foram as pessoas que contribuiram dando dinheiro para a campanha de reabilitação de drogados??

a igreja católica matou milares na inquisição, ops. na verdade foram as pessoas que levaram o herege até a fogueira?

o racismo não discrimina negros, quem discrimina são as pessoas
« Última modificação: 15 de Novembro de 2006, 13:21:39 por Nagell »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:37:44 »
a religião e igreja salvou a vida de mtos drogados. ops, na verdade não foi a religião, foram as pessoas que contribuiram dando dinheiro para a campanha de reabilitação de drogados??

a igreja católica matou milares na inquisição, ops. na verdade foram as pessoas que levaram o herege até a fogueira?

E porque tem que ser apenas uma coisa ou a outra?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

danieli

• Visitante
« Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:47:31 »
Nunca vi uma religião que não quisesse crescer e colocar em práticas suas idéias, e partindo desse princípio eu realmente acho que as pessoas criam religiões só visando o seu próprio bem estar.

se fazem isso é por peso na consciência, e se livrar dos "pecados" que cometem de alguma maneira

Tanta gente foi queimada na fogueira só porque suas idéias representavam risco pois chocavam-se com as idéias da igreja

Não querendo defender ninguém nem sendo racista porque eu não sou. Mas vai dizer pra uma criança que foi criada desde sempre ouvindo dizer que negros são animais pra ver se vai ser fácil ela mudar de opinião.

PS: eu fui criada assim.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2006, 13:49:43 »
Religião é uma boa desculpa pra fazer coisa errada sem arcar com as devidas consequências.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2006, 19:54:00 »
Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.

Quem vai dar continuidade aos bordões?

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2006, 19:56:25 »
Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.
Um ser humano pensa, pelo menos a maioria das vezes. Uma faca NÃO! Assim como uma religião não pode fazer nada! Quem faz são as pessoas que a seguem. É a cabeça das pessoas que define os atos, não a religião!

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2006, 20:04:42 »
Sim, a culpa é das pessoas. Sempre. As idéias não existem fora das cabeças da gente. E registro é outra coisa, é mediação e não a idéia em si.
Agora acho que já esgotamos as obviedades?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2006, 20:31:27 »
Nada, mimi! Tem muito sumo pra tirar dessa mixirica!

Pug2

• Visitante
« Resposta #16 Online: 16 de Novembro de 2006, 08:15:01 »
Em suma, é completamente estúpido falar que a religião é um problema a ser eliminado. Só fanático irreligioso o pode dizer.
A ideia óbvia a tirar é, com ou sem religião, gente idiota existe em todo o lado...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2006, 14:07:56 »
por exemplo: vou te matar com uma faca. na verdade, quem vai te matar não vai ser eu.. vai ser A FACA
Mas deve concordar que é muito mais fácil matar uma pessoa com uma faca do que com um grito. :)

O que o Tash falou parece ser o que acontece mesmo. As pessoas acabam extravasando tudo na religião e usando ela como argumento, usando a religião como um catalisador para suas atitudes.

Sim, foram pessoas. Mas penso se elas se organizariam com a mesma força, ou sequer se organizariam, se não existisse a igreja católica.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2006, 14:11:17 por Oceanos »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2006, 14:36:03 »
Como já foi dito, obviamente são as pessoas que fazem tudo, inclusive as próprias religiões. Mas parece que o questionamento é em relação ao que as pessoas fazem (de ruim) em nome da religião, sim? Neste caso vejo esse processo como algo mútuo. As pessoas se organizam em denominações e estas impulsionam as mesmas em suas atitudes, se tornando um ciclo vicioso. Assim a religião é um vício. Não que um vício seja sempre algo ruim, mas no caso das religiões é na maioria das vezes um vício ruim.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #19 Online: 16 de Novembro de 2006, 14:42:59 »
Em suma, é completamente estúpido falar que a religião é um problema a ser eliminado. Só fanático irreligioso o pode dizer.
A ideia óbvia a tirar é, com ou sem religião, gente idiota existe em todo o lado...

A religião não tem como ser eliminada mesmo porque é uma conseqüência e não uma causa. Supondo um Estado em que a religião seja proibida, ideologias viciosas irão tomar seu lugar. Parece que o ser humano (leia: a maioria deles) não consegue viver sem algum tipo de ideologia dogmática de vida, e a maioria desses não se contentam com uma ideologia puramente real, precisando de um apoio no sobrenatural. Lógico que isso não nos tira o direito de repudiarmos os excessos da religião, que inclusive é algo que às vezes é (ou deveria ser) feito dentro da mesma.
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Novembro de 2006, 14:57:23 »
E até agora não entendi o que o Nagell quis repassar...

Citação de: Tarcísio
"Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas".
Mas não são as pessoas que matam... são os braços delas que matam...

É Tarcísio... eu tb não entendi nada.  :biglol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Novembro de 2006, 15:05:30 »
Então quando estivermos falando de história usaremos o termo:
“As pessoas fizeram isso”, “as pessoas fizeram aquilo”. Falar que a Igreja Católica foi responsável pela Inquisição, só descreve a “classificação” dessas pessoas que participaram e  nada mais.

danieli

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Novembro de 2006, 16:10:49 »
é concordo com mussolim...
sinal de que se eu degolar alguém com as minhas próprias mãos quem degolou não foi eu mas as minhas mãos... tsc tsc
pensamento decadente

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Novembro de 2006, 22:58:46 »
A maioria das religiões utilizam o instrumento "espalhe minha mensagem, utilizando como incentivo a cenoura e os chicotes divinos".Dado que muitas são assim, então elas NÃO podem ser isentadas de culpa das ações das pessoas que as praticam.Existem religiões que possuem mandamentos anti-éticos no seu sistema de regras, logo elas são co-responsáveis por algumas das grandes tragédias que ocorreram na humanidade: Jihads, Cruzadas sangrentes, Androcentrismo (pensamento que leva a submissão da mulher ao homem).Não isento a responsabilidade individual das pessoas (explicar a maior probabilidade de ação por parte de um fator, não é desculpar), mas não há como não ver que muitas ações dificilmente ocorreriam sem a "ajuda" das religiões.O Cristianismo e o Islamismo são exemplos disso, já que tanto o Antigo Testamento quanto o Corão, autorizam o uso da violência e fazem apologia ao androcentrismo.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2006, 23:06:34 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
Re: o mal da religião
« Resposta #24 Online: 17 de Novembro de 2006, 20:50:49 »
Não é todo o mal, mas convenhamos  que o irracionalismo é bem inferior a investigação científica. A religião é um erro, um atraso, uma loucura que deve ser combatida sem tréguas, com o devido respeito à liberdade que todos devem ter de emitir opiniões.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!