Mussolim, não estou aqui defendendo benefícios da religião para a Humanidade, mas apenas observando-a por um prisma diferente do teu. Repare que na minha conclusão eu escrevo "religião não é necessariamente algo ruim..."
Não tenho nem como contestar o que você falou, pois é fato que as religiões foram responsáveis por muita coisa ruim na história do Homem. Eu acrescentaria que também existem coisas boas, principalmente no âmbito individual, de foro íntimo.
Religião, neste caso, seria a crença de cada um, visando apenas encontrar conforto para as angústias da vida.
Quando e onde surgiu a religião ? Provavelmente quando o primeiro hominídio viu um raio cair do céu próximo da sua caverna e não tinha como entender o fenômeno, deve ter surgido a primeira divindidade da história. Um deles mais esperto que os demais apropriou-se do fogo próximo de sua caverna e se auto-proclamou "O escolhido" para guardar o fogo e guiar os demais pela escuridão. O resto da história você já conhece...rs...
Mas voltando aos dias de hoje, independente das sandices e contradições das escrituras sagradas de cada religião, é inegável que a maioria dela prega atitudes boas como caridade, bondade, amor ao próximo, perdão, respeito, etc. Todas estas qualidades se fossem aplicadas de fato, certamente tornariam o mundo bem melhor do que é.
Não acho simplista questionar as religiões, mas sim ficar caçando bobagens na Bíblia, por exemplo. Isto até uma criança de 10 anos consegue fazer. E, na prática, é algo inútil.
A religião não tem que se associar à ciência, mas andar em paralelo com ela em harmonia. Cada uma na sua. A ciência explicando o mundo...a religião dando conforto às angústias metafísicas de cada um.
Deixemos a religião tapar aquele cantinho do Universo onde a ciência nunca conseguirá chegar. Deixem aqueles que não conseguem conviver com a dúvida se conformarem com explicações doces e simplórias que não bastam para outros como você ou eu, Mussolim.
A propósito...a citação do Robert Blatchford é excelente ! Fico com ela também !