Autor Tópico: Anoréxica, modelo morre aos 21 com 40 kg  (Lida 3955 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Anoréxica, modelo morre aos 21 com 40 kg
« Resposta #50 Online: 16 de Novembro de 2006, 17:03:12 »
Aê, tentarei ser mais claro hehe.  :)

Eu acho anorexia uma frescura. Acho que jamais isso acontece com quem tem uma mente estável ou quando se encontra em uma situação de "não-ter-tempo-para-essas-besteiras”. Ou melhor. No exemplo que eu citei, podemos dizer que ela pegaria uma gripe, uma tuberculose, isso seria uma doença. Mas não tem cabimento, no meu exemplo, um tipo de atitude equivalente à anorexia.

Foi isso que eu quis dizer.

(Sei que fui meio bruto, mas é o que eu acho :vergonha:).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 16 de Novembro de 2006, 18:39:24 »
Sobre anorexia: http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm

Eu acho anorexia uma frescura. Acho que jamais isso acontece com quem tem uma mente estável ou quando se encontra em uma situação de "não-ter-tempo-para-essas-besteiras”.

É fácil julgar de longe.  Eu próprio tenho aversão a bipolares depois de algumas experiências infelizes.  Mas nem todo mundo tem, como você mesmo diz, "mente estável".  E o que fazer com essas situações reais?  Mandar pastar?  O que se resolveria assim?

Ou melhor. No exemplo que eu citei, podemos dizer que ela pegaria uma gripe, uma tuberculose, isso seria uma doença. Mas não tem cabimento, no meu exemplo, um tipo de atitude equivalente à anorexia.

Você quer dizer que não considera anorexia uma verdadeire doença?  Com todo o respeito, esse seu julgamento é tão ingênuo quanto perigoso.  Não são tão poucas assim as pessoas que literalmente morrem desse mal.  Não é simples "frescura".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 17 de Novembro de 2006, 09:36:20 »
Devemos sim tratar esse caso com o objetivo de melhorar a situação, mas que eu acho isso uma frescura... ah eu acho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 17 de Novembro de 2006, 10:42:27 »
qualquer coisa numa análise precipitada pode-se julgar frescura... vício em cigarros ou qualquer coisa. Ora, para parar de fumar, basta não comprar mais cigarros e não acendê-los e fumar. Simples assim. O mesmo com alcoolismo. Mas as coisas como realmente são mostram que não é tão simples assim. A diferença a meu ver essencialmente é que o comportamento nocivo no caso da anorexia não depende (tanto) de alguma química exterior influenciando o cérebro, é algo mais autônomo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 17 de Novembro de 2006, 10:56:03 »
Não acho o esses itens uma frescura... como vc mesmo disse “esses são explicados por processos químicos”, já a anorexia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:29:31 »
E a anorexia não?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:47:39 »
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.

O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.   :/

É por isso que acho isso uma frescura. Mas gostaria de saber essa “causa química”, na qual vc deixou a entender que exista.  :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:49:23 »
Ah e tb gostaria da sua opinião sobre bulimia. (Isso pode ser explicado por processo químico?)  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:45:26 »
Bulimia para mim é condicionamento pavloviano mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 17 de Novembro de 2006, 12:48:40 »
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.

O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar. :/

É por isso que acho isso uma frescura. Mas gostaria de saber essa “causa química”, na qual vc deixou a entender que exista. :)

Motivação (mesmo de "frescura") tem componentes bioquímicos.  Uma das razões por que os pacientes de certas intervenções médicas tem de estar de estômago vazio é que sentem tanta náusea que podem nunca mais aceitar os alimentos que tenham consumido naquele momento.  Corredores de longa distância sentem fases de euforia passado um certo ponto de cansaço.  E por aí vai.  Essas coisas podem ser, dentro de certos limites, aprendidas e desaprendidas.

E com todo o respeito, você não vai me convencer de que uma pessoa que se recusa a comer a ponto de literalmente morrer não está doente.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #60 Online: 19 de Novembro de 2006, 12:22:25 »
Anorexia -- frescura das meninas de quinze anos (e de algumas com nove!).

Saúde
Anorexia atinge meninas de até nove anos
19 de Novembro de 2006

Senado: Três dias de luto por Ramez Tebet

A anorexia é uma doença difícil de ser tratada e tem atingido um número crescente de meninas cada vez mais novas. Médicos e terapeutas relatam que, embora a maior incidência seja em garotas com média de 15 anos, muitas de 9 e 10 aos já começam apresentar sinais do distúrbio. Não há estatísticas sobre a incidência da anorexia no Brasil, mas dados internacionais informam que ela pode afetar até 20% das adolescentes, de todas as classes sociais.

A causa da doença é uma incógnita. Uma das hipóteses é que seja um distúrbio psiquiátrico causado por alterações neuroquímicas cerebrais. Os sintomas iniciais são clássicos: a menina começa a se achar gorda mesmo não sendo. Vê pneus e dobras de gordura na região do abdômem e das coxas, começa a diminuir  aquantidade de comida, depois a pular e refeições e finalmente pára de comer.

Em geral, a ajuda médica só é buscada quando a jovem já está bem desnutrida e parou de menstruar. A família custa a perceber os sintomas e quando percebe que há algo errado, geralmente leva a jovem primeiro ao clínico, depois ao ginecologista, ao endócrino, só depois ao psiquiatra. Em fase avançada, a anorexia pode matar até 20% dos internados. Foi o que aconteceu com a modelo Ana Carolina Reston Marcan, morta semana passada. Ana Carolina media 1,72m e pesava 40 kg.

Outra vítima - A estudante universitária Carla Sobrado Cassalle, de 21 anos, morta na quinta-feira passada, alimentava-se basicamente de água e peixe para buscar o emagrecimento rápido. Ela estava internada desde segunda (13), depois de sofrer duas paradas cardíacas. Carla media cerca de 1,70m e pesava 45kg. Durante uma etapa do tratamento de anorexia, a universitária chegou a ser monitorada durante 24 horas por uma enfermeira para que não vomitasse a comida.

As agências - Representantes de seis das principais agências de modelos do país vão exigir, de agora em diante, exames médicos das modelos a cada período máximo de seis meses. A medida é uma reação à morte da modelo Ana Carolina Marcan. A medida foi anunciada durante um encontro nesta sexta-feira (17), em São Paulo, por representantes das agências L'Equipe (a mesma de Ana Carolina), Ford Model, One, Merlin, Elite e Mega Model.

Em entrevista ao site G1, o diretor da Mega Model Agency, Eli Hadid, admitiu que a exigência periódica do exame exigirá um grande trabalho extra das agências. Mas que a providência é fundamental nesse momento. "As agências de modelos têm um papel social muito importante. Estou preocupado em acabar com essa loucura das meninas que fazem regimes malucos", disse.

link:http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=121472&date=currentDate
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #61 Online: 19 de Novembro de 2006, 14:23:31 »
Na minha opinião, é uma doença...os motivos iniciais realmente podem estar ligados a essa cultura da magreza que impera no mundo da moda, aliados a uma possibilidade de enriquecer que essas garotas vislumbram, ou seja, uma opção, mas dependendo da pessoa, isso pode se agravar e realmente se transformar em uma patologia. Vou colocar alguns trechos da matéria que saiu na Veja dessa semana.

...Na maioria dos casos, como no de Ana Carolina, o processo começa com uma dieta aparentemente inocente, para perder alguns quilinhos – e termina deflagrando a recusa sistemática em alimentar-se. Por mais que emagreça, a doente se vê gorda.Quanto mais parentes e amigos insistem para que coma, mais ela se isola do convívio social e esconde o corpo esquelético sob roupas largas. É uma experiência infernal...

...Descrita pela primeira vez em 1689, pelo médico inglês Richard Morton, que a batizou de "atrofia nervosa", a anorexia ainda desafia a medicina. Sabe-se que o distúrbio tem um forte componente genético, mas não se conseguiu definir com clareza seus mecanismos. No campo estritamente psicológico, suas vítimas tendem a ser pessoas rígidas consigo próprias, competitivas e perfeccionistas. Em geral, são filhas de mulheres autoritárias e, muitas vezes, com fixação na própria imagem corporal. Existem dois tipos de doente. No primeiro grupo estão os portadores de anorexia restritiva, que reduzem a ingestão de alimentos a praticamente nada. Há relatos de meninas que ingerem somente 300 calorias diárias, cinco vezes menos do que se consome nas dietas saudáveis de perda de peso. No segundo grupo estão os anoréxicos que desenvolvem também bulimia, alternando períodos de quase completa inanição com excessos à mesa – "compensados" pela indução de vômito e pelo uso de laxantes, diuréticos e anfetaminas. Até 50% dos pacientes anoréxicos desenvolvem sintomas bulímicos. Nos últimos cinco anos, os pesquisadores têm notado um aumento de casos de pacientes entre 8 e 11 anos de idade. "Desde muito cedo as meninas são bombardeadas com o culto à magreza. Isso pode aumentar o risco de essas crianças apresentarem distúrbios alimentares quando chegarem à adolescência", afirma a psiquiatra Angélica Claudino, coordenadora do Programa de Assistência a Pacientes com Transtornos Alimentares, da Universidade Federal de São Paulo.

Da mesma forma como a depressão não é uma tristeza profunda, a magreza excessiva não é necessariamente anorexia. Existem aquelas pessoas programadas geneticamente para ser magérrimas – e saudáveis. O desejo de emagrecer também não resulta sempre em anorexia. Se fosse assim, o mundo estaria repleto de anoréxicos e bulímicos. Uma pessoa sem predisposição a essa combinação de distúrbios poderia até induzir o vômito uma ou duas vezes, para não engordar, mas a sensação lhe causaria tanto desconforto e mal-estar que dificilmente se transformaria em hábito. Para as vítimas de anorexia e de bulimia, a fome e o vômito são experiências de alívio – às vezes, até de prazer.

Uma das características mais marcantes dessa doença é que a paciente não tem uma visão clara de si mesma. Ela invariavelmente acha que está gorda, ainda que sua aparência seja cadavérica. "Há estudos em que as vítimas da doença devem apontar uma foto de mulher com a qual mais se identificam. Elas sempre apontam a imagem de uma pessoa gorda", diz Lucia Helena Grando, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, autora de uma tese de doutorado sobre o assunto. Lucia Helena já chegou a atender o caso de uma menina de 15 anos que tomava vinte comprimidos de laxante por dia e pesava 21 quilos. "A garota não tinha mais dentes, seu cabelo era ralo e ela já não conseguia andar", lembra...
Veja - 22/11/2006
Só não sei se essa informação sobre o componente genético é válida.
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!