Autor Tópico: Curiosidade sobre Judeus  (Lida 13830 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Curiosidade sobre Judeus
« Online: 18 de Novembro de 2006, 01:36:57 »
     Se os judeus da época de jesus eram pardos e parecidos com árabes ( como afirmam historiadores e cientistas), porque os judeus atuais são brancos com cara de europeu.

rizk

• Visitante
Re: Curiosidade sobre Judeus
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2006, 04:12:06 »
Ué, porque eles se casaram e tiveram filhos com pessoas não-nascidas-judias. Se eles só tivessem cruzado entre si, seriam todos doentes e em menor número. E é bom tirar eles de Israel antes que eles fiquem com cara de palestino de novo.

E judeu não tem cara de europeu, eles têm uma cara específica. Você que não aprendeu a identificar os sinais. Se, porém, você tivesse família libanesa e amigos alemães, saberia DE LONGE quem é judeu.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2006, 04:20:18 »
     "Conheço" vários judeus e não vejo diferença

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2006, 04:21:03 »
   E eu sempre ouvi dizer que judeus são avessos a miscigenação...

danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 04:37:31 »
   E eu sempre ouvi dizer que judeus são avessos a miscigenação...

Há excessões mas em sua maioria tem aparência bastante característica.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2006, 05:14:06 »
eu tenho uma puta cara de judeu. estava pensando em comprar um quipá e me passar por um....
e judeu não tem sempre cara de europeu, não. os 'puros' tem cara de... judeus. só dar uma volta em higienópolis pra ver.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Pug2

• Visitante
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2006, 09:54:07 »
judeus puros  :histeria:

judeus são das mais variadas etnias, essa é a realidade.
Os judeus brancos NÃO SÃO SEMITAS.

Em cima podem ver judeus falashas

Os grupos mais conhecidos são os sefarditas ( ibéricos, norte África e Turquia) e os Asquenazi que são oriundos da Europa ( brancos).

Além dos já citados falahas ( Etiópia), encontra-se,
Os Mizrahim que são os oriundos do médio oriente e do mundo islâmico em geral, excluindo os sefarditas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeus_Mizrahi

E que tal judeus da Índia

Kaifeng Jews ( China)

Kaifeng

E mesmo verificando-se que existem judeus das mais variadas etnias e origens, construiu-se um país onde todo o judeu tem direito de "retorno".

Mais provável um Palestiniano ser um histórico hebreu do que os milhões de convertidos ao longo da história.

Interessante ver ainda:

Khazares

História dos khazares

A história é fascinante...

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2006, 14:36:27 »
     Pug, só por curiosidade:
   Um judeu atual, pode não ser descendente dos hebreus dos tempos bíblicos? Pergunto isso porque tu falou em milhões de convertidos ao longo da história. Fiquei curioso....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2006, 14:46:16 »
     Pug, só por curiosidade:
   Um judeu atual, pode não ser descendente dos hebreus dos tempos bíblicos? Pergunto isso porque tu falou em milhões de convertidos ao longo da história. Fiquei curioso....

Essa eu nem vou esperar o Pug responder: é CLARO que pode.  O Judaísmo é muito mais uma cultura do que uma etnia, e como bem disse o Pug, existem sim muitos casos de conversão a partir de outras origens étnicas ao longo dos séculos. 

Suponho que depois de tanta gerações pode surgir dúvida sobre haver algum sangue hebraico em quem quer que seja.  Mas repare que na lista a seguir está, por exemplo, Sammy Davis Jr, que não é exatamente semita.  Espera-se que ele pelo menos tente criar seus filhos no Judaísmo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Converts_to_Judaism
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2006, 15:12:28 »
    Interessante isso cara. Eu sempre achei que judaísmo significasse, obrigatoriamente, ancestralidade hebraica... Valeu pelo esclarecimento.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:33:00 »
    Interessante isso cara. Eu sempre achei que judaísmo significasse, obrigatoriamente, ancestralidade hebraica... Valeu pelo esclarecimento.

e, pelo que me parece, judaísmo é mais um grupo de hábitos do que uma religião mesmo. tanto que duas sinagogas podem se condenar simplesmente por manterem hábitos diferentes.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Pug2

• Visitante
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2006, 09:14:49 »
Em França, aos domingos de manhã assisto aos programas religiosos: budismo, islão, judaísmo e por vezes igreja ortodoxa...protestantes e católica já é demais  :lol:

Indo ao que interessa, num desses programas judaicos assisti á apresentação de uma escola para candidatos a tornaram-se judeus ( só aceitavam candidatos dispostos a emigrar para Israel...).
Ou seja a resposta á pergunta se judeus podem sê-lo por conversão é sim, como já foi dito.

Nem todos os grupos judaicos os aceitarão, no fundo isso não importa.

Também é verdade que judeus são avessos a misturas, talvez o termo goi e suas implicações no talmud tenham algo a ver com isso. Prefiro não seguir o caminho negativo desta parte menos bonita existente no judaísmo.

Outro factor,

Sabe-se que mulher judia tal como a muçulmana só pode casar com judeu ou muçulmano respectivamente.

e ainda,

Considera-se que filho de judia é judeu, mesmo que este um dia passe a ser ateu ou a pertencer a outra religião. Em relação a esta realidade tive o prazer de conhecer uma muçulmana de traços japoneses descendente de alemães (judeus) e japoneses. Ela sendo filha de uma judia é considerada judia não obstante ter-se convertido ao islão  :/     :D

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2006, 15:41:52 »
Sem mencionar que muitos dos judeus de atualmente habitam Israel são imigrantes de judeus que viviam em outros países, como nos EUA e antiga URSS... impossível que eles não tivessem nenhuma miscigenação com a população destes países.

Aqui mesmo, no Brasil, possuímos aquilo que se chamam de judeus marranos, que são descendentes daqueles "novos cristãos" que vieram de portugal e que atualmente retornaram ao judaísmo.   

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2006, 16:39:57 »
Ontem mesmo assisti uma entrevista com um judeu brasileiro, branquelo e louro do sul do país (não lembro de onde exatamente), que morava atualmente em Israel falando sobre a violência naquele país. Certamente ele será descendente de alemão. Nada haver isso de judeu só ter cara de árabe pardo.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2006, 01:58:19 »
Pois é... na verdade é impressionante a ignorância que existe quando o tema é judaísmo.

Isso de dizer que se pode reconhecer um judeu de longe é balela... para quem diz isso a pergunta é: quantos judeus vc viu e não reconheceu como sendo judeus? Como pode saber?

bem... existe sim um bio-tipo judeu, dependendo da origem dele, mas é o mesmo que reconhecer que um certo indivíduo em São Paulo tem origem italiana. Eu sou judeu, loiro e de olhos verdes... de orígem austríaca... namorei uma "goya" e um tio dela ao ver minha foto disse... ué... ele não parece judeu. rs... como se ele conhecesse tantos judeus para saber.

Qualquer um pode se converter ao judaísmo, e inclusive ser aceito por qualquer corrente desta religião, desde que aceite e cumpra todos os preceitos da religião (o que não é tão fácil exigindo bastante fé)

casamento com não-judeus realmente é muito mal visto, e com razão pois isso inevitavelmente leva a assimilação e ao afastamento seguidos do desaparecimento da cultura (que devo lembrar, é milenar)

é isso aí, abs
"Cogito, ergo sum"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:39:43 »
Olá Spinn!
Você é novo aqui, né? Bem vindo!

Porque você não se apresenta no tópico "Novo por aqui? Apresente-se!" ?

Curiosidade: O que faz um judeu num Clube Cético??
                                    :?:

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:18:07 »
rs  :)

obrigado pelas boas vindas Alegra, vou procurar este tópico que vc mencionou,

respondendo a tua pergunta, eu sou judeu mas oscilo muito entre o ceticismo e a fé. Sou muito ligado às ciências exatas e tenho uma mente muito racionalista (mesmo que não sempre, as vezes não é sensato seguir a razão). Eu me identifico um bocado com o pensamento de judeus do estilo de Freud, Einstein e Spinoza...

Já frequentei bastante o fórum da STR... agora que aquele já não mais é... encontrei vcs  :wink:

abs
"Cogito, ergo sum"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:36:40 »
rs  :)

obrigado pelas boas vindas Alegra, vou procurar este tópico que vc mencionou,

respondendo a tua pergunta, eu sou judeu mas oscilo muito entre o ceticismo e a fé. Sou muito ligado às ciências exatas e tenho uma mente muito racionalista (mesmo que não sempre, as vezes não é sensato seguir a razão). Eu me identifico um bocado com o pensamento de judeus do estilo de Freud, Einstein e Spinoza...

Já frequentei bastante o fórum da STR... agora que aquele já não mais é... encontrei vcs  :wink:

abs

Fala sério, o que exatamente você acha interessante em Freud? Eu sou crítico ferrenho da maioria das idéias dele.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:37:37 »
Spinn,
Também faço parte dos "em cima do muro", sem dramas...
E aqui estou pelo mesmo motivo.
Espero que você goste como eu ou mais até!
                                    :flor:

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2006, 22:55:38 »
Eu não consigo reconhecer um judeu de longe. Aliás, o único judeu que eu reconheci foi um professor de Direito Internacional Público que foi expulso da minha universidade 3 dias depois da primeira aula, após ter afirmado que todas as outras religiões eram "restos de lixo humano".
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2006, 00:33:53 »
A despeito de judeus não constituirem uma raça, há organizações judaicas fornecem testes de compatibilidade genética para evitar filhos no caso de casais geneticamente prováveis de terem algum filho com algum problema genético resultante de homozigose de genes recessivos:

Methods

Dor Yeshorim advocates anonymous testing. Teenagers are tested during large sessions in Jewish schools and processed anonymously with only a PIN linking the sample with the candidate.

At present, testing is offered for:
Tay-Sachs disease
Familial dysautonomia
Cystic fibrosis
Canavan disease
Glycogen storage disease (type 1)
Fanconi anemia (type C)
Bloom syndrome
Niemann-Pick disease
Mucolipidosis (type IV)
Gaucher's disease (only by request)

When two members of the system contemplate marriage, they contact the organisation and enter both their PINs. When carriership of the same disease is present in both, the risk of affected offspring is 25%, and it is considered advisable to discontinue the plans. In the context of shidduchim, the "carriership check" is often run within the first three "dates", to avoid disappointments and heartbreak.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dor_Yeshorim

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2006, 09:49:36 »
Eu não consigo reconhecer um judeu de longe. Aliás, o único judeu que eu reconheci foi um professor de Direito Internacional Público que foi expulso da minha universidade 3 dias depois da primeira aula, após ter afirmado que todas as outras religiões eram "restos de lixo humano".

Pois é… infelizmente a estupidez não respeita sexo, cor, religião ou nacionalidade… qualquer um pode sofrer deste mal… judeus não são exceção…

o pior é que esse teu professor acabou por criar mais preconceitos para o judaísmo apenas por ser judeu. Isso é que é foda… quando vc faz parte de uma minoria, é como se cada indivíduo fosse representante de todo a comunidade.

A respeito do que o Buckaroo Banzai escreveu no post anterior…

Judaísmo não é uma raça. É uma religião e uma cultura milenar.

mas como eu já escrevi, é verdade que preferimos nos casar dentro de nosso credo. Agora, os judeus são uma minoria no mundo inteiro, em São Paulo p. exemplo são menos de 1% da população. Isso que no Brasil, é a maior proporção! Em situações como essas, principalmente em cidades pequenas com comunidades judaicas menores ainda, ocorre inevitavelmente, em algum grau, a miscigenação.

este é o motivo de existirem os testes genéticos mencionados.

Pessoalmente, e olha que conheço mta gente da comunidade judaica, nunca conheci alguém que tenha feito tal teste.

abs.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2006, 09:51:45 por Spinn »
"Cogito, ergo sum"

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2006, 13:19:38 »
Esses testes não se devem à miscigenação, mas justamente à ausência dela.

ops... tem razão, erro meu. Confundi o conceito. Obrigado pela correção.
"Cogito, ergo sum"

Eriol

• Visitante
« Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2006, 18:00:50 »
eu não tenho dúvidas de que seja um pouco sefardita...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!