Luís, você respondeu muito bem... se ve que vc deve ter algum contato com judeus ou judaísmo (ou que no mínimo é bastante interessado no assunto).
Luis,
Ser judeu é pertencer a uma religião teísta por natureza.
Ateus que sejam: judeus, cristãos e muçulmanos, assim sim, deveras hilariante.
Aí é que tá Pug, não posso falar das outras religiões mas no caso do judaísmo, ser judeu vai muito além de apenas pertencer a uma religião teísta. Mesmo o judaísmo sempre ter girado em torno do estudo da bíblia e da Torah Oral, você tem que entender que é uma cultura que hoje tem mais de 4 mil anos.
Cara... pense nisso... 4 mil anos sendo a maior parte deste tempo (de longe) sem uma terra própria! Como é possível uma cultura perdurar tanto tempo?
Acontece que o judaísmo, mais do que uma religião de fé, é uma religião de ação. É uma religião aonde os hábitos, as festas e o estudo têm significado profundo.
Após milênios seguindo as tradições judaicas, com chegada do renascentismo e a possibilidade de os judeus assimilarem a cultura ocidental, ocororreu uma ruptura no judaísmo com muitos judeus se afastando da religião. Porém, por diversos motivos, entre eles o anti-semitismo e o peso cultural, a ruptura nunca foi completa. A cultura judaica permaneceu enraizada mesmo em muitos judeus completamente afastados. Isso não impediu, é claro, uma certa proporção de assimilação sempre existe.
Bem... isso é só para dar uma noção do que é o judaísmo. Posso escrever um livro aqui mas aí ninguém ia ler tudo então deixo por isso mesmo, mas adoraria falar mais disto se alguém se interessasse...
Para referência, o livro mais completo que conheço sobre a história dos judeus é o livro "História dos Judeus" (sugestivo o nome não?) de Paul Johnson... não sei se o nome do autor está certo... vou verificar.
abs