Autor Tópico: Curiosidade sobre Judeus  (Lida 13831 vezes)

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
Re: Curiosidade sobre Judeus
« Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2006, 20:49:57 »
eu não tenho dúvidas de que seja um pouco sefardita…

Não entendi... vc não tem dúvida de que vc tem algum descendente sefaradita?
"Cogito, ergo sum"

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 07 de Dezembro de 2006, 02:28:59 »
Eu tenho certeza absoluta de que o meu sangue está limpo por 7 gerações, nos moldes dos velhos portugueses. :lol:

Eriol

• Visitante
« Resposta #27 Online: 07 de Dezembro de 2006, 06:22:26 »

Não entendi… vc não tem dúvida de que vc tem algum descendente sefardita?

que eu seja descendente... pela aparência e por ter nome toponímico, que quando os judeus foram obrigados a converter-se  foi o que normalmente adotaram... "cristiano viejo" tem muito pouco entre os povos Ibéricos.

isso e um bisavô austríaco que dizem ter sido judeu :)

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #28 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:04:05 »

Quem sabe somos primos você e eu  :hihi: rss
"Cogito, ergo sum"

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:38:31 »
E é bom tirar eles de Israel antes que eles fiquem com cara de palestino de novo. 
Por que ? Os palestinos são mais feios que os judeus?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:44:03 »
Sabe-se que mulher judia tal como a muçulmana só pode casar com judeu ou muçulmano respectivamente.
Quanto as muçulmanas, não sei.Mas têm certeza que as judias só podem casar com judeus ?Cito por exemplo Iara Ialvenberg , que foi amante de Carlos Lamarca durante a ditadura militar.Que eu saiba ele nunca se converteu ao Cristianismo.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Pug2

• Visitante
« Resposta #31 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:36:47 »
Sabe-se que mulher judia tal como a muçulmana só pode casar com judeu ou muçulmano respectivamente.
Quanto as muçulmanas, não sei.Mas têm certeza que as judias só podem casar com judeus ?Cito por exemplo Iara Ialvenberg , que foi amante de Carlos Lamarca durante a ditadura militar.Que eu saiba ele nunca se converteu ao Cristianismo.

E o casamento é reconhecido pelos meios religiosos judaicos?
Existe uma ala liberal judaica que tem modificado a religião, todavia, duvido que tenham chegado tão longe.
Trata-se de validação do casamento religioso que está em causa.
Hoje a importância e o rigor terão diminuído...até o divórcio judaico teria ( ou tem) que ser após aprovação do marido...

Já para não falar em judeus que se dizem ateus ( coisa estranha).
Segundo o judaísmo todo o filho de uma judia é judeu, mesmo que o individuo abandone a religião.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2006, 17:46:24 por Pug »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:32:22 »
Pug: você vê mesmo algo de estranho em um judeu ser ateu?  Cultura e crença íntima não são a mesma coisa.

Spock: se a amante de Lamarca era judia, não vejo o que isso poderia dizer sobre o casamento judaico.  Amante não é esposa...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:10:17 »
Spock: se a amante de Lamarca era judia, não vejo o que isso poderia dizer sobre o casamento judaico. Amante não é esposa…
  Você está certo, mas o que eu quero dizer é que, aparentemente, a maioria dos judeus (pelo menos os brasileiros) não se importam muito em namorar ou casar com não-judeus.Talvez esse estereótipo do 'judeu só namorar/casar com judeu' tenha se originado mesmo na época das perseguições religiosas e durado até hoje.

Pug2

• Visitante
« Resposta #34 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:29:56 »
Luis,

Ser judeu é pertencer a uma religião teísta por natureza.
Ateus que sejam: judeus, cristãos e muçulmanos, assim sim, deveras hilariante.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2006, 09:52:49 »
Pug: você vê mesmo algo de estranho em um judeu ser ateu?  Cultura e crença íntima não são a mesma coisa.

Luis,

Acho que entendi o que o Luís quis dizer...Assim como há muitos católicos não praticantes (só é católico para as aprências), deve haver judeus também que se dizem judeus porque nasceram numa família judia...

Pelo menos foi isso que eu entendi...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 14 de Dezembro de 2006, 12:59:59 »
Em parte é isso mesmo.  Mas vai além.  O Judaísmo é definido MAIS por hábitos culturais do que por crenças religiosas.  Aliás, o Cristianismo e o Islã também são, mas o Judaísmo assume mais essa característica do que as outras duas crenças abraâmicas.

Tanto é que existe o Judaísmo Humanístico, e eu pessoalmente não tenho dúvida de que cedo ou tarde algo semelhante terá acolhida no Cristianismo e no Islã.

http://en.wikipedia.org/wiki/Humanistic_Judaism

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 14 de Dezembro de 2006, 13:02:56 »
Luis,

Por origem, pelo menos, concordo... mas você sabe que já perguntei em certa ocasião em um fórum islâmico se por acaso Deus não quer que aja ateus.

Em princípio não vejo problema algum em que as religiões teístas amadureçam ao ponto de encorajar a crença em Deus sem no entanto ver algo de estranho na ausência da mesma.  Pelo contrário, acho que é parte necessária da evolução das mesmas.

Gente é assim mesmo, Pug.  Hilariante.  O que é até bom.  Todos nós temos bastante coisa séria com que nos preocupar, por isso convém que saibamos rir também.

Abração, companheiro!

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2006, 01:36:52 »
Luís, você respondeu muito bem... se ve que vc deve ter algum contato com judeus ou judaísmo (ou que no mínimo é bastante interessado no assunto).

Luis,

Aí é que tá Pug, não posso falar das outras religiões mas no caso do judaísmo, ser judeu vai muito além de apenas pertencer a uma religião teísta. Mesmo o judaísmo sempre ter girado em torno do estudo da bíblia e da Torah Oral, você tem que entender que é uma cultura que hoje tem mais de 4 mil anos.

Cara... pense nisso... 4 mil anos sendo a maior parte deste tempo (de longe) sem uma terra própria! Como é possível uma cultura perdurar tanto tempo?

Acontece que o judaísmo, mais do que uma religião de fé, é uma religião de ação. É uma religião aonde os hábitos, as festas e o estudo têm significado profundo.

Após milênios seguindo as tradições judaicas, com chegada do renascentismo e a possibilidade de os judeus assimilarem a cultura ocidental, ocororreu uma ruptura no judaísmo com muitos judeus se afastando da religião. Porém, por diversos motivos, entre eles o anti-semitismo e o peso cultural, a ruptura nunca foi completa. A cultura judaica permaneceu enraizada mesmo em muitos judeus completamente afastados. Isso não impediu, é claro, uma certa proporção de assimilação sempre existe.

Bem... isso é só para dar uma noção do que é o judaísmo. Posso escrever um livro aqui mas aí ninguém ia ler tudo então deixo por isso mesmo, mas adoraria falar mais disto se alguém se interessasse...

Para referência, o livro mais completo que conheço sobre a história dos judeus é o livro "História dos Judeus" (sugestivo o nome não?) de Paul Johnson... não sei se o nome do autor está certo... vou verificar.

abs
"Cogito, ergo sum"

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2006, 09:37:40 »
Spin,

Esse é um dos assuntos que muito me interessa e adoraria saber mais. Vou procurar o livro.

A propósito, há algum tempo li um livro, que falava sobre o contexto atual. Se chama "Oriente Médio: uma ferida aberta" ou algo assim, não me lembro o nome do escritor, mas é de um jornalista brasileiro. Você já leu?

Bom, eu tenho uma pergunta: na sua opinião, com seu conhecimento sobre o assunto, existe um motivo histórico para o anti-semitismo ou o que levou a isso é mesmo um conjunto de fatores de um longo período histórico? Não teria alguma referência específica para me indicar.

Há anos eu venho tentando entender o anti-semitismo historicamente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2006, 09:48:44 »

Não entendi… vc não tem dúvida de que vc tem algum descendente sefardita?

que eu seja descendente… pela aparência e por ter nome toponímico, que quando os judeus foram obrigados a converter-se  foi o que normalmente adotaram… "cristiano viejo" tem muito pouco entre os povos Ibéricos.

porco sionista!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2006, 11:38:08 »
...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2006, 11:44:54 »
Fala mais sim Spinn!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2006, 12:02:52 »
"porco sionista!"

Pra que isso!!!......nossa... :|

Luz

• Visitante
« Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2006, 15:03:46 »
"porco sionista!"

Pra que isso!!!….nossa… :|

Eu acho que foi uma brincadeira...   :?  não?  :|  Hum... pelos posts do Bruno acho que foi...   ::)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 15 de Dezembro de 2006, 15:47:03 »
sim, foi uma brincadeira. e um smilie acabaria com toda a sutileza, então tinha que ser assim eheh.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!