A China era bem avançada no quesito tecnologia... Me corrijam se estou errado, mas na época da peste, não era também a época de Gengis Cã? O império Mongol dominou praticamente a Asia inteira, uma boa parte da Europa e por pouco não dominou o Egito que foi o que sobrou do Islã que foi totalmente arrasado na Asia. Mesmo sem a peste, Cã poderia ter subjulgado a Europa inteira se tivesse empenho nisso. Mas mesmo assim, depois que Gengis morreu, Kublai Cã, seu descendente se voltou para a China que viveu até pouco tempo no sei isolacionismo celestial, por isso, acho que eles não dominariam. Provavelmente a europa ficaria mesmo com o Islã e com os Turcos Seldjúcidas.
Não dá para dizer se seríamos mais ou menos atrasado, mas estou certo que haveriam as mesmas guerras religiosas entre inúmeras vertentes do islá que seriam criadas, talvez pudesse surgir um "Lutero" islãmico, ou um Calvino. O segredo para ser tudo muito parecido com o qu é hoje em termos de avanço tecnológico é surgir alguma vertente islãmica voltada ao capitalismo, expansão marítima, mercantilismo e acúmulo de riqueza. A única coisa que acho que os islãmicos sempre foram muito atrasados é em relação aos sistemas de governo, o conceito de governo representativo nunca entrou na cabeça deles. A única exceção é a Turquia, mas é pela sua proximidade com o ocidente. Sem os Europeus, acho que hoje viveríamos sob a égide de monarquias absolutas, o que dificulta o avanço tecnológico.