Autor Tópico: Humanidade Alternativa  (Lida 3080 vezes)

Pug2

• Visitante
Re: Humanidade Alternativa
« Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2006, 07:52:19 »
Seria provavelmente a mesma coisa de hoje.
A ciência moderna foi desenvolvida por arabo-muçulmanos*.

Passaram esse conhecimento para a europa, ora se não fossem os europeus, teriam sido os muçulmanos ou outros quaisquer.

Só uns quantos idiotas ( racistas) é que pode pensar que o desenvolvimento dá-se pelos brancos ( europeus).

Como europeu ( e branco) até que podia aproveitar e dizer ao mundo somos superiores hehe ( bah, coisa mais irracional).

* conhecimento este que também pertence a outras comunidades como: Egípcios, persas, gregos, indianos, etc.

Uma só civilização...

ciência islâmica
« Última modificação: 21 de Novembro de 2006, 08:36:50 por Pug »

rizk

• Visitante
« Resposta #26 Online: 21 de Novembro de 2006, 09:10:53 »
OFF TOPIC: Punheta historiográfica dá um efeito colateral muito sério: eu fico BRABA :D

Eu gosto da hipótese dos alienígenas. Mas eu costumo pensar nos alienígenas do FUTURO. Pensar "o que o historiador alienígena do futuro pensaria de X" é um exercício mental muito bom, pra gente não perder o pé no chão.
Exemplo: ontem estava vendo o jogo, e lá estavam as clássica bandeiras do Japão penduradas na murada do estádio. O que o historiador alieníngena do futuro pensaria?
Exemplo 2: Diz-se da cruz pátea que era um símbolo utilizado pelos templários. Posteriormente, é usada nas caravelas portuguesas. Posteriormente, é usada pelo clube Vasco da Gama. O que o historiador alienígena do futuro pensaria?
Enfim. É das coisas que a gente lembra quando vai estudar.

Fazer especulação não é necessariamente ruim, ressalto. Vocês vêem isso de baterem os incas com os mexicas: diz-se que era algo que aconteceria nos meados do XVI, a partir do estudo dos padrões de expansão dos dois "impérios". Agora, é MUITO complicado pensar em 600 anos atrás, 60 milhões de pessoas todas morrendo e levando o legado junto com elas. Nem os índios da Hispaniola morreram todos, e lá foi caso grave, hm.
Tem que fazer em período curto, e em um único evento, senão a gente perde a mão.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Novembro de 2006, 10:54:45 »
OFF TOPIC: Punheta historiográfica dá um efeito colateral muito sério: eu fico BRABA :D

Eu gosto da hipótese dos alienígenas. Mas eu costumo pensar nos alienígenas do FUTURO. Pensar "o que o historiador alienígena do futuro pensaria de X" é um exercício mental muito bom, pra gente não perder o pé no chão.
Exemplo: ontem estava vendo o jogo, e lá estavam as clássica bandeiras do Japão penduradas na murada do estádio. O que o historiador alieníngena do futuro pensaria?
Exemplo 2: Diz-se da cruz pátea que era um símbolo utilizado pelos templários. Posteriormente, é usada nas caravelas portuguesas. Posteriormente, é usada pelo clube Vasco da Gama. O que o historiador alienígena do futuro pensaria?
Enfim. É das coisas que a gente lembra quando vai estudar.

Fazer especulação não é necessariamente ruim, ressalto. Vocês vêem isso de baterem os incas com os mexicas: diz-se que era algo que aconteceria nos meados do XVI, a partir do estudo dos padrões de expansão dos dois "impérios". Agora, é MUITO complicado pensar em 600 anos atrás, 60 milhões de pessoas todas morrendo e levando o legado junto com elas. Nem os índios da Hispaniola morreram todos, e lá foi caso grave, hm.
Tem que fazer em período curto, e em um único evento, senão a gente perde a mão.

a super tinha uma coluna, 'e se...'. não sei se tem ainda. era interessante, mas só como entretenimento...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Novembro de 2006, 14:35:41 »
    Mimi, eu também acho MUITO complicado pensar em 600 anos atrás, 60 milhões de pessoas todas morrendo e levando o legado junto com elas. Mas isso foi só uma justificativa ( tudo bem, fantasiosa ) para explicar o desaparecimento do europeus. Eu não quis escrever simplismente "imagi- nem que os europeus sumiram do mapa" sem dar uma justificativa ( por mais fantasiosa que fosse ). Quanto a manter os pés no chão, minha proposta é justamente o contrário disso. Eu propus uma bem batida punheta historiográfica. Só isso. Sem compromisso.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Novembro de 2006, 16:46:20 »
Muitas das invenções que conhecemos, e até o empurrão na modernização veio da europa e seus descendentes.

Creio eu, que o mundo seria mais atrasado, tipo idade moderna.

Pelo o que sei a grande maioria das invenções são de origem chinesas e árabes....mais tarde trazidas para a Europa e aperfeiçoadas. :wink:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 21 de Novembro de 2006, 17:01:09 »
Bah, eu desisto. Vai lá Marcel e geral, ignorem-me. Em fim de semestre eu viro o stress ambulante e fico ainda mais chata que de costume.

Bom Alegra, depende do que você chama de "aperfeiçoadas". O Davi do Michelangelo é um pedaço de "aperfeiçoado", também. :D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Novembro de 2006, 09:37:27 »
Mimi, então acho melhor trocar "aperfeiçoadas" com "difundidas"(?)....     :o
De qualquer forma a maioria das invenções já existiam no oriente ainda num tempo que os europeus eram uns bárbaros.
Segundo algumas fontes.....       :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #32 Online: 25 de Novembro de 2006, 12:44:00 »

Primeiro: a Europa teve seu renascimento a partir da tradução dos textos gregos que os árabes mantiveram, além da chegada da matemática da Índia, novamente via árabes (e Al Karrimitz era kurdistanês). E basicamente foi empurrado pelos comerciantes, negociando com os reinos envididados, buscando novas mercadorias pelo mundo afora.

Segundo: a peste negra veio justamente da Asia. Só não se sabe quanta gente matou na Índia e China, basicamente deve ter sido tão mortífera quanto foi na Europa, mas chegou na Itália em 1347 desde a Índia.

Recomendo a leitura de 'Um Espelho Distante' de Barbara Tuchmann que fala do período, quando aliás acontece a primeira revolta camponesa (os comunistas de plantão deste foro deveriam ler sobre esta rara revolta comunista em pleno período feudal).

Há uma novela interessante chamada Pavana onde nos coloca com máquinas a vapor em pleno século XX -somente com o fato dos espanhóis terem conseguido eliminar a rainha Elizabeth e com isso quebrado a hegemonia britânica nos mares, e o protestantismo, com isso as universidades, etc. É de Keith Roberts.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!