Autor Tópico: "Lado negro", bem e mal - o que significam afinal? Por que se faz a distinção?  (Lida 4960 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: "Lado negro", bem e mal - o que significam afinal? Por que se faz a distinção?
« Resposta #25 Online: 26 de Novembro de 2006, 22:30:29 »
Uma palavra-chave quando se fala de personagens de ficção é "identificação". É óbvio que ninguém se identifica com o Ciclope, o cara perfeito e racional. As pessoas gostam mais do Wolverine, por que ele age por instinto e emoção. (Não vou me aprofundar mais nisso por que o Amon já explicou tudo isso anteriormente). O que não explica como o Super Homem pode ser um personagem tão popular. Alguém que entenda mais desse universo em quadrinhos pode me dizer o quanto Super Homem e o Ciclope são parecidos?

O Ciclope atual não se parece muito.  Mas em 1980 a semelhança era notável. :)

Outro bom personagem para comentário (e por sinal, ateu, e fazia de seu ateísmo um ponto relevante em suas aventuras) é o Quasar da Marvel.

Quasar, Super-Homem e o Ciclope dos bons tempos são personagens que apelam ao nosso amor pelos impulsos de transcendência.  Wolverine, Justiceiro e outros personagens catárticos tem apelo ao nosso impulso de aceitação incondicional.

O primeiro grupo é popular em épocas, culturas e comunidades que estão querendo mudanças profundas.  O segundo, entre os que querem mudanças superficiais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: "Lado negro", bem e mal - o que significam afinal? Por que se faz a distinção?
« Resposta #26 Online: 27 de Novembro de 2006, 08:28:50 »
Vocês tem que lembrar que o Superman é na verdade, Clark Kent.

Se trata de alguém que apesar de ser poderoso nobre e todo super, é visto como um zé mané pela Lois. Te garanto que MUITOS leitores se identificam.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #27 Online: 27 de Novembro de 2006, 08:56:36 »
Hum... bem lembrado, Gui.

Já quanto a Wolverine... quadrinhos, como o Catino bem lembrou, SÃO MITOLOGIA.  Wolverine não é, em si, nada além de um personagem fictício.  As histórias o apresentam como se fosse algum personagem virtuoso, muitas vezes a custo da própria coerência e verossimilhança, e portanto ele é percebido como se virtuoso fosse.
Eu diria que qualquer pessoa (que não nós mesmos) é um personagem; qualquer história, mesmo que real, é mitologia. Nunca poderemos apreender totalmente o outro. Veremos do outro o que quisermos/pudermos ver, mesmo que para isso seja preciso sacrificar a coerência interna dele.
Enfim, só queria dizer que acho o exemplo dos personagens de ficção praticamente tão validos quanto usar como exemplo personagens reais. Se não, só abstraindo mesmo.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2006, 22:52:51 »
Luis! Eles são Heitor e Aquiles hahaha!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 11 de Dezembro de 2006, 00:29:05 »
Enfim, só queria dizer que acho o exemplo dos personagens de ficção praticamente tão validos quanto usar como exemplo personagens reais. Se não, só abstraindo mesmo.

Parece, mas não é.  A realidade tem sua coerência interna, mesmo quando não a compreendemos.  A ficção pode se contradizer completamente - e na minha opinião o faz em casos como o do Wolverine.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #30 Online: 11 de Dezembro de 2006, 05:06:44 »
Segundo uma cartilha do lula é errado chamar de lado negro.. chame de lado afro descendente..
Não deseje.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Dezembro de 2006, 10:18:58 »

Parece, mas não é.  A realidade tem sua coerência interna, mesmo quando não a compreendemos.  A ficção pode se contradizer completamente - e na minha opinião o faz em casos como o do Wolverine.
Nem me fale, na penúltima edição, ele

[SPOILER]se regenerou totalmente após ser incinerado por Nitro e só ficar os ossos!!
[/SPOILER]

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #32 Online: 11 de Dezembro de 2006, 14:48:51 »
Gui, faz um resumo da história do Wolerine? Tipo a infância estranha... troca de nomes com o meio irmão... eu queria conhecer, mas ler aquilo tudo de HQ não dá.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Dezembro de 2006, 20:43:51 »
ninguém sabe direito a história dele, nem ele mesmo. está sendo publicada aos poucos ... como assim troca de nomes?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Dezembro de 2006, 20:44:08 »
aaah, lembrei agora!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 17 de Janeiro de 2007, 02:56:16 »
Retirando a poeira do tópico, descobri na ficção japonesa (que costuma se levar BEM mais a sério do que a americana) um bom exemplo do que o Wolverine poderia vir a ser se tivesse sido melhor desenvolvido.

Trata-se de Shogo Kawada, personagem de Battle Royale - obra que, por sinal, recomendo enfaticamente.  É um verdadeiro tratado sobre o cultivo de virtude e esperança em um cenário de juízo final.  Uma obra tão otimista quanto sangrenta.

Um pouco de contexto:

Battle Royale é a história de 42 alunos do que no Brasil seria a oitava ou nona série, todos com 15 ou 16 anos de idade, que se vêem em uma situação tão terrível quanto inescapável - por incrível que pareça, o próprio governo os sequestrou e exige que só um deles sobreviva. 

Cabe aos próprios alunos "eleger" o "felizardo".

Esse cenário de horror, composto com elementos praticamente cotidianos, sem poderes especiais ou elementos fantásticos, é uma tela perfeita para que o autor desenvolva a sua tese sobre caráter e natureza humana.  Por exemplo, no volume três (de um total de quinze) vamos ter ênfase em um personagem secundário, mas muito rico: Hiroki Sugimura, que representa bem o tipo "calado, na dele, bem-intencionado, mas sabe lutar".  Como os próprios diretores do programa observam, Sugimura é um "wild card", um "curinga" ou "zebra"; ele não costuma se pôr em situações de destaque, mas tem a capacidade de se destacar.  Ele representa, portanto, uma das perspectivas mais sedutoras do relacionamento do homem com o mito; Sugimura nos lembra que fama e destaque não são algo que decorre necessariamente do verdadeiro mérito, e portanto os que passam despercebidos podem ser os verdadeiros heróis.

Shogo Kawada é o que Wolverine deveria ser: o bom escudeiro, o herói que perdeu o rumo mas não perdeu a vontade de reencontrá-lo.  Kawada é brigão, violento, mas tem a humildade de se deixar inspirar pela boa vontade por vezes francamente ingênua do protagonista, um rapaz quase insuportavelmente bem intencionado chamado Shuya Nanahara.

A química entre Kawada e Nanahara é possivelmente o maior atrativo da série inteira.  Os dois são como que arquétipos das duas metades que precisam se completar: um que tem MOTIVOS para prosperar e triunfar, que tem poesia em sua visão de mundo (Nanahara) e outro que tem os MEIOS para garantir que esses sonhos tomem forma diante das cruéis realidades do mundo.  Kawada precisa de Nanahara para ver sentido no pesadelo em que vivem, da mesma forma que Nanahara precisa de Kawada para, simplesmente, sobreviver (o que é deixado explícito no volume 2). 

Juntos os dois podem não apenas triunfar, mas também e principalmente crescer como seres humanos.  Separados, cedo ou tarde cairão diante dos obstáculos.

Se alguém quiser abrir um tópico sobre a série, acho que há muito de interessante para se discutir nela.

Abraços!

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #36 Online: 17 de Janeiro de 2007, 03:28:28 »
Tive a oportunidade de ver a película do Battle Royale, achei bem intencionada, mas mal executada. Depois do seu post vou procurar ler o mangá.  :hihi:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 27 de Março de 2007, 16:40:31 »
Por falar em Battle Royale, descobri que há alguns episódios na história que ilustram o tipo de dano que o fanatismo religioso pode causar.  Principalmente no volume 9 da série.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #38 Online: 29 de Março de 2007, 22:50:45 »
Bem e mal são somente o que é favorável ou desvantajoso para a sociedade.
Infelizmente, a propaganda e alienação "mente" sobre o que é bem e mal.

Como sempre, há os "metafísicos" que atribuem bem e mal a forças maiores...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 29 de Março de 2007, 22:53:07 »
Você não acredita em bem e mal a nível individual?  Precisa consultar a sociedade para saber o que é bom ou mau?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #40 Online: 29 de Março de 2007, 23:42:29 »
A nível individual eu já desconstrui até o sofrimento, quem dirá o tails sobre bem e mal

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: "Lado negro", bem e mal - o que significam afinal? Por que se faz a distinç
« Resposta #41 Online: 30 de Março de 2007, 00:10:58 »
Você não acredita em bem e mal a nível individual?  Precisa consultar a sociedade para saber o que é bom ou mau?
Só coloquei mal. A primeira linha era referente a ser bom ou mal a sociedade, não do que ela ache. A maioria das pessoas acham a religião benéfico, o que não a torna parte do bem. A segunda "Infelizmente, a propaganda e alienação "mente" sobre o que é bem e mal" sim era referente ao que a sociedade ache, mas não em termos de que deve ser consultada, exatamente o oposto, de como ela tem má idéias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!