Autor Tópico: O problema do mal  (Lida 2934 vezes)

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
Re: O problema do mal
« Resposta #25 Online: 21 de Agosto de 2011, 17:13:27 »
Agora que dominei o search do CC vou achar o elo perdido, hehe
Problema do mal? Elo perdido?
Aquele tópico do huawei não serviu para mostras aos ateus que vocês estão absolutamente errados?  :histeria: :histeria:
Agora falando sério, um dia eu largo de preguiça e leio aquele texto verborrágico falando do problema do mal que postei no tópico.

Salazar, esse texto é o do Snowball do teismo.net?

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Agosto de 2011, 17:48:00 »
Agora que dominei o search do CC vou achar o elo perdido, hehe
Problema do mal? Elo perdido?
Aquele tópico do huawei não serviu para mostras aos ateus que vocês estão absolutamente errados?  :histeria: :histeria:
Agora falando sério, um dia eu largo de preguiça e leio aquele texto verborrágico falando do problema do mal que postei no tópico.

Salazar, esse texto é o do Snowball do teismo.net?
Em carne e osso.

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #27 Online: 21 de Agosto de 2011, 17:55:06 »
Hmm.. é um texto interessante.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 21 de Agosto de 2011, 19:17:56 »
Além da opção "Deus não existe"...

Talvez o poder de Deus seja limitado e ele não possa interferir significativamente no Universo e evitar o mal.Porque as pessoas tem que sempre levar em em conta que Deus é Onipotente?
Ou que Deus seja um conceito que favoreça mesmo a descrença daqueles que não o podem crer e que favoreça a crença daqueles que o crêem...

Uma coisa é certa, se ele existe, toda a conceituália que faz referência a sua concepção é uma grande barafunda que possui arestas só perfeitamente encaixáveis ao acaso, ou por obra de perfeita revelação pessoal e intransferível.

A máxima que diz "onde estiverem dois ou mais em meu nome, alí estarei", pode ser puro senso de humor divino.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2011, 11:40:47 »
Diria que faz muito mais sentido um deus impessoal. Mas aqui Deus não seria um ser, como os crentes acreditam, mas uma coisa, um fenômeno natural que produz mecanismos mais simples. Este fenômeno não seria uma força irredutível, mas sim um mecanismo bastante complexo, este redutível a uma simples essência. Tudo o que vem disso é também feito desta essência única. Esta essência ela em si mesmo favoreceria a formação de sistemas complexos a partir dela mesma. Caso contrário, nada de material existiria, nem a consciência, apenas esta essência na sua forma mais pura.

O mal é apenas resultado de nossa ignorância e fraqueza pessoal, que resulta num mal coletivo.

Deus portanto não seria uma entidade que supostamente nos amaria.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #30 Online: 22 de Agosto de 2011, 13:11:41 »
O maior problema que vejo, é que DEUS não é uma "coisa" específica. Com características bem definidas. Muito pelo contrário, suas características são altamente adaptáveis.
Só por aí, á frase "eu acredito em DEUS", sem nenhum complemento torna-se competamente vazia, não quer dizer nada!

O tal texto do "problema do mal" do Salazar é o exemplo...ele considera apenas as características de DEUS que interessam a que o escreve...
Quando se diz, DEUS é Bondade Infinita, SIM o mal passa a ser um problema. Sem essa característica, DEUS pode permitir o mal sem problemas...

Do mesmo modo, selecionando-se as características e definições corretas até um dito ateu acredita em DEUS. (Deus é a energia que compõe o universo por exemplo...sem as demais características encontraria aceitação da enorme maioria dos Ateus)

Portanto, antes de defender ou questionar a existência de DEUS, seria preciso uma definição detalhada sobre o ques estamos denominando como DEUS!

Por isso digo....EU NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES!
:)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Agosto de 2011, 15:48:05 »
The Lucks - escreveu:

O maior problema que vejo, é que DEUS não é uma "coisa" específica. Com características bem definidas. Muito pelo contrário, suas características são altamente adaptáveis.

Só por aí, á frase "eu acredito em DEUS", sem nenhum complemento torna-se competamente vazia, não quer dizer nada!

Portanto, antes de defender ou questionar a existência de DEUS, seria preciso uma definição detalhada sobre o ques estamos denominando como DEUS!

O tal texto do "problema do mal" do Salazar é o exemplo...ele considera apenas as características de DEUS que interessam a que o escreve...

Quando se diz, DEUS é Bondade Infinita, SIM o mal passa a ser um problema. Sem essa característica, DEUS pode permitir o mal sem problemas...

Do mesmo modo, selecionando-se as características e definições corretas até um dito ateu acredita em DEUS. (Deus é a energia que compõe o universo por exemplo...sem as demais características encontraria aceitação da enorme maioria dos Ateus)

Por isso digo....EU NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES!

Portanto - só se pode ser "ateu" - em relação a um conjunto muito específico e consensual, de definições sobre "deus"... :idea:

artur

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Agosto de 2011, 17:31:12 »
Mas a ideia de deus não pressupõe uma consciência, qualquer que seja a sua definição?
8-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Agosto de 2011, 00:41:14 »
As pessoas podem inventar o deus que quiserem ou adotar qualquer deus já inventado desde que não façam muitas perguntas e tenham muita fé para fazer de suas ilusões realidades pessoais. Agora, discutir se deus pode ser isso ou aquilo é coisa de crente inseguro ou de ateu que adora viajar na maionese dos outros.

:P
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2011, 07:09:26 »
Mr."A" - disse:

Mas a ideia de deus não pressupõe uma consciência, qualquer que seja a sua definição? 8-)

Acho que sim, até diria que é fundamental: por isso, é que "ele" na minha opinião, entre outras coisas - somos nós - a Humanidade... :idea:

artur
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 16:29:33 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Agosto de 2011, 10:31:22 »
As pessoas podem inventar o deus que quiserem ou adotar qualquer deus já inventado desde que não façam muitas perguntas e tenham muita fé para fazer de suas ilusões realidades pessoais. Agora, discutir se deus pode ser isso ou aquilo é coisa de crente inseguro ou de ateu que adora viajar na maionese dos outros.

Bem, eu gosto - e muito - de viajar na maionese dos outros.
8-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Agosto de 2011, 18:38:37 »

Bem, eu gosto - e muito - de viajar na maionese dos outros.

Eu também.  :P
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!