Autor Tópico: Adolescente produz fusão nuclear em casa  (Lida 6164 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Adolescente produz fusão nuclear em casa
« Resposta #25 Online: 24 de Novembro de 2006, 10:47:22 »
O que ocorre, no entanto, é que a energia gasta para gerar os 40.000 volts supera a energia liberada no processo.

Essa não seria a 1ª lei da termodinâmica em ação?

APODman

• Visitante
« Resposta #26 Online: 24 de Novembro de 2006, 11:51:51 »
Ele mediu a quantidade de Neutrons emitidos ?  Senão não há como dizer que realmente houve uma fusão nuclear !!!

O experimento deste rapaz me parece muito com os da "Z Machine" dos laboratórios Sandia.

A Z Machine é um imenso gerador que produz durante alguns bilionésimos de segundos correntes e campos magnéticos maiores do que toda a energia produzida por todas as usinas elétricas do mundo ( cerca de 290 terawatts ).

Abaixo ela em pleno funcionamento:

A Z Machine já conseguiu realizar a fusão de deutério porém a quantidade de energia consumida no processo foi superior a produzida.

Para produzir a fusão um filamento de tungstênio foi aquecido a temperaturas absurdas até virar plasma, então este plasma é conduzido a um cilindro duplo onde alcança a velocidade de milhares de km/h. A colisão do plasma em alta velocidade dos dois cilindros produz uma quantidade enorme de raios-x e temperaturas absurdas, da ordem de 3,5 bilhões de oC. Este raios-x por sua vez bombardeiam uma cápsula que contém deutério, as ondas de choque do bombardeio de raios-x fazem com que a cápsula imploda violentamente ocorrendo a fusão.

Abaixo a imagem da cápsula de deutério e do flash de luz produzido pela fusão ( destaque em preto e branco ). Atrás uma moeda para comparação das dimensões da cápsula:

Mas apesar do flash de luz apenas se sabe que ocorreu fusão pois foi medida a quantidade de nêutrons emitida e ela correspondia a quantidade prevista para aquela de uma fusão nuclear

Agora um rapaz diz que produziu fusão nuclear por processo similar com apenas 40000 volts de um gerador de maquina de mamografia ?  :hein:

Isto está me parecendo aqueles casos de inventores de aparelhos antigravidade que nada mais são do que velhos lifters. ;)

Para mim é Hoax !

Nota: Recentmente  Z Machine produziu pressões absurdas, da ordem de 10 milhões de atmosferas, conseguindo desta forma fundir diamantes !!  :stunned:

Nota 2: Devido a sua promessa como reator nuclear de alta eficiência foi elaborado o projeto da Z-IFE, um reator e fusão nuclear baseado nos princípos da Z Machine

[ ]´s
« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 12:19:08 por APODman »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Novembro de 2006, 12:01:22 »
É... já foi mais fácil ser físico!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #28 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:16:26 »
Mas nunca foi tão divertido!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:26:36 »
A Z Machine já conseguiu realizar a fusão de deutério porém a quantidade de energia consumida no processo foi superior a produzida.

não entendi. na fusão não se gasta sempre mais energia do que se libera?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 24 de Novembro de 2006, 14:24:45 »
Nem sempre. Uma bomba-H libera muito mais energia do que a utilizada para iniciar o processo de fusão. O problema é que ela é descontrolada.

Isso não viola as leis da termodinâmica porque parte da massa do hidrogênio e deutério se converte em energia durante a reação.

O Santo Graal da física nuclear é conseguir uma reação controlada e eficiente...

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Novembro de 2006, 14:50:11 »
Não apenas controlar, mas também manter a reação constantemente..

Sinceramente eu acho que o maior ponto de hoax dessa história é o cara ter armazenado energia suficiente pra essa reação usando (supostamente) apenas a rede elétrica convencional....? Deve ter levado meses carregando baterias e bancos de capacitores <o>

A mãe do muleque não comentou nada sobre a suposta conta de USD 70 mil que veio no fim do mês? Tudo pelo projeto da feira de ciências do Junior.......

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Novembro de 2006, 18:44:18 »
Não creio que seja Hoax.

Se for, muita gente graúda está sendo enganada.

A UPI noticiou o fato.

E o site ASTROSETI também:

http://www.astroseti.org/vernew.php?codigo=2602&titulo=Chico_produce_fusi%F3n_nuclear_en_su_casa_de_Oakland_Township

2006-11-22 01:28:00

Chico produce fusión nuclear en su casa de Oakland Township
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 24 de Novembro de 2006, 19:01:55 »
Bom, perdoe-nos o ceticismo. Esse é justamente o tipo de afirmação que precismaos encarar com cuidado. :-)

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #34 Online: 25 de Novembro de 2006, 18:09:32 »
O moleque chama Thiago? Deve ser filho de algum lusófono...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline EriCksOn Fab

• Nível 02
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Novembro de 2006, 22:17:23 »
Esta tudo apontando q este garoto é mais uma farça  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Novembro de 2006, 23:15:47 »
Pois eu continuo achando que o garoto é mesmo o “cão chupando manga!  :ok:

Será que a NewScientist embarcaria numa furada?

Blog de Tecnologia da New Scientist:
Tuesday, November 21, 2006
http://www.newscientist.com/blog/technology/2006/11/fusion-at-home.html

Fusion at home
Seven countries committed to building a experimental fusion reactor called ITER today.

But, in other news, a US teenager claims to have built a small fusion reactor in his parent's garage. Known to his friends as "The Mad Scientist" (what else) Thiago Olson, 17, has taken more than two years to create his machine, which includes parts from an old mammogram machine.

You can see his Fusor device in action in the photos on this site for home fusion enthusiasts. Deuterium (http://fusor.net/board/view.php?site=fusor&bn=fusor_images&key=1150855195)- a hydrogen isotope with an extra neutron - is injected into a vacuum chamber and hit with 40,000 volts of electricity. That's enough, he says, to force the atoms close together enough to fuse into helium - the same process that powers the Sun.

It's impressive, but by no means a first. Olsen is ranked 18th in the world at this site for "Fusor" enthusiasts. It seems the amateurs have been at it for some time.

You can see a video of another hobbyist's Fusor device in action here (http://video.google.co.uk/videoplay?docid=7982383241136568193&q=fusor). Just like Olsen's photos it has the same lilac glow of the plasma in this video from the Tore Supra Tokamak, France ( ).

The question is, having achieved nuclear fusion at the age of 17, where do you go next? Antigravity?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 23:20:01 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Novembro de 2006, 23:39:05 »
Pois eu continuo achando que o garoto é mesmo o “cão chupando manga!  :ok:

Não seria a primeira vez...

Mas de qualquer forma, é uma nota no blog, não um artigo da revista. E além disso, eles não afirmam que o garoto realizou fusão, mas que ele alega ter realizado.

Se você olhar os links de referência do tal fusor, não vai encontrar nenhum artigo indexado, apenas o site dos criadores e de hobbystas amadores, além de artigos em enciclopédias abertas, como a wikipédia. Você não acha estranho que um dispositivo tão revolucionário, simples e barato para pesquisar o sonho dourado da energia limpa e ilimitada não tenha até agora atraído a atenção da comunidade científica séria?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Novembro de 2006, 23:45:11 »
Angelo, você acha que a New Scientist iria publicar algo a respeito se não tivesse nada a ver?

Eu, particularmente, acharia muito estranho.

E sobre isso aqui, que está linkado na matéria:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fusor

O que você acha?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 23:47:35 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 26 de Novembro de 2006, 00:09:08 »
Angelo, você acha que a New Scientist iria publicar algo a respeito se não tivesse nada a ver?

Eu, particularmente, acharia muito estranho.
Para quem já publicou um artigo bem pouco crítico à favor da homeopatia...

E sobre isso aqui, que está linkado na matéria:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fusor

O que você acha?
Apenas descreve o tal fusor, mas não há nada aí que prove qualquer coisa.

Até agora não vi nenhuma prova de que aquele aparelho produz fusão nuclear. Nenhum artigo em revista indexada demonstrando os resultados experimentais. Apenas algumas patentes e uma legião de hobbystas leigos em física.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Novembro de 2006, 00:16:55 »

É isso que eu estou tentando entender.  :?:

O tal fusor de Farnsworth–Hirsch citado na matéria da New Scientist e na Wikipédia funciona ou não?
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Novembro de 2006, 00:22:05 »

É isso que eu estou tentando entender.  :?:

O tal fusor de Farnsworth–Hirsch citado na matéria da New Scientist e na Wikipédia funciona ou não?
Não existe nenhuma prova de que tal aparelho produza fusão.

APODman

• Visitante
« Resposta #42 Online: 27 de Novembro de 2006, 10:53:41 »
Citação de: Hsette

;)

Inclusive vários cientistas graudos embarcaram nesta furada:

- http://www.uri-geller.com/uri-biography/uribiog3.htm

Stanley Pons e Martin Fleischmann publicaram na NATURE em 1989 o famigerado artigo de seu experimento de fusão a frio. Porém a contagem de neutrons que eles alegaram ter obtido nunca foi reproduzida.

É no mínimo precipitado alegar que tal aparato produziu fusão. Novamente: sem uma medição da quantidade de neutrons emitidos  não há como se afirmar que se produziu fusão.

Mas se a Z Machine necessita de Terawatts para produzir a fusão através de um complexo processo continuo não acreditando que o rapaz conseguiu o feito com poucos volts.

Chego mesmo a pensar que ele realmente mentiu e que na realidade produziu uma explosão sonoluminescente ou pequena bolha de plasma.

[ ]´s
« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 10:57:39 por APODman »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Novembro de 2006, 13:13:30 »
All right!

Então, até agora já teríamos a United Press International (UPI), o AstoSeti e a New Scientist no barco furado.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 11:16:38 »
Há alguma similitude entre o caso do garoto e esse aqui?  :?:

Ou isso aqui é fake também?  :?:  :hein:

La sonofusión “limpia” su nombre
20 Febrero, 2007
http://www.maikelnai.es/?p=256#more-256

Los que en su día informaron que la burbuja (formada en un aparato de fusión nuclear barato y pequeño) había estallado, pudieron haberlo hecho de forma prematura. Rusi Taleyarkhan (en la foto), el físico que está desde entonces en el centro de la polémica de la así llamada sonoluminiscencia o sonofusión, fue absuelto de la acusación de conducta científica incorrecta la semana pasada.

En el año 2002, Taleyarkhan, que en aquel entonces trabajaba en el Laboratorio Nacional de Oak Ridge en Tebbessee y que ahora pertenece a la Universidad de Purdue en West Lafayette, Indiana, publicó un trabajo en Science afirmando que bombardear un solvente con neutrones y ondas sonoras, produce burbujas diminutas que provocan reacciones de fusión nuclear.

Después, en marzo de 2006, la Universidad de Purdue comenzó a investigar las alegaciones de conducta científica incorrecta vertidas contra Taleyarkhan, además de las acusaciones que sostenían que las evidencias de fusión de las que informó este científico fueron en realidad provocadas por un isótopo radiactivo de californio.
Sin embargo, el 7 de febrero, la Universidad de Purdue absolvió al grupo de
Taleyarkhan de cualquier fallo de conducta. El veredicto se añade a la verificación independiente de los resultados de Taleyarkhan, conseguidos el pasado mes de noviembre por Edward Forringer de la Universidad LeTourneau en Texas y sus colegas, cuyo trabajo se publicó en la revista Transactions of the American Nuclear Society (vol 95, p 736):
http://www.ans.org/store/vc-trns

Taleyarkhan opina que su trabajo ha quedado “justificado”.
Table-top fusion, back with a pop:
http://www.newscientist.com/article/mg19325913.900-tabletop-fusion-back-with-a-pop.html
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 11:23:48 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #45 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 13:14:55 »
1) O trabalho do garoto pode não ser fake: ele não alega ter obtido ganho de energia. O processo em sí não é nada supreendente.

2) A Newscientist já embarcou em canoas furadas. Muitas vezes. Gosto dessa revista e por isso mesmo fico muito irritado quando eles fazem besteira. Ano passado, por exemplo, eles fizeram um artigo de capa sobre um engenheiro que alegava ter projetado um sistema de propulsão sem reação. Ver uma crítica em
http://gregegan.customer.netspace.net.au/SCIENCE/Cavity/Cavity.html

3) O trabalho de Taleyarkhan é controverso mas, como disse a nota, ele foi absolvido da acusação de ter forjado os resultados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 14:26:17 »
Dr. Manhattan, até agora não consegui entender.

O Taleyarkhan conseguiu ou não realizar a fusão?

Se sim, isso não seria algo extraordinário, ao abrir caminho para o provimento de energia que evita uma série enorme de problemas?

Ou então, ainda: o experimento dele também não gera ganho de energia?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 14:29:54 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #47 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 15:18:28 »
1) O trabalho do garoto pode não ser fake: ele não alega ter obtido ganho de energia. O processo em sí não é nada supreendente.

Quem desdenha... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #48 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 12:11:48 »
Dr. Manhattan, até agora não consegui entender.

O Taleyarkhan conseguiu ou não realizar a fusão?

Se sim, isso não seria algo extraordinário, ao abrir caminho para o provimento de energia que evita uma série enorme de problemas?

Ou então, ainda: o experimento dele também não gera ganho de energia?
Não sei dos detalhes do experimento dele, mas aparentemente não houve ganho de energia. O resultado seria extraordinário, mas não implausível. Se não me engano, ele usou um aparato de sonoluminescência, que por sí só já é um negócio muito interessante (ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Sonoluminescence ). A controvérsia é justamente sobre se ele conseguiu ou não obter fusão. Essa pergunta ainda está em aberto.

Quem desdenha… :P
:) Confesso que eu adoraria ter o equipamento do garoto (ou melhor: a grana pra comprar o equipamento!) Mas o surpreendente da história foi o fato de um rapaz da idade dele ter conseguido montar a experiência, não a experiência em sí. O aparelho um Fusor de Farnsworth, do qual a Wikipedia diz:
Hopes at the time were high that it could be quickly developed into a practical power source. However, as with other fusion experiments, development into a generator has proven difficult, and recent research suggests that there are fundamental barriers to net energy production from such a system. Nevertheless, the fusor has since become a practical neutron source and is produced commercially for this role. It has been assembled in low-power forms by hobbyists.
Mas que é legal, ah isso é!  :D
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 14:52:12 »
"chamar a imprensa antes dos cientistas" = FAAAAAKKKEE!!

que peninha...

Se os cientistas já roubam/não creditam idéias de outros cientistas ou estudantes, o que dizer de um moleque qualquer...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!