Autor Tópico: Ateísmo declaratório versus ateísmo tácito  (Lida 3522 vezes)

Offline Porco

• Nível 08
  • *
Ateísmo declaratório versus ateísmo tácito
« Online: 23 de Novembro de 2006, 17:55:56 »
Ateísmo declaratório

É o que todos conhecem: pode ser forte (negativo) ou fraco (agnóstico). Ambos podem ser militantes.

Ateísmo tácito

Esse é o grupo que muitos parecem ignorar. Na verdade, todas as pessoas que não são atéias declaratórias ou crentes fervorosas integram esse grupo. São pessoas que são "crentes" por formalidade, por conveniência, para ser iguais a todo mundo, mas que não acreditam no que dizem crer. Se você conta uma piada que envolve deus, elas riem. Não seguem nenhum "ensinamento" de sua seita. Não falam sobre religião. Não freqüentam cultos. Ou seja, simplesmente não "praticam" sua religião. Compõem quase toda a sociedade, contra uma pequena porcentagem dos dois grupos referidos (crentes fervorosos e ateus declaratórios). Se você perguntar qual a sua religião, talvez ouça (no Brasil): " Católico não praticante, né (seguido de um risinho)?" A única coisa que você não pode fazer é falar mal da religião dos ateus tácitos. Eles então agirão como se você fosse uma pessoa desagradável falando de verdades incomodas. Não pense. Não reflita. Senão, expelir-te-ão. Finja ser crente, como eles o fazem. É só uma convenção social oca.

DIG

• Visitante
Re: Ateísmo declaratório versus ateísmo tácito
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2006, 18:15:18 »
Morro de vergonha de postar isso, mas ninguém que eu conheço sabe que sou ateu...

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2006, 18:17:17 »
Pois é... eu me sinto as vezes contrangido em dizer que o sou, mas mesmo assim eu digo, doa a quem doer.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2006, 16:29:38 »
Morro de vergonha de postar isso, mas ninguém que eu conheço sabe que sou ateu...

Não é motivo de vergonha, as vezes ficar calado é a melhor opção realmente. Tem muitas pessoas que não aceitam o ateísmo e a muito tempo concluí que com essas pessoas não adianta discutir, são umas criaturinhas fechadas em seus próprios mundos e que sequer escutam outras idéias.

Eu também não declaro meu ateísmo para os 4 ventos, e muitas vezes desconverso quando o assunto cai em religião.

Mas tudo bem. O ateísmo está crescendo e logo logo a pessoa para quem eu disser que sou atéia não vai me olhar como se eu fosse um ET.  :ok:

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2006, 18:42:51 »
Achei que isso já tinha sido discutido, tipo, À EXAUSTÃO, e que estávamos de acordo quanto à bobagem que é usar os termos forte e fraco para designar ateus e agnósticos.

A segunda parte fica ainda pior. Tem muito jeitão de técnica de crente, se não fosse o "finja ser crente" ao final. Qualquer fdp que não creia em deus é ateu - ateísmo, agnosticismo e congêneres são visões de mundo, antes de práticas.

"Ateísta tácito" deveria definir a pessoa que é ateísta e não vê necessidade de declarar. Por falta de necessidade, não por algum receio.

Por que uma pessoa sem religião teria bronca de quem crê mas não pratica, é o que eu não entendo. Porque ela concluiria que a pessoa não crê "de verdade" e é "ateísta tácita", eu entendo menos ainda.

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2006, 09:56:46 »
mimi,

Lê a porcaria do post inicial de novo! Você não entendeu mer** nenhuma.

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2006, 14:19:12 »
Logos, ilumine a minha inguinorança, então.
Eu reli e continuo achando uma bobagem, mas obviamente o problema está comigo, e não com o ******* que escreveu.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2006, 14:46:01 »
Eu sempre respondo que sou maltheísta  ;P

Tirando por minha família, que definitivamente ficou mto magoada com meu ateísmo, aos outros não me importo nem um pouco de assumir  :stunned:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2006, 15:03:37 »
mimi,

Seja mais educado, Logos. Não há necessidade desse tipo de postura aqui. :)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2006, 15:28:20 »
Eu ainda prefiro não "dar murro em ponta de faca". Evito ao máximo discusões com crentes, mas se precisar eu assumo também sem problemas....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2006, 18:17:22 »
Ateu forte... aquele... que... tem... mais... massa... muscular... que... o... ateu...  fraco... ou mais força...........................................  :zzz:

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2006, 09:50:39 »
mimi,

Seja mais educado, Logos. Não há necessidade desse tipo de postura aqui. :)

Citação de: mimi
Achei que isso já tinha sido discutido, tipo, À EXAUSTÃO, e que estávamos de acordo quanto à bobagem que é usar os termos forte e fraco para designar ateus e agnósticos.

A segunda parte fica ainda pior. Tem muito jeitão de técnica de crente, se não fosse o "finja ser crente" ao final. Qualquer fdp que não creia em deus é ateu - ateísmo, agnosticismo e congêneres são visões de mundo, antes de práticas.

"Ateísta tácito" deveria definir a pessoa que é ateísta e não vê necessidade de declarar. Por falta de necessidade, não por algum receio.

Por que uma pessoa sem religião teria bronca de quem crê mas não pratica, é o que eu não entendo. Porque ela concluiria que a pessoa não crê "de verdade" e é "ateísta tácita", eu entendo menos ainda.

:ok:

(hajamos de convir: ela também foi agressiva)

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2006, 09:51:31 »
Eu ainda prefiro não "dar murro em ponta de faca". Evito ao máximo discusões com crentes, mas se precisar eu assumo também sem problemas....

Até o momento atual, parece a melhor postura.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:06:12 »

O problema maior de assumir o ateísmo está no efeito que isso causa aos familiares  :/

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:10:48 »
Depende  se seus familiares são ateus.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:16:37 »
Depende se seus familiares são ateus.

Eu não tive essa sorte :P

Em todo caso, por questão de educação, ainda peço a benção aos meus pais e digo "Fica com Deus" quando me despeço :vergonha:

Já vi minha mãe chorar uma vez, não acho justo fazê-los sofrer por minhas convicções :vergonha: (mas eles sabem que sou atéia)...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:26:13 »
O problema maior de assumir o ateísmo está no efeito que isso causa aos familiares :/
Minha mãe quase me expulsou de casa!
Até hoje ela diz que eu tenho "espíritos suicidas" me rodeando...  :biglol:

Uma vez a mãe de um amigo meu conversou com a minha e ela disse que eu era ateu... e como eu sou meio “largadão” com as palavras, “em relação à Deus”, não deu outra... o cara era do “sétimo dia”  :biglol:...  deixou de frequentar a minha casa e só nos falamos quando há um encontro casual...

Aê, agora "discussões"... só por internet mesmo!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:33:06 »
Em todo caso, por questão de educação, ainda peço a benção aos meus pais e digo "Fica com Deus" quando me despeço :vergonha:
Kkkkkkkkkkkk.... eu também faço isso é só percebi quando um amigo, ateu, viu eu pedir "benção" quando estava saindo para o trabalho. Ele disse:

-Ta brincando comigo, não é?
Eu:
-Por quê?
-Porra... tu acabou de pedir "benção"!

Sabe que realmente eu nunca tinha notado isso...  :biglol:

:histeria: :chorao: :histeria: :chorao:

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:33:55 »
Se o colega está satisfeito com as respostas dos outros, então sugiro que este tópico seja MERGEADO com os outros 480 em que reclamamos sobre como somos coitados e ninguém nos entende.

Senão, a gente pode ter mais esclarecimentos sobre qual o real motivo do tópico e fazer ele valer.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:36:38 »
Convenhamos que vc não foi muito "educada" também... esperava que o cara reagisse de que forma...?

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2006, 11:05:40 »
Convenhamos que vc não foi muito "educada" também... esperava que o cara reagisse de que forma...?

:ok:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2006, 11:08:07 por Logos »

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 29 de Novembro de 2006, 12:01:57 »
Eu não acredito que, com essas nossas idades, precise explicar. Mas ok.

Citação de: mimi
Achei mesmo que o assunto tinha sido exaurido, e que não faz sentido algum falar em "força". Tem 400 tópicos a respeito, principalmente com gente que é agnóstica refutando.

A segunda parte fica ainda pior. Tem muito jeitão de técnica de crente, se não fosse o "finja ser crente" ao final.

E o problema está onde?

Qualquer fdp que não creia em deus é ateu - ateísmo, agnosticismo e congêneres são visões de mundo, antes de práticas.
O pior é que qualquer fdp PODE fazê-lo. Não existe uma "ética ateísta", nem mandamentos a seguir. O cara pode ser ladrão estuprador e estelionatário, e ser ateu ao mesmo tempo.

Poxa, pessoal. Eu estava achando que vocês se lembravam, e por isso fui curta e grossa. Não tive intenção de ser "agressiva" com ninguém. Calma lá.

O chato do tópico inicial é que ele quer colocar um MODELO: se você é ateu de verdade, deveria ser assim e assado.

E o chato de continuar escrevendo nossas histórias tristes de falta de aceitação tem jeitão de alcoólatras anônimos. É fórum de discussão, isso aqui, não é "grupo de apoio". Seção de bate-papo, vocês todos, já. 

E se acham que dizer "bah, a mimi foi agressiva" é suficiente pra repetir tópico e pra não esclarecer a proposta original, estão enganadíssimos.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:06:05 »
Ateu forte... aquele... que... tem... mais... massa... muscular... que... o... ateu... fraco... ou mais força........................................... :zzz:

Sobre ateu forte e fraco é o que faz mais sentido realmente.

Ainda sou ateu fraco, mas pretendo entrar para uma academia em janeiro e até o fim de 2007 ser um ateu forte.

:D

Falando sério, não vejo muito sentido em medir a intensidade da descrença em alguma divindade.
Who cares?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:08:05 »
xá pra lá, eles ainda estão na fase inicial. já isso passa, eheh
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2006, 15:14:15 »
Mas sobre a mensagem inicial: não concordo com isso de "ateísmo tácito" porque simplesmente uma coisa é crer em Deus, o que a maioria alegadamente crê, e outra coisa, bem diferente, é ser uma pessoa religiosa/ritualista. Alguém pode ser muito bem teísta sem pertencer oficialmente à uma religião ou ainda sem seguir os ritos de sua religião formal.
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!