Autor Tópico: Criança Esperança! Filantropia ou pilantropia?  (Lida 3651 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Criança Esperança! Filantropia ou pilantropia?
« Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2011, 22:21:13 »
Isso é uma mistura de teoria da conspiração com julgamento dos valores dos outros. Se a globo o faz, é porque o mercado está pedindo, e por conseguinte a globe está sim sendo beneficente. Quanto à segunda parte, uma visão crítica da própria vida ou realidade pode advivir de uma maçã caindo na sua cabeça, de você está tomando banho em uma banheira e tirar a idéia de medir o volume e densidade de uma substância. Não há esse conflito entre entreterimento e cultura.

O "mercado" está pedindo um show beneficiente e a Globo somente está fazendo o que ele deseja?

Eu duvido.

E o histórico da Globo no que tange à ética não é nada recomedável. Basta lembrar das manipulações de imagens para prejudicar candidatos em várias eleições e o tráfico de influência.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Outubro de 2011, 02:49:30 »

O "mercado" está pedindo um show beneficiente e a Globo somente está fazendo o que ele deseja?

Eu duvido.
Para você é aquela história então: empresa X está doando dinheiro ou incentivando doações, inconcebível, ela está somente tentando, melhorar sua imagem fazendo muito menos do que poderia fazer!

E não estou tomando partido da globo, acho as produções dela medíocres e os programas de ajuda também. Apenas estou dizendo que isso de dizer que a empresa incentivar doações é melhor do que a empresa não fazer nada (para as pessoas que acham isso importante), o aumento do lucro devido à esse tipo de atitude é completamente válido, um caso de atitude que leva a "positive sum" (não sei se no Brasil costumam usar essa expressão).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Outubro de 2011, 08:55:57 »

Eu duvido.
Para você é aquela história então: empresa X está doando dinheiro ou incentivando doações, inconcebível, ela está somente tentando, melhorar sua imagem fazendo muito menos do que poderia fazer!

Não generalize, porque isto não ocorre com todas as empresas. A minha, por exemplo, faz doações de modo regular. Mas entre as grandes eu não tenho dúvida que as doações servem como propaganda institucional, na maioria delas.

E não estou tomando partido da globo, acho as produções dela medíocres e os programas de ajuda também. Apenas estou dizendo que isso de dizer que a empresa incentivar doações é melhor do que a empresa não fazer nada (para as pessoas que acham isso importante), o aumento do lucro devido à esse tipo de atitude é completamente válido, um caso de atitude que leva a "positive sum" (não sei se no Brasil costumam usar essa expressão).

A pergunta será direta: As empresas podem doar sem fazer propaganda disto? Se a resposta for "sim", então não há justificativa para fazer alarde na mídia, a não ser a que visa aumentar os seus ganhos com a "visibilidade".
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Outubro de 2011, 11:32:47 »
A pergunta será direta: As empresas podem doar sem fazer propaganda disto? Se a resposta for "sim", então não há justificativa para fazer alarde na mídia, a não ser a que visa aumentar os seus ganhos com a "visibilidade".

Nesse caso a emissora pede doações dos espectadores, então é impossível fazer isso sem ganhar visibilidade. Só se ela tirasse do próprio orçamento.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2011, 11:58:53 »

Eu duvido.

Não generalize, porque isto não ocorre com todas as empresas. A minha, por exemplo, faz doações de modo regular. Mas entre as grandes eu não tenho dúvida que as doações servem como propaganda institucional, na maioria delas.

Em linhas gerais eu concordo Geo, mas acho que ainda tem nuances. Uma empresa pode de fato fazer doações e fazer propaganda disso ou nem sequer fazer as doações, o popular "dar esmola com a carteira dos outros", e ainda assim fazer propaganda disso.

Por exemplo, a Xerox durante anos patrocionou (acho que agora não mais) a Vila Olímpica da Mangueira, que é um projeto socioesportivo de grande vulto aqui do Rio, e divulgava isso claramente numa ação de marketing institucional, mas de fato ela doava os materiais e parte das bolsas de apoio aos atletas et cetera (e depois provavelmente descontava isto dos impostos na medida da lei).

Mas coisas como Criança Esperança, McDiaFeliz e Pastoral da Criança são mais nojentas porque nestas ações "beneficentes" os promotores só entram com o marketing positivo que recebem (e no caso do McDonalds ainda ganham de lambuja o dia mais lucrativo de todo o ano já que (e muita gente não se dá conta deste detalhe) apenas o valor do BigMac vai para o tal instituto do palhaço mas o valor de todas as cocas e saladas e batatas e águas facilmente cobrir o prejuízo dos BigMacs "de graça", além de nesse dia todos os funcionários serem gentilmente convidados a assinar um documento em que se disponibilizam a trabalhar como "voluntários") e com certeza descontam o dinheiro que não doaram mas só repassaram na hora de acertar com o Leão. Aí é flórida mesmo.

« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, 12:04:53 por Donatello van Dijck »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Outubro de 2011, 14:12:10 »
Essa política estúpida de desconto no imposto de renda é problema do nosso governo que quer se meter em tudo. Quanto a: só é doação de verdade se a empresa tomar prejuízo, aí eu já descordo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Outubro de 2011, 18:26:25 »
Essa política estúpida de desconto no imposto de renda é problema do nosso governo que quer se meter em tudo. Quanto a: só é doação de verdade se a empresa tomar prejuízo, aí eu já descordo.
Só é doação da empresa de verdade se a empresa doar, é a essência do verbo, doar é pegar alguma coisa que é seu e transferir sem qualquer cobrança ou ônus pra outrem: no resto é aproveitar-se da doença ou miséria de outras pessoas para enriquecer ou pra ganhar fama, é dar esmola com a carteira dos outros... é mau caratismo.

Ninguém está dizendo que é obrigado a doar, nem o McDonalds ou a Globo, apenas que se vai fazer propaganda dizendo que doou que doe de verdade, e doação pela própria definição do verbo implica em haver algum débito imediato no montante da riqueza que o doador possua.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, 18:33:55 por Donatello van Dijck »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Outubro de 2011, 18:53:46 »
Existem várias formas de contribuir, convencer outras pessoas a o fazer também o é. E quem é que banca o show do criança esperança? o horário da propaganda? Mas ok, se contribuição só é contribuição de verdade quando se corta os próprios pulsos (falácia do escocês?), a opinião é válida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Outubro de 2011, 19:23:53 »
Existem várias formas de contribuir, convencer outras pessoas a o fazer também o é.

Sem dúvida. Mas não é uma doação sensu strictu.

E quem é que banca o show do criança esperança? o horário da propaganda?

Este é o meu ponto. Não se deve fazer coisas do tipo "Criança Esperança"; "Teletom"; "Karl Marx e os Comunistas São Bonzinhos"; "Reze ao Deus Mercado Que Ele Te Ouvirá"; etc.

O que se pode fazer é organizar uma rede de ONGs e associações sem fins lucrativos com trabalho voluntário para que elas possam suprir estas demandas de angariação, incluindo uma necessária prestação de contas por estas atividades.

Sem a participação do Deus-Estado e nem do Deus-Mercado.

Mas ok, se contribuição só é contribuição de verdade quando se corta os próprios pulsos (falácia do escocês?), a opinião é válida.

É óbvio que, para quem recebe o dinheiro/objetos, não importa quem doou ou como foram obtidos. Mas eu insisto que a questão ética pode, e deve, caminhar junto com a questão humanitária. E neste caso a Globo não é exemplo, nem aqui e nem em Caronte.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!