O "mercado" está pedindo um show beneficiente e a Globo somente está fazendo o que ele deseja?
Eu duvido.
Para você é aquela história então: empresa X está doando dinheiro ou incentivando doações, inconcebível, ela está somente tentando, melhorar sua imagem fazendo muito menos do que poderia fazer!
Não generalize, porque isto não ocorre com todas as empresas. A minha, por exemplo, faz doações de modo regular. Mas entre as grandes eu não tenho dúvida que as doações servem como propaganda institucional, na maioria delas.
E não estou tomando partido da globo, acho as produções dela medíocres e os programas de ajuda também. Apenas estou dizendo que isso de dizer que a empresa incentivar doações é melhor do que a empresa não fazer nada (para as pessoas que acham isso importante), o aumento do lucro devido à esse tipo de atitude é completamente válido, um caso de atitude que leva a "positive sum" (não sei se no Brasil costumam usar essa expressão).
A pergunta será direta: As empresas podem doar sem fazer propaganda disto? Se a resposta for "sim", então não há justificativa para fazer alarde na mídia, a não ser a que visa aumentar os seus ganhos com a "visibilidade".
Em linhas gerais eu concordo Geo, mas acho que ainda tem nuances. Uma empresa pode de fato fazer doações e fazer propaganda disso ou nem sequer fazer as doações, o popular "dar esmola com a carteira dos outros", e ainda assim fazer propaganda disso.
Por exemplo, a Xerox durante anos patrocionou (acho que agora não mais) a Vila Olímpica da Mangueira, que é um projeto socioesportivo de grande vulto aqui do Rio, e divulgava isso claramente numa ação de marketing institucional, mas de fato ela doava os materiais e parte das bolsas de apoio aos atletas et cetera (e depois provavelmente descontava isto dos impostos na medida da lei).
Mas coisas como Criança Esperança, McDiaFeliz e Pastoral da Criança são mais nojentas porque nestas ações "beneficentes" os promotores só entram com o marketing positivo que recebem (e no caso do McDonalds ainda ganham de lambuja o dia mais lucrativo de todo o ano já que (e muita gente não se dá conta deste detalhe) apenas o valor do BigMac vai para o tal instituto do palhaço mas o valor de todas as cocas e saladas e batatas e águas facilmente cobrir o prejuízo dos BigMacs "de graça", além de nesse dia todos os funcionários serem gentilmente convidados a assinar um documento em que se disponibilizam a trabalhar como "voluntários") e com certeza descontam o dinheiro que não doaram mas só repassaram na hora de acertar com o Leão. Aí é flórida mesmo.