Autor Tópico: Até onde a crença deveria ser constituicionalmente e moralmente aceita?  (Lida 2621 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Até onde a crença deveria ser constituicionalmente e moralmente aceita?
« Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2007, 14:57:29 »
Ser adulto é uma crítica a contos de fadas?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2007, 15:10:31 »
Diz a velha máxima: "O seu direito termina onde começa os dos outros".

Uma crença deveria ser constituicionalmente e moralmente aceita enquanto ela não causar nenhum malefício á sociedade.

A partir do ponto em que uma crença começa a causar danos a outras pessoas ou grupos, deve ser investigado qual aspecto da crença causou o malefício e aquele aspecto especifíco, e não a crença como um todo, deve ser combatido.

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #27 Online: 20 de Abril de 2007, 01:21:12 »
É verdade que Estado laico não significa Estado ateu. Significa apenas que os órgão do Estado -Governo central, Governo regional, municípios, assembleias locais - são independentes e equidistantes de qualquer religião, não favorecendo nem sendo favorecidos por elas.
Nenhum Estado deveria incluir nos seus princípios - Constituição - qualquer referência a qualquer crença de forma a poder ser igualmente justo para com todos os cidadãos das diversas religiões ou sem religião.

Não concordo que desde que uma crença não seja prejudicial para a sociedade possa, só por isso, fazer parte dos códigos básicos da mesma. As crenças do ponto de vista religioso não são verdades absolutas chegando, nalguns casos, a ser mentiras descaradas. Não gostava de que o meu país baseasse a sua Constituição em mentiras.

Já agora, desconhecia que a Constituição brasileira fazia referência a deus, ainda que apenas nas notas introdutórias. Esse precedente pode ser suficiente para um governante menos escrupuloso tirar partido e afastar a sociedade do laicismo desejável. Por isso, o meu conselho é: ateus do Brasil, façam tudo o que puderem para remover essa referência da Constituição brasileira.
Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2007, 15:27:01 »
É verdade que Estado laico não significa Estado ateu.
Um estado exemplar deveria ser cético, o que inclui ateísmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 20 de Abril de 2007, 15:28:19 »
Ateísmo passivo, talvez.  Não acho que seja função do Estado ideal reprimir a crença ou a religião; basta não endossá-la.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #30 Online: 20 de Abril de 2007, 16:08:58 »
Ateísmo passivo, talvez.  Não acho que seja função do Estado ideal reprimir a crença ou a religião; basta não endossá-la.

Exactamente. Ateísmo e laicismo são conceitos diferentes.
Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #31 Online: 20 de Abril de 2007, 17:35:13 »
Preconceito contra religiosos é algo imoral? O verdadeiro preconceito é com quem realmente está com a razão, o ateu, tente por exemplo se candidatar a algum cargo político se mostrando ateu ou sendo um advogado, você deixaria que seu cliente se dissesse ateu na frente do júri?

Como sempre a maioria ganhou, a maioria brasileira é ignorante, a ignorância está ganhando,  com pessoas estudadas e cegas pelo condicionamento religioso, defendendo com palavras sábias esse justificardor de homicídios e contentador de ignorância que chamamos de religião.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 20 de Abril de 2007, 17:55:08 »
Não posso dizer que entendi contra o que exatamente você está protestando, Daniboy.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 20 de Abril de 2007, 18:01:46 »
Não posso dizer que entendi contra o que exatamente você está protestando, Daniboy.

A opressão contra ateus pelos religiosos no poder, pelo que deu para entender.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #34 Online: 20 de Abril de 2007, 18:13:55 »
É verdade que Estado laico não significa Estado ateu. Significa apenas que os órgão do Estado -Governo central, Governo regional, municípios, assembleias locais - são independentes e equidistantes de qualquer religião, não favorecendo nem sendo favorecidos por elas.
Nenhum Estado deveria incluir nos seus princípios - Constituição - qualquer referência a qualquer crença de forma a poder ser igualmente justo para com todos os cidadãos das diversas religiões ou sem religião.

Não concordo que desde que uma crença não seja prejudicial para a sociedade possa, só por isso, fazer parte dos códigos básicos da mesma. As crenças do ponto de vista religioso não são verdades absolutas chegando, nalguns casos, a ser mentiras descaradas. Não gostava de que o meu país baseasse a sua Constituição em mentiras.

Já agora, desconhecia que a Constituição brasileira fazia referência a deus, ainda que apenas nas notas introdutórias. Esse precedente pode ser suficiente para um governante menos escrupuloso tirar partido e afastar a sociedade do laicismo desejável. Por isso, o meu conselho é: ateus do Brasil, façam tudo o que puderem para remover essa referência da Constituição brasileira.

Eu não quis dizer incluir crenças religiosas na Constituição, e sim respeitar quaisquer crença religiosa que não cause mal a sociedade. O estado deve ter leis laicas que não discriminem ou beneficiem uma opção religiosa sobre as outras - ou seja, liberdade religiosa E não-religiosa.

Os dogmas religiosas devem ser tolerados - não exatamente credibilizados, isso já é outra questão - SE não causarem mal a ninguém. Exemplo: o dogma católica da mãe de Jesus ser virgem causa algum mal á sociedade? Não! Os católicos que pensam assim se quiserem! O que isso vai atrapalhar em minha vida ou na sociedade?

Lógico, se os católicos quiserem impor esse dogma a alguém, deverá estar preparada para críticas, pois a pessoa também tem o direito de questionar.

Agora, se analisarmos outro dogma, a proibição da camisinha, isso sim causa  um impacto extremamente ruim na sociedade. Esse dogma específico deve ser combatido, mas não todo o catolicismo, pois podemos, nessa generalização, prejudicar pessoas (católicas inclusive) que nada tem a ver com essa questão.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #35 Online: 20 de Abril de 2007, 22:19:02 »
Desculpem eu escrevi com pressa por isso não pude conferir e o contexto ficou pouco conciso.

É que no tópico ele citou que opressão contra religiosos é algo imoral mas o que acontece é o contrário, quem não acredita em um ser imaginário que é feito de tolo, algo totalmente absurdo, mas em um país onde o assunto mais importante de todos é se o Alemão do BBB ainda vai ficar com a mulherzinha, e 59% das pessoas não sabe quem é Fernando Henrique Cardoso, ai estamos perdidos mesmo.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!