Autor Tópico: Por que os Americanos são tão bem sucedidos?  (Lida 3917 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Por que os Americanos são tão bem sucedidos?
« Online: 29 de Novembro de 2006, 21:32:21 »
Olá amigos,

Uma pergunta que ficou gravada na minha cabeça, desde os tempos em que assistia as aulas de história no Colégio é: Por que os Americanos parecem ser tão eficientes e bem sucedidos? Pesquisando os livros de história cheguei a uma teoria: A principal razão, dentre outras tantas, dos Americanos serem bem sucedidos é que eles acreditam em si mesmos. Diversas vezes na história daquele país vemos a minha tese ser comprovada: Na Independência do país foram corajosos para enfrentar a então maior potência marítima da época(Inglaterra), nos anos 30 souberam se levantar da maior depressão que o sistema Capitalista já tinha enfrentado, na segunda Guerra Mundial enfrentaram as forças Alemãs e Japonesas com empenho(Acreditavam que iriam vencer!), na corrida espacial foram os pioneiros em enviar o primeiro homem a Lua, venceram a Guerra Fria, porque acreditavam que seu sistema político, economico e seus valores eram superiores aos da União Soviética! Enfim foram enfrente porque acreditaram em si mesmos como nação, como povo livre e com um sistema político eficiente. Os outros fatores de ordem economica, geografica e histórica também foram importantes, mas se os Americanos não tivessem acreditado em si mesmos e canalizadas suas forças eles nunca teriam chegado ao patamar em que estão hoje! Acho que é isso que falta a nós brasileiros, uma maior alto estima e uma força de vontade renovada. Bem, essa é minha  opinião, e o que os amigos foristas pensam sobre o tema?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Por que os Americanos são tão bem sucedidos?
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2006, 21:59:15 »
Arquicoiso!! Tava sumido!!

A minha resposta passa pelo livro 1984, já leu?

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2006, 22:20:31 »
A minha resposta passa por anos e anos de seriado em TV a cabo, já viu? :D

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2006, 03:24:27 »
Porque foram uma colônia de povoamento. Estiveram bem financeiramente desde o início, e a revolução industrial ou guerras lhe deram sorte e melhoraram mais.

Não, ideal patriota é uma pesta para o mundo. É a idéia de que só se deve ajudar quem é do teu país. A única utilidade disso é manipulação política. Claro, em termos de uma nação é bom, mas em termos pessoais não. Ou seja, o soldado que vai pra guerra no Iraque e morre achando que era pela liberdade e democracia, para o país pode ter dado lucro, mas ele deu sua vida por... uma crença?

danieli

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2006, 04:21:15 »
Eles são bem sucedidos porque Deus quis :hihi:

Brincadeira

Mas Tails, faço das suas palavras as minhas  :)

Porque foram uma colônia de povoamento. Estiveram bem financeiramente desde o início, e a revolução industrial ou guerras lhe deram sorte e melhoraram mais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2006, 04:27:19 »
soluções fáceis é do que todos nós estamos atrás, né? ...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2006, 10:58:18 »
assassínio, roubo e alienação.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2006, 12:46:59 »
Assassino e roubo é normal para o conceito de nação. Enquanto acharmos que nosso país é mais próximo de nós que qualquer outro, isso vai continuar a acontecer. Simples, é o que ocorre nas diferenças entre nações.

Alienação? Ditadores sempre existem. Nosso presidente também não faz bastante alienação? Lula também repete o discurso de Bush sobre como Deus escolheu ele (...).

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2006, 13:22:25 »
Acho que o patriotismo é como um santo remédio: na dose certa pode fazer um grande bem, mas em demasia torna-se nocivo, gerando xenofobias e outras coisas mais. Agora eu não acredito que nenhum país sério conseguirá se desenvolver sem um mínimo de patriotismo, sem um pouco do orgulho nacional, isso tem haver com a própria auto estima do povo, não é assim na Copa do Mundo aqui no Brasil, único momento em que vemos o patriotismo aflorar de verdade?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2006, 14:36:41 »
não acho que o patriotismo futebolístico seja causa, mas sim que seja causado pelo sucesso do futebol, que tem sua causa verdadeiramente na tradição local e só.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:05:07 »
Acho que o patriotismo é como um santo remédio: na dose certa pode fazer um grande bem, mas em demasia torna-se nocivo, gerando xenofobias e outras coisas mais. Agora eu não acredito que nenhum país sério conseguirá se desenvolver sem um mínimo de patriotismo, sem um pouco do orgulho nacional, isso tem haver com a própria auto estima do povo, não é assim na Copa do Mundo aqui no Brasil, único momento em que vemos o patriotismo aflorar de verdade?
O mundo seria maravilhosamente melhor se deixassemos as religiões e patriotismo de lado, seriamos a simples raça humana que divide alimentos entre sí, não "patriotas" que só dividem com seus "irmão".
« Última modificação: 30 de Novembro de 2006, 17:15:21 por Tails -ORIGINAL- »

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:11:30 »
Acho que o patriotismo tem haver com a identidade de um povo, a longo prazo podemos criar um tipo diferente de patriotismo uma coisa mais global, mas que teria toques de identidade entre os povos. Isso está acontecendo na Europa, onde o termo cidadão Europeu é cada vez mais comum. Poderiamos pensar em cidadão da América, mas dada as enormes diferenças culturais e economicas acho que só daqui a uns 500 anos teremos essa estrutura maior. Quem sabe daqui a milhares de anos não teremos cidadãos do mundo, onde não haveria fronteiras nem muros, mas isso está mais para utopia do que para realidade concreta, ao menos por enquanto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:14:40 »
O mundo seria maravilhosamente melhor se deixassemos as religiões e patriotismo de lado, seriamos a simples faça humana que divide alimentos entre sí, não "patriotas" que só dividem com seus "irmão".
A divisão priorizando grupos ocorre mesmo com grupos menores que uma pátria; não seria necessária apenas a abolição da religião (que nem tem tanto a ver com isso diretamente) ou do patriotismo, mas uma instituição muito mais forte, que ativamente forçasse as pessoas a dividirem "sem qualquer" critério de seleção por agrupamento.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:40:28 »
Na minha opinião, dizer que os americanos são bem-sucedidos por "acreditarem em sí mesmos" é uma tremenda
bobagem, desculpe a franqueza.

Se você olhar direito, a grande parte das ex-colônias britânicas são hoje países onde existe uma boa qualidade
de vida (Austrália, Canadá, EUA, no caso). Elas têm uma coisa em comum: quando os britânicos chegaram lá, não
havia uma civilização desenvolvida no lugar (ao contrário da Índia, por exemplo). Os britânicos tinham uma tradição
de organização e respeito às leis [1] (em contraste com o respeito a uma figura de autoridade) que não existia na
Espanha, Portugal e França (acho que isso tem a ver com a Revolução Gloriosa, mas posso estar errado). Durante o
período colonial, o nível de alfabetização dos americanos era bastante alto para os padrões da época. Eles também
desenvolveram uma cultura que dá muita ênfase à iniciativa individual. O isolamento pelo oceano Atlântico também
ajudou a poupar o solo americano de muitas guerras. Pra completar, o território dos EUA tem muitas riquezas
naturais. Junte um povo letrado + respeito a leis + estímulo à inciativa privada + paz relativa + riquezas minerais,
e você tem a receita para uma potência econômica [2]. Não é à toa que os EUA já estavam se industrializando no
século XIX, enquanto que o Brasil só começou esse processo em meados do século XX.

E quem disse que o Brasil não é bem-sucedido?

Longe de mim ser ufanista, mas se tem uma coisa que não gosto nos brasileiros é esse maldito complexo de
inferioridade...

[1] Respeito às leis = respeito a contratos. Isso é importante no capitalismo.

[2] Os EUA também receberam muitas levas de imigrantes europeus. Acredito que isso tenha ajudado ao
desenvolvimento deles, mas nunca lida nada a respeito.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2006, 17:02:55 »
Mas será mesmo? Os americanos são bem sucedidos?
Eu não acho que a sociedade americana seja bem o modelo de sucesso não: talvez a holandesa, talvez a norueguesa, a argentina até mesmo. São, sim, sociedades que eu admiro e das quais tenho inveja. Mas os EEUUAA? Não mesmo...passam longe do meu conjunto de imagens de uma sociedade de sucesso, talvez fique mais longe do que o Brasil e se não ficar fica no mesmo nível.
Ah...mas eles têm muito dinheiro. Bom, se o critério for esse então eu vou começar a dizer que a principal característica do sucesso é a pobreza: algumas das nações mais ricas do planeta (Japão, Itália, Israel...) me parecem também as mais estúpidas.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2006, 17:07:22 »
É claro amigos que dizer unicamente que se acredita em sim mesmo é suficiente para o sucesso é errado. Mas dizer que ele é um fator importante e que aliado a outros(Geograficos, Economicos, Tecnologicos) pode proporcionar um considerável probabilidade de sucesso é um fato. E também devemos considerar que para se tornar uma potência do porte que os EUA tem que ter muita força de vontade mesmo, se não fica na mesma. Consideremos o seguinte: Fazer uma promessa(Enviar um Americano a Lua em menos de uma década) feita por Jonh Kennedy na década de 60, precisa de muita coordenação, vontade, tenacidade e esforço tecnologico. Já imaginaram se eles não acreditassem que eram capazes? O homem até hoje não teria ido até a Lua! Já imaginaram se não acreditassem que venceriam o Comunismo? Como seria o mundo? Nem ouso imaginar! Por essas e outras razões digo que a força de vontade é um elemento importante em qualquer empreedimento, inclusive no desenvolvimento de um país!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2006, 17:18:57 »
Pena que a força de vontade a qual nos referimos é alienação, o fato de crer (literalmente) em sua pátria, e aprovar tudo que ela faça como em nome da liberdade, democracia e igualdade dos sexos. Esse é o povo americano.

Pug2

• Visitante
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2006, 17:59:22 »
O sistema do dolar

Conseguiram tornar meio mundo depende deles, quando são eles os dependentes
do mundo ( recursos).

« Última modificação: 30 de Novembro de 2006, 18:04:21 por Pug »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:01:49 »
Citação de: Arquimedes

Diversas vezes na história daquele país vemos a minha tese ser comprovada: Na Independência do país foram corajosos para enfrentar a então maior potência marítima da época(Inglaterra)
Não. Não é porque foram "corajosos" e sim porque desde o início foram “colonial de povoamento”.

nos anos 30 souberam se levantar da maior depressão que o sistema Capitalista já tinha enfrentado
Por quê?

na segunda Guerra Mundial enfrentaram as forças Alemãs e Japonesas com empenho(Acreditavam que iriam vencer!)
Também não. Geograficamente esse país foi "privilegiado" e só entrou no lá pras banda do fim da guerra... grande “empenho”... eu queria ver era se esse país fosse bem do ladinho da Alemanha...

na corrida espacial foram os pioneiros em enviar o primeiro homem a Lua
E daí...?

O Brasil enviou um também...  e ainda levou um planeta, ora...

venceram a Guerra Fria, porque acreditavam que seu sistema político, economico e seus valores eram superiores aos da União Soviética!
Não. A União Soviética passou por vários conflitos internos e os EUA estavam com o cu que não cabia um cabelo na "Guerra dos Mísseis"...

Enfim foram enfrente porque acreditaram em si mesmos como nação, como povo livre e com um sistema político eficiente. Os outros fatores de ordem economica, geografica e histórica também foram importantes, mas se os Americanos não tivessem acreditado em si mesmos e canalizadas suas forças eles nunca teriam chegado ao patamar em que estão hoje! Acho que é isso que falta a nós brasileiros, uma maior alto estima e uma força de vontade renovada. Bem, essa é minha  opinião, e o que os amigos foristas pensam sobre o tema?
Claro, claro... são os EUA que destroem os alienígenas... (Mas não encontra o Osama...) São eles que destroem os meteoros que vêm em direção a terra...
São eles os “escolhidos de DEUS”...

Ah... sinceramente, eu não vejo essas coisas nesse país...
Vc diz que eles são isso e aquilo, mas esquece o palco de discriminação aos negros... (Negros do seu próprio país...)

O Japão ganhou duas bombinhas atômicas e tinha tudo para ser um "Paraguai" da vida... mas não. Hoje é uma potência mundial. Se é para admirar tanto um país, eu escolheria Japão ou a Suíça hehe.

(Foi mal aê... estou meio ocupado e não elaborei bem as respostas...)

Pug2

• Visitante
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:08:07 »
Penso que foi Oscar Wilde quem terá dito algo de curioso sobre os EUA, algo como:

EUA são a única nação que passou da barbárie à decadência sem nunca ter conhecido a civilização.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:15:47 »
Penso que foi Oscar Wilde quem terá dito algo de curioso sobre os EUA, algo como:

EUA são a única nação que passou da barbárie à decadência sem nunca ter conhecido a civilização.

ele é europeu, não conta o que diz.   
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:28:08 »
Deve-se admirar os EUA? Não, então o Japão?
Infelizmente, estes se tornam potência a partir de controlar as pessoas, e muito se baseando em crenças, seja crenças patriotas ou religiosas. Ao mesmo tempo que eles tem uma qualidade de vida, estão a mercê por serem um povo controlável, e o controle não possui nenhum fundamento real.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2006, 22:25:25 »
Acho que o Dr. Manhattan disse tudo.O sucesso se deve principalmente ao lado econômico: alto coeficiente de empreendedorismo, respeito a propriedade privada, instituições fortes e recursos naturais abundantes.Um país com população grande e com tudo isso só poderia se transformar numa superpotência.Acho que a Suécia também seria assim se tivesse uns 300 milhões de habitantes.

"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:50:33 »
Na minha opinião, dizer que os americanos são bem-sucedidos por "acreditarem em sí mesmos" é uma tremenda
bobagem, desculpe a franqueza.

Se você olhar direito, a grande parte das ex-colônias britânicas são hoje países onde existe uma boa qualidade
de vida (Austrália, Canadá, EUA, no caso). Elas têm uma coisa em comum: quando os britânicos chegaram lá, não
havia uma civilização desenvolvida no lugar (ao contrário da Índia, por exemplo). Os britânicos tinham uma tradição
de organização e respeito às leis [1] (em contraste com o respeito a uma figura de autoridade) que não existia na
Espanha, Portugal e França (acho que isso tem a ver com a Revolução Gloriosa, mas posso estar errado). Durante o
período colonial, o nível de alfabetização dos americanos era bastante alto para os padrões da época. Eles também
desenvolveram uma cultura que dá muita ênfase à iniciativa individual. O isolamento pelo oceano Atlântico também
ajudou a poupar o solo americano de muitas guerras. Pra completar, o território dos EUA tem muitas riquezas
naturais. Junte um povo letrado + respeito a leis + estímulo à inciativa privada + paz relativa + riquezas minerais,
e você tem a receita para uma potência econômica [2]. Não é à toa que os EUA já estavam se industrializando no
século XIX, enquanto que o Brasil só começou esse processo em meados do século XX.

E quem disse que o Brasil não é bem-sucedido?

Longe de mim ser ufanista, mas se tem uma coisa que não gosto nos brasileiros é esse maldito complexo de
inferioridade...

[1] Respeito às leis = respeito a contratos. Isso é importante no capitalismo.

[2] Os EUA também receberam muitas levas de imigrantes europeus. Acredito que isso tenha ajudado ao
desenvolvimento deles, mas nunca lida nada a respeito.

Concordo com seu comentário, e para dar uma complementada:
1 - reservas minerais importantes para o início da industrialização como o minério de ferro e o carvão eram abundantes, principalmente nos Montes Apalaches.
2 - a mão-de-obra européia teve influência na industrialização, pois já tinha idéia do que era o processo produtivo de uma indústria, alguns imigrantes já vinham com uma certa experiência de trabalho.
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!