Olá amigos,
Uma pergunta que ficou gravada na minha cabeça, desde os tempos em que assistia as aulas de história no Colégio é: Por que os Americanos parecem ser tão eficientes e bem sucedidos? Pesquisando os livros de história cheguei a uma teoria: A principal razão, dentre outras tantas, dos Americanos serem bem sucedidos é que eles acreditam em si mesmos. Diversas vezes na história daquele país vemos a minha tese ser comprovada: Na Independência do país foram corajosos para enfrentar a então maior potência marítima da época(Inglaterra), nos anos 30 souberam se levantar da maior depressão que o sistema Capitalista já tinha enfrentado, na segunda Guerra Mundial enfrentaram as forças Alemãs e Japonesas com empenho(Acreditavam que iriam vencer!), na corrida espacial foram os pioneiros em enviar o primeiro homem a Lua, venceram a Guerra Fria, porque acreditavam que seu sistema político, economico e seus valores eram superiores aos da União Soviética! Enfim foram enfrente porque acreditaram em si mesmos como nação, como povo livre e com um sistema político eficiente. Os outros fatores de ordem economica, geografica e histórica também foram importantes, mas se os Americanos não tivessem acreditado em si mesmos e canalizadas suas forças eles nunca teriam chegado ao patamar em que estão hoje! Acho que é isso que falta a nós brasileiros, uma maior alto estima e uma força de vontade renovada. Bem, essa é minha opinião, e o que os amigos foristas pensam sobre o tema?