e os jogos de xbox que jogam são versões de jogos de tablet.
Qual a grande sacada do ps4?
Basicamente vender mais barato. Mas há outros fatores: quem comprou xbox no passado agora quer um playstation para jogar os exclusivos do playstation 4 + 3 (mais opção de jogos para quem pulou o PS3). E mais que a Microsoft cagou e andou para seus clientes com xboxs 360 dando 3 red lights of death a torto e a direito.
Pra quem comprou com Nota Fiscal a Microsoft trocou todos os aparelhos.
Mas os americanos não são tão otários como os brasileiros, se deu pau, tem que ligar para a M$, esperar ela mandar o caixote para empacotar a merda do console, mandar para a microsoft, esperar umas semanas sem jogar aquele jogo novo. Rinse and repeat a cada 6 meses. Tudo isso pesa para consumidores um pouco mais conscientes.
Para os muitos que compraram no exterior para fugir de impostos exorbitantes, a MS de nada se importou para dar um mínimo de suporte. Direito dela, ok, mas também é direito dos consumidores boicotarem ela depois.
Editado: É o tipo de produto que precisa de um bom atrativo e momentum para se tornar um sucesso: cada coisinha conta e quanto mais gente compra, mais gente compra para jogar com seus amigos. O Xbox no passado teve a vantagem de sair no mercado muito antes do PS3, mas dessa vez não teve isso, então a batalha está mais pau a pau.
Se seu amigo compra um PS4, mais fácil para você comprar também e jogar com ele. Se ele compra um XBOX ONE, um PS4 ainda representa uma economia de 100 dólares se você não gostar de Kinect, e a Sony ainda oferece uma opção mais barata (apesar de menos desenvolvida) que o Kinect. O Kinect é uma grande tentativa de atrair clientes que são mais voltados para gimmicks como os da Nintendo, não pesa tanto para o público mais hardcore (que é a quem consoles mais potentes atraem). E ainda tem o fato de não estar desenvolvido suficientemente bem para ser um grande diferencial.
A imagem da MS pelos fatores citados antes, na minha opinião também prejudicam as vendas.