O problema que tive com a Gradiente foi de mandar para assistência, voltar funcionando OK, e depois de um tempo apresentar o mesmo problema.
Um amigo trabalhava em uma assistência técnica autorizada, mas não sei de qual marca. Fiquei sabendo que a coisa funciona mais ou menos assim:
1-Os caras recebem o aparelho com defeito.
2-Descobrem qual é o defeito e às vezes falam que é algo muito pior para aumentar o preço do conserto.
3-Se o orçamento for aprovado pelo cliente eles jogam o aparelho em uma prateleira esperando que outro aparelho igual apareça dentro do prazo de entrega.
4-Se aparecer eles tiram a peça do serviço mais recente para colocar no mais antigo que precisa ser entregue.
5-Se não aperecer eles enrolam alegando falta de peças, lembra do meu caso?
6-A coisa vai crescendo até que um aparelho que entrou lá com um transistor queimado seja todo depenado e volte ao dono com um monte de coisas ferradas colocadas no lugar das originais depois de ser retiradas de outros aparelhos.
7-O infeliz proprietário resolve que é melhor comprar outro do que consertar o velho.
8-Eles embolsam o dinheiro das peças, do conserto e vivem felizes para sempre.
Era mais ou menos assim, não sei como anda hoje com o código do consumidor obrigando a devolver a grana se não cumprirem prazos.